Bolsa e investimentos

Tens coragem de entrar agora? [:p]

Como já aqui o disse, eu entrei mesmo nos máximos. lol :).. E ainda ontem comprei mais um pouco no ETF S&P500 em euros que anda quase 11% abaixo de máximos... devido ao que falamos aqui à dias --> desvalorização do dolar.
Sem esta variável estaria positivo. Não me venham com histórias... mas nada como comprar activos na própria moeda.

Tens coragem de entrar agora? [:p]

Ora ai está um dos grandes problemas do investimento "activo"... Há umas semanas não tinham coragem porque o Trump ia acabar com o mundo, agora não têm coragem porque o SP500 está a aproximar-se novamente dos máximos.

Santa hora em que o mundano de há uns tempos atrás, criou uma folha do Excel onde colocou a estratégia que quer seguir, e agora o mundano do presente nem tem de pensar, só tem de abrir o Excel uma vez por mês, ele atualiza as cotações, médias moveis, vai buscar alguns fundamentais de alguns índices aos sites da MSCI, remistura tudo e diz ao mundano de hoje o que tem de fazer, não é preciso coragem, é só seguir cegamente.

Em abril tendo em conta o desvio grande face à alocação central que tenho definida com a queda global das ações, a minha folha do Excel decidiu que era altura de fazer um pequeno rebalanceamento com venda de ETF's de obrigações e compra de ETF's de ações, essencialmente de SP500, mas também Euro Stoxx 600, entretanto em Maio com o meu reforço mensal reforcei outra vez em obrigações, mas sem vendas, e parece-me que em Junho vai ser igual.

Oportunidade na UNH derivado a controvérsias e escândalo
Eu fiz uma coisa semelhante com a Boeing e correu muito bem. Vendi agora em máximos de meses.

Mas também pode correr muito mal. Estas pequenas vitórias nas apostas cherry picking dão-nos confiança e depois... pumba, perdemos todos os ganhos em apostas arriscadas.

Eu fiz uma coisa semelhante com a Boeing e correu muito bem. Vendi agora em máximos de meses.

Mas também pode correr muito mal. Estas pequenas vitórias nas apostas cherry picking dão-nos confiança e depois... pumba, perdemos todos os ganhos em apostas arriscadas.

Porfavor envia a data e preço a que comprou para eu adicionar ao meu estudo que vou apresentar, obrigado

Porfavor envia a data e preço a que comprou para eu adicionar ao meu estudo que vou apresentar, obrigado

Comprei por várias vezes à medida que a cotação ia caindo depois do caso da porta que caiu de um avião.

Cheguei a comprar algumas a 150 USD e agora vendi a 212.

Mas isto é um jogo perigoso, não sei se vou repetir, pois a confiança a mais nestes palpites pode ser a "morte do artista".

Os "palpites" têm muito que se lhe diga. Também tenho feito asneiras da grossa como vender quando eu "penso" que é um pico, e depois a cotação sobe mais uns 20 a 30% nos meses seguintes.

Last edited:
O preço que se paga e o valor que se leva, Na bolsa o verdadeiro risco de uma acção está no preço que se paga por ela.

Não apenas nas suas subidas ou quedas momentâneas.
O preço é o que sai do seu bolso; o valor é o que realmente recebe.
O mercado nem sempre é racional. Por vezes, ele vende um dólar por dois, quatro ou até vinte x mais de seu valor real . Outras vezes, vende esse mesmo dólar por cinquenta cêntimos ou menos.

É nesses momentos que surgem oportunidades, para quem está preparado.
Mas isso não significa que devemos comprar uma acção só porque ela caiu. O que importa é compreender quanto ela realmente vale, com base nos seus fundamentos: lucros, activos, dívida, vantagens competitivas, não em modas, boatos ou apostas.
O mercado é eficiente na maior parte do tempo. Mas, como um bêbado que tropeça de vez em quando, ele erra. Nessas alturas, devemos perguntar:
Por que é que alguém está a vender esta acção?
Por que é que alguém está a comprar?
O que estou a ver que os outros não vêem? Ou o que é que eles estão a ver que eu não vejo?
Investir bem é saber reconhecer essas oportunidades — e ter a paciência de esperar por elas.
A recompensa vem para quem compra valor quando o preço está em promoção.

