Bolsa e investimentos

Espero que não leves a mal as perguntas... E se não quiseres, naturalmente, não respondas, mas pelo menos pensa nelas, porque o que li fez-me imensa confusão...

Antes de mais, qual é o teu objetivo? Investes porque? É para proteger o teu capital da inflação e faze-lo crescer, ou fazer uns trades para ter aquela adrenalina de quem joga jogos de azar?

Estás a investir numa empresa que lateraliza desde 2016, que no ultimo relatório teve uma surpresa negativa nos lucros que saíram 80% abaixo do esperado, para um potencial ganho de 3€ por ação? Vais meter 2500€ com o objetivo de tirar de lá 2620€ (- comissões de bolsa e - 28% de IRS?)?

Sabes porque é que os lucros foram 80% abaixo do esperado? É alguma razão conjuntural ou é mais estrutural?

Qual é o teu stop loss? Se depois da entrada não começar a subir, em que ponto decides que foi um tiro ao lado e fechas o negócio?

Fica a vontade
Em esta especifica é mesmo é só pelo prazer de conseguir, estou convencido que vai subir, ela desceu precisamente a causa dos resultados senão tambem não estaria a esse preço mas acredito que cheguei tarde. No meu caso não sou tributado por ganho de capital em venda de acções é para curto a medio prazo.

Se passar ao lado enfim é a vida perde-se um pouco de dinheiro a vida ela continuará.

não posso saber com certeza se foi um tiro ao lado estou consciente que até pode descer mais mas é assim mesmo, entretanto não acredito a curto prazo que desça muito mais.
Acredito que venha com tendência de subida a medio prazo até podem passar uns anos.
Vai ter altos e baixos mas estou confiante que vai chegar onde quero.

A volatilidade aqui creio que sejam das premissas demasiado optimistas vejo uma certa previsibilidade dá para tirar proveito.

De qualquer forma observa.
A entrada esta programada para 53.

Last edited:
Exato... O melhor é fugires para longe deste tópico, podes ficar contaminado.

Estava a pensar com os meus botões que esta atitude implicaria que só se pudesse investir em certificados de aforro, e que depois todo o dinheiro seria gerido cientificamente por funcionários do estado com salário fixo - assim decerto haveria bem-estar geral e uma prosperidade notável, nem sei como é que ainda ninguém fez isso ... ah, espera ... [:p]

Por falar nisso, alguém tem uma explicação racional para ofertas de investimento obrigacionista como esta (um exemplo, coisas destas são mato na banca) : https://www.cgd.pt/Particulares/Pou...ndos-de-Investimento/Pages/FIM0003642120.aspx

Tanto quanto percebo, é inferior em rendimento e flexibilidade aos meros certificados de aforro. Porque é que alguém poria dinheiro nisto, a não ser por distracção ou para dar dinheiro a bancos necessitados?

(se calhar estas é que deviam ser proibidas [:D])

Estava a pensar com os meus botões que esta atitude implicaria que só se pudesse investir em certificados de aforro, e que depois todo o dinheiro seria gerido cientificamente por funcionários do estado com salário fixo - assim decerto haveria bem-estar geral e uma prosperidade notável, nem sei como é que ainda ninguém fez isso ... ah, espera ... [:p]

Por falar nisso, alguém tem uma explicação racional para ofertas de investimento obrigacionista como esta (um exemplo, coisas destas são mato na banca) : https://www.cgd.pt/Particulares/Pou...ndos-de-Investimento/Pages/FIM0003642120.aspx

Tanto quanto percebo, é inferior em rendimento e flexibilidade aos meros certificados de aforro. Porque é que alguém poria dinheiro nisto, a não ser por distracção ou para dar dinheiro a bancos necessitados?

Esse exemplo da CGD que deste tem remuneração superior aos certificados, e os certificados ainda devem descer mais um pouco nos próximos tempos ..

Não é dos piores produtos que já vi. Assumindo que o cabaz de obrigações é diversificado, pagas uma comissão de gestão de 1,15% para alguém fazer esse cabaz por ti e tens a remuneração que o mercado paga.

