Bolsa e investimentos

Estas corretoras, que não cobram comissões, e agora muito publicitadas tipo XTB são fiáveis? Se não vobram comissões ao pequeno investidor, o que ganham com isso?
Se estourarem o investidor fica a arder ou há alguma salvaguarda?

Se não cobram comissões devem vender te os fundos/etfs a um preço ligeiramente superior.....
não há almoços grátis.

Estas corretoras, que não cobram comissões, e agora muito publicitadas tipo XTB são fiáveis? Se não vobram comissões ao pequeno investidor, o que ganham com isso?
Se estourarem o investidor fica a arder ou há alguma salvaguarda?

O principal negócio da XTB está/estava nos CFD's. (taxas e spreads cobrados nas operações)
Mas de qualquer das formas nos ETF's e ações eles não cobram comissão de compra/venda, mas existe sempre um spread (O spread é a diferença entre os preços de compra (ask) e de venda (sell) de um instrumento.) O cliente acaba por comprar o activo ligeiramente mais caro do que ele está efectivamente no mercado naquele momento e eles ficam com a diferença. Portanto têm sempre lucro nas transações e o cliente sempre um pequeno prejuizo...​

Eu diria que a mais recomendável seria a degiro, não tenho a certeza, penso que para certo ativos não aplique taxa de corretagem.

Como ja foi dito corretoras com 0 corretagem tem custos ocultos alem de uma transparência duvidosa e diversidade limitada, mas é só uma opinião

Last edited:
Tenho usado o Activo para compras, parece-me uma solução interessante neste momento. Pago o Plano AB Plus, neste momento está por 2.99€ / mês, sendo que dá direito a um cashback até 2€ nos débitos diretos, e em relação aos títulos, dá isenção de comissão mensal, e mais 0€ nas duas primeiras compras do mês.

Parece uma boa solução, o defeito é que falta lá muita coisa.

...
Dou os meus parabéns ao montecristo pelos seus 14.85% durante 15 anos, bateu o mercado com folga, não é fácil deixo minha vénia, admiração e parabéns.

Que mais posso eu dizer vou continuar naturalmente com a simulação se o tempo me permitir porque não mas entretanto vou ser bem mais discreto, não é apropriado.

Obrigado, mas o meu ponto é precisamente dizer que não fiz nada.

O meu grande abre-olhos ocorreu com o estoiro da bolha nacional das dotcom. Pararede, Novabase, Sonaecom, PT Multimédia, etc. Depois de ganhar muito dinheiro (para os meus padrões da altura), perdi quase tudo. Fiquei quase net zero nessa altura e com um melão enorme! Isto tudo apesar de acompanhar diariamente (cheguei a fazer intra-day), estar sempre a par de suportes, resistências, MAs, Candlesticks, Head and Shoulders, tudo coisas que há muito já esqueci. Aliás, vendo assim as coisas à distância concluo que foi o meu conhecimento técnico relativamente profundo (comparado com o investidor comum) que em parte me fez cair mais do que podia. Uma certa arrogância intelectual, mesmo. Um tipo acabado de saír da universidade, com queda para a matemática, a trabalhar no setor financeiro, a sonhar com yuppies, foi a receita perfeita para me estatelar.

Mas isso há muito que é passado. A espinha dorsal do meu portfloglio há muito tempo que é composta pelo sector tecnológico, que é aquele que conheço melhor. Aliás, se há imprudência que me pode ser apontada é essa, a de ter sobre-exposição às tecnológicas. Por sorte tem corrido bem. Apple, Microsoft, Amazon, Broadcom, Tesla, SAP, STMicroelectronics, ASML, Infineon, IBM, Intel e pouco mais.
O hedging faz-se em ETFs mais genéricos: ETFs do S&P, all-world, saúde, emerging markets e um do mercado de consumo da China. Obrigações é que vai variando, mas tenho ido a várias nacionais. Em termos de ações no mercado nacional só tenho EDP Renováveis e tive Greenvolt.
E mais nada. E raramente mexo. Só compro. Vendas são 4 ou 5 por ano. E também tenho tido desaires (veja-se a intel por exemplo), mas não me preocupa. Desde que o bolo total se vá aguentando, está tudo bem.

Last edited:
Em termos de ações no mercado nacional só tenho EDP Renováveis e tive Greenvolt.
E mais nada. E raramente mexo. Só compro. Vendas são 4 ou 5 por ano. E também tenho tido desaires (veja-se a intel por exemplo), mas não me preocupa. Desde que o bolo total se vá aguentando, está tudo bem.