Boeing
Congratulo-te por teres lucrado com esta acção, mas eu não teria comprado.
A Boeing sempre esteve, e ainda está, sobrevalorizada.
O seu valor intrínseco real rondava os 80 dólares por acção na altura, de acordo com os seus fundamentais.
Actualmente, se calcula o valor intrínseco em torno dos 88 dólares optimista...
Ou seja, a acção está a ser negociada por mais de 2,4 vezes o seu valor real estimado.
É uma acção sobrevalorizada.

Nike
Estimativa inicial do valor intrínseco (sem projecções de lucros nem ajustes): 47 dólares por acção.
Preço actual: 62 dólares.
Ainda parece sobrevalorizada num primeiro cálculo, mas merece mais atenção.
Pode haver espaço para revisão com base em estimativas de crescimento e margens futuras.

UNH (UnitedHealth Group)
De acordo com os fundamentos subjacentes (sem considerar previsões de lucros), a acção está avaliada em 425 dólares.
Preço actual: 301 dólares.
Está abaixo do seu valor real.
A empresa está a ser investigada. O sentimento negativo do mercado já estará reflectido no preço?
Ou será que o mercado já sabe de algo que ainda não sabemos?
Acho pouco provável.
O problema parece mais conjuntural do que estrutural. A empresa tem bons fundamentos.
Aqui, o jogo é de paciência e observação.

Recomendo a leitura de o mais importante para o investidor de Howard Markers, bom livro gostei imenso

Os cálculos de valor intrínseco foram feitos com base nos fundamentais e dados subjacentes das empresas, pesquisa rápida no Google e sem especulações e podem estar errados, com apoio técnico do ChatGPT.
Poderá ser necessário um cálculo mais profundo para se obterem números mais próximos da realidade tomem isso em conta.

Este pequeno estudo serve apenas como orientação preliminar um rascunho ter uma ideia, pequeno exercício de lazer e não constitui uma recomendação de investimento.

Last edited:
valor intrínseco? valor real estimado?

Primeiro que tudo, como se calcula isso? E onde entram nesse valor as previsões ou estimativas de ganhos futuros?

Para calcular o valor da Nike, também preciso ter em atenção 2 coisas:

- Excesso de stock em armazen, será que vão se livrar disto sem perder valor?
- O valor da marca Nike e o seu futuro numa altura em que marcas como under armour parecem estar a ganhar à Nike em vários segmentos.

e fazer projeções sobre estes 2 factores vai muito além de olhar para tabelas de números, isso dá o valor passado, o valor futuro pode não ter nada a ver.

valor intrínseco? valor real estimado?

Primeiro que tudo, como se calcula isso? E onde entram nesse valor as previsões ou estimativas de ganhos futuros?

Podias fazer perguntas mais faceis
[:D][:D][:D]

Olha é muito difícil para crlo...

simplificando:

Nem todas as empresas devem ser avaliadas da mesma forma. O método ideal para calcular o valor intrínseco depende de como a empresa funciona, do setor em que atua, da previsibilidade dos seus lucros e do seu modelo de negócio. Usar o método errado pode levar a conclusões enganosas.

Empresas estáveis e lucrativas, como Microsoft, Nestlé ou Visa, têm lucros previsíveis e modelos de negócio sólidos. Para esse tipo de empresa, o método mais indicado é o fluxo de caixa descontado (DCF), que estima os lucros futuros e os traz para o presente. Também vale a pena comparar os múltiplos atuais com médias históricas (como o P/L dos últimos anos) e observar indicadores de rentabilidade como ROE ou ROIC.

Já empresas de crescimento acelerado, como Tesla, Nvidia ou startups tecnológicas, têm forte expansão, mas lucros incertos ou até inexistentes. Nestes casos, o DCF pode ser usado com cenários ajustados ao risco, ou então múltiplos como EV/EBITDA futuro e P/S (preço sobre vendas). É preciso muito cuidado com as premissas, pois pequenas alterações nas hipóteses de crescimento podem mudar bastante o resultado final.

Empresas cíclicas, como Boeing, montadoras, mineradoras ou petrolíferas, enfrentam altos e baixos previsíveis ao longo do ciclo económico. Para essas, o ideal é usar lucros normalizados (a média dos lucros ao longo de um ciclo completo) e evitar tomar decisões com base em múltiplos de um único ano. Um P/L baixo pode ser enganador se os lucros estiverem no pico.

Por fim, instituições financeiras como bancos e seguradoras (JPMorgan, Allianz, KBC) operam com um modelo próprio, regulado e altamente alavancado. Avaliá-las exige atenção a indicadores como o valor patrimonial, qualidade dos ativos e retorno sobre o capital.

