Bolsa e investimentos

É uma ideia. Sugestões de exemplo?

Procura Blue Chips do Dow/S&P que paguem ~4/5% mas com histórico de aumentarem anualmente os dividendos e que tenham pago pelo menos 20 anos seguidos. Depois escolhes 2 ou 3 títulos que paguem na ordem dos ~8/9% (maior risco), apostaria em alguns REITs para balançar o investimento. Olha para o potencial de crescimento (por exemplo um titulo que paga 3% mas está a aumentar 10% todos os anos do que um título que paga 5% mas que há 5 anos não aumenta o valor dos dividendos).

Tens de ver a parte fiscal, não sei como são taxados em Portugal investimentos deste género.

EDIT: A outra opção (mais simples) é um ETF como este http://finance.yahoo.com/q?s=VHDYX

Última edição:
Têm risco de capital envolvido sim! Alias têm na sua maioria imenso risco envolvido. :(:( Coisas do género "plano poupança reforma acções" são vendidas ao balcão como se complementos garantidos de reforma se tratassem quando de garantido nada têm.

E se for um PPR com taxa garantida e capital garantido explicito na ficha do contrato tens de ver as condições de desmobilização: Isto porque oferecem-te um juro quase igual a um depósito a prazo ... mas tens de ficar com o produto na mão até à reforma: Então pensa comigo - se a taxa é a mesma, porque razão te sujeitas a uma camisa de forças de só o poder desmobilizar na terceira idade?

Sabes, estás a receber em Francos Suíços, então deixa-te estar, porque estás bem. Quando falas no PPR indicas duas coisas: Que tens excesso de liquidez e que és responsável - queres poupar o excesso para um amanha em que menos terás. Usa essa tua personalidade a teu favor e contrata depósitos a prazo de capitalização intensiva e com capitalização de juros. Ou seja todos os meses reforças, por exemplo, com 1000CHF e todas as maturidades pagas são convertidas em capital revertendo automaticamente no depósito para engrossar a tua poupança. Simula no excel, porque vais ver que a longo prazo estas estratégias produzem resultados bem melhores do que "Plano poupança acções PT" ou coisa parecida.

Importante - lê ao mais ínfimo detalhe - a FIN: Ficha de Informação Normalizada, ou qualquer outro equivalente local. Tem de aparecer obrigatoriamente escrito na proposta comercial a "Garantia do Capital do Proponente".

E antes que me esqueça: Risca taxas promocionais a 90 dias. Melhor taxa a 366 dias, e que permita reforços constantes sem penalizações, ganha a parada.

Obrigado pela resposta elucidativa.
Não tenho excesso de liquidez... apenas estou numa fase em que não tenho despesas e assim aproveitava para ir pondo algum de lado e a habituar-me a chegar ao fim do mês já com menos dinheiro (que iria para essa conta).

Essa dos depositos a prazo de capitalização intensiva parece-me bem, mas numa pesquisa rápida do site do meu banco aqui não encontro nada do género.
As taxas de depósitos convencionais andam pelos 0.3%

Ah, o segredo mais importante é reinvestir sempre​ todos os dividendos!!

O que é mais giro neste modelo de investimento, é que se ganha dinheiro em bull, e ganha-se mais dinheiro ainda em bear. Isto claro, numa perspectiva de longo prazo (como falaste em reforma).

O "problema" é que não tenho capital para um grande investimento inicial (tenho noutras formas de poupança mais tradicionais. Diria 80% depósito a prazo e 20% certificados tesouro). Não tendo grande capital inicial, não devo tirar grandes dividendos para re-investir, mesmo falando a longo prazo.

Por isso, ao lembrar-me de fazer um PPR seria mesmo com a ideia das entregas mensais e desta forma ir criando um "pé-de-meia"

Procura Blue Chips do Dow/S&P que paguem ~4/5% mas com histórico de aumentarem anualmente os dividendos e que tenham pago pelo menos 20 anos seguidos. Depois escolhes 2 ou 3 títulos que paguem na ordem dos ~8/9% (maior risco), apostaria em alguns REITs para balançar o investimento. Olha para o potencial de crescimento (por exemplo um titulo que paga 3% mas está a aumentar 10% todos os anos do que um título que paga 5% mas que há 5 anos não aumenta o valor dos dividendos).

