Carro comprido, dono arrependido?

Os automóveis mais compridos têm a tendência em ter uma brecagem melhor. Não sendo esta uma verdade universal, diria que será a norma.

Para dizer a verdade deixei de cá vir porque fiquei com preguiça de mudar a password.

Não fiquei confuso, e sei que os carros não se medem aos palmos. Mas fiquei curioso em relação ao problema do tamanho dos carros. Devo comprar carro até ao fim do ano e esse assunto despertou-me a curiosidade.
Há também casos de carros que já sendo grandes, ainda parecem maiores e fica-se com menos noção dos limites do carro.
Questão que hoje pode ser relativa devido aos inúmeros sensores e câmeras..

É estacionar atravessado e pronto! [:D]
Oh pois hehe.

Curiosamente já vi foi muitos segmento E a ocupar 2 lugares nos parques subterrâneos.

Até compreendo. Com a quantidade de otários que existem a não ter cuidado a abrir portas....assim é remédio santo.

Os automóveis mais compridos têm a tendência em ter uma brecagem melhor. Não sendo esta uma verdade universal, diria que será a norma.
Pois penso que sim.
Já me vi grego numa rotunda em que tive que fazer uns centímetros de marcha atrás porque o Clio III não tinha brecagem para tal.....surreal mesmo.

Isso é um mito devido ao facto de muitos segmentos E serem de tracção traseira, o que por norma permite uma melhor brecagem.

Há também casos de carros que já sendo grandes, ainda parecem maiores e fica-se com menos noção dos limites do carro.
Questão que hoje pode ser relativa devido aos inúmeros sensores e câmeras..
Há muitos exemplos de garagens de prédios onde estacionar um carro de 4,5m já é um pau. Penso que a maior parte dos lugares de estacionamento de centro comercial têm 4,8 metros de comprimento. Um panamera ou um tesla model s ultrapassam isso largamente.

É daqueles assuntos em que é saudável trocarmos opiniões, mas que ninguém vai tirar conclusões definitivas. E aliás, não é por isso que não deixa de ser interessante.
Eu tenho um C5 para uso no continente português. É enoorme, e sinto-o, apesar de confortável.Uma vez por mês, meto-lhe 1500kms, distribuídos por vários tipos de estrada.
No entanto moro numa ilha, sem auto-estradas. Em que ainda por cima não faço mais do que 20kms por dia. Tenho um série 5, e não fossem contingências familiares, não o trocaria.
Por isso, penso que quem tem um carro que só lhe faça uso para o transportar de A para B, sim, um utilitário pode trazer vantagens.
Para quem gosta de sentir o carro, independentemente dos consumos e percursos, o tamanho é irrelevante.
Quando tenho o carro na manutenção, prefiro andar de bicicleta que no pequenito da Maria... :)

Skoda Superb Break. Quase 5mts. E sem qualquer problema.

E o clássico 144 GL também anda lá perto.

Eu nos carros vejo-me com carros do tamanho do segmento C, no máximo do tamanho do S3 ou A4 sedan. Não me via com um carro maior do que isso. Se andasse a fazer LX-Porto 3 ou 4 vezes por semana aí talvez já pensasse num carro maior, mas mesmo assim não sei.
A verdade é que desde que tive o Mini que a minha preferência vai para carros pequenos, gosto da agilidade deles e da facilidade de estacionar em qualquer lado.

A viatura que agora conduzo tem 4.88m. Passei de um carro com 3.5m para este, apesar de ter conduzido muitos anos um carro com 4.4m.
Ao início estranhei mas foi mesmo durante uma semana. O mais estranho nem foi o comprimento total mas sim a distância entre eixos que é superior a 3 metros.

Meteste-o na máquina a 90 graus?