Estive a dar uma vista de olhos na perpendicular e vi várias coisas sobre o rating de sustentabilidade das obrigações, seja lá o que isso for, mas nada sobre o rating de crédito, que isso sim, tem interesse real... Prioridades dos tempos modernos.

Esse exemplo da CGD que deste tem remuneração superior aos certificados, e os certificados ainda devem descer mais um pouco nos próximos tempos ..

Não estou a perceber como é que "Taxa Anual Nominal Líquida de comissões e outros encargos e bruta de impostos de 1,75%" é melhor do que os 2.2% a 2.75% que a série F está a pagar ...

Dá uma vista de olhos no BCP. [;)]
Entrei a 0,29€.. podia ter sido melhor.. mas enfim.. agora é esperar que o Bull market dure mais uns tempos. [kiss]

Em Janeiro deste ano tinha aqui deixado uma dica de um activo do nosso PSIzinho....
Não sei se alguém se recorda!?

O Bull market ainda dura...mas este mês vêm aí os dividendos..de 3 centimos..e às vezes pós dividendos as coisas abrandam..
Apesar que o plano estratégico até 2028 parece Bom, vamos ver se não demasiado ambicioso.

OnBUG0Q.png

Last edited:
Não estou a perceber como é que "Taxa Anual Nominal Líquida de comissões e outros encargos e bruta de impostos de 1,75%" é melhor do que os 2.2% a 2.75% que a série F está a pagar ...
Acho que o user estava a referir-se que o produto garante uma taxa de 1,75%/ano até 2028. Nos certificados, o mais provável é a remuneração baixar nos próximos tempos. Ou seja, neste momento os CA pagam mais, mas no futuro poderá não ser assim. Mas nunca se sabe.

Precisava aqui de um conselho sobre o que é mais lógico:
Tenho um aplicação num banco que , vamos imaginar, entrei com 25 000 euros, o valor daquilo vai variando no tempo, já chegou a ter a cotação de 24 000 e vamos imaginar que agora está com o valor de 27 000.

Tem lógica em fazer o resgate de 2000 euros e colocar esse dinheiro numa conta para alguma eventualidade, mesmo que tenha de pagar imposto para retirar esse dinheiro?
A ideia era ter lá sempre os 25 000 euros e quando subisse por exemplo 1000 euros retirar esse valor.
Isto é lógico ou é uma parvoíce autêntica?

Precisava aqui de um conselho sobre o que é mais lógico:
Tenho um aplicação num banco que , vamos imaginar, entrei com 25 000 euros, o valor daquilo vai variando no tempo, já chegou a ter a cotação de 24 000 e vamos imaginar que agora está com o valor de 27 000.

Tem lógica em fazer o resgate de 2000 euros e colocar esse dinheiro numa conta para alguma eventualidade, mesmo que tenha de pagar imposto para retirar esse dinheiro?
A ideia era ter lá sempre os 25 000 euros e quando subisse por exemplo 1000 euros retirar esse valor.
Isto é lógico ou é uma parvoíce autêntica?

O que dizes, pode fazer sentido psicologicamente para ti e se te deixar a dormir mais tranquilo à noite, já é uma vantagem, mas é uma forma de fazer timing ao mercado e por isso, do ponto de vista da eficiência dos investimentos, não faz sentido... Está mais que provado que fazer timing ao mercado é impossível e normalmente traz underperformance a quem o tenta fazer.

Agora, faz sentido e é uma estratégia válida e comprovada de gestão de retorno vs risco se me disseres: "eu tinha 50.000€ e decidi que queria 50% num produto com maior exposição ao mercado e 50% em ativos sem volatilidade", ai sim, pode fazer sentido de meio em meio ano, ou definindo uma percentagem de desvio entre eles e quando o produto que tem mais volatilidade chegar aos 27 ou 28 tirar algum e reforçar no outro para voltar à alocação original de 50%/50% (ou a percentagem de alocação que decidiste em primeiro lugar). Mas da mesma forma, tens de fazer os rebalanceamentos em sentido contrário, se um dia destes cair para 24 ou 23, deves tirar do produto sem volatilidade e reforçar esse para voltar a ficar 50/50. Agora, isto é do ponto de vista teórico... Na prática, os impostos e despesas de resgate podem desaconselhar os rebalanceamentos.