Tens de ver a parte fiscal, não sei como são taxados em Portugal investimentos deste género.

EDIT: A outra opção (mais simples) é um ETF como este VHDYX: Summary for Vanguard High Dividend Yield In- Yahoo! Finance

Onde é que se pode consultar esta informação?

EDIT: A outra opção (mais simples) é um ETF como este VHDYX: Summary for Vanguard High Dividend Yield In- Yahoo! Finance

Atenção ao risco cambial.

Onde é que se pode consultar esta informação?

Há milhares de fontes pela net fora, alguns bookmarks que tenho por aqui:

Dividend Stocks: Highest Dividend Stocks by Yield
Top Rated Dividend Paying Stocks - dividata.com
http://www.buyupside.com/sample_portfolios/retirementdividend.php
10 Blue-Chip Stocks for Decades of Dividend Growth | InvestorPlace
10 S&P 1500 dividend stocks with yields up to 9.14% - MarketWatch

Este tem umas boas dicas sobre o que e quando comprar:
What Makes for a Good Dividend Portfolio?

Atenção ao risco cambial.

Numa perspectiva de longo prazo o risco cambial é muito baixo. O que eu não sei como funciona é o aspecto fiscal em Portugal, quanto se paga em impostos nos dividendos externos? Isso pode fazer toda a diferença entre compensar ou não compensar. Por exemplo nos EUA os dividendos são taxados a apenas 15%, mas se estiverem dentro de um PPR não pagam impostos nenhuns, logo o poder de capitalização é muito maior.

Eu vejo os dividendos numa perspectiva de muito longo prazo, deixar lá por exemplo $100k (5% dividendos, 15% de impostos, 5% de crescimento anual) e fazer reforços de $10k todos os anos, quando morrer espero ter lá mais de $2M que deixo para o meu filho, se for esperto não lhe toca e na reforma dele tem cerca de $20M.

Bolsa e investimentos

Ah?
Isso é se tudo correr bem... O que nunca acontece durante tantos anos.

E essas contas nao estao muito bem feitas.

Edit: mas gostava de ouvir outras opiniões sobre esse cenário perfeito do Rasex.

Última edição:
Ah?
Isso é se tudo correr bem... O que nunca acontece durante tantos anos.

E essas contas nao estao muito bem feitas..

Pegas numa folha de excel e fazes as contas, são simples de fazer! [:D]

No modelo que falei (médio de 5% dividendos, 15% de impostos, 5% de crescimento anual, investimento anual de 100k e reforço anual de 10k), ao fim de 10 anos tens ~277k, ao fim de 20 anos tens ~552k, ao fim de 40 anos tens ~1.6M e ao fim de 100 anos tens mais de 25 milhões.

Quanto ao negrito, por isso é que se fala em médias! E atenção que não estamos em momento nenhum a falar do potencial de valorização da ação. Quanto mais o mercado sobe, mais a tua stick sobe, quanto mais o mercado desce, mais ações tu compras no re-investimento dos dividendos, por isso no longo prazo, é provável que corra bem.

Alguns exemplos:

A General Eletric paga dividendos há 52 anos, Wal Mart há 40, a Boing há 52, etc etc etc.

Há milhares de fontes pela net fora, alguns bookmarks que tenho por aqui:

Dividend Stocks: Highest Dividend Stocks by Yield
Top Rated Dividend Paying Stocks - dividata.com
Own Dividend-Paying Stocks In Your Retirement Portfolio
10 Blue-Chip Stocks for Decades of Dividend Growth | InvestorPlace
10 S&P 1500 dividend stocks with yields up to 9.14% - MarketWatch

Este tem umas boas dicas sobre o que e quando comprar:
What Makes for a Good Dividend Portfolio?

