Bolsa e investimentos

O sistema está feito para as moedas e as transacções só serem aceites quando a maioria da rede as aceitar como boas. A forma de aceitar as transacções e de criar novas moedas implica longos processos de computação. Teoricamente, para alguém "falsificar" dinheiro ou para forjar transacções teria que ter mais poder de processamento do que o resto da rede.

Só para teres uma ideia do que seria preciso, um processador de topo, como o Intel Core i7 3930K (+500 euros) é capaz de processar cerca de 65 Mhash/S.. Uma placa gráfica de topo, como a ATI 7990 (+ 1000EUR) é capaz de processar 1200 Mhash/S... Mas a velocidade global da rede é neste momento cerca de 75000000 Mhash/s.. Resumindo, seria preciso investir alguns milhões largos em hardware para ter esse poder de processamento, e depois de lançar um ataque desse tipo, o atacante ficava cheio de moedas sem valor, porque o valor de uma moeda deste tipo está muito ligado à confiança no sistema.

Quanto à produção, esta é feita num processo que é inspirado no ouro, "minando". Resumidamente o sistema está feito para que esse esforço de processamento que referi em cima, vá gerando novas moedas, cerca de 25 a cada 10 minutos e com o tempo o numero de novas moedas vai diminuindo até que há-se ser atingido um máximo. A forma como as moedas são produzidas está codificado no protocolo, e não é controlado por ninguém em concreto, no fundo é controlado por toda a rede.

Até agora o sistema tem-se revelado bastante robusto e ainda não teve nenhum ataque com sucesso.

Estranho era se não caísse depois das subidas brutais que teve nos ultimos tempos.... Além de que estamos a falar de um mercado ainda com pouca capitalização e que por isso tende a ser volátil.

Thx pela info. :)

mas, como é que a confiança no sistema poderia cair se ninguem sabe se esse tal hacker esta ou nao a "falsificar" dinheiro?

Isso já entra em pormenores um bocado técnicos que eu não domino... Mas no Wiki tem isto:

Attacker has a lot of computing power

An attacker that controls more than 50% of the network's computing power can, for the time that he is in control, exclude and modify the ordering of transactions. This allows him to:

• Reverse transactions that he sends while he's in control. This has the potential to double-spend transactions that previously had already been seen in the block chain.
  • Prevent some or all transactions from gaining any confirmations
  • Prevent some or all other miners from mining any valid blocks
The attacker can't:

• Reverse other people's transactions
  • Prevent transactions from being sent at all (they'll show as 0/unconfirmed)
  • Change the number of coins generated per block
  • Create coins out of thin air
  • Send coins that never belonged to him
With less than 50%, the same kind of attacks are possible, but with less than 100% rate of success. For example, someone with only 40% of the network computing power can overcome a 6-deep confirmed transaction with a 50% success rate.
It's much more difficult to change historical blocks, and it becomes exponentially more difficult the further back you go. As above, changing historical blocks only allows you to exclude and change the ordering of transactions. It's impossible to change blocks created before the last checkpoint.
Since this attack doesn't permit all that much power over the network, it is expected that no one will attempt it. A profit-seeking person will always gain more by just following the rules, and even someone trying to destroy the system will probably find other attacks more attractive. However, if this attack is successfully executed, it will be difficult or impossible to "untangle" the mess created -- any changes the attacker makes might become permanent.

Resumindo... a única coisa que um atacante conseguiria fazer seria reverter transferências de dinheiro enviado por ele próprio, o resto são coisas que poderiam perturbar a rede, mas não dariam vantagens financeiras. Tendo em conta que o poder de processamento global da rede é superior ao dos maiores supercomputadores, estamos a falar de um ataque MUITO CARO em termos de recursos, para resultados muito pequenos em termos de benefícios.

Ninguém faz aí um pequeno tutorial de como cambiar umas bitcoins para € e vice-versa? Os preços estão a cair em flecha o que é bom para começar a comprar e esperar por melhores tempos para vender.

