Bolsa e investimentos

então e se for lichenstein?

faz parte desse acordo de poupança?

Faz. São estes os países signatários (retirado do site da CGD):

Países abrangidos pela Diretiva da Poupança na UE:
Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia.

Outros Estados abrangidos pela Diretiva (que negociaram acordos com a UE):

• No espaço europeu: Andorra, Liechtenstein, Mónaco, São Marino, Suiça, Guernsney, Gibraltar, Ilha de Men e Jersey
  • Fora do espaço europeu: Anguilla, Aruba, B.V.I., Ilhas Caimão, Montserrat, Turks and Caicos.

Algum de vocês já olhou com mais profundidade para as Bitcoins?

Tenho andado a ler sobre o sistema e acho que a ideia base é genial... É claro que ainda é um sistema sem massa critica pelo que é demasiado cedo para avaliar todas as variáveis inerentes a uma moeda virtual. Mas a verdade é que está a despertar cada vez mais interesse e tem tido um afluxo de recursos incrível nos últimos meses, especialmente desde que a crise no Chipre tornou evidentes as vantagens de um sistema totalmente descentralizado e impossível de controlar por governos e bancos centrais.

Só para terem uma ideia da evolução fica aqui um gráfico com o cambio Bitcoin/EUR e os volumes diários em milhões de euros que são processados pelo operador de câmbios Mt.Gox:

btc_eur.png

Resumindo... Tenho andado tentado a transferir algumas poupanças (coisas relativamente pequenas) para bitcoins para de alguma forma ter activos fora deste ambiente de intervenção da UE e dos governos, mas ainda estou um bocado céptico por causa da novidade que representam estas cryptocurrencies...

Last edited:
Bitcoin = altíssimo risco, sobretudo por causa da falta de liquidez e de reconhecimento nos mercados monetários internacionais.
Pode vir a gerar grandes fortunas tal como pode levar muita gente à bancarrota.

Quando há muita gente a falar sobre aqueles produtos financeiros inventados pelos bancos sem qualquer sustentação real, o bitcoin é mais um. Simplesmente não foi inventado pelos bancos.

Bitcoin = altíssimo risco, sobretudo por causa da falta de liquidez e de reconhecimento nos mercados monetários internacionais.
Pode vir a gerar grandes fortunas tal como pode levar muita gente à bancarrota.

Quando há muita gente a falar sobre aqueles produtos financeiros inventados pelos bancos sem qualquer sustentação real, o bitcoin é mais um. Simplesmente não foi inventado pelos bancos.

Para levar alguém à bancarrota era preciso que alguém tivesse a insensatez de colocar lá a maioria dos seus activos... [;)] Mas não será o caso... Eu tenho consciência da volatilidade que poderá vir da novidade do conceito e da falta de massa critica.

De qualquer forma, após ler um bocado, fiquei muito interessado no conceito, não só pela criatividade usada para criar esta nova moeda que resolve de uma forma bastante completa os maiores problemas das moedas actuais, mas sobretudo porque estas novas cryptocurrencies encarnam de forma quase perfeita aquilo que o Hayek considerava como sendo o ideal, que eram as moedas concorrentes entre si, e sem controlo governamental.

Agora que as pessoas da pior maneira começam a perceber o perigo de dar o controlo de algo tão fundamental à economia, como é a quantidade de moeda existente, aos interesses políticos, e porque as impressoras de USD's e EURO's estão efectivamente a trabalhar na velocidade máxima, acho que a tendência será ver uma desvalorização das moedas em relação a outros activos.. Mas como investir em activos tangíveis como ouro leva a que se perca as vantagens do dinheiro, vejo muito potencial nestas novas formas de dinheiro..

E penso que o crescimento que tem tido, demonstra bem que esse potencial existe... Há um ano atrás quando comecei a ler pela primeira vez sobre o assunto as bitcoins eram apenas um conceito engraçado em que se transaccionavam alguns milhares de USD por dia.. Hoje estamos a falar de uma moeda com uma capitalização de cerca de 1,3 mil milhões de euros.

Que sustentação é que a bitcoin da? Que segurança da? Porque é que se fala de uma moeda quase perfeita? Nao entendo... Aquilo é tudo virtual, nao existe nada que garanta o valor dela....

