Bolsa e investimentos

Sim... mas o BES é o banco mau e morreu. Excepto para os que ficaram encalacrados...

Mas que vos parece apostar no Banco Bom? Quando tal for viável, é claro!

E, enquanto tal não é possível, vale a pena apostar no BPI?

Posso-me enganar mas duvido que as ações do NB vão para mercado
Aquilo é para ser vendido às postas, até o presidente e administração estão com interinos.... Há que ler os sinais

Ações de bancos? Thanks, but no thanks.

As do BCP foram boa escolha na altura certa... há uns 8-10 meses, no princípio do ano. Quando se vir que está na altura certa... é despachá-las novamente!

Não sei... foi uma fezada que me deu! "Ora deixa lá ajudar estes gajos quando precisarem!" [:D]

Não se sabe ainda tecnicamente se foi ele que saiu ou se foi convidado. QQ dia está noutro lado a fzr o que sabe fazer: cantar missas numa QQ seita empresarial.

mas ele saiu para a Oi antes desse desfalque para o GES, não foi?

Sempre o achei um crânio e um dos grandes valores que temos por cá. Estive enganado?

Na minha opinião ele é um génio, mas não é da Gestão. Conheço-o pessoalmente, ainda que os nossos encontros tenham sido em ambientes informais e esporádicos. Mas deu para perceber que é um tipo cheio de carisma com muita capacidade de motivar multidões. É daquelas pessoas que num jantar qualquer se torna automaticamente o centro das atenções e a quem dá gosto ouvir contar histórias. O tipo é um engenheiro social inato. Contudo, na minha opinião exagera tanto nesse papel que acaba por perder credibilidade e começa a instalar-se uma ideia de que tudo aquilo espremido não dá em nada. Além disso estou convencido que sofre um pouco de Mitomania. Consegue criar um mundo de ideias e convicções à volta dele e convencer-se da sua veracidade, mesmo quando toda a gente à sua volta sabe que a realidade não é bem assim. Nesse sentido faz-me lembrar um pouco o Steve Jobs.
Estou plenamente convencido de que uma boa parte da fama e do sucesso que teve até agora foi assente nesse carisma, e não propriamente em qualidades técnicas e de gestão excepcionais. Mas atenção, isto não quer dizer que o ache um mau gestor. Aliás, ele provavelmente vê mais com um olho fechado que a maioria dos gestores portugueses com os 2 abertos. Simplesmente não é tudo aquilo que fizeram crer que era.
Correndo o risco de ser injusto com ele, há um ditado que se ajusta de algum modo: "Podes enganar muitas pessoas durante algum tempo, ou podes enganar toda a gente durante pouco tempo, mas não consegues enganar toda a gente durante todo o tempo."
No caso dele eu substituiria a palavra "enganar" por "inspirar".

mas ele saiu para a Oi antes desse desfalque para o GES, não foi?

Sempre o achei um crânio e um dos grandes valores que temos por cá. Estive enganado?

o ponto nem é se é mau ou bom gestor.

em causa está o tema da confiança.
Quando se entra em negócios desta envergadura PT + Oi, e que por acaso se descobre - via escândalo - um buraco daqueles com o Rio Forte, o destino ficou traçado: quebra de confiança e o negócio arruinado.

se saí ou é convidado a sair, é indiferente. Não tinha condições (confiança dos accionistas brasileiros) para continuar

A história da PT e do seu "super CEO" tem sido uma anedota nos últimos 4 anos... ou mesmo desde que ele é CEO da PT.

Basicamente, todas as decisões de fundo foram um flop. A única que se escapou foi o lançamento do MEO, mas que foi uma decisão natural para a envergadura e para o negócio da PT.

Mais, em 2010 declarei que não era CEO de coisa nenhuma. Não pela venda da VIVO (um excelente negócio) mas sim pela compra da OI, decidida pelo primeiro ministro e pelo BES. Nenhum CEO digno desse nome admitia aquilo... mas ele admitiu... e isso, para mim, disse tudo. Os últimos 4 anos foram a sentença final.

Pelo menos para os accionistas da PT, foi claramente o pior CEO de sempre já que desvalorizou a empresa a 1/6 do que valia... rio-me quando me recordo da OPA da SONAE, em que o sr. Zeinal e o sr. Granadeiro colocaram-se como os defensores da PT, dos centros de decisão da PT e contra o seu desmantelamento... mas foi exactamente o que essas pessoas fizeram! Desmantelaram a PT, completamente. Operações em Macau e parte de África já tinham sido vendidas. O Brasil foi um flop. A PT não existe sequer, é apenas uma sucursal da OI que até já quer vender a Sucursal portuguesa e Angolana. Não foi o senhor Belmiro que pagava uma pipa de massas que a desmantelou nem os "espanhóis oportunistas", foi a "super administração".

Mas super administração em quê?

A história da PT e do seu "super CEO" tem sido uma anedota nos últimos 4 anos... ou mesmo desde que ele é CEO da PT.

Basicamente, todas as decisões de fundo foram um flop. A única que se escapou foi o lançamento do MEO, mas que foi uma decisão natural para a envergadura e para o negócio da PT.

Mais, em 2010 declarei que não era CEO de coisa nenhuma. Não pela venda da VIVO (um excelente negócio) mas sim pela compra da OI, decidida pelo primeiro ministro e pelo BES. Nenhum CEO digno desse nome admitia aquilo... mas ele admitiu... e isso, para mim, disse tudo. Os últimos 4 anos foram a sentença final.

Pelo menos para os accionistas da PT, foi claramente o pior CEO de sempre já que desvalorizou a empresa a 1/6 do que valia... rio-me quando me recordo da OPA da SONAE, em que o sr. Zeinal e o sr. Granadeiro colocaram-se como os defensores da PT, dos centros de decisão da PT e contra o seu desmantelamento... mas foi exactamente o que essas pessoas fizeram! Desmantelaram a PT, completamente. Operações em Macau e parte de África já tinham sido vendidas. O Brasil foi um flop. A PT não existe sequer, é apenas uma sucursal da OI que até já quer vender a Sucursal portuguesa e Angolana. Não foi o senhor Belmiro que pagava uma pipa de massas que a desmantelou nem os "espanhóis oportunistas", foi a "super administração".

Mas super administração em quê?

BOUM!!!

Ora aí está. Nem mais.
Aliás, durante todo este tempo o CEO da PT foi o Ricardo Salgado, com o
suporte institucional do pau-mandado chamado Sócrates.
O Bava apenas dava a cara.

A perda da VIVO e substituição pela OI, foi má.
Mas a ideia da fusão foi ainda pior... foi juntar um coxo completo (OI)
a um meio-coxo (PT), que resulta em coxo-e-meio, destruindo por
completo o meio-coxo que ainda se conseguia mexer...

Bem... ainda deu para ter ganho quase 50% num único mês com a PT,
aqui há uns anos.

Não vejo modo de as acções da PT ou da resultante da fusão virem a
ganhar valor nos tempos mais próximos... se alguma vez.

Voltar
Superior