Bolsa e investimentos

Sim, também pode acontecer. As possibilidades são inúmeras. Na minha opinião é que a investir que seja na subida. Mas só o farei quando (se) tocar nos 1.25.

Como assim?
Caro,

A mesma quantidade de dinheiro, a cada ano que passa, vale menos, por isso, as contas à rentabilidade conseguida têm que ser feitas com esse desconto. Na prática, o que estou a dizer é que, ao fim de 10 anos, os juros reais conseguidos não corresponderão a esse valor [pois 5000€ hoje não valerão o mesmo daqui por 10 anos].

Cumprimentos.

Obrigado pelo esclarecimento.
; )

Caro,

Conseguiria, com o mesmo dinheiro, e sem grandes conhecimentos [apenas os essenciais] ou riscos, rentabilidades mais 'sorridentes', fazendo as coisas 'pelas próprias mãos'.

Não pondera investir noutro tipo de produtos? ; )

Cumprimentos.

Obrigado pela resposta.

Já agora, no meu caso tenho 50% da minha carteira em ETFs MSCI World e MSCI Emerging Markets. Os restantes 50% em obrigações do tesouro portuguesas e depósito a prazo. Limito-me a ler notícias e a ir ajustando a carteira pontualmente, quando consigo algumas poupança para aplicar.

De facto estamos sempre a aprender. Quando comprei os ETF nem me apercebi que ao fazê-lo estava a ficar exposto ao câmbio USD/EUR, porque a moeda dos índices MSCI é o USD e os ETF que tenho estão cotados em Paris em EUR. No entanto, tem corrido bem porque o EUR tem vindo a desvalorizar desde Agosto do ano passado. A minha estratégia é de muito longo prazo, e espero que estes meus pequenos investimentos cresçam e venham a servir para a minha reforma daqui a umas décadas...

A investir agora seria na valorização do Euro, dúvido que desça durante muito mais tempo, está em valores bastante baixos.

Depende. Imagina que a Grécia defaulta. O mais certo é o Euro levar um tombo de todo o tamanho.

Leventei a pergunta, por curusidade. Porque fosse para investir, em algo do género, seria umas dezenas ou centenas de euros.

Last edited:
Tomix,

A minha carteira é, tradicionalmente composta [variando no tempo], por um 'mix' de acções com particular predominância no investimento em empresas-plataforma, tecnológicas, sector bancário e petroliferas que, com especial relevo, operem maioritariamente na Europa, USA, países emergentes e de leste.

Não defino, ao nivel da rentabilidade, algo que possa ser apelidado por esse nome, o maior de todos é manter, no tempo, os ganhos com um mínimo de consistência e segurança [isto é uma heresia em relação a tudo o que se faz, IMO, inclusive, se não mais, o trabalho por conta de outrém, mas Ok].

Invisto, com especial relevância, no principio ['long'] e fim dos Bull's ['short'] e é, por tradição, quando mais dinheiro emprestado peço [ou dou tal passo com mais facilidade].

Tenho um horizonte de médio, longo prazo, no entanto, se, no momento, tomar como favorável, não deixo, também, de investir [especular para muitos], no curto [quantas vezes o faço].

Na 'G'rande maioria das situações, faço uso de médias-baixas alavancagens e 'N'unca invisto sem stop's 'B'em 'D'efinidos antes, baseado nas euforias, 'conselhos' ou medos de quem fôr nem em 'small cap's.

JDEM,

Não posso, pois a meu ver não faz sentido, dar sugestões concretas onde investir, fica, no entanto, a sugestão de replicar uma carteira com composição e estratégia [já descritos] baseada/semelhante na/à minha.

Cash @ 5/01/2012, 68.567€ / +52.34% average 2011 / +7.598€ December.

Mais importante, para mim, que isso, com um pagamento de impostos sobre o rendimento de [bem] menos de 1/2 do que pagava enquanto trabalhador por conta de outrém [!].

Sobre as despesas também reduzi moderadamente a média dispendida em tal 'categoria', chamemos-lhe assim, mas tal não possui, a meu ver, [particular] relevância para o caso/tópico.

Cumprimentos.

Ok :)
Obrigado pela resposta!

Não tenho de perfil de investidor de risco, para já não sei e depois não tenho tempo para me dedicar a isso.

estava a pensar arejar algum capital, já que tenho algum já nas terras do tio sam, falaram-me no Canadá mas ainda nem pensei nisso, ou então o óbvio na Suíça

Quando me encontrar livre 'de tudo' virei ao tópico responder 'a todos' [sem esquecer a pm do Apocalypto84], pois gosto de o fazer sem pressas [em particular por ter uns reparos/conselhos a fazer/dar ao Tomix. ; )], até porque é o tema sobre o qual mais gosto, de longe, 'falar'! [;)]

UserAHO,

Está muito enganado, [já] não trabalho em lado algum, por esse motivo, não tenho qualquer tipo de interesses encapotados! ; )

Cumprimentos.

Obrigado pela resposta.

Já agora, no meu caso tenho 50% da minha carteira em ETFs MSCI World e MSCI Emerging Markets. Os restantes 50% em obrigações do tesouro portuguesas e depósito a prazo. Limito-me a ler notícias e a ir ajustando a carteira pontualmente, quando consigo algumas poupança para aplicar.

