Bolsa e investimentos

antes demais, espero que ganhes dinheiro. Faço este post porque partes de um princípio muito errado e muito destruidor de dinheiro em bolsa.

"ah já caiu muito, já não vai cair mais."

Pensa que independentemente do valor a que compras, o teu risco de perder 100% é sempre real. O que tu fizeste foi entrar numa acção com uma tendência descendente muito forte, que está em Bear Market há muitos anos, e que ainda recentemente fez mínimos históricos. Até podes ganhar, porque na bolsa existem muitos ressaltos e de repente até ganhas, mas estás a correr sérios riscos de perder.

Nunca comprem as coisas porque parecem baratas. Por exemplo, no PSI 18 querem uma acção num Bull Market fortíssimo, têm a Altri.

Posso não estar a ver as coisas da melhor maneira, é normal, comecei a pensar nisto muito recentemente mas no caso do BCP estou confiante que não vou perder, hoje podia já ter ganho uns trocos jeitosos se tivesse vendido mas ainda não sei muito bem a que tempo hei-de fazer as coisas.
Quanto à Altri, por acaso lembro-me dessa empresa estar cotada a baixo de 1€ e agora está na casa dos 5, se tivesse pensado nisso à uns 4 anos atrás já tinha triplicado ou quadriplicado o investimento. Mas por acaso esta semana já caiu dois ou três dias seguidos.

E agradeço a critica construtiva, é assim que se aprende e eu estou aqui para isso [;)]

O que dizem da compra de meia dúzia de acções do BCP neste momento? Visto ser o maior banco privado português acham uma boa aposta para médio prazo? Será que vai baixar mais dos 0,04?

Olha, no tempo em que as acções chegaram aos cinquenta centimos, imensos amigos meus disseram: "vamos comprar acções do BCP, estão ao preço da bica"

E assim fizeram. Agora valem 0,04€. Portanto, cada 500 euros investidos transformaram-se em 40 euros.

Há duas diferenças:
A primeira é que o banco voltou aos lucros (risco endogeno controlado)
A segunda é que não se sabe que modelo de governação da nação teremos (risco exógeno descontrolado)

A minha opinião? Espera primeiro pela resposta à segunda questão.

E que dizem do Forex? Alguém por aqui aposta nisso?
Ando a tentar familiarizar-me com o mercado forex desde o principio do ano mas a ideia que tenho é que um mercado muito volátil e dificílimo de prever.
Já abri contas de demonstração e reais. Nas contas de demonstração até consegui resultados positivos...mas nas reais...nikles... [8b]

Posso não estar a ver as coisas da melhor maneira, é normal, comecei a pensar nisto muito recentemente mas no caso do BCP estou confiante que não vou perder, hoje podia já ter ganho uns trocos jeitosos se tivesse vendido mas ainda não sei muito bem a que tempo hei-de fazer as coisas.
Quanto à Altri, por acaso lembro-me dessa empresa estar cotada a baixo de 1€ e agora está na casa dos 5, se tivesse pensado nisso à uns 4 anos atrás já tinha triplicado ou quadriplicado o investimento. Mas por acaso esta semana já caiu dois ou três dias seguidos.

E agradeço a critica construtiva, é assim que se aprende e eu estou aqui para isso [;)]

vou te dar um exemplo concreto. Há uns meses atrás, estava o Banif a 0,006, uma pessoa conhecida veio me dizer que tinha investido no Banif, precisamente com os argumentos que estava muito baixo, e que não baixava muito mais. Disse lhe precisamente o que te disse a ti. Entretanto ele já perdeu mais de 50% do valor investido.

O BCP quando chegou a 3€, toda a gente dizia que estava barato, que não caia mais. O mesmo se disse a 2€, a 1,5€, a 1€, a 0,80€ e por aí fora. Hoje nem a 0,05€ está. O BCP está em Bear Market, o PSI está em Bear Market, a tendência descendente é marcada.

Claro que um dia pode inverter, e alguns investidores, a esmagadora maioria por pura sorte, vão comprar o fundo deste Bear Market e vão ganhar muito dinheiro. Mas podes ter a certeza que por cada um desses vais ter 1000 que perderam fortunas a procura do mesmo.

