Cadeiras de Bebé

Eu sei que acontece a todos os pais.

A minha questão é se colocar a cadeira auto, por exemplo, aos 6 meses. A previsão é que ainda cabe no ovo mas nesta situação vou deixar de usar o ovo e tenho de usar o carrinho de passeio. Este carrinho tem o suporte que me parece ser normal mas sem o aconchego do ovo. Tem uns cintos para prender o corpo e é um pouco colchoado mas não se compara a uma cadeira auto ou ao formato do ovo.

Vou tentar aqui colocar uma foto do carrinho e respectivo assento.

O mais seguro será viajar no ovo até o mais tarde possível, no nosso caso foi até perto dos 14 meses. Nessa altura, como disse o Ruie34, não tens alternativa senão deixar de o usar, pelo que essa questão não se põe. E quando a criança deixa de caber no ovo já tem tamanho para andar confortavelmente no carrinho.

Eu vou ter de adquirir uma cadeira auto. Não preciso para já (a criança tem 4 meses) mas vou vendo e se encontrar alguma coisa a bom preço, vou tentar aproveitar para ficar já do meu lado.

A questão tem a ver com o seguinte: actualmente tenho um conjunto da chicco e utilizo o ovo no carro e depois passo-o para o carrinho de passeio para transportar a criança entre sítios.
Ao comprar uma cadeira auto a mesma vai ficar fixa no carro, vou deixar de poder colocá-la no carrinho. Assim, ter a cadeira auto e andar com o ovo para transportar a criança no carrinho de bebé deixa de ser viável, devido ao espaço que o ovo ocupa.

A minha questão é a quem isto aconteceu: passaram a usar apenas o carrinho de bebé para o transporte (fora do carro) ou tinham/têm o sistema duplicado de alguma forma? Ou seja, o vosso carrinho de bebé nessa altura era apenas um carrinho de passeio ou tinha de alguma forma um formato parecido a um ovo, com o respectivo aconchego almofadado?

E em relação às normas das cadeiras auto, a norma do i-size é a que manda agora? É obrigatória?
Sendo que a dos grupos de peso ainda está em vigor.

Não digo a maior parte mas ainda vejo muitas cadeiras auto para bebé a referir apenas os grupos de peso. E não parece ser muito frequente cadeiras que refiram as duas normas em simultâneo.
Será que não existem com as duas normas em comum?

Se assim for, fica-se apenas com a cumprir uma norma...

E outra coisa, apenas as que têm o grupo 0 é que são viradas para trás?

Com essa idade, o melhor será arranjar mesmo uma cadeira que permita viajar de costas.

A minha filha passou mais ou menos com essa idade para uma cadeira de costas e deu-se bem. Por prevenção, apenas se comprou mais um redutor para segurar melhor a cabeça.

Cadeiras para viajar de costas serão do grupo 1. Quando muito, 1 e 2.

Eu sei que acontece a todos os pais.

A minha questão é se colocar a cadeira auto, por exemplo, aos 6 meses. A previsão é que ainda cabe no ovo mas nesta situação vou deixar de usar o ovo e tenho de usar o carrinho de passeio. Este carrinho tem o suporte que me parece ser normal mas sem o aconchego do ovo. Tem uns cintos para prender o corpo e é um pouco colchoado mas não se compara a uma cadeira auto ou ao formato do ovo.

Vou tentar aqui colocar uma foto do carrinho e respectivo assento.

Se o ovo dá até aos 12/14 meses, por que razão haveria de o tirar aos 6 meses?

Se o ovo dá até aos 12/14 meses, por que razão haveria de o tirar aos 6 meses?

A minha não cabia no ovo com 6 meses, idealmente teria de lá andar até aos 9 meses mas o conforto dela estava primeiro. E tendo uma cadeira adequada, aguardar para quê?

Aliás, deveremos mais nos preocupar sim em ter o material adequado ao peso e tamanho da criança do que proprimente pela idade.

A minha não cabia no ovo com 6 meses, idealmente teria de lá andar até aos 9 meses mas o conforto dela estava primeiro. E tendo uma cadeira adequada, aguardar para quê?

Aliás, deveremos mais nos preocupar sim em ter o material adequado ao peso e tamanho da criança do que proprimente pela idade.

Epá isso é daquelas do La Palisse... Mencionei a idade como um indicador, tendo em conta os percentis.

Quanto à tua filha não caber lá com 6 meses. Dependerá do ovo que utilizavas, mas tinha mais de 70 cm? rebentou com a escala dos percentis? [:D]

Vamos por partes:

A criança deve ser mantida no ovo até o mais tarde possível. Crianças com percentil elevado podem não caber a partir dos 12 meses. Mas há crianças que conseguem lã caber durante muito mais tempo.

Evitar sempre retirar crianças com seis meses ou pouco mais. Cabem sempre. Quem diz o contrário não está a ver bem o filme.

Quando a criança deixa de usar o ovo, pode fazê-lo em todos os momentos. Ou seja, passa a usar o assento do carrinho quando está fora do Automovel. Idealmente, até deve passar a usar o carrinho mais cedo, mesmo usando o ovo no automóvel. Isto porque o ovo obriga a uma posição menos saudável para a criança, a qual so deve ali ser mantida para transporte em Automovel.

A norma i-size, que se chama UN 129, é a mais recente norma de homologação na Europa. Na sua primeira versão obrigava a te Isofix. Atualmente já há cadeiras sem Isofix com a referida homologação.
A diferença desta norma para a anterior tem a ver com alguns testes e com a classificação dos grupos.

Não há necessidade de estar a comprar uma cadeira nova em antecipação. Este meio é muito dinâmico em todos os sentidos. Há sempre muitas promoções, novos testes e novos modelos.
Comprar ja para usar daqui a 6 meses é queimar tempo de garantia sem necessidade.

Epá isso é daquelas do La Palisse... Mencionei a idade como um indicador, tendo em conta os percentis.

Quanto à tua filha não caber lá com 6 meses. Dependerá do ovo que utilizavas, mas tinha mais de 70 cm? rebentou com a escala dos percentis? [:D]

Era um Chicco Trio com base isofix. E sim, tinha percentil elevado.

Sinceramente, passar para a cadeira foi excelente para ela. Passou a estar mais sossegada e confortável. Para nós, foi um favor que nos fez, vendemos logo a tralha toda do Chicco Trio. [:D]

Andou, como disse, numa cadeira de costas para a estrada durante bastante tempo. E bastante bem.

Por falar novamente neste tipo de cadeira, é preciso ter em atenção onde se a vai instalar. A minha cabia melhor no Punto de 1998 que num MB W202... :eek:

A questão de adquirir uma cadeira auto em breve é a de ter, no transporte de carro, um suporte comprovadamente mais fiável e seguro, em vez do actual ovo da chicco, que também já tem 4/5 anos.

Como a cadeira é de grupo 0 é equivalente a um ovo. Ou não?

E como referem de também não ser o melhor andar sempre na posição do ovo assim, fora do ovo/cadeira grupo 0, também ia andar numa posição mais descontraída.

Peço vos ajuda numa questão.

Tenho uma Besafe I size, que supostamente dá até cerca dos 4 anos de idade.

O rapaz tem quase 90cm, tem 18meses.

Quero uma cadeira com isofix, para colocar num outro carro.

Estava a pensa na Britax Romer IV M, ou na Cybex pallas 2m.
A minha esposa não acha muita piada ao sistema da Cybex...

Que outras opções tenho?

Obrigado

Boas pessoal

Por acaso alguém consegue sacar uns links da deco proteste???

Precisava de ver o comparativo para as cadeiras auto de bébé..... se puderem, agradeço desde já.

São 3 links, para o grupo 1/2/3 , para o grupo 1, e para o grupo 2/3

https://www.deco.proteste.pt/auto/c...esults?filter=NW10060_homologacao~grupo-1-2-3

https://www.deco.proteste.pt/auto/c...10060_homologacao~grupo-1-e-equivalente-isize

https://www.deco.proteste.pt/auto/c.../results?filter=NW10060_homologacao~grupo-2-3

Obrigado

Last edited:
Boas pessoal

Precisava de ver o comparativo para as cadeiras auto de bébé..... se puderem, agradeço desde já.

https://www.deco.proteste.pt/auto/c...esults?filter=NW10060_homologacao~grupo-1-2-3

https://www.deco.proteste.pt/auto/c...10060_homologacao~grupo-1-e-equivalente-isize

https://www.deco.proteste.pt/auto/c.../results?filter=NW10060_homologacao~grupo-2-3

Obrigado

Eu diria que qualquer CONCORD ou BRITAX/ROMER ou CYBEX, com ISOFIX são boas compras
e tenho alguma dificuldade em aceitar os "testes" ao proteste, a ver como eles analisam máquinas de lavar ou telemóveis ou TV, ou cremes ...

se bem que parece ser mais ou menos unânime que as opções 1/2/3 são as menos boas,
face à solução 0+/1 e depois 2/3

Eu diria que qualquer CONCORD ou BRITAX/ROMER ou CYBEX, com ISOFIX são boas compras
e tenho alguma dificuldade em aceitar os "testes" ao proteste, a ver como eles analisam máquinas de lavar ou telemóveis ou TV, ou cremes ...

se bem que parece ser mais ou menos unânime que as opções 1/2/3 são as menos boas,

Nem todas... há cadeiras dessas marcas com maus resultados nos testes, assim como boas cadeiras noutras marcas. Não têm que ter necessariamente isofix. Pode evitar erros de instalação, mas é apenas o método de fixação. O ideal é ter como referencia os testes da ADAC e/ou o Plus Test (sendo que este último só em cadeiras que façam exclusivamente contra-marcha).

Nem todas... há cadeiras dessas marcas com maus resultados nos testes, assim como boas cadeiras noutras marcas. Não têm que ter necessariamente isofix. Pode evitar erros de instalação, mas é apenas o método de fixação. O ideal é ter como referencia os testes da ADAC e/ou o Plus Test (sendo que este último só em cadeiras que façam exclusivamente contra-marcha).

isofix não é "apenas um" metodo de fixação, para mim é um dos pormenores mais importantes
a concord por exemplo teve vários anos seguidos como a melhor na europa (tive uma transformer 2/3 e o meu filho adorou)
nao me parece que qualquer 1 dessas marcas tenha cadeiras com má classificação nos testes "a sério" (não é nos testes tipo proteste)

isofix não é "apenas um" metodo de fixação, para mim é um dos pormenores mais importantes
a concord por exemplo teve vários anos seguidos como a melhor na europa (tive uma transformer 2/3 e o meu filho adorou)
nao me parece que qualquer 1 dessas marcas tenha cadeiras com má classificação nos testes "a sério" (não é nos testes tipo proteste)

Se há assunto sobre o qual me debrucei muito nos últimos tempos, é este. É importante para mim que a minha filha viaje da forma mais segura possível e isso passa pela informação dos pais. Acho que já li quase tudo o que há para ler acerca do tema.
O isofix também é um requisito para mim, visto que facilita a instalação e evita confusão com os cintos, mas não tem implicação na segurança da cadeira depois de correctamente instalada. Os testes em que baseei as minhas escolhas foram os do ADAC (acho que não há outra entidade independente que faça testes a tantos modelos e tão exaustivos) e tive também a preocupação de que tivesse o selo Plus Test. Não se trata de testes da Deco, aos quais não dou qualquer importância seja nesta àrea ou noutra qualquer.
E sim, há cadeiras dessas marcas com má classificação nesses testes, assim como modelos com excelentes resultados e outras que não foram sequer testadas.

No fundo, acho que qualquer pessoa que esteja compradora de uma cadeira auto deve procurar perceber quais são as opções mais seguras e estes testes são uma grande ajuda:

https://www.adac.de/rund-ums-fahrzeug/tests/kindersicherheit/kindersitztest/

Na primeira página só aparecem os resultados de 2020. É necessário clicar em "Alle Testergebnisse" e depois no grupo da cadeira para ver todos os resultados.

Boas pessoal

Obrigado
Vê o seguinte grupo no Facebook
d8a36ada8adbda1355a7febd9bdc0eb3.jpg

Se há assunto sobre o qual me debrucei muito nos últimos tempos, é este. É importante para mim que a minha filha viaje da forma mais segura possível e isso passa pela informação dos pais. Acho que já li quase tudo o que há para ler acerca do tema.
O isofix também é um requisito para mim, visto que facilita a instalação e evita confusão com os cintos, mas não tem implicação na segurança da cadeira depois de correctamente instalada. Os testes em que baseei as minhas escolhas foram os do ADAC (acho que não há outra entidade independente que faça testes a tantos modelos e tão exaustivos) e tive também a preocupação de que tivesse o selo Plus Test. Não se trata de testes da Deco, aos quais não dou qualquer importância seja nesta àrea ou noutra qualquer.
E sim, há cadeiras dessas marcas com má classificação nesses testes, assim como modelos com excelentes resultados e outras que não foram sequer testadas.

No fundo, acho que qualquer pessoa que esteja compradora de uma cadeira auto deve procurar perceber quais são as opções mais seguras e estes testes são uma grande ajuda:

https://www.adac.de/rund-ums-fahrzeug/tests/kindersicherheit/kindersitztest/

Na primeira página só aparecem os resultados de 2020. É necessário clicar em "Alle Testergebnisse" e depois no grupo da cadeira para ver todos os resultados.

Qual os valores melhores nesses testes.... são os resultados a vermelho com valores de 5,0 ?? ou os resultados a verde com os valores de 1,5 ??

Obg

Por acaso tinha visto até agora, boas referências a essas 3 marcas, mas certamente não serão todos os modelos. Vou pesquisar melhor.

Obg

Qual os valores melhores nesses testes.... são os resultados a vermelho com valores de 5,0 ?? ou os resultados a verde com os valores de 1,5 ??

Obg

Quanto mais baixo o valor, melhor.

O ideal será abrires a página com tradução... os resultados estão divididos por várias colunas, sendo que a primeira é o resultado geral, mas este engloba muita coisa além da segurança (serviço pós-venda, ergonomia, materiais de fabrico, facilidade de limpeza, etc.). Toma especial atenção à segunda coluna ("Sicherheit" / Segurança).
Depois ao clicar em cada modelo tem os detalhes em cada um dos parâmetros avaliados.

O grupo de que o futsal falou também tem muita informação, especialmente uns ficheiros com esta informação mais simplificada e fácil de compreender.

Back