Podes explicar o porque da EDP Renováveis? Só mesmo curiosidade de quem não percebe quase nada de mercado nacional. Neste momento parece estar com um bom preço para comprar

Podes explicar o porque da EDP Renováveis? Só mesmo curiosidade de quem não percebe quase nada de mercado nacional. Neste momento parece estar com um bom preço para comprar

Lá está, por nada[:D]. Não há grande racional.
Entrei no IPO de 2008 mas fiquei com poucas, depois reforcei em 2012, vendi uma parte na pandemia e mantive o resto até hoje. Estou com uma rentabilidade média anual baixinha. Nao chega aos 5% brutos.

Tudo tretas que procuram racionalizar o que não é racional.

Também não é bem assim. A análise técnica tem o seu valor. Só que é apenas mais um fator a ter em conta. Um fator que tem as suas limitações óbvias. Aliás, na minha opinião o maior problema das análises técnicas nem é tanto o seu mérito matemático. É o facto de hoje em dia todas as decisões de mercado recorrerem de forma automatizada às mesmas metodologias e indicadores. E portanto a vantagem em termos de informação anula-se completamente. O que resulta muitas vezes nas chamadas self-fulfilling prophecies. Se toda a gente vê uma golden cross então toda a gente vai colocar ordens de compra e o preço sobe mesmo! Mas sobe por causa de haver uma tendência ou por consequência de toda a gente ter identificado a tendência?

Obrigado, mas o meu ponto é precisamente dizer que não fiz nada.

O meu grande abre-olhos ocorreu com o estoiro da bolha nacional das dotcom. Pararede, Novabase, Sonaecom, PT Multimédia, etc. Depois de ganhar muito dinheiro (para os meus padrões da altura), perdi quase tudo. Fiquei quase net zero nessa altura e com um melão enorme! Isto tudo apesar de acompanhar diariamente (cheguei a fazer intra-day), estar sempre a par de suportes, resistências, MAs, Candlesticks, Head and Shoulders, tudo coisas que há muito já esqueci. Aliás, vendo assim as coisas à distância concluo que foi o meu conhecimento técnico relativamente profundo (comparado com o investidor comum) que em parte me fez cair mais do que podia. Uma certa arrogância intelectual, mesmo. Um tipo acabado de saír da universidade, com queda para a matemática, a trabalhar no setor financeiro, a sonhar com yuppies, foi a receita perfeita para me estatelar.

Mas isso há muito que é passado. A espinha dorsal do meu portfloglio há muito tempo que é composta pelo sector tecnológico, que é aquele que conheço melhor. Aliás, se há imprudência que me pode ser apontada é essa, a de ter sobre-exposição às tecnológicas. Por sorte tem corrido bem. Apple, Microsoft, Amazon, Broadcom, Tesla, SAP, STMicroelectronics, ASML, Infineon, IBM, Intel e pouco mais.
O hedging faz-se em ETFs mais genéricos: ETFs do S&P, all-world, saúde, emerging markets e um do mercado de consumo da China. Obrigações é que vai variando, mas tenho ido a várias nacionais. Em termos de ações no mercado nacional só tenho EDP Renováveis e tive Greenvolt.

Acontece, mesmo assim é preciso ter a coragem de continuar depois de ter perdido tudo e ter a coragem para comprar quando caiu então no meu ponto de vista sim você colheu porque fez por isso e mereceu, o crédito é todo seu ninguém fez por si.

actualmente um homem se quiser alto crescimento consistente também não tem muito para onde ir... que senão tecnologia parece ser a mais evidente mas tambem todos estão lá entao o preço é o que é enfim o bom ainda vai durar uns tempos em princípio... depois sei lá...

é como as gajas boas estão todos lá mas devez enquando lá dá qualquer coisa depois não serve para nada.

Mas a ver como as coisas estão a desenrolar, tenho o sentimento que Trump está a meio caminho de arruinar os estados unidos ...

Last edited:
Tenho usado o Activo para compras, parece-me uma solução interessante neste momento. Pago o Plano AB Plus, neste momento está por 2.99€ / mês, sendo que dá direito a um cashback até 2€ nos débitos diretos, e em relação aos títulos, dá isenção de comissão mensal, e mais 0€ nas duas primeiras compras do mês.

Parece uma boa solução, o defeito é que falta lá muita coisa.