[h=2]Bitcoin recupera de desvalorização de 60% depois de ter atingido máximo histórico[/h]O Bitcoin atingiu a 10 de abril uma cotação máxima de 203 euros para no espaço de poucas horas desvalorizar cerca de 60% e passar a valer 82 euros por cada "moeda". O dia de ontem aparece como um exemplo perfeito da volatilidade do dinheiro digital e daquilo que um ato especulativo pode provocar.

A desvalorização aconteceu depois de ter havido um pico de interesse pela moeda que originou latência nos servidores do MT Gox, um dos maiores portais de transação de Bitcoins, que por sua vez causou um ataque de pânico que levou à venda massificada da moeda - levando ainda mais ao entupimento do sistema de transações.

A isto acresce o aumento no número de utilizadores. Os responsáveis do MT Gox referem em declarações reproduzidas pelo Mashable que o número de novos utilizadores do Bitcoin em março foi de 60 mil, valor que aumentou para os 75 mil só nestas primeiras semanas de abril, num total de 20 mil novas contas por dia segundo as estimativas.

O problema de bloqueio do sistema tinha sido explicado por algumas publicações como sendo causa de ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS), o que alegadamente estaria a comprovar a vulnerabilidade do sistema às mãos de piratas informáticos. Esta situação não se confirmou.

A imprensa internacional avança também que a quebra apareceu como um ajuste natural ao crescimento explosivo que o Bitcoin teve nos últimos dias - tal como acontece nas bolsas de valores -, pelo que é visto com normalidade.

TeK > Notícias > Negócios > Bitcoin recupera de desvalorização de 60% depois de ter atingido máximo histórico

Isso vai rebentar. Não vejo outra possibilidade.

Nota: não percebo nada de bitcoint. [:)]

rouba as bitcoins, roubando o login e password do mtgox, certo?

As bitcoins são armazenadas em carteiras que não passam de chaves criptográficas. Normalmente guardadas no PC sob a forma de um ficheiro (embora possas imprimir numa folha e guardar num cofre por exemplo)... Sem essas chaves com a tecnologia actual, é impossível roubar as bitcoins a alguém.

Pelo que é fácil de perceber que a segurança das bitcoins na nossa carteira é directamente proporcional à forma como guardamos a chave criptográfica. Um bom passo é encriptar, que é um passo sugerido por qualquer programa de gestão de carteiras bitcoin, depois convém ter um anti-vírus para garantir que não temos keyloggers no Pc, etc.. etc... No fundo é o mesmo tipo de preocupações que devemos ter ao usar um site de um banco ou o cartão de credito online.

Como podemos ter multiplas carteiras podemos sempre optar por medidas de segurança diferenciadas. Eu por exemplo para pequenas quantias e para pequenas transacções uso o https://blockchain.info/wallet/ que é um serviço online, bastante pratico e que permite usar a mesma carteira no PC ou no telefone.

Para quantias maiores, agora não tenho nada em carteira, mas já cheguei a ter algum valor e guardei num ficheiro no Pc, encriptei com uma palavra passe que só eu sabia e pronto. Felizmente não morri, se não, nem os meus herdeiros mexiam no dinheiro [;)]

Ninguém faz aí um pequeno tutorial de como cambiar umas bitcoins para € e vice-versa? Os preços estão a cair em flecha o que é bom para começar a comprar e esperar por melhores tempos para vender.

Para isso tens que te registar num dos exchangers, enviar copias dos teus documentos pessoais para ter a conta verificada (o que pode levar até 10 dias uteis no Mt.Gox) e depois transferes dinheiro para um NIB que eles indicam, ficando ao fim de 2 dias úteis disponível.

Resumindo, para aproveitar o momento não é fácil... Comprar com cartões de credito, paypal e afins não conheço provavelmente por causa dos chargebacks.

Tens aqui uma lista dos principais:

https://en.bitcoin.it/wiki/Trade#Real-time_Trading

O maior de longe é o Mt.Gox, o que acontece porque é um dos melhores, mas também o torna o mais visado em ataques DDoS, pelo que volta e meia está offline. Quando isso acontece é normal a cotação cair bastante, como está a acontecer hoje.