[:)] [:)] [:)]

Eu nos carros vejo-me com carros do tamanho do segmento C, no máximo do tamanho do S3 ou A4 sedan. Não me via com um carro maior do que isso. Se andasse a fazer LX-Porto 3 ou 4 vezes por semana aí talvez já pensasse num carro maior, mas mesmo assim não sei.
A verdade é que desde que tive o Mini que a minha preferência vai para carros pequenos, gosto da agilidade deles e da facilidade de estacionar em qualquer lado.

eu não gosto de segmentos B, para mim um C é o ideal. não renego segmentos D, mas talvez numa outra fase. diariamente ando com 1 C, sempre andei em segmentos C e D. não tenho problemas de estacionamentos durante o dia-a-dia, mas se tivesse mais dificuldade se calhar não iria mudar de carro por causa disso. para quem anda numa cidade grande já pensará diferente de certeza!

Se tivesse restrições ao estacionamento, talvez pensasse de outra forma. Mas como em casa, e no destino frequente, tenho lugar “reservado”, venham os carros grandes. Só tenho pena de não cons€guie comprar maiores...

[:)] [:)] [:)]

eu não gosto de segmentos B, para mim um C é o ideal. não renego segmentos D, mas talvez numa outra fase. diariamente ando com 1 C, sempre andei em segmentos C e D. não tenho problemas de estacionamentos durante o dia-a-dia, mas se tivesse mais dificuldade se calhar não iria mudar de carro por causa disso. para quem anda numa cidade grande já pensará diferente de certeza!

Não moro numa cidade grande nem tenho problemas com estacionamento, tanto em casa como no trabalho tenho garagem.
Também tenho um SUV do segmento C em casa, cada vez que a minha mulher diz que gosta do novo RAV4 da Toyota eu rio-me e digo que aquilo parece um autocarro. [:D]
Gosto de carro pequenos mas o meu problema foi sempre a "falta de qualidade" dos segmento B e daí ir para os carros do segmento C que sempre eram melhores e foi nisso que o Mini me encheu as medidas, o carro era muito bom no seu interior e pequeno e ágil, fiquei fã e o MX-5 é do mesmo género, se bem que a nível de infotainment fica bem atrás do Mini.
Ando muito no Passat da empresa, é uma seca de carro. [:D]

Tenho um mero segmento B, e sinceramente prefiro carros pequenos e mais ágeis. Andei bastantes vezes com uma S-max e apesar do tamanho bastante superior e não caber em qualquer lugar, nunca senti grandes limitações nem desconforto a estacionar devido ao comprimento. Acho pior a largura.

Diferenças avassaladoras notei quando passei a andar de mota, ficando o carro completamente para 2o plano. Não há comparação possível, estar trânsito e passar na mesma, estar tudo ocupado, de carro ter de estacionar longe e a pagar, de mota ter lugar à porta e de borla [kiss]

Há muitos exemplos de garagens de prédios onde estacionar um carro de 4,5m já é um pau. Penso que a maior parte dos lugares de estacionamento de centro comercial têm 4,8 metros de comprimento. Um panamera ou um tesla model s ultrapassam isso largamente.

Além do comprimento, a largura de muitos lugares já não vai de encontro às medidas dos carros atuais.

Os carros até cabem dentro das linhas, agora abrir as portas é que já não está previsto.

Já tive esse problema num carro com 1.80 de largura (fora espelhos), imagino em carros com 2 metros.

Em certos parques mais antigos (e no Corte Ingles), até as entradas e saídas são complicadas para carros maiores.

Eu nos carros vejo-me com carros do tamanho do segmento C, no máximo do tamanho do S3 ou A4 sedan.

se tivesse neste momento de comprar uma viatura de 4 lugares, acho que o maior que consideraria era um bimmer 2 coupé ou um golf.. algo por esses lados.

para mim o série 3 já é um elefante lol

4,7 é tranquilo. Agora imagina mais uns 20 ou 30 cm...

Já tens um candidato em vista... Não deixes de o comprar pelo tamanho. A não ser que existam mesmo limitações na tua rotina ( estacionamento, percursos típicos, etc).

De qualquer forma, falando de um modo geral, discutir o tamanho isoladamente é algo redutor. Por exemplo, há segmentos C cuja versão SW morde os calcanhares aos seg D. No entanto a experiência de condução é bastante diferente, desde logo porque na C SW vais bem mais perto do eixo anterior. Só tens tamanho atrás, é uma plataforma estendida.

Last edited:
Back