Bolsa e investimentos

Depois de ter colocado dinheiro nos Certificados de Aforro e num depósito a prazo (que está a terminar), está na altura de apostar em ETFs. Estou na disposição de começar com um valor baixo, não tenho experiência neste tipo de investimentos e se perder o que investi não vou passar mal. Portanto, estou na disposição de investir 2k de início e fazer reforços mensais de 50€ a 100€. O dinheiro será para ficar lá até nunca precisar dele.

Para quem quer começar com o valor de 2k aconselham a colocar só no SP500, ou colocar 1k no SP500 e os outros 1k noutros produtos (por exemplo, ouro ou Bonds).

Não pretendo enriquecer com isto nem nada que se pareça, só queria mesmo saber que tinha ali qualquer coisa.

Está quase tudo a subir. Eu ontem tive o melhor dia em bolsa em 2 anos, quase 6% num dia. Acho que é um valor absurdo.
7% num mês já o é.

Pois, em algum ponto isto terá obrigatoriamente de estagnar ou andar para trás, quanto a isso não há dúvidas. Mas sempre é melhor andar para trás quando já estás a ganhar, do que começares logo a perder [;)]

• Like
Reactions: eu
Depois de ter colocado dinheiro nos Certificados de Aforro e num depósito a prazo (que está a terminar), está na altura de apostar em ETFs. Estou na disposição de começar com um valor baixo, não tenho experiência neste tipo de investimentos e se perder o que investi não vou passar mal. Portanto, estou na disposição de investir 2k de início e fazer reforços mensais de 50€ a 100€. O dinheiro será para ficar lá até nunca precisar dele.

Para quem quer começar com o valor de 2k aconselham a colocar só no SP500, ou colocar 1k no SP500 e os outros 1k noutros produtos (por exemplo, ouro ou Bonds).

Não pretendo enriquecer com isto nem nada que se pareça, só queria mesmo saber que tinha ali qualquer coisa.

Vai metendo 300 paus por mês no ETF IWDA ou num do SP500.

Não entres logo com 2000 que isto subiu tanto que parece uma bolha. lol

Podes meter 100 paus por mês tb em BITCOIN, mas a curva de aprendizagem é lixada para fazer auto custódia com alta segurança.

A minha custom PIE de EFT´s lá vai andando, vou reforçado aos poucos neste momento está com +31%

Uns com melhor comportamento que outros mas por isso exactamente é que tenho diversificado

Relembro as distribuições e fundos:
- Vanguard S&P 500 - 60%
- Ishares Core DAX - 30%
- Vanguard FTSE 100 - 5%
- Xtrackers MSCI Japan - 5%

Por aqui a estratégia de longo prazo é para continuar, ir reforçando aos poucos​

Pois, em algum ponto isto terá obrigatoriamente de estagnar ou andar para trás, quanto a isso não há dúvidas. Mas sempre é melhor andar para trás quando já estás a ganhar, do que começares logo a perder [;)]

Convém frisar que este andar para a frente vem depois de um andar bem para trás. Só há poucos dias/semanas fiquei positivo nalgumas dessas posições, já estive com 60% de perda. Referi 6% de ganho num dia, mas já tive equivalente em perda. Estou a referir a posição média, porque algumas das ações ainda estão com 25% abaixo do preço de compra, fui aproveitando para baixar o custo médio de compra e felizmente parece agora começar a correr bem.

Vai metendo 300 paus por mês no ETF IWDA ou num do SP500.

Não entres logo com 2000 que isto subiu tanto que parece uma bolha. lol

Podes meter 100 paus por mês tb em BITCOIN, mas a curva de aprendizagem é lixada para fazer auto custódia com alta segurança.

Bitcoin para já quero evitar, sei muito pouco sobre esse tipo de investimento.

Ok, se calhar entrar com 2k é arriscado. Vou entrar com um valor menor no SP500, talvez na casa dos 500€.

Uma excelente análise. Fazem falta mais análises destas com dados concretos para o pessoal se orientar e perceber de que forma funcionam os investimentos.
No resto acho que o PPR só faz sentido na forma que ele fala, com algum risco. SO seguros ou rentabilidades garantidas só fazem sentido para quem pensa retirá-los ao fim de 5 anos para pagar crédito por exemplo.

Uma excelente análise consideraria os custos de gestão, subscrição, etc.

Para crescer ao mesmo ritmo do SP500 e estar a pagar por isso?! :confused:

Eu vou metendo 1000 € por mês no VWCE.

É dinheiro para não mexer durante umas decadas.