Que sustentação é que a bitcoin da? Que segurança da? Porque é que se fala de uma moeda quase perfeita? Nao entendo... Aquilo é tudo virtual, nao existe nada que garanta o valor dela....

Tal como não existe nada que garanta o valor de uma nota de euro ou de dólar, aquilo é apenas papel e desde o tempo do Nixon(?) que deixou de ser convertível em qualquer tipo de activo tangível.

O valor vem de duas características:
1º - é um bem que existe em quantidades escassas.
2º - Existe procura por esse bem.

Se tiveres interessado deixo-te aqui um bom artigo publicado pelo Instituto Mises a proposito do tema: The Money-ness of Bitcoins - Nikolay Gertchev - Mises Daily

Tal como não existe nada que garanta o valor de uma nota de euro ou de dólar, aquilo é apenas papel e desde o tempo do Nixon(?) que deixou de ser convertível em qualquer tipo de activo tangível.

O valor vem de duas características:
1º - é um bem que existe em quantidades escassas.
2º - Existe procura por esse bem.

Se tiveres interessado deixo-te aqui um bom artigo publicado pelo Instituto Mises a proposito do tema: The Money-ness of Bitcoins - Nikolay Gertchev - Mises Daily

mas nao existe nenhuma entidade por tras, é estranho... quem te garante que um hacker qualquer nao produz em casa dele 10000000000000000 de bitcoins reais?

por tras das moedas existe um pais interiro, reservas de ouro e outras coisas... nao é sequer comparavel com uma coisa completamente virtual, que de um dia para o outro pode valer 0 ou deixar de existir ate.. nao sou perito nisto mas acho que tem uma certa logia o que eu disse.

Quem produz as bitcoins? quem controla quem produz?

Tá aí um buzz de bitcoint com notícias por todo o lado. Ou está para rebentar ou está para descolar...
Todos os grande jornais de economia estão a lançar notícias diariamente.

-----
Outra assunto: a minha saga de abertura de conta "lá fora-zona-Euro" foi finalmente concluída hoje depois de alguns perlcalços burocráticos. Já está tudo a bombar com transferência programadas mensais.

Relembro que a ideia era arranjar um mealheiro fora de Portugal. Não propriamente um investimento dadas as taxas de juros serem miseráveis, mas apenas um local seguro para meter moedinhas todos os meses[:D]

Agora o próximo passo será negociar uma taxa de juro para uma quantia um pouco mais avultada mas não sei se me vão dar muita bola... Não custa tentar.

Em relação à conta "lá fora-outra-moeda-qualquer" é que está mais complicado. O UK não me anda a inspirar muito e as contas na Suíça dão muita bandeira além de exigirem deslocação e muita papelada. Acho que por agora vou-me deixar estar sossegado por uns tempos até ver.

---

Curiosamente estava há pouco a tomar café e um casal ao meu lado com uma conversa assim "eles garantiram-em que a conta vai ficar na Alemanha e tal e coisas e se houver qualquer problemas em Pt o dinheiro fica garantido, blabla bla wiscas saquetas" . Casal na casa dos quarenta com ar completamente normal e vulgar...

A malta anda a abrir a pestana.

Last edited:
Tá aí um buzz de bitcoint com notícias por todo o lado. Ou está para rebentar ou está para descolar...
Todos os grande jornais de economia estão a lançar notícias diariamente.

Os preços das Bitcoins estão descontrolados, há dias quando falei estavam a 70 euros, hoje estão a negociar a 160....

A meu ver é quase certo que mais tarde ou mais cedo esta subida galopante vai ter uma correcção, mas também acredito que a tendência de longo prazo será para a valorização em relação às outras moedas.

É uma incógnita... a verdade é que tenho em carteira 100 BTC desde Março 2011 quando tomei conhecimento das bitcoins, na altura custaram-me perto de 90 USD... e hoje valerão 26.000 USD.
Uso a plataforma mtgox.com, e já transferi para a minha conta DO há uns meses atrás, o equivalente a 500usd. Portanto neste momento não tenho nada a perder, e estou na expectativa de ver até onde vai a valorização da BTC.

