Bolsa e investimentos

E as empresas não mudam, não se reinventam?
Netflix alugava enviava DVDs por correio (a Blockbuster não teve a mesma sorte).
Nokia fabricava papel, depois borracha, depois cabos... mataram a divisão de devices, mas a empresa continua forte em infraestruturas.
Há variadíssimos exemplos e uma empresa que conseguiu estar sentada numa pilha de dinheiro num modelo condenado, tem absolutamente tudo para se reinventar e fazer ainda mais dinheiro.

Estuda a bolha pah.[:D]

As decisões de investimento serão mto mais seguras com informação adequada, até por uma questão de stock picking.

E as empresas não mudam, não se reinventam?
Netflix alugava enviava DVDs por correio (a Blockbuster não teve a mesma sorte).
Nokia fabricava papel, depois borracha, depois cabos... mataram a divisão de devices, mas a empresa continua forte em infraestruturas.
Há variadíssimos exemplos e uma empresa que conseguiu estar sentada numa pilha de dinheiro num modelo condenado, tem absolutamente tudo para se reinventar e fazer ainda mais dinheiro.

IBM, Siemens...

Por aqui vermelho, os ETFS até nunca pior, as ações é que levaram com 25%, mas também nunca pior. O mal é que tinha comprado umas semanas atrás e mesmo na semana passada, para já não meterei mais em principio. Vamos ver o que isto dá pelo menos até depois do verão.

Preferes comprar quando subiu 25% e não quando desceu 25%?
Estás a comprar ETF para ter performance identica ao mercado mas com essa estrategia de tentar adivinhar a melhor altura para comprar e evitar comprar quando desce e comprar quando sobe é meio caminho andado para fazer muito pior performance que o mercado ou até perder dinheiro...
A melhor estrategia é comprar mensalmente quantidades identicas e não tentar adivinhar o que vai fazer a seguir.
Se queres investir selectivamente esta é altura de aumentar as compras e não diminuir...

Há um 3 meses atrás compravas a mesma coisa 25% mais caro que agora...

Last edited:
Estás a comprar ETF para ter performance identica ao mercado mas com essa estrategia de tentar adivinhar a melhor altura para comprar e evitar comprar quando desce e comprar quando sobe é meio caminho andado para fazer muito pior performance que o mercado ou até perder dinheiro...
A melhor estrategia é comprar mensalmente quantidades identicas e não tentar adivinhar o que vai fazer a seguir.
Se queres investir selectivamente esta é altura de aumentar as compras e não diminuir...

Compras à 5,4,3 meses atrás foram mal feitas...parece obvio.

Sigo essa estratégia de comprar num fundo mensalmente com quantidades idênticas. Só dentro deste ano até ao fim de Abril já desvalorizou 7% + inflação.
Noutro tipo de cavalo compro de 3 em 3 meses... também estou a levar forte este ano.
Na parte que está "parqueada" só estou a levar com a inflação.

Portanto, nem sempre o estar parado é mau e o timing de investir pelo menos para mim é importante.

Eu não prefiro nada, se eu fosse adivinho tinha comprado esta semana em vez de comprar a semana passada ou há um mês atrás... mas eu não ando a tentar ser adivinho, compro quando acho que tenho verba disponível para tal, vou comprar umas vezes mais caro, outras mais barato.
Neste momento desceu 25%, mas ninguém garante que não desça outro tanto e não é por isso que vou comprar ou não.
Por isso quando tiver alguma verba livre volto a comprar, posso apanhar o comboio a subir, ou apanha-lo rumo ao abismo.

Quando digo vamos ver o que isto dá pelo menos até ao verão, não me referia à minha estratégia (que é pelo menos aos dias de hoje a 15/20 anos), mas sim ao mercado no geral que acredito pelo menos até ao verão se vai manter muito instável.

esta é a forma que penso, não são conselhos mas aqui está o meu racional:
estes pensamentos referem-se a index funds diversificados (SP500 VWCE etc a longo prazo, >10 anos), acções individuais acarretam mais riscos, pois uma empresa individual pode nunca mais voltar á valorizacao que teve no passado:

- só passando uns meses ou anos da compra é que se consegue saber se uma compra foi acima do valor justo ou abaixo...

- a não ser que sejam experts (e nem os experts conseguem acertar no timing de forma fiavel) a melhor maneira é desligar o cerebro e comprar mensalmente sempre igual, quer suba quer desça, em periodos longos de tempo algumas vezes vão comprar abaixo do valor justo e outras vezes acima do valor justo.

- pelos vistos vocês quando o mercado estava acima do valor justo (segundo a prespectiva de hoje) não questionavam a compra e agora que desceu questionam... e se agora eventualmente está barato como só compram quando está sobrevalorizado vão ter um retorno muito inferior ao mercado.

- na altura que se compra normalmente o sentimento que se sente é oposto ao que devemos fazer... ou seja quando está a descer sentimos horríveis ao comprar e quando está a subir sentimo-nos os maiores a comprar, mas a historia prova o contrario, pois é quando desceu significativamente que se obtem os maiores retornos a longo prazo.