Millions face starvation as world warms, say scientists | Global development | The Observer

Millions of people could become destitute in Africa and Asia as staple foods more than double in price by 2050 as a result of extreme temperatures, floods and droughts that will transform the way the world farms.

Eu começo a achar mesmo que a longo prazo investir em milho, café, cacau, cana de açucar, etc etc é capaz de ser investimento.

Até há uns tempos achava que a minha familia devia vender os terrenos todos e livrar-se das despesas e impostos, mas aos poucos, começo a achar que os mais férteis são keepers.

Eu ainda tenciono andar por cá umas decadas e principalmente deixar descendência.

Outra vez essas tretas do aquecimento global? Até agora todos os modelos e simulações de alterações climáticas que previam essas catástrofes e que começaram a aparecer nos anos 80 têm falhado miseravelmente nas suas previsões...

Se eu tivesse comido a trampa que me andaram a tentar dar nos ultimos 30 anos, já me tinha suicidado... Porque já ouço falar em catástrofes e já vejo os famosos gráficos em forma de stick de hokey desde há pelo menos 30 anos:

hockey-stick-graph.png

Até ver, o fim do mundo ainda não se verificou, hoje há muito menos pobres e muito menos fome mundial do que há 30 ou há 20 anos.. Temos muitos camelos, mas Portugal ainda não se transformou num deserto.. Em suma, a vida continua a andar como sempre....

Agora, há três coisas que me parecem evidentes...

1º É certo que o CO2 interfere com o clima. E os esforços no sentido de melhorar a eficiência tecnológica no sentido de reduzir as suas emissões são positivas.

2º O clima, as várias interacções e vários estabilizadores naturais existentes, como o facto de mais calor gerar mais evaporação e consequentemente mais nuvens que reflectem mais luz solar para o espaço e dessa forma contrapõem o aquecimento, que tudo isto é demasiado complexo para que alguém possa fazer projecções com um mínimo de certezas sobre o que vai acontecer em 20, 30, ou 50 anos... Tanto é assim, que todas as projecções com mais de 10 ou 15 anos, sobrestimaram o aquecimento que realmente aconteceu.

3º Alguém anda a ganhar imenso dinheiro à conta de todas estas projecções, porque eu vejo a paisagem do pais toda destruída com parques eólicos intermináveis, enquanto a factura da luz não para de subir para financiar toda essa "economia verde"...

Se eu tivesse comido a trampa que me andaram a tentar dar nos ultimos 30 anos, já me tinha suicidado... Porque já ouço falar em catástrofes e já vejo os famosos gráficos em forma de stick de hokey desde há pelo menos 30 anos:

hockey-stick-graph.png

Até ver, o fim do mundo ainda não se verificou, hoje há muito menos pobres e muito menos fome mundial do que há 30 ou há 20 anos.. Temos muitos camelos, mas Portugal ainda não se transformou num deserto.. Em suma, a vida continua a andar como sempre....

Agora, há três coisas que me parecem evidentes...

1º É certo que o CO2 interfere com o clima. E os esforços no sentido de melhorar a eficiência tecnológica no sentido de reduzir as suas emissões são positivas.

2º O clima, as várias interacções e vários estabilizadores naturais existentes, como o facto de mais calor gerar mais evaporação e consequentemente mais nuvens que reflectem mais luz solar para o espaço e dessa forma contrapõem o aquecimento, que tudo isto é demasiado complexo para que alguém possa fazer projecções com um mínimo de certezas sobre o que vai acontecer em 20, 30, ou 50 anos... Tanto é assim, que todas as projecções com mais de 10 ou 15 anos, sobrestimaram o aquecimento que realmente aconteceu.

3º Alguém anda a ganhar imenso dinheiro à conta de todas estas projecções, porque eu vejo a paisagem do pais toda destruída com parques eólicos intermináveis, enquanto a factura da luz não para de subir para financiar toda essa "economia verde"...

Eu no post sobre a comida não falei em catastrofes, nem sei se leste o artigo. Não falava em cenários apocalipticos, mas que alterações climatericas podem tornar as condições para cultivo de terras mais dificeis e como tal, tornar os alimentos mais caros. Coincidência o insurgente ter um artigo sobre isso, mas o link que coloquei tb cita o link do guardian que o insurgente colocou.

