Carros programados para avariar?

carro de guerra puro

mercedes-engine-transplant-modern-diesel-in-a-1992-190e-26-photo-318079-s-429x262.jpg

algum dests assim mais recente alguma vez chega ao pé de um mercedes dessa epoca

Nunca andaste com um carro dos anos 70?
Nem precisavam de ser programados para avariar (não havia computadores) que eles avariavam a toda a hora.
Quanto a mim, é verdade que acho que a fiabilidade atingiu o máximo nos anos 90, mas a diminuição de fiabilidade que sem vindo a verificar, deve-se à introdução de cada vez maior complexidade nos sistemas automóveis.
As pessoas exigem e os fabricantes vão atrás. Um carro tem cada vez mais "mariquices" e é natural que esteja sempre uma a acontecer.
Se tiveres um carro sem vidros elétricos, fechos centralizados, AC, etc,etc,etc. Podes ter a certeza que essas coisas nunca vão avariar.

avariam a toda a hora se as pessoas nao fizerem a manutençao

M101, ok... Nesses testes tens toda a razão, não estou colocar em causa a segurança mas sim a qualidade do equipamento... Numa colisão a baixa velocidade o dos anos 90 nica o parachoques e o moderno parte o parachoques, grelha, optica, guarda lamas e muito possivelmente o capo...

Nunca andaste com um carro dos anos 70?
Nem precisavam de ser programados para avariar (não havia computadores) que eles avariavam a toda a hora.
Quanto a mim, é verdade que acho que a fiabilidade atingiu o máximo nos anos 90, mas a diminuição de fiabilidade que sem vindo a verificar, deve-se à introdução de cada vez maior complexidade nos sistemas automóveis.
As pessoas exigem e os fabricantes vão atrás. Um carro tem cada vez mais "mariquices" e é natural que esteja sempre uma a acontecer.
Se tiveres um carro sem vidros elétricos, fechos centralizados, AC, etc,etc,etc. Podes ter a certeza que essas coisas nunca vão avariar.

ainda bem que falas disso, sim é normal variar uma coisa ou outra agora todas, eu tenho problemas nos 3 pontos que mencionaste...

Talvez dure, mas em compensação o novo é mais seguro, anda mais e gasta menos e polui menos.
Não se pode ter tudo mantendo os mesmo custo (ajustando a inflação)

Isso das colisões como atestado de "resistência" é falso. Mera assumpção popular.
Os carros mais recentes são feitos para se deformarem mais, mas só até certo ponto, o que permite que sejam bem mais seguros
As suas "células de segurança" são N vezes mais fortes que os carros antigos de "chapa grossa"

A ideia de os carros modernos se deformarem mais, é para que seja o carro a absorver o máximo de energia possível que é provocada pela força do embate, em vez dos ocupantes. Ou seja, após o impacto, á medida que o carro vai deformando vai também amorteçendo a força do embate, causando um alivio na pressão que os ocupantes sofrem.

M101, ok... Nesses testes tens toda a razão, não estou colocar em causa a segurança mas sim a qualidade do equipamento... Numa colisão a baixa velocidade o dos anos 90 nica o parachoques e o moderno parte o parachoques, grelha, optica, guarda lamas e muito possivelmente o capo...

E já pensaste no porquê?

A aerodinâmica, estética e protecção dos peões obriga a compromissos desses.
Não tem nada que ver com qualidade de construção.

Um exemplo giro:
http://farm2.static.flickr.com/1239/1242872478_6ff2ff64d7.jpg

Nem dum Cactus alguns gostam com aquelas superfícies próprias para levar toques, quanto mais parachoques saliente à anos 70/80

E já pensaste no porquê?

Um exemplo giro:

Nem dum Cactus alguns gostam com aquelas superfícies próprias para levar toques, quanto mais parachoques saliente à anos 70/80

Actualmente os carros nem têm para choques é tudo para partir. Se chamam para choques a uma pelicula de plastico com 2mm de largura vou ali e já volto...

Actualmente os carros nem têm para choques é tudo para partir. Se chamam para choques a uma pelicula de plastico com 2mm de largura vou ali e já volto...

E depois?
Isto não é só contenção de custos, faz com que o carro seja mais leve, aerodinâmico, seguro para ti e para os peões, gasta e polui menos, anda e curva melhor.

Se queres algo que não "parta" porque pelos vistos é essencial, podes sempre comprar um "mata vacas" Resolvido.

E já pensaste no porquê?

Um exemplo giro:

Isso é tudo muito bonito não fossem as marcas pedirem no final um balúrdio por um para-choques/opticas/capo/guarda lamas.

Nesse lambo esse extra é um reforço para não estragar o original. lool

mok, em que carro é que isso aconteceu e quais são os sintomas?

