Bolsa e investimentos

Os fundos parecem-me apeteciveis, mas ficar com o dinheiro estacionado durante 2 anos é um risco muito grande para guem tem ordenados baixos, basta um imprevisto e sou forçado a resgatar o investimento...

Está complicado escolher um investimento minimamente rentável para um prazo de 1 ano...

Boa tarde. Precisava de uma ajuda dos experts aqui deste tópico. Cá em casa temos discutido o que fazer a parte das magras poupanças e visto que Certificados de Aforro ou Poupança Mais estão na miséria bem como os depósitos a prazo, foi-me sugerido pelo banco (BPI) que diversificasse o investimento nomeadamente através de fundos de investimento. A questão é que temos ambos um perfil conservador e gostaria de saber como funciona este tipo de produto no mundo real. Em principio queria apenas testar as aguas durante um ou dois anos com um maximo de 2000€ (valor se calhar ridiculo mas é o que se arranja de momento) talvez dividido por um fundo de obrigações e outro de acções em 50%.
Este produto como funciona? Sei que se adquirem unidades de participação e depois? Como é que cresce o dinheiro? Pelo que percebi é o valor do próprio fundo que valoriza não?

Os fundos que estava a estudar e a simular eram o BPI Ásia Pacifico e o BPI Euro Taxa Fixa.

Obrigado pela ajuda e desculpem a "noobice"

Um fundo é basicamente um bolo de dinheiro que funciona como um super-investidor, que investe em acções, obrigações, etc

O valor do fundo cresce/decresce, de acordo com a valorização ou desvalorização dos activos que fundo detém.

Atenção, que os fundos são sujeitos a perdas, não têm capital garantido

Não tem capital garantido, mas podemos fazer stop caso queiramos...
Eu tenho á cerca de um ano uma carteira e só tenho a dizer bem [;)]

sim, mas com delay de uns dias.. havendo um crash repentino nas bolsas, podes n conseguir resgatar a tempo de evitar perdas..

tb tenho uma carteira, que ja vai com uma valorização de 18% desde o inicio do ano :)

É difícil recomendar ou ou outro fundo pelo que não o vou fazer.

Posso partilhar que no inicio do ano regressei às acções e aos fundos.

O bom momento económico, o QE Europeu, a desvalorização do euro e do petroleo (sou dos que acho que tem imensas vantagens para nós) foram razões fundamentais. Do ponto de vista técnico o psi e algumas acções estão em bom momento.

A titulo de fundos, os relacionados com a area da saude têm tido retornos astronómicos, que obviamente podem não se repetir. Creio que muito se deve ao aumento da esperança de vida e sobretudo com a idade que os baby-boomers já têm.

O Brasil lixou-me a sério num investimento que tinha feito há mais de 3 anos (a 4 anos) e que está a poucos meses de terminar. :sh)

Uma queda de 45% do MSCI Brazil...

Por outro lado entrei bem no PSI20.

Boa tarde. Precisava de uma ajuda dos experts aqui deste tópico. Cá em casa temos discutido o que fazer a parte das magras poupanças e visto que Certificados de Aforro ou Poupança Mais estão na miséria bem como os depósitos a prazo, foi-me sugerido pelo banco (BPI) que diversificasse o investimento nomeadamente através de fundos de investimento. A questão é que temos ambos um perfil conservador e gostaria de saber como funciona este tipo de produto no mundo real. Em principio queria apenas testar as aguas durante um ou dois anos com um maximo de 2000€ (valor se calhar ridiculo mas é o que se arranja de momento) talvez dividido por um fundo de obrigações e outro de acções em 50%.
Este produto como funciona? Sei que se adquirem unidades de participação e depois? Como é que cresce o dinheiro? Pelo que percebi é o valor do próprio fundo que valoriza não?

Os fundos que estava a estudar e a simular eram o BPI Ásia Pacifico e o BPI Euro Taxa Fixa.

