Obrigado a todos pelos conselhos e opiniões [

]
Jogamos com os dados que temos hoje, não com futurologia que ninguém sabe o que vai acontecer. Eu não compraria taxa
fixa (corrigido!), se fosse bom para ti, o banco não dava essa opção. [

]
Sim, mas tu se soubesses que a inflação ia mesmo continuar a disparar nos próximos tempos, não considerarias preferível uma taxa fixa?
Sei que não podemos adivinhar o futuro, mas imagina que podias e que sabias que íamos entrar num cenário de hiper-inflação durante uns anos.
Taxa variável, se houver problemas daqui a uns anos, voltas a transferir o crédito [

]
Não percebi. Se por "problemas" te referes à euribor aumentar muito, isso afectará todos os bancos por igual, não é por voltar a transferir o crédito que me safo. E se te referes a transferir para uma taxa fixa, as condições que os bancos oferecem hoje para taxa fixa, num cenário de euribor no negativo, não serão certamente as mesmas num futuro com outra conjuntura. A título de exemplo, se calhar uma taxa fixa contratada hoje que leve a uma prestação de 500 euros por mês, se contratada só dentro de 2 anos já pode ir para os 700 euros.
Se fazes dinheiro, e ainda podes lá passar férias, vais vender para quê? Tens de pagar mais valias nisso e depois vais aplicar onde? Noutro investimento at all time high (seja construção seja stock market etc)?
Se essa casa é "money in the bank", é acumular, um dia será um complemento importante no cash flow da tua reforma.
Sim, é verdade, nisso não tenho grandes dúvidas de que tens razão. As mais valias seriam grandes, pois comprei por 110 e gastei uns 25 a renovar, pelo que seriam 135 para 270. E na verdade para investir noutro imóvel não faz sentido, pois está tudo muito caro. Só se fosse para amortizar a dívida que tenho ao banco e deixar de pagar a prestação que estou a pagar. Mas o rendimento que tiro do apartamento é ainda significativamente superior ao da prestação que pago.
Passar lá férias não é hábito, pois resido próximo (a 20km), estou cá todo o ano, mas mesmo assim já lá passei férias duas vezes, sempre dá para estar num ambiente diferente, ir à praia a pé, estar uns dias sem usar o carro. Mas pronto, passar lá férias não é coisa que me alicie, é mesmo para tirar rendimento. As vezes que lá passei férias foi em semanas que por casualidade não consegui comercializar.
E ainda por cima o apartamento tem 5 estrelas nos reviews do Airbnb, só comentários favoráveis, já tenho "superhost", isto também valoriza o imóvel. Deve ser para manter sim, apesar de ter vontade de experimentar a colocar para venda só durante 1 ou 2 semanas a um preço bem alto para ver o que acontece. Mas sem ter onde aplicar depois o dinheiro, mais vale estar quieto.
Também não vendia. Tens um ativo que te ddá receitas que podes ajustar à inflação, ao contrário do arrendamento tradicional que é muito menos flexível. Podes subir os preços mensalmente etc, num arrendamento de longo prazo é impossível.
Vais pagar mais valias, para depois ficares com o dinheiro no banco até fazeres outro investimento. Se deixares o dinheiro no banco 1 ano até encontrares outro investimento perdeste o valor da inflação desse ano.
Sim, está bem visto, obrigado.
Como diz o allskin, ser senhorio também dá as suas dores de cabeça. No meu caso agora que arrendei 12 meses não me deu qualquer dor de cabeça, foi totalmente tranquilo, pena o inquilino não querer renovar por mais um ano (apenas porque não vai ficar na região a trabalhar), pois se ele quisesse renovar eu nem pensava duas vezes.
Em AL pode até render um pouco mais, mas aí sim, dá trabalho e algumas chatices... e não ando com saúde para isso, mas pronto, lá terá que ser...
Já agora, vou deixar aqui por umas horas o link para verem o apartamento, depois edito e retiro o link, que por questões de privacidade prefiro não o deixar aqui para sempre, é só para vocês verem: [editado para remover o link]
-