Aplicam spread nas compras?
Na XTB dão umas migalhas em juros sobre o capital que esteja na conta sem estar aplicado. Mas nada de significativo e as taxas são revistas à semana e têm estado a baixar constantemente.

O consumo dos EUA está a abrandar...
Amanhã serão importantes as palavras que o Powel irá dizer nos minutes da FOMC. Se desvaloriza estes sinais ou se pelo o contrário começa a mostrar sinais de preocupação.
O conflito do Médio Oriente também está a arrefecer um pouco os bulls.

Já que se falou na análise técnica, considero que ajuda um pouco em termos de probabilidades de as coisas seguirem um rumo ou outro... mas pode ser algo como 70% vs 30%..

Por exemplo, à alguns dias que se parece estar a formar uma divergencia negativa no RSI. Isto é um sinal de alerta que em conjunto com outros indicadores, indica que a tendência de alta está a perder força e um pull back pode ocorrer. Mas é só uma probabilidade e nunca a 100%

Estimativas apontam para 99% da manutenção da taxa actual e existe uma alta unanimidade e concordancia entre analistas para essa afirmação.
Mesmo entre investidores o sentimento não é diferente.

Last edited:
Não é em relação à taxa. Essa o Gerome Powell não vai mexer ainda.
É mais em relação ao que vai dizer e responder às questões a seguir na conferência de impressa.

Aplicam spread nas compras?
Na XTB dão umas migalhas em juros sobre o capital que esteja na conta sem estar aplicado. Mas nada de significativo e as taxas são revistas à semana e têm estado a baixar constantemente.

Para ser sincero, não sei. Sou pouco experiente nisto. Como posso descobrir?

Para ser sincero, não sei. Sou pouco experiente nisto. Como posso descobrir?

Na XTB por exemplo:

uteIq1F.png

Na compra, o preço real do activo é o BID e tu pagas o preço do ASK.

Não é em relação à taxa. Essa o Gerome Powell não vai mexer ainda.
É mais em relação ao que vai dizer e responder às questões a seguir na conferência de impressa.

Ficou completamente neutro, diz que a economia ainda se está a aguentar-se bem.

Dollar Milkshake Theory.

ok vamos lá desmontar essa coisa.

A economia global com uma moeda dominante existe há mais de 600 anos. Desde então, já houve cinco moedas principais que dominaram o comércio mundial, cada uma por cerca de 120 anos, em média.

O dólar americano domina há 80 anos, o que representa apenas 14% de toda a história das moedas dominantes. Ou seja, está mais perto do fim do que do começo desse ciclo histórico.
todas as moeadas perderam o seu lugar por causa do mesmo problema:

Sistema insustentável
O dolar como todas outras moedas dominaram mas sugaram a liquidez do mundo o que acelera a sua propria deterioração pois os custo de sustentar seu domínio torna-se maior que o seu benefício! Ja estamos lá? Ou ainda falta muito!

Fo**** o dollar Milkshake theorie.

Enviem isto aos parolos da casa branca ​

ok vamos lá desmontar essa coisa.

A economia global com uma moeda dominante existe há mais de 600 anos. Desde então, já houve cinco moedas principais que dominaram o comércio mundial, cada uma por cerca de 120 anos, em média.

O dólar americano domina há 80 anos, o que representa apenas 14% de toda a história das moedas dominantes. Ou seja, está mais perto do fim do que do começo desse ciclo histórico.
todas as moeadas perderam o seu lugar por causa do mesmo problema:

Sistema insustentável
O dolar como todas outras moedas dominaram mas sugaram a liquidez do mundo o que acelera a sua propria deterioração pois os custo de sustentar seu domínio torna-se maior que o seu benefício! Ja estamos lá? Ou ainda falta muito!

Fo**** o dollar Milkshake theorie.

Enviem isto aos parolos da casa branca ​

Nãoi percebi o que queres dizer com o dolar sugar liquidez. O USD, tal como qualquer moeda dominante, faz precisamente o contrário. Injeta liquidez no mundo.
A perda de relevância de uma moeda geralmente faz-se por 2 caminhos, que podem andar separados ou juntos: perda de confiança internacional na moeda por motivos políticos, reputacionais, aparecimento de uma moeda mais forte, etc. Ou por esgotamento do modelo por via de défices orçamentais e comerciais crónicos e excesso de emissão de dívida para financiar esses défices. É o chamado Dilema de Triffin ensinado em qualquer cadeira de Economia Monetária.

Back