Investir, de forma bem feita, é muito aborrecido: meto o mesmo valor, todos os meses, independentemente de tudo. Nem sequer acompanho o preço.

Quem anda com grandes estrategias, constantemente a atuar de acordo com a sua perceção do mercado, está a jogar um jogo perigoso que pode correr mal...

Uma excelente análise consideraria os custos de gestão, subscrição, etc.

Para crescer ao mesmo ritmo do SP500 e estar a pagar por isso?! :confused:

Não sigo a página, mas acredito que para essa informação também têm até em mais que um post a explicar o que é um PPR, custos a ter em conta, formas de levantamento, etc.
Neste caso penso que o objetivo seria a análise ao longo do tempo em termos de rentabilidade.
Em português há muito poucas páginas deste género. (há muitos "influencers", mas a maioria vende o seu peixe).

No resto o PPR faz sentido para algum pessoal. O SP 500 faz mais sentido? Se calhar faz, depende do objetivo do pessoal e da forma como lidam com esses investimentos. (muitas vezes até desconhecimento)

Bom video sobre um guia de investidor que saiu da XTB sobre as Eleições dos EUA.

A minha opinião é que historicamente sempre que há eleições nos EUA há um impacto positivo no mercado bolsistas no ano seguinte. A questão é que já estamos em máximos históricos e com todos os conflitos a decorrer, acho que ganhe a Harris ou Trump, vou aguardar para depois das eleições para investir mais.

Bom video sobre um guia de investidor que saiu da XTB sobre as Eleições dos EUA.

A minha opinião é que historicamente sempre que há eleições nos EUA há um impacto positivo no mercado bolsistas no ano seguinte. A questão é que já estamos em máximos históricos e com todos os conflitos a decorrer, acho que ganhe a Harris ou Trump, vou aguardar para depois das eleições para investir mais.

Há algum topico sobre as eleições americanas? É que segundo o Polymarket o Trump já vai com 65% contra 35% da Kamala...

Alguem consegue explicar-me como se tivesse 5 anos se um ETF e' compound investment? Tenho alguns investimentos no SP500 e estava a ler sobre compound investment e quanto mais leio mais confuso fico.[:D][:D]

Alguem consegue explicar-me como se tivesse 5 anos se um ETF e' compound investment? Tenho alguns investimentos no SP500 e estava a ler sobre compound investment e quanto mais leio mais confuso fico.[:D][:D]
Sim, ou assim-assim dependendo do tipo de ETF escolhido.

Se optares por ETF's de acumulação sim, estamos a falar de um produto que faz reinvestimento de todos os rendimentos e por isso ao longo do tempo vais ter "juros dos juros".

Se optares por um ETF que distribui os dividendos, no geral diria que não. Se for um ETF de obrigações definitivamente não. Se for um ETF de ações, mesmo não reinvestindo os dividendos em larga medida vais ter um efeito de juro composto porque o maior rendimento vem dos ganhos de capital, mas definitivamente não vais estar a maximizar o efeito.

Se o que procuras é isso, só tens de ter cuidado e excluir os ETF de distribuição, ou então de cada vez que recebes os rendimentos tens de reinvestir (não faz nenhum sentido do ponto de vista fiscal, mas há gostos para tudo).

Sim, ou assim-assim dependendo do tipo de ETF escolhido.

Se optares por ETF's de acumulação sim, estamos a falar de um produto que faz reinvestimento de todos os rendimentos e por isso ao longo do tempo vais ter "juros dos juros".

Se optares por um ETF que distribui os dividendos, no geral diria que não. Se for um ETF de obrigações definitivamente não. Se for um ETF de ações, mesmo não reinvestindo os dividendos em larga medida vais ter um efeito de juro composto porque o maior rendimento vem dos ganhos de capital, mas definitivamente não vais estar a maximizar o efeito.

Se o que procuras é isso, só tens de ter cuidado e excluir os ETF de distribuição, ou então de cada vez que recebes os rendimentos tens de reinvestir (não faz nenhum sentido do ponto de vista fiscal, mas há gostos para tudo).

Obrigado Carloscolin e Mundano.

Olhando para este, diria que e' cumulativo. Comecei por investir sem pensar nisto, mas a minha ideia e' ter investimentos a longo prazo em que nao preciso de mexer neles nem preciso dos rendimentos a serem distribuidos - cumulativo faz muito mais sentido para mim, dai esta questao agora.[:D]

Isso não é um ETF, é um certificado. É bastante diferente e aí não tens dividendos, nem distribuídos, nem acumulados. É um título que simplesmente replica o valor do índice.

Back