De qualquer forma, o que me parece é que talvez não estejas muito convicto com a decisão que tomaste ou talvez não seja a mais adequada para os teus objetivos financeiros, caso contrário não estarias a fazer essa pergunta. Por isso talvez o primeiro passo seja rever essa decisão de investimento e confirmar se faz sentido manteres.

Last edited:
A questão é eminentemente psicológica sim e de dormir descansado tendo uma parte do ganho do meu lado, bem sei que desvaloriza com a inflação, mas já está ali guardado para acrescentar ao rendimento mensal e poder pagar alguma despesa que não estava à espera.

A questão é eminentemente psicológica sim e de dormir descansado tendo uma parte do ganho do meu lado, bem sei que desvaloriza com a inflação, mas já está ali guardado para acrescentar ao rendimento mensal e poder pagar alguma despesa que não estava à espera.
Por isso é que uma casa se começa sempre pelos alicerces e não pelo telhado. Tu fizeste um investimento, presumo porque no banco te disseram que era "muito bom", o problema é que esses conselhos em vez de procurarem ir ao encontro dos teus objectivos financeiros são sempre para cumprir os objectivos comerciais do banco e agora estás a trabalhar uma estratégia para tentar adaptar o teu plano financeiro ao investimento feito.

Isso nunca é o ideal, porque sem um plano concreto a possibilidade de tomar más decisões ao primeiro contratempo são imensas. Primeiro fazes o plano, depois subscreves os produtos adequados.

Se falas em ter dinheiro para despesas extra, talvez o primeiro passo seja construir um "fundo de emergência" que esteja num produto de liquidez, ou depósito a prazo e que já sabes que está lá para esse dia em que tens a despesa inesperada e assim já não vais influenciar as decisões do investimento de longo prazo com necessidades pontuais que toda a gente volta e meia tem.

Last edited:
[:blush:]

Ao retirar o dinheiro destrói parte do crescimento potencial a longo prazo, mas se precisas realmente do dinheiro tambem não há outra solução.

Tens etf's que pagam dividendos que que te garantem uma renda.
Mas de uma forma ou outra o risco vai estar sempre lá.

Fala com teu banco e pergunta quais as opções que oferecem dado aquilo que queres .

Last edited:
Hoje falei com meu pai a cerca da tal acção, e disse extamente a mesma coisa que o mundano.
a parte que seria um completo burro se comprar, e que me estava a deixar levar pela especulação.

O pessoal mais velho é outro nivel👍

De qualquer forma nada como testar as teses na vida real, Simulação de 7 acções já mencionadas anteriormente, esperar para ver daqui a uns meses, como a situação evolui em relação como pensamos e calculamos hoje.
Screenshot_20250611-172713-display-0.png.png - Click image for larger version  Name:	Screenshot_20250611-172713-display-0.png.png Size:	117.0 KB ID:	14605577

Last edited:
Eu não gosto de fazer esses exercícios.

Depois é uma frustração descobrir que o nosso palpite estava certo. ;)

Eu não gosto de fazer esses exercícios.

Depois é uma frustração descobrir que o nosso palpite estava certo. ;)

O melhor que se pode fazer é aprender com os erros, todos cometemos erros se assim não fosse todos seriamos milionários, é muito muito difícil acertar.

Olhando para o passado chegava um investimento mensal no s&p 500 a partir dos 18 anos para chegar aos 40 milionario.

Last edited:
O melhor que se pode fazer é aprender com os erros, todos cometemos erros se assim não fosse todos seriamos milionários, é muito muito difícil acertar.

O problema é que tu não vais aprender nada com esse exercício, o que acontecer com esse teste não é replicável no futuro.

O problema é que tu não vais aprender nada com esse exercício, o que acontecer com esse teste não é replicável no futuro.

Isso é muito discutível, só quando chegar lá saberei, tem uma certa matemática debaixo de cada decisão.

Back