Em continetes como áfrica e ásia onde há países extramamente pobres, poucos centimos de subida nos preços pode fazer mta diferença. E mesmo em zonas mais ricas ( sei lá que tipo de continente seremos em 2050) ainda que se possa comprar os alimentos, nao quer dizer que não seja necessário um maior esforço do orçamento de uma familia.

Se a isso juntarmos o desenvolvimento (vamso lá ver se continua assim ou nao) de países com populações enormes, que obviamente vão competir pelos recursos, é bem capaz de fazer subir o preço dos alimentos.
"Food production will have to rise 60% by 2050 just to keep pace with expected global population increase and changing demand. Climate change comes on top of that.

Não estou a pensar que vem aí catastrofes climatéricas semana sim, semana não, mas que o clima parece ter fenómenos mais extremos, com mais frequência ( independemente de ser culpa humana ou ser um ciclo normal do planeta) nos ultimos tempos, isso acho que não é mito. Mais o fator população.

Se tudo for exagerado...espero ainda cá estar em 2050, e darei-te razão.

AyrtonRose, fome generalizada a mim soa-me a catástrofe, mas isso sou eu que gosto de comer bem, outros poderão ter uma opinião diferente [;)]

E até ver tiveram mais impacto no preço dos alimentos e na capacidade desses povos se alimentarem, politicas impensadas, como a promoção do consumo crescente de biocombustíveis que fez com que o preço de muitos cereais ficasse de certa forma indexado ao preço do petróleo do que propriamente as alterações climáticas...

É verdade.

European biofuel targets contributing to global hunger, says Oxfam | Global development | guardian.co.uk

http://www.nytimes.com/2011/04/07/science/earth/07cassava.html?_r=0

Mas se a isso juntares crescimento populacional, aumento do nível de vida em certos países e mudanças climatéricas....

A minha questão não era tanto se o clima aquece ou não, se é culpa do homem do planeta, das ambições eco dos países, mas sim que por várias razões o preço dos alimentos, parece, tem tendência a aumentar.

Por isso talvez não seja má ideia olhar para os alimentos como investimento ( é cínico estar aqui a criticar essas tendências e depois ver como um investimento, eu sei) e se calhar daqui a umas decadas um terreno bom para cultivo valha tanto como um terreno urbanizável. Era mais isso.

As coisas não são bem assim. Vamos lá ver se eu não digo nenhuma asneira porque a Fiscalidade não é a minha especialidade, mas as coisas funcionam genericamente do seguinte modo:

Em primeiro lugar, aos olhos da lei tu tens sempre a obrigação de declarar no teu território de residência todos os teus rendimentos, incluindo os que foram obtidos no estrangeiro. Mas como é lógico, se não houver risco do fisco vir a saber nada, só declara quem quer (veja-se o caso do Ricardo Salgado e os seus 8,5Mio).

No caso das contas bancárias no estrangeiro há que diferenciar 2 situações diferentes:
1) Contas em países signatários da Directiva da Poupança (UE + Suiça + Luxemburgo e mais uns 3 ou 4)
2) Contas em países terceiros

No caso 2) a melhor opção é pagar os impostos locais e esquecer o assunto. Não se declara nada ao fisco nacional e estes países também não vão informar o fisco nacional de nada. Excepto no caso de ser o Fisco a pedir formalmente informação específica sobre a pessoa A ou B, e aí é possível que a informação seja obtida, mas depende do país. De todo o modo isto só sucede se estiveres a ser investigado pelo fisco.

No caso 1) tens 2 opções:
a) Ou optas pelo englobamento dos rendimentos no teu IRS, e nesse caso pagas zero no país onde tens a conta, mas és obrigado a declarar no teu IRS esses rendimentos e englobar esses rendimentos no teu rendimento total.

b) Ou optas por pagar a taxa liberatória do país em causa, sendo que neste caso o Fisco português tem o direito de te cobrar o diferencial (se for positivo) entre a taxa paga lá e a de cá. Por exemplo, no caso de Inglaterra, a taxa liberatória é de 20%. Como em Portugal é de 28%, neste regime o Fisco português pode cobrar-te os 8% em falta.