- eu farto-me de rir é que toda a gente vai à TV lançar o medo e o panico enquanto fartam-se de comprar...
o Warren Buffet nunca comprou tanto como anda a comprar agora...

Last edited:
esta é a forma que penso, não são conselhos mas aqui está o meu racional:
estes pensamentos referem-se a index funds diversificados (SP500 VWCE etc a longo prazo, >10 anos), acções individuais acarretam mais riscos, pois uma empresa individual pode nunca mais voltar á valorizacao que teve no passado:

- só passando uns meses ou anos da compra é que se consegue saber se uma compra foi acima do valor justo ou abaixo...

- a não ser que sejam experts (e nem os experts conseguem acertar no timing de forma fiavel) a melhor maneira é desligar o cerebro e comprar mensalmente sempre igual, quer suba quer desça, em periodos longos de tempo algumas vezes vão comprar abaixo do valor justo e outras vezes acima do valor justo.

- pelos vistos vocês quando o mercado estava acima do valor justo (segundo a prespectiva de hoje) não questionavam a compra e agora que desceu questionam... e se agora eventualmente está barato como só compram quando está sobrevalorizado vão ter um retorno muito inferior ao mercado.

- na altura que se compra normalmente o sentimento que se sente é oposto ao que devemos fazer... ou seja quando está a descer sentimos horríveis ao comprar e quando está a subir sentimo-nos os maiores a comprar, mas a historia prova o contrario, pois é quando desceu significativamente que se obtem os maiores retornos a longo prazo.

- eu farto-me de rir é que toda a gente vai à TV lançar o medo e o panico enquanto fartam-se de comprar...
o Warren Buffet nunca comprou tanto como anda a comprar agora...

Não vi uma única pessoa a questionar o valor aos dias de hoje, pelo contrário. É uma coisa tão factual que não tem discussão, o valor está mais baixo hoje que há um mês. Quem puder comprar agora faz melhor negócio que quem comprou há umas semanas, nem que seja residualmente uma vez que os preços têm andado em carrossel. Por exemplo IWDA está +- preço que estava há mês e tal ou 2 meses.
Mas se compras-te há um mês, não podes voltar a comprar hoje com esse mesmo dinheiro, não é verdade? É isso que está em causa pelo menos no meu caso.
O pessoal na TV pode comprar se tiver dinheiro para tal... senão levam no corpo como toda a gente e muito.

Já hoje temos o ultimo dia de direito aos dividendos da Altri.

Não vou estar com grandes cogitações, mas é das operações mais fora do comum dos ultimos tempos.

Basicamente distribui sob a forma de dividendo boa parte da posição que (ainda) detém na Greenvolt, e ainda uma quantia em cash.

É uma operação de alto risco para quem se mantém dentro em face da instabilidade mundial e em particular no mercado de capitais.

Pode correr mto bem ou mto mal.[:D]

No entanto, olhando para trás e para quem tem andado distraído, acrescento que desde o inicio de Março/22 a cotação subiu 30%.[:cool:]

Tenho 1k da gv, vamos a ver se não me lixo. Só se recebe 72% dessa acções se bem me lembro ter lido algures. Mas sem duvido que é um excelente negócio para quem caçar os dividendos da altri.

Não vi uma única pessoa a questionar o valor aos dias de hoje, pelo contrário. É uma coisa tão factual que não tem discussão, o valor está mais baixo hoje que há um mês. Quem puder comprar agora faz melhor negócio que quem comprou há umas semanas, nem que seja residualmente uma vez que os preços têm andado em carrossel. Por exemplo IWDA está +- preço que estava há mês e tal ou 2 meses.
Mas se compras-te há um mês, não podes voltar a comprar hoje com esse mesmo dinheiro, não é verdade? É isso que está em causa pelo menos no meu caso.
O pessoal na TV pode comprar se tiver dinheiro para tal... senão levam no corpo como toda a gente e muito.

Por isso é que eu defendo reforcos mensais iguais, eu tambem nao disses que ia all in agora....

Sangria do dia:

attachment.php

SPY.jpg

É isso que está toda a gente a pensar e muita a fazer e nenhuma empresa está a escapar praticamente. Sendo que as grandes empresas estão a ser muito penalizadas.

Se efetivamente isto se configurar num bear market, ainda há muito para cair.

Porque apesar das quedas avultadas, as cotações estão neste momento niveladas pela cotação à cerca de 1 ano atrás, antes das subidas vertiginosas

Se efetivamente isto se configurar num bear market, ainda há muito para cair.

Porque apesar das quedas avultadas, as cotações estão neste momento niveladas pela cotação à cerca de 1 ano atrás, antes das subidas vertiginosas

Acredito que sim, embora espere que não.
Uma amazon está ao preço pré pandemia. Vai cair mais 20%? Tudo é possível. A forma como cresceu nestes 2 anos de pandemia é completamente insana. (quem diz amazon diz muitas outras).
Até a guerra acabar, e a china voltar ao normal, com taxas de inflação totalmente anormais, vai ser difícil estabilizar.

Back