Olho para isto mais como um jogo, e nunca investiria grandes quantias nesta moeda virtual, porque de hoje para amanhã ninguém sabe o que acontece. Sei sim que muitos russos estou a transferir moeda cipriota para BTC, no entanto nunca conseguem transferir para uma conta à ordem mais de 10.000USD /mês.

É uma incógnita... a verdade é que tenho em carteira 100 BTC desde Março 2011 quando tomei conhecimento das bitcoins, na altura custaram-me perto de 90 USD... e hoje valerão 26.000 USD.
Uso a plataforma mtgox.com, e já transferi para a minha conta DO há uns meses atrás, o equivalente a 500usd. Portanto neste momento não tenho nada a perder, e estou na expectativa de ver até onde vai a valorização da BTC.

Olho para isto mais como um jogo, e nunca investiria grandes quantias nesta moeda virtual, porque de hoje para amanhã ninguém sabe o que acontece. Sei sim que muitos russos estou a transferir moeda cipriota para BTC, no entanto nunca conseguem transferir para uma conta à ordem mais de 10.000USD /mês.

imagina se na altura em vez de 90 euros, tivesses metido 9000 euros. :)

Alguem usa o orey iTrade?

Pesquisei no google por um jogo de bolsa em que desse para simular com valores reais da bolsa, foi o primeiro que me apareceu
Conhecem mais algum?

vegas, esse site é seguro? mtgox

É tão seguro quanto vais encontrar em termos de sites de cambio de bitcoins. Para armazenar as moedas o melhor é teres uma carteira local.

Alguem usa o orey iTrade?

Pesquisei no google por um jogo de bolsa em que desse para simular com valores reais da bolsa, foi o primeiro que me apareceu
Conhecem mais algum?

Eu uso. Mas para transacções reais.. É uma boa plataforma, com comissões de bolsa simpáticas quando comparadas com as dos bancos.

Penso que a vertente de simulação só funciona durante 1 mes, depois tens que abrir conta.

A Bitcoin está a cair 30% face ao máximo do dia! Que é que se estará a passar?

mas nao existe nenhuma entidade por tras, é estranho... quem te garante que um hacker qualquer nao produz em casa dele 10000000000000000 de bitcoins reais?

por tras das moedas existe um pais interiro, reservas de ouro e outras coisas... nao é sequer comparavel com uma coisa completamente virtual, que de um dia para o outro pode valer 0 ou deixar de existir ate.. nao sou perito nisto mas acho que tem uma certa logia o que eu disse.

Quem produz as bitcoins? quem controla quem produz?

O sistema está feito para as moedas e as transacções só serem aceites quando a maioria da rede as aceitar como boas. A forma de aceitar as transacções e de criar novas moedas implica longos processos de computação. Teoricamente, para alguém "falsificar" dinheiro ou para forjar transacções teria que ter mais poder de processamento do que o resto da rede.

Só para teres uma ideia do que seria preciso, um processador de topo, como o Intel Core i7 3930K (+500 euros) é capaz de processar cerca de 65 Mhash/S.. Uma placa gráfica de topo, como a ATI 7990 (+ 1000EUR) é capaz de processar 1200 Mhash/S... Mas a velocidade global da rede é neste momento cerca de 75000000 Mhash/s.. Resumindo, seria preciso investir alguns milhões largos em hardware para ter esse poder de processamento, e depois de lançar um ataque desse tipo, o atacante ficava cheio de moedas sem valor, porque o valor de uma moeda deste tipo está muito ligado à confiança no sistema.

Quanto à produção, esta é feita num processo que é inspirado no ouro, "minando". Resumidamente o sistema está feito para que esse esforço de processamento que referi em cima, vá gerando novas moedas, cerca de 25 a cada 10 minutos e com o tempo o numero de novas moedas vai diminuindo até que há-se ser atingido um máximo. A forma como as moedas são produzidas está codificado no protocolo, e não é controlado por ninguém em concreto, no fundo é controlado por toda a rede.

Até agora o sistema tem-se revelado bastante robusto e ainda não teve nenhum ataque com sucesso.

A Bitcoin está a cair 30% face ao máximo do dia! Que é que se estará a passar?

Estranho era se não caísse depois das subidas brutais que teve nos ultimos tempos.... Além de que estamos a falar de um mercado ainda com pouca capitalização e que por isso tende a ser volátil.

Last edited:
Back