Bolsa e investimentos

nos EUA podes usar perdas de acções para abater outros rendimentos, obtidos de trabalho, dividendos etc.
cá isso não existe...
só podes abater com perdas ganhos em acções
não existe regra de 30 dias cá tanto quanto sei

Já que falam em USA, logo que abri conta na Degiro, apareceu-me um popup a perguntar se eu queria solicitar a isenção "não sei de quê" relacionado com os Estados Unidos, para não estar sujeito à dupla tributação.

Na altura fiquei um bocado na dúvida, pois achei que isso podia implicar alguma coisa negativa no IRS, mas respondi que sim. Fiz bem?

Já que falam em USA, logo que abri conta na Degiro, apareceu-me um popup a perguntar se eu queria solicitar a isenção "não sei de quê" relacionado com os Estados Unidos, para não estar sujeito à dupla tributação.

Na altura fiquei um bocado na dúvida, pois achei que isso podia implicar alguma coisa negativa no IRS, mas respondi que sim. Fiz bem?

Fizeste bem. Tem a ver com a taxa de tributação, assim pagas 12% lá e o resto cá até aos 28%.

Mais uma dúvida de principiante: é boa ideia meter algum dinheiro nestes ETF mais populares? Por exemplo estes dois:

iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc)
iShares Core S&P 500 UCITS ETF USD (Acc)

Por um lado, é seguir a carneirada. Por outro, se são populares, por algum bom motivo deve ser.

E já agora, os chineses, que acham? Perderam mais de 30% nos útlimos anos, em algum ponto isto deve começar a mexer, não?

Sei que são perguntas básicas, mas o meu tempo para estudar isto a fundo também não é muito, então tenho de adotar uma estratégia relativamente simples.

Mais uma dúvida de principiante: é boa ideia meter algum dinheiro nestes ETF mais populares? Por exemplo estes dois:

Por um lado, é seguir a carneirada. Por outro, se são populares, por algum bom motivo deve ser.

E já agora, os chineses, que acham? Perderam mais de 30% nos útlimos anos, em algum ponto isto deve começar a mexer, não?

Sei que são perguntas básicas, mas o meu tempo para estudar isto a fundo também não é muito, então tenho de adotar uma estratégia relativamente simples.

Meter dinheiro nesses etf é a estratégia preguiça e a estratégia de quem não tem tempo nem conhecimentos para andar a estudar ações. Diria que é a melhor estratégia para 99% das pessoas. È seguir a carneirada, mas num bom sentido, aí estão os principais mercados do mundo. Limita ganhos, mas também perdas que se poderiam ter investindo em ações diretas.
Eu tenho no MSCI world, até agora as coisas vão correndo bem. Em ações individuais o que investi numas estou muito positivo e noutras estou negativo.

Quanto a China e já agora India já estive para meter lá dinheiro, mas depois penso no país e acabo por não o fazer. Está-se a assistir a uma guerra comercial como não se via há muito por exemplo nos elétricos. O ter baixado não significa que não baixe mais. São mercados muito dependentes das decisões do Estado e dos outros estados no mundo.
neste momento se calhar metia mais depressa na India que na China, mas ainda assim acho que é necessário ler e estudar estes mercados para não se fazer asneiras e perder muito dinheiro.

No longo prazo ninguém foge à carneirada.

Só uma nota que estás a mencionar ETF em USD. Por causa das questões do cambio e diferença entre moedas, poderás optar pelo equivalente em EUR.
Por exemplo estes tickers:

2B7K.DE iShares Core MSCI World UCITS ETF EUR (Acc)
SXR8.DE iShares Core S&P 500 UCITS ETF EUR (Acc)

Quanto aos comentários que estes ETF são seguir a carneirada, talvez sim junto de quem tem alguma literacia financeira que é muuuuuuuito raro em Portugal. Os que poupam já é raro, e fazem-no em depósitos a prazo, Certificados de Aforro, PPRs conservadores que nem a inflação batem. Fico pasmado que em meu redor quase ninguem sabe o que são ETF's.
Se tens tempo para perder com análise de acções, é interessante ir por essa via. Mas muito dificilmente alguém bate por exemplo o SP500 a longo prazo, para alem que os custos de gestão são minimos. O proprio Warren Buffet refere o mesmo.

seguir a carneirada [:D][:D][:D]

os pros, pagos a peso de ouro com tecnologia que nem sonham e informação que nem imaginam, raramente batem o tracker em 5 anos, e são estes "não carneiros" nos seus 5 mins ao dia a ler nos foruns da net que o vão fazer ....

Quando digo "seguir a carneirada" é porque escolher estes ETFs não ocupou mais de 5 minutos do meu tempo, e quando se pensa em bons investimentos, associa-se a muito tempo perdido com estudo de várias coisas.

Mas se calhar o mais simples é mesmo o melhor, para a esmagadora maioria das pessoas.

os pros, pagos a peso de ouro com tecnologia que nem sonham e informação que nem imaginam, raramente batem o tracker em 5 anos, e são estes "não carneiros" nos seus 5 mins ao dia a ler nos foruns da net que o vão fazer ....

Exato. Só há duas maneiras de bater o mercado. Uma chama-se sorte e por definição é uma coisa que acontece de forma totalmente aleatória e nunca de forma consistente ao longo do tempo. A outra é ter informação privilegiada, que tanto pode ser inside information como até descobrir um método ou algoritmo qualquer que consiga predizer a evolução futura dos títulos que mais ninguém tenha descoberto. Boa sorte com isso![:D]

Fonix, hoje os parte-coracoes do forum estao em grande 😆😆😆

Quando digo "seguir a carneirada" é porque escolher estes ETFs não ocupou mais de 5 minutos do meu tempo, e quando se pensa em bons investimentos, associa-se a muito tempo perdido com estudo de várias coisas.

Mas se calhar o mais simples é mesmo o melhor, para a esmagadora maioria das pessoas.

E já estás 99.9% à frente dos outros portugueses... e foram só 5 minutos!

Os pessoas passam mais tempo por ano a planear as suas férias anuais que toda a sua vida a planear o que fazer com o seu dinheiro... sempre achei isso curioso.

Só uma nota que estás a mencionar ETF em USD. Por causa das questões do cambio e diferença entre moedas, poderás optar pelo equivalente em EUR.
Por exemplo estes tickers:

2B7K.DE iShares Core MSCI World UCITS ETF EUR (Acc)
SXR8.DE iShares Core S&P 500 UCITS ETF EUR (Acc)

na Degiro isto não me aparece. O que eles têm é o preço em EUR, e sinceramente não percebo muito bem qual é a diferença, e até que ponto se perde muito com o cambio.

Back