Carta de Mota...

citação:Originalmente colocada por FRICK

e,enquanto se anda a tirar a carta ja se pode andar com a mota???

Nisso aqui é diferente da suiça. Só podes conduzir nas aulas de condução com um instrutor. (claro que depois de tirares a carta conduzes "à vontade")

ou seja eu tirei aos 16 anos agora tenho 22 anos, o que preciso fazer para conduzir qualquer 1??? renovar a carta??? ou andar com ela mesmo assim e os policias que façam contas???

citação:Originalmente colocada por worldtiki

up

Reparei que na minha carta de condução (no verso) para além da linha para "A1" tem ainda 2 linhas para "A".

Estes "A" são o