Em ambos os casos, sendo países signatários da Directiva da Poupança (Dp), isto significa que os respectivos Bancos comerciais têm a obrigação de coomunicar aos respectivos fiscos os rendimentos de todos os seus clientes não residentes, e o Fisco do país comunica estes dados ao fisco português (no caso das contas de portugueses não residentes). Desta forma se garante que nada escapa a cada um dos países signatários da Dp.
Só que não prática isso nem sempre sucede. Entre os países da zona euro julgo que se faz. Mas por exemplo a Suíça ainda não o faz, e penso que Inglaterra também ainda não o faz.

Ora, se não o fazem, então abre-se uma janela de oportunidade. Podemos escolher a opção a) e pura e simplesmente não declaramos os rendimentos cá em Portugal. O problema é que isso constitui um crime grave, se formos apanhados. Por exemplo, a declaração que é preciso assinar em Inglaterrra quando se opta por a) é tão intimidatória que é preciso alguma coragem ou loucura para a assinar.
Por isso é que a melhor solução de compromisso é a opção b).
No meio desta confusão toda que é o sistema fiscal como é que isto se processa no IRS do pobre?
Em que campos e em que moldes se insere isto no IRS?

Por exemplo em relação ao LUX, quanto é que temos de pagar e como?

Edd :)

Depois de algum tempo a seguir o mercado das Bitcoins e depois de mais um crash, que entretanto está a recuperar mas que levou a variações loucas de preços em pouco mais de um mês, confirmei aquilo que já desconfiava, apesar da ideia ser a meu ver genial e ter imenso potencial futuro, por enquanto o mercado é demasiado pequeno e está demasiado dependente de meia uma meia dúzia de casas de cambio, pelo que como forma de investimento ou de reserva de valor é para esquecer.

De qualquer forma a minha desconfiança em relação ao sistema monetário actual mantém-se... Basta olhar para qualquer relatório oficial e percebe-se que o numero de Dollares, Euros, Libras, etc.. em circulação disparou nos últimos anos, desde que se iniciou esta orgia louca em que governos e bancos centrais se meteram... Não há volta a dar, seja olhando para a base monetária simples, seja olhando para a base monetária corrigida pelo PIB, a verdade é só uma, a quantidade de dinheiro em circulação está a aumentar a um ritmo sem precedentes..

usd-monetary-base.png

Por isso não tenho duvidas... Só há uma de duas saídas para este desequilíbrio entre a quantidade de notas e a quantidade de bens e serviços existentes, ou entramos num período de inflações relativamente altas, mas estáveis.. Ou esta enorme bolha especulativa em que se estão a transformar as moedas, especialmente o dólar, rebenta e arrasta o mundo inteiro para uma crise muito pior do que esta que estamos a atravessar..

A juntar a isto, temos a postura dos governos que parecem desesperados e prontos a fazer de tudo para salvar o regime e as instituições existentes, atropelando os direitos mais básicos dos cidadãos de um pais livre e democrático, como se viu recentemente no seio da UE com o confisco dos próprios depósitos das pessoas...

Assim, a minha ideia de começar a criar ma reserva de valor fora do sistema monetário / bancário, mantém-se... Estou especialmente inclinado para investir um pouco em metais preciosos, ouro e prata. Como não tenho qualquer interesse em numismática, a minha ideia será comprar barras ou moedas das edições que são geralmente aceites no comercio internacional de metais e que mais tarde serão facilmente aceites caso decida voltar a vender.

Agora a minha questão é: alguém tem experiência com o processo? Onde comprar em Portugal sem grandes custos além do preço do próprio metal?

Boas caros amigos.

Como estamos de depósitos a prazo, ou algo com capital garantido para 25mil €?

O banco com que trabalho é o BIC e eles tinham um depósito interessante para dinheiro fresco que pagava a 4% mas agora está a 3.5%.

Vence para a semana o depósito para novos clientes que tinha no BIG e não queria ter o dinheiro parado, por isso convinha começar já a tratar do assunto...

Back