Numa perspectiva de longo prazo o risco cambial é muito baixo. O que eu não sei como funciona é o aspecto fiscal em Portugal, quanto se paga em impostos nos dividendos externos? Isso pode fazer toda a diferença entre compensar ou não compensar. Por exemplo nos EUA os dividendos são taxados a apenas 15%, mas se estiverem dentro de um PPR não pagam impostos nenhuns, logo o poder de capitalização é muito maior.

Eu vejo os dividendos numa perspectiva de muito longo prazo, deixar lá por exemplo $100k (5% dividendos, 15% de impostos, 5% de crescimento anual) e fazer reforços de $10k todos os anos, quando morrer espero ter lá mais de $2M que deixo para o meu filho, se for esperto não lhe toca e na reforma dele tem cerca de $20M.

Para alguém que está ainda a tentar perceber os mecanismos destas coisas... Este post e o outros vão dar ajuda importante! Obg.

Bolsa e investimentos

Pegas numa folha de excel e fazes as contas, são simples de fazer! [:D]

Não me referia a essas contas, até porque isso é simples de se fazer com uma fórmula apenas (cálculo financeiro).

Referia-me às percentagens que citaste e ao facto de te esqueceres que o mercado accionista é muito volátil. Claro que existem tendências a longo prazo, mas da forma que falas parece tudo simples e cor-de-rosa quando na verdade não é bem assim.

5% de dividendos, ok
15% de impostos???
5% crescimento anual? Quem te garante isto? Pode decrescer em alguns anos, podem haver crises onde perdes todo o crescimento que ganhaste até então, etc etc

And so on..

Última edição:
5% de dividendos, ok
15% de impostos???
5% crescimento anual? Quem te garante isto? Pode decrescer em alguns anos, podem haver crises onde perdes todo o crescimento que ganhaste até então, etc etc

And so on..

5% dividendos é uma perspectiva bastante conservadora. No meu portfolio tenho 8 a 9% e estou bastante confortável com o risco.

15% impostos como referi mais do que uma vez é nos EUA. Também como referi várias vezes em Portugal não sei como são taxados. Se for dentro de um PPR pagas zero de impostos (nos EUA).

5% de crescimento anual garante o teu trabalho de prospecção de dividendos que crescem em média todos os anos... Claro que amanhã pode vir um meteorito que rebente o planeta ou a 3a guerra mundial... mas em média dividendos que crescem 10% ao ano são boas apostas. E apoiar ao modelo um crescimento médio de 5% é mais uma vez conservador.

Bolsa e investimentos

Os 5% de dividendos foi o único ponto que achei razoável. Até aí tudo bem.

15% de impostos?? Isto é algo que deixas de gastar (por estares num PPR nos EUA), e não ganho. E só incidiria sobre as mais-valias: 15% x 5%

O crescimento anual, não vale a pena discutir. É de censo comum isso. Ninguém vê o futuro e como tal ninguém te garante que passado os 40 anos (uma vida inteira) vais ter lá os 2M, ou outro valor!
Precisa de um acompanhamento constante de alguém minimamente entendido e mesmo assim é uma luta diária para se conseguir boas taxas.

Os 5% de dividendos foi o único ponto que achei razoável. Até aí tudo bem.

15% de impostos?? Isto é algo que deixas de gastar (por estares num PPR nos EUA), e não ganho. E só incidiria sobre as mais-valias: 15% x 5%

O crescimento anual, não vale a pena discutir. É de censo comum isso. Ninguém vê o futuro e como tal ninguém te garante que passado os 40 anos (uma vida inteira) vais ter lá os 2M, ou outro valor!
Precisa de um acompanhamento constante de alguém minimamente entendido e mesmo assim é uma luta diária para se conseguir boas taxas.

Dividends Aristocrats - empresas que há mais de 25 (!!!!!) anos que aumentam os dividendos que pagam aos seus acionistas.

Dividend Aristocrats: 25-Year Dividend Growth Stocks

A única coisa que tens razão é mesmo nisto "Precisa de um acompanhamento constante de alguém minimamente entendido e mesmo assim é uma luta diária para se conseguir boas taxas." - mas não é o mesmo que com outra forma de investimento? Seja imobiliário, mutual funds, DPs, etc?

Voltar
Superior