esta é a forma que penso, não são conselhos mas aqui está o meu racional:
estes pensamentos referem-se a index funds diversificados (SP500 VWCE etc a longo prazo, >10 anos), acções individuais acarretam mais riscos, pois uma empresa individual pode nunca mais voltar á valorizacao que teve no passado:
- só passando uns meses ou anos da compra é que se consegue saber se uma compra foi acima do valor justo ou abaixo...
- a não ser que sejam experts (e nem os experts conseguem acertar no timing de forma fiavel) a melhor maneira é desligar o cerebro e comprar mensalmente sempre igual, quer suba quer desça, em periodos longos de tempo algumas vezes vão comprar abaixo do valor justo e outras vezes acima do valor justo.
- pelos vistos vocês quando o mercado estava acima do valor justo (segundo a prespectiva de hoje) não questionavam a compra e agora que desceu questionam... e se agora eventualmente está barato como só compram quando está sobrevalorizado vão ter um retorno muito inferior ao mercado.
- na altura que se compra normalmente o sentimento que se sente é oposto ao que devemos fazer... ou seja quando está a descer sentimos horríveis ao comprar e quando está a subir sentimo-nos os maiores a comprar, mas a historia prova o contrario, pois é quando desceu significativamente que se obtem os maiores retornos a longo prazo.
- eu farto-me de rir é que toda a gente vai à TV lançar o medo e o panico enquanto fartam-se de comprar...
o Warren Buffet nunca comprou tanto como anda a comprar agora...