Termino com um conselho difícil de seguir, aliás provavelmente não o vais seguir. Antes de investires estuda o fenómeno muito bem. Percebe como isto realmente funciona, e aprende a investir seguindo as tendências. Tens que aprender Analise Técnica, para perceberes essas mesmas tendências. Se não o fizeres, quer percas quer ganhes agora de início, no médio longo prazo vais acabar por perder dinheiro.

O BCP paga dividendos?

Enquanto não devolverem os CoCo's estão proibidos de o fazer... Existe é um compromisso da administração, assumido no ultimo aumento de capital, de adoptar uma politica de distribuição de dividendos com um payout ratio de 50% mal liquidem os CoCos..

Ou seja, a correr tudo bem lá para 2017 devem voltar a pagar dividendos.

Eu estive a falar com uma corretora/plataforma de trading e ao criar conta com eles oferecem uma formação de 7h a um sábado em Lisboa ou no Porto.

Interessante...É que ando já à algum tempo interessado em investir, mas reconhço que não me sinto à vontade com este meio. Tenho alguns conhecimentos e vontade de aprender para poder investir, nem que seja em consciência e não me importava nada de ter formação na área nem que isso implicasse custos (pois poderia depois ter o retorno em investimentos bem sucedidos).

É que começo a ficar farto de "DP", "IGCP" e afins...Quero ver o retorno do meu capital e a rentabilizar de uma forma atrativa[;)]

Interessante...É que ando já à algum tempo interessado em investir, mas reconhço que não me sinto à vontade com este meio. Tenho alguns conhecimentos e vontade de aprender para poder investir, nem que seja em consciência e não me importava nada de ter formação na área nem que isso implicasse custos (pois poderia depois ter o retorno em investimentos bem sucedidos).

É que começo a ficar farto de "DP", "IGCP" e afins...Quero ver o retorno do meu capital e a rentabilizar de uma forma atrativa[;)]

Neste caso quem oferece essa formação é a Orey iTrade. Disseram-me também os custos, que me parecem atrativos em relação aos bancos e caso já tenhas carteira de ações em algum banco ao transferir o banco cobra-te mas eles devolvem em dinheiro para investimento. Sinceramente gostei da primeira abordagem, daqui a uns tempos devo tratar do assunto.
Eu fiquei muito agradado com a formação porque estou muito no início e nada melhor que algo assim para começar a aprender.

Uma questão que apenas agora se me levanta.
O dinheiro investido nos fundos de tesouraria é garantido?! Ao fim ao cabo aquilo é constituído por depósitos a prazo mas há algum risco de perder o dinheiro. Tenho adoptado a estratégia de investir o dinheiro em fundos de tesouraria em vez de constituir depósitos a prazo devido às % serem maiores e maior facilidade de mobilizar o dinheiro sem perda de juros mas agora fico na dúvida...

Obrigado

Cumprimentos

Uma questão que apenas agora se me levanta.
O dinheiro investido nos fundos de tesouraria é garantido?! Ao fim ao cabo aquilo é constituído por depósitos a prazo mas há algum risco de perder o dinheiro. Tenho adoptado a estratégia de investir o dinheiro em fundos de tesouraria em vez de constituir depósitos a prazo devido às % serem maiores e maior facilidade de mobilizar o dinheiro sem perda de juros mas agora fico na dúvida...

Obrigado

Cumprimentos

Tecnicamente nenhum fundo é garantido... NA pratica depende do que constituir o fundo.. Tens em Portugal alguns (poucos) fundos de tesouraria que só investem praticamente em depósitos a prazo, esses na prática não têm risco de capital.

Para quem tiver interesse o BIG costuma ter aplicações estruturadas com capital garantido ou com perda limitada.

Umas são interessantes, outras nem por isso.

A unica q tenho é a valorização USDII

Vence a 26.11, dando juros de 1,75% (3,50 anualizado) caso o eur/usd esteja abaixo de 1,0684.

Neste momento está a 1,0635 (fonte bloomberg)

Já a outra aplicação no valor eur/usd deu lucro.

Espero ter sorte!

Pois eu tenho num fundo de tesouraria do BCP, a verdade é que o nos ultimos 12meses só deu 0,4% o que é muito baixo se tem risco inerente. Tenho de ver se é a opção mais segura...

Obrigado pelas informações!

Voltar
Superior