Obrigado pela ajuda e desculpem a "noobice"

Para um investimento de dois mil euros, honestamente um fundo regional não me parece uma boa opção... Estás a concentrar demasiado os riscos, concentras demasiado o risco cambial (imagina que o EURO recupera o que desvalorizou, perdes logo 20 ou 30%) e o risco regional (imagina que há um novo terramoto no Japão, ou que a bolha especulativa chinesa rebenta)...

O que eu te aconselharia é optar por um fundo de acções global, ou europeu, ou numa alternativa mais conservadora um fundo misto (fundos de fundos)... Olhando apenas para os nomes dos fundos do BPI, porque não os conheço, diria que os mais adequados em acções seriam o BPI Europa, ou o BPI Europa Grandes Capitalizações..

Mas honestamente a oferta de fundos do BPI parece-me muito fraquita a julgar apenas pelo que vejo no site e não existe nenhum fundo misto com performances de longo prazo interessantes, a oferta do bcp que é o banco com que trabalho maioritariamente é muitíssimo mais rica em oferta e qualidade.

Não tem capital garantido, mas podemos fazer stop caso queiramos...
Eu tenho á cerca de um ano uma carteira e só tenho a dizer bem [;)]

Numa carteira feita há um ano era preciso ser uma carteira muito mal constituída para haver perdas... [;)]
Giro foi atravessar a crise de 2008-2011 com uma carteira de fundos! :sh) Eu comecei a investir em fundos em 2005 e no pico da crise tinha algumas perdas brutais que eram compensadas com ganhos obtidos entre 2005-2007. Actualmente, com os mercados em Super-Bull dá gosto acompanhar a valorização da carteira [:cool:]. Por aqui já tenho tudo no verde (uns 15 fundos no total) e tenho valorizações bem engraçadas (150% num FT Biotech por exemplo). Começo a pensar seriamente em desfazer-me da maioria dos fundos antes que isto corrija e apostar noutros produtos. Não sei bem é em quê...

O Brasil lixou-me a sério num investimento que tinha feito há mais de 3 anos (a 4 anos) e que está a poucos meses de terminar. :sh)

Uma queda de 45% do MSCI Brazil...

Por outro lado entrei bem no PSI20.

BRICS só para o curto ou para o infinito.

Entrar com intervalos temporais fixos nestes países é uma caixa de pandora.

Contra mim falo que tenho muita coisa em reais, mas como não há deadline e por lá os juros continuam a subir é deixar andar.

Em principio queria apenas testar as aguas durante um ou dois anos com um maximo de 2000€ (valor se calhar ridiculo mas é o que se arranja de momento) talvez dividido por um fundo de obrigações e outro de acções em 50%.
Se te meteres nessas aventuras, lê bem todas as condições, particularmente as despesas associadas, que os bancos gostam de "esconder" [;)]

Numa carteira feita há um ano era preciso ser uma carteira muito mal constituída para haver perdas... [;)]
Giro foi atravessar a crise de 2008-2011 com uma carteira de fundos! :sh) Eu comecei a investir em fundos em 2005 e no pico da crise tinha algumas perdas brutais que eram compensadas com ganhos obtidos entre 2005-2007. Actualmente, com os mercados em Super-Bull dá gosto acompanhar a valorização da carteira [:cool:]. Por aqui já tenho tudo no verde (uns 15 fundos no total) e tenho valorizações bem engraçadas (150% num FT Biotech por exemplo). Começo a pensar seriamente em desfazer-me da maioria dos fundos antes que isto corrija e apostar noutros produtos. Não sei bem é em quê...
Eu tenho 18 fundos, todos no verdinho...
da Biotech, tenho o DWS Biotech, que em poucas semanas leva +20%, de resto tenho bastantes a valorizar pelos +50%...
Apetece mesmo resgatar td, mas é como dizes, apostar em quê.....

Voltar
Superior