Caixa DSG é fiável?

Fiquei sem perceber se a caixa dsg é fiável ou não. A maioria dos posts são clubite: Manual vs Auto.

Agora quanto à caixa dsg andei pela net e parece que estão a dar muitos problemas, sobretudo quando aquecem. Nos EUA, pelo q li num forum, a Autoridade para a Segurança Rodoviária iniciou uma investigação sobre as avarias devido ao elevado número de queixas. Li isto no forum:

"I'm here to inform you that the National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) in the USA has opened a Federal investigation into the recent surge of VW/Audi DSG/Mechatronic Unit malfunctions."

Segundo também li, parece que o problema se deve a um isolante qualquer que se degrada com a temperatura.

Isto é o que sei da dsg!

as DSG nalguns modelos teem tido alguns problemas com o aquecimento, mas nada que não seja de solução facil.

em UK, alguns concessionarios VW vendem até um kit com um oil cooler para quem faz uma condução mais rapida, tipo trackdays e afins. tambem já disponivel nalguns concessionarios VW está uma reprogramação para a caixa, que colmata parcialmente o famoso "problema" da caixa ser lenta em reduções.
em Portugal duvido que se metam nisso. primeiro porque não sabem o que é, o que faz e para que serve, e 2º porque não há assim tantos clientes..

de resto, é cumprir a manutenção, especialmente mudança de oleo (muitos concessionarios "esquecem-se"!!), e não esquecer que tem 2 embraiagens....quando se gastarem, a conta é mais do dobro...

É assim mesmo. apr:)

Eu sei a importância que as novas tecnologias têm nos dias de hoje mas porra... daqui a pouco as pessoas têm uma vida completamente automatizada.

Há quem lhe chame "conforto"; "agradabilidade" mas a mim parece-me em algumas situações mais preguiça e/ou falta de jeito que outra coisa.

Vamos lá mas é mexer as mãozinhas e os pezinhos como deve ser.

Só para meter mais uma acha na fogueira da clubite.

Então tu defendes que as televisões não deviam ter comando, para a malta se levantar e mexer os pezitos e as maozitas!

Eu não me chateio com a vida automatizada, pois cada um compra se quer. Quem quer comprar a bimby para fazer caipirinhas, sopa e sei lá mais o quê, mas quem quiser fazer no tacho faz.

O que me chateia é a vida controlada por uma entidade que ninguém sabe o que fazem com os dados, é o chip na matrícula, é o telemóvel que se consegue saber onde está, é o levantamento com o cartão mb e consegue-se saber onde eu tirei os €€, é o cartão do super-hiper-mega-mercado.

Existem registos ou situações de probelmas?

É que, e não é segredo nenhum, ando "comprador/curioso" de um golf VI (talvez lá para meio do ano que vem) e estou com essa duvida...

Se for para comprar será para o 2.0 Tdi mas de 110 cavalos (isto não está bom para esticar a corda para o de 140 eheh), será que vale a pena nesta motorização?

Como é que são as manutenções programadas para ela?

Será que trás vantagens reais em relação a uma manual?

Desculpa tanta pergunta mas é uma grande duvida que tenho....
desculpa la a pergunta mas desde quando a motorizaçao 2.0 TDI de 110cv pode levar caixa DSG????!! é que em nenhum catalogo, simulador ou mesmo stand têm tal opção ou modelo....

e no caso do Golf VI, nos modelos que têm DSG, todos eles têm de serie o hill holder ;)

Relativamente a problemas, apenas posso que referir que tenho uma colega que trabalha no INEM e refere que aquilo ta a dar muita barracada e que eu acredito porque eles conduzem muitas Passats com esta caixa..

Viva, boas tardes.

Conduzo à cerca de 18 meses um GOLF V 2.0 tdi DSG de 140 cv, o carro tem 140m km mas eu comprei-o já com 90m km, fiz cerca de 50m km.

Do que li no tópico, perguntam sobre problemas da caxa, a minha pra já, não tem nada.

Relativamente à condução, penso que todos nós quando falamos da nossa própria opinião, esta é baseada na experiência, por isso cá vai a minha.

Antes do golf tinha um ibiza FR, com uma caixa curta e "dura", em pára arranca era horrivel, era cada pontapé nas costas, ehehe (fantástico).

Relativamente a esta caixa DSG, tem vantagens, já elas inumeradas nos textos anteriores, para mim o conforto é a sua mais valia.

Como pontos negativos: a minha mal toca no red line, em qualquer mudança, excepto em 6ª, muda para a seguinte, ou seja, não se consegue fazer uma curva em red line e depois ao sair mudar para a seguinte, porque o carro muda automáticamente, em D, SPORT ou Manual, e por vezes em condução desportiva manual, vou em 3ª estou a pensar vou meter a 4ª mas como o carro toca no redline um milésimo de segundo depois eu meto a mudança a cima e o carro vai para 5ª e eu ia em curva bem seguro em 3ª e agora vou em 5ª bem solto, quando deveria ir em 4ª, ehehehehe.

Penso que o que tentei dizer foi, que em determinadas situações que serão talvez 1% a 2% do tempo e dos KMs percorridos, o facto de serem duas entidades a pensar ao mesmo tempo, (cerebro humano e cerebro da DSG), fazem com que o carro não tenha o comportamento esperado.

Fora isso os outros 98% são, na minha opninião, melhores em tudo.

Atenção que os 2% poderão ser onde temos 99% de preazer de condução.

Mesmo em modo desportivo, esta situação de mudar mal toca no redline, acontece, já li algures que é possivel "mapear" as rpm onde queremos que ela troque de velocidade, mas eu não fiz isso.

Penso que em carros deportivos as caixas permitam entrar no redline sem mudar de mudança, mas isso não sei.