Se for num carro do grupo VAG (Audi, VW, Seat, Skoda) é um defeito de conceção mecânico (bem conhecido) e não tem nada a ver com o software.

Isso é tudo muito bonito não fossem as marcas pedirem no final um balúrdio por um para-choques/opticas/capo/guarda lamas.

Nesse lambo esse extra é um reforço para não estragar o original. lool

Achas descabido cobrarem mais por isto:
s-l300.jpg

Do que por isto?
$_35.JPG

Eu acho normal.

No Lambo foi imposição americana para segurança dos peões, lá se foi a estética e aerodinâmica.

mok, em que carro é que isso aconteceu e quais são os sintomas?

Se for num carro do grupo VAG (Audi, VW, Seat, Skoda) é um defeito de conceção mecânico (bem conhecido) e não tem nada a ver com o software.

sim é um VAG quanto custa reparar isso? O carro fecha bem, mas dá erros no VAGCOM e por vezes anda sempre a tentar fechar as portas.

Acham que uma "obsolescência programada" ajudaria a manter a reputação de uma dada marca?

O que me parece óbvio é que os carros a gasóleo modernos avariam mais facilmente, fruto da maior sensibilidade de vários periféricos cuja instalação foi exigida pela União Europeia.
Era bom que pudéssemos todos andar em carros a gasolina de alta cilindrada naturalmente aspirados e que o preço do combustível fosse tão baixo como noutros países...

sim é um VAG
Logo vi... aquelas fechaduras são uma porcaria.

Eu tive o mesmo problema no meu A4 e consegui repará-las. Na Audi seriam uns 300 euros por cada fechadura.

Tens que as retirar para fora das portas, abri-las, retirar a massa consistente, limpar bem os contactos, substituir por uma massa consistente menos viscosa e lubrificar os motores com WD40. No meu caso, resolveu o problema, mas nalguns casos são uns switches internos que falham e aí não há arranjo possível.

Tens aqui um tutorial: http://www.ozaudi.com/forums/a4-s4-...e-door-handle-after-unlocking-car-remote.html

Se não as conseguires reparar, compras no ebay fechaduras novas a menos de um terço do preço que te iriam cobrar no concessionário.

Achas descabido cobrarem mais por isto:
s-l300.jpg

Do que por isto?
$_35.JPG

Eu acho normal.

No Lambo foi imposição americana para segurança dos peões, lá se foi a estética e aerodinâmica.

Fogo... Deixaste-me sem argumentos... Mas continuo a achar os preços praticados exorbitantes tendo em conta a "qualidade", se formos ver os para-choques as diferenças quase não existem exepto no "desenho/molde" mas o preço é muito mais elevado.

Resumindo e concluindo, estamos a pagar muito mais pelo mesmo mas mais bonito e de qualidade inferior.

Obsolescência programada nos automóveis é algo profundamente inviável para as marcas. Se existem carros que duram menos hoje em dia é devido á complexidade acrescida dos modelos mais modernos face a carros dos anos 70 por exemplo.
Na mecânica os motores são mais evoluídos e têm mais componentes, depois existem FAPs, electrónica, dispositivos extra de segurança e muitas outras coisas.

Haverão carros com componentes de qualidade mais duvidosa que quebram ao fim de utilização regular, sim há. Mas isso deve-se ao facto de que as marcas automóveis trabalham sobre margens de lucro mínimas (e muitas vezes perdem dinheiro por carro fabricado - na Europa isso aconteceu muito nos últimos anos).
Logo cortam custos onde podem, em vez de usarem peças de maior durabilidade mas que custem dois ou três euros a mais, vão para uma mais barata.

Não fazem isto com malícia, mas por necessidade e acredita que quando existem peças como um volante que se degrada rápidamente ou botões defeituosos que se partem fácilmente, ou problemas eléctricos acredita que as marcas vão sentir no pelo os efeitos de ganharem reputação desses problemas. Vejam o exemplo da Fiat cá por Portugal que ainda carrega com o estigma dos problemas electricos do Fiat Tipo e Tempra.
Mas não no sentido que o user quis implicar. Simplesmente as entidades reguladoras estão sempre a implementar novos parâmetros de segurança que exigem ás marcas que melhorem os produtos.

Quanto aos smartphones tens obsolescência programada simplesmente porque é mais fácil deixar de suportar certo hardware ao fim de um par de anos porque assim podes criar software que aproveite melhor as potencialidades de hardware mais recente. Isto já para não falar nos saltos constantes de performance e eficiência dos SoCs.

Se achares que o teu carro teve problemas de obsolescência programada intencionalmente então diz a marca e modelo e o porquê e podemos começar a evitar essa marca.

Voltar
Superior