De facto estamos sempre a aprender. Quando comprei os ETF nem me apercebi que ao fazê-lo estava a ficar exposto ao câmbio USD/EUR, porque a moeda dos índices MSCI é o USD e os ETF que tenho estão cotados em Paris em EUR. No entanto, tem corrido bem porque o EUR tem vindo a desvalorizar desde Agosto do ano passado. A minha estratégia é de muito longo prazo, e espero que estes meus pequenos investimentos cresçam e venham a servir para a minha reforma daqui a umas décadas...
Tomix,

Sem problema. ; )

Esses dois ETF são muito abrangentes e, a meu ver, arriscados, pois deixa-o igualmente exposto ás perdas e ganhos dos investimentos em que os mesmos apostam e não são [a menos que fossem reverse ETF], em caso de necessidade, possiveis de 'shortar' ou ser 'cobertos' [vulgo fazer 'hedging']!

Podia batê-los com facilidade ao seleccionar um cabaz pela própria mão com uma quantidade pré-determinada dos sub-produtos mais perfomantes em que os mesmos investem! [;)]

Acho extremamente arriscado ter, na altura que corre, produtos de investimento do Estado ou da banca portuguesa, tendo em conta o risco de saída do país da moeda única ou mesmo o colapso da dita.

Devia, caso o objectivo seja salvaguardar valor como aparenta ser com as OT e os DP, diversificar noutra moeda que não euros, um 'mix' de compra de divisas em substituição desses seria uma boa 'aposta' p.e., evitando o mais possivel moedas 'quentes' [tanto por bons como maus motivos], como o dólar, franco e/ou o yéne.

Correcto, é o designado risco cambial, facilmente neutralizado com, à parte do investimento propriamente dito, a compra longa da moeda em que o mesmo irá ser feito e, simultaneamente, a venda 'curta' [aposta na queda], assim qualquer variação dum lado irá sempre ser anulada pela do outro [o chamado e já referido 'hedging'].

Nunca ponderou pedir dinheiro emprestado?

Faz-me confusão como, desde que devidamente pensada a decisão, fazer tal coisa tendo como destino o investimento faz [tanta] 'comichão' à maioria das pessoas em geral.

Ok :)
Obrigado pela resposta!

Não tenho de perfil de investidor de risco, para já não sei e depois não tenho tempo para me dedicar a isso.

estava a pensar arejar algum capital, já que tenho algum já nas terras do tio sam, falaram-me no Canadá mas ainda nem pensei nisso, ou então o óbvio na Suíça
JDEM,

Ora essa. ; )

O risco, ou ausência dele, está em saber o que se faz e como se faz. ; )

Em que produtos tem o dinheiro e de que quantias 'por alto' falamos [se me permite a pergunta]?

Apocalypto84,
'É a seguir'! [;)]

Cumprimentos.

Last edited:
Reparei agora que o Big desceu ligeiramente as taxas de juro com que remunera os depósitos.

Pode ser o prenuncio de um certo aliviar da crise de confiança que atravessamos.

Por outro lado, a actuação do BCE está a ser completamente diferente da que tinha sido com o Trichet. Está activissimo nos mercados de divida pública. O emprestimo de + de 500 milhões aos bancos tb foi interessante.

Em acrescento é engraçado ver que os Gregos já falam em fazer o hair-cut para 75% da divida e os mercados pouco reagem.

Boa noite,

5000euros dá para alguma coisa?

Ou seja, trocando por miudos, com 5000€ o que se pode arranjar de rentável?

Reparei agora que o Big desceu ligeiramente as taxas de juro com que remunera os depósitos.

Pode ser o prenuncio de um certo aliviar da crise de confiança que atravessamos.

Por outro lado, a actuação do BCE está a ser completamente diferente da que tinha sido com o Trichet. Está activissimo nos mercados de divida pública. O emprestimo de + de 500 milhões aos bancos tb foi interessante.

Em acrescento é engraçado ver que os Gregos já falam em fazer o hair-cut para 75% da divida e os mercados pouco reagem.

Os gregos vão pedir 110% e mesmo assim não vai chegar.

Boa noite,

5000euros dá para alguma coisa?

Ou seja, trocando por miudos, com 5000€ o que se pode arranjar de rentável?
Dá, pois.

Alavancado, é um valor suficiente para pôr um sorriso na cara de quem os vir crescer.

Em regra, apenas trabalho, e aconselho investir, com/em acções [indices e sectores das mesmas, a quem não 'faz vida' disto].

Como tudo, requer alguns conhecimentos prévios a fim de poder ser feito com um mínimo de assertividade [menos que o que, em regra, se crê].

Mencionei algumas estratégias anteriormente.

; )

Cumprimentos.

Last edited:
Dá, pois.

Alavancado, é um valor suficiente para pôr um sorriso na cara de quem os vir crescer.

Em regra, apenas trabalho, e aconselho investir, com/em acções [indices e sectores das mesmas, a quem não 'faz vida' disto].

Como tudo, requer alguns conhecimentos prévios a fim de poder ser feito com um mínimo de assertividade [menos que o que, em regra, se crê].

Mencionei algumas estratégias anteriormente.

; )

Cumprimentos.

E destruir completamente a economia de qq pessoa se se apostar nos cavalos ou no momento errado...

Fico a pensar como é possível, por vezes, falar-se com tanta leviandade de investimentos financeiros.

"Aconselhar" pessoas a fazerem investimentos alavancados, como se fosse a coisa mais fácil do mundo...

Nem sei bem o que dizer, mas que eu saiba ainda não há uma receita mágica. E se, por acaso, existir não me parece que os "donos" venham para um fórum falar dela.

Aos que têm 5000, 10000 (seja o que for para investir), tenham cuidado e pensem no vosso grau de aversão ao risco. Enfim, sigam os conselhos da maioria dos users deste tópico.

Back