Em resumo, entender o tipo de empresa é essencial para escolher o método de avaliação correto e obter estimativas realistas de valor. Não há fórmula mágica, o segredo está em adaptar a análise à natureza do negócio.

Ainda tem muito mais que se lhe diga... seriam páginas e páginas aqui no forum... as vezes até é fácil outras não

quem faz isto bem? Sim Warren Buffet e outros génios...

aconselho que leias os investidor inteligente de Benjamin Graham e a seguir o mais importante para o investidor de Howard Marks e depois segue com mais a tua sede.

São milhares de paginas a espera [:D]​

Last edited:
Para calcular o valor da Nike, também preciso ter em atenção 2 coisas:

- Excesso de stock em armazen, será que vão se livrar disto sem perder valor?
- O valor da marca Nike e o seu futuro numa altura em que marcas como under armour parecem estar a ganhar à Nike em vários segmentos.

e fazer projeções sobre estes 2 factores vai muito além de olhar para tabelas de números, isso dá o valor passado, o valor futuro pode não ter nada a ver.

É válido entretanto também se pode equacionar essa expetativa no cálculo se for digna de preocupação assim como redução de lucros e vendas, há para todos os gostos, entretanto no meu caso já coloquei a Nike de lado, acho que ainda está cara, e é uma indústria que não entendo muito bem de momento.

NIKE: Não invisto

UNH: ainda não sei, estou reticente, estudar melhor a controvérsia escândalo crime, o meu 6 sentido diz para investir mas ainda não é suficiente, talvez se baixar mais.

Last edited:
Comprei por várias vezes à medida que a cotação ia caindo depois do caso da porta que caiu de um avião.

Cheguei a comprar algumas a 150 USD e agora vendi a 212.

Mas isto é um jogo perigoso, não sei se vou repetir, pois a confiança a mais nestes palpites pode ser a "morte do artista".

Os "palpites" têm muito que se lhe diga. Também tenho feito asneiras da grossa como vender quando eu "penso" que é um pico, e depois a cotação sobe mais uns 20 a 30% nos meses seguintes.

O grande problema de fazer estratégias de buy the dip em ações é que a velha máxima de "os mercados sobem sempre" até ver tem funcionado bem para os mercados, para as ações individuais é mais ao contrário.

Por norma as empresas falham e acabam por desaparecer ou tornar-se irrelevantes, são um grupo muito restrito delas que conseguem ter sucesso de forma continuada e normalmente só durante algum tempo. Os mercados sobem porque vão aparecendo empresas novas, quase como numa corrida de estafetas que levam o testemunho um pouco mais além, até se esgotarem.

Por exemplo, das 100 empresas que constituíam o NASDAQ original, restam apenas 5... Tens um racio de falhas de 95%.

No SP500, se olhar para o top 10, só cinco dessas empresas estavam lá já 10 anos atrás, as outras 5 tiveram performances abaixo do mercado e acabaram ultrapassadas e se comparar com há 20 anos, apenas a Microsoft se mantém.

Quando as estatísticas estão bastante contra nós, acertar sempre no cavalo certo não é fácil.

Outra observação fundamental é que, ao analisar a trajetória das empresas que sobreviveram e prosperaram ao longo de décadas, percebe-se que todas têm algo em comum: foram capazes de se reinventar e diversificar com sucesso.

A longevidade empresarial não é fruto da repetição de um modelo que um dia funcionou, mas da capacidade de adaptação contínua a novos mercados, tecnologias e comportamentos de consumo.

Em contraste, as empresas que fracassaram mesmo após períodos de grande sucesso geralmente o fizeram por não conseguirem ou não quererem mudar.

Assim, a diversificação estratégica e a reinvenção constante parecem ser os principais fatores que distinguem as exceções bem-sucedidas da regra do fracasso corporativo.

Quando as estatísticas estão bastante contra nós, acertar sempre no cavalo certo não é fácil.

Sim, sem dúvida, concordo em absoluto.

Mas é muito difícil de resistir à tentação em apostar em cavalos, quando todas as apostas anteriores se revelaram bastante lucrativas. É o tal excesso de confiança que pode deitar tudo a perder.

Outra observação fundamental é que, ao analisar a trajetória das empresas que sobreviveram e prosperaram ao longo de décadas, percebe-se que todas têm algo em comum: foram capazes de se reinventar e diversificar com sucesso.

A longevidade empresarial não é fruto da repetição de um modelo que um dia funcionou, mas da capacidade de adaptação contínua a novos mercados, tecnologias e comportamentos de consumo.

Em contraste, as empresas que fracassaram mesmo após períodos de grande sucesso geralmente o fizeram por não conseguirem ou não quererem mudar.

Assim, a diversificação estratégica e a reinvenção constante parecem ser os principais fatores que distinguem as exceções bem-sucedidas da regra do fracasso corporativo.

Mas a questão é que mesmo os maiores sucessos na sobrevivência e adaptação podem ser péssimos investimentos. Porque tu precisas é de estar investido nas empresas que vão superar o mercado no futuro e encontrar agulhas no palheiro não é assim tão fácil de fazer de forma consistente, ao longo do tempo em em situações diferentes de mercado.

Podes olhar por exemplo para a IBM, uma empresa da área das tecnologias da informação, com origem em várias empresas do final do século 19, que se fundiram em 1911 para venderem em conjunto tecnologias inovadoras à data como balanças industriais, relógios de ponto e equipamentos de controlo industrial semelhantes... Mais tarde foram pioneiros no armazenamento de dados sob a forma de cartões perfurados (uma parte negra da historia da IBM, já que foi uma tecnologia fundamental para os esforços de catalogação da população e gestão dos campos de concentração por parte dos Nazis), depois as máquinas de escrever, os primeiros sistemas de gestão de reservas para companhias aéreas, os mainframes, foram os inventores da banda magnética que durante decadas permitiram o funcionamento eletrônico dos cartões de débito\credito, computadores pessoais, foi uma das pioneiras da AI através do programa Watson. Atualmente continua a ser um gigante nos servidores, software, inteligência artificial, infraestruturas informáticas e consultoria...

Contudo, apesar desta capacidade única de sobreviver, de se adaptar e reinventar, quem investiu na IBM, em vez de investir no mercado das tecnológicas, fez uma péssima escolha:

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	103.7 KB ID:	14603894

Isto apesar de em muitos momentos a IBM ter superado o mercado, p.ex. no ultimo ano a IBM subiu 58% enquanto o Nasdaq se ficou pelos 13%. A questão é que nos momentos em que a IBM teve underperformance, o seu peso no índice diminuiu e foi em parte substituída pelas empresas que estavam com overperformance.

E mesmo olhando para alguns campeões mais modernos, como é o caso da Google, Microsoft ou Apple nada nos garante que ao longo dos próximos anos não vão sofrer processos semelhantes, por isso achar que cada dip é uma boa entrada, pode ser perigoso.

Last edited:
Mas a questão é que mesmo os maiores sucessos na sobrevivência e adaptação podem ser péssimos investimentos. Porque tu precisas é de estar investido nas empresas que vão superar o mercado no futuro e encontrar agulhas no palheiro não é assim tão fácil de fazer de forma consistente, ao longo do tempo em em situações diferentes de mercado.

Podes olhar por exemplo para a IBM, uma empresa da área das tecnologias da informação, com origem em várias empresas do final do século 19, que se fundiram em 1911 para venderem em conjunto tecnologias inovadoras à data como balanças industriais, relógios de ponto e equipamentos de controlo industrial semelhantes... Mais tarde foram pioneiros no armazenamento de dados sob a forma de cartões perfurados (uma parte negra da historia da IBM, já que foi uma tecnologia fundamental para os esforços de catalogação da população e gestão dos campos de concentração por parte dos Nazis), depois as máquinas de escrever, os primeiros sistemas de gestão de reservas para companhias aéreas, os mainframes, foram os inventores da banda magnética que durante decadas permitiram o funcionamento eletrônico dos cartões de débito\credito, computadores pessoais, foi uma das pioneiras da AI através do programa Watson. Atualmente continua a ser um gigante nos servidores, software, inteligência artificial, infraestruturas informáticas e consultoria...

Contudo, apesar desta capacidade única de sobreviver, de se adaptar e reinventar, quem investiu na IBM, em vez de investir no mercado das tecnológicas, fez uma péssima escolha:

Isto apesar de em muitos momentos a IBM ter superado o mercado, p.ex. no ultimo ano a IBM subiu 58% enquanto o Nasdaq se ficou pelos 13%. A questão é que nos momentos em que a IBM teve underperformance, o seu peso no índice diminuiu e foi em parte substituída pelas empresas que estavam com overperformance.

E mesmo olhando para alguns campeões mais modernos, como é o caso da Google, Microsoft ou Apple nada nos garante que ao longo dos próximos anos não vão sofrer processos semelhantes, por isso achar que cada dip é uma boa entrada, pode ser perigoso.