Abraço a todos

Off-Topic em relação às DSG:

tens um carro a gasóleo, não a gasolina e mesmo aí tocar no red-line não é vantagem

Não entendo porque é que as caixas automáticas no modo manual trocam no limite.

Sei que é para protecção, mas para isso está lá o corte do motor. Numa caixa manual o carro não troca a mudança sozinho quando atinge o limite.

Sendo assim, no modo manual das automáticas a responsabilidade de trocar a mudança deveria ser do condutor.

Vai chegar o dia em que a caixa manual vai desaparecer.
Um bocado semelhança do comando para avançar a ignição nos carros (muito) antigos.
Mais um pouco e a caixa manual deixa de fazer sentido...

porquê?

deixou de ter vantagens?....
deixou de haver clientela?

há malta que gosta muito de fazer dos seus gostos verdades universais...

Isto das DSG é só pró pessoal das playstations, homem de barba rija opta pelas manuais.

Então como tenho uma Playstation, e apesar de por vezes andar de barba de 3 dias optei por uma DSG

Não há que enganar.. A caixa é deliciosa, não se sente a meter velocidades, só mesmo olhando para o CR..

Estava receoso antes de experimentar, mas não há que pensar 2 vezes em relação à DSG, e segundo ouço dizer a DSG 7v é melhor ainda (apesar de ser interdita a maiores de 250nm [:p] (?) )

No fundo é muito simples: Cada um compra o que lhe der na gana..

Fiabilidade? Ainda faltam muitos Kms para dizer [;)]

Conforto? [kiss]

Prazer de condução.. é bem melhor do que andar a fazer tapetes de arraiolos pela cidade [:cool:], mas claro, como já foi dito, há quem tenha prazer a manusear alavancas..

O giro é que vêm queixar-se que um carro não transmite muita informação na direcção, que podia ler melhor a estrada, que bla bla bla, mas depois um dos segredos de conduzir, e que até faz distinguir a habilidade de quem sabe ou não conduzir é abdicado num instante.

Já falta pouco para os carros virarem em botões, Afinal é mais cómodo carregar no botão do que ter o trabalhão de virar o volante.

porquê?

deixou de ter vantagens?....
deixou de haver clientela?

há malta que gosta muito de fazer dos seus gostos verdades universais...

Não tenho caixas automáticas nos carros que tenho. Infelizmente, porque acho que nesta altura da vida não me importava.
Se quisesse uma caixa manual para gozo, ia para um autódromo.
Há malta que gosta muito de interpretar as coisas à sua maneira, e faz delas verdades universais...

O giro é que vêm queixar-se que um carro não transmite muita informação na direcção, que podia ler melhor a estrada, que bla bla bla, mas depois um dos segredos de conduzir, e que até faz distinguir a habilidade de quem sabe ou não conduzir é abdicado num instante.

Já falta pouco para os carros virarem em botões, Afinal é mais cómodo carregar no botão do que ter o trabalhão de virar o volante.

Então a habilidade de saber conduzir vem do saber manusear a caixa? Essa é boa...

LOOOOOOOOOOL agora as caixas manuais são para autodromos?

não abras os olhos que não é preciso, é que as caixas de velocidades AUTOMATICAS tal como tu as conheces já teem os dias bem contadinhos! e são bem menos que a caixa manual..

Não tenho caixas automáticas nos carros que tenho. Infelizmente, porque acho que nesta altura da vida não me importava.
Há malta que gosta muito de interpretar as coisas à sua maneira, e faz delas verdades universais...

Então a habilidade de saber conduzir vem do saber manusear a caixa? Essa é boa...

Não duvides que uma boa parte da habilidade de conduzir um carro passa por saber manusear bem uma caixa e tudo que envolve o funcionamento da mesma (jogo de pés).

É que saber trocar de mudanças nem é algo que distingue quem conduz bem ou não. Nem saber virar o volante ou travar e acelerar no momento certo.

Caixas automáticas em pista e cidade é que fazem sentido. Mas como a minha vida não é numa nem outra não quero caixas automáticas. Custa é entender isso.

É que saber trocar de mudanças nem é algo que distingue quem conduz bem ou não. Nem saber virar o volante ou travar e acelerar no momento certo.

Caixas automáticas em pista e cidade é que fazem sentido. Mas como a minha vida não é numa nem outra não quero caixas automáticas. Custa é entender isso.
estou com alguma dificuldade em encontrar caixas automaticas nas competições mais comuns aqui na Europa.

é que mesmo nos carros de estrada a malta tende a meter tudo dentro do mesmo saco.
tens caixas MANUAIS, com ou sem comandos no volante, com ou sem modo automatico...
e depois tens caixas automaticas, com ou sem comandos no volante.

são radicalmente diferentes no modo de operação, radicalmente diferentes no resultado, e só quem nunca conduziu uma E outra é que não faz ideia da diferença enorme entre elas e é capaz de as meter todas no mesmo saco.

uma caixa automatica em pista é no minimo desastrosa quando comparada com uma caixa manual, por melhor e mais evoluida que seja.

Eu também tenho alguma dificuldade em encontrar carros a gasolina com turbo nas competições mais comuns aqui na Europa. Porque será? Será por causa dos regulamentos? Será?

Caixas manuais com comandos no volante não existem. Uma caixa manual têm a embraiagem actuada pelo condutor. E ainda não vi nenhuma que tivesse pedal de embraiagem e patilhas no volante.

Tens é caixas manuais robotizadas e caixas automáticas com modo manual.

A DSG é uma caixa automática. Não é uma caixa manual de comandos no volante.

Em pistas as automáticas com modo manual e patilhas no volante são as melhores. Não é por nada que os carros feitos para pistas, como Ferraris e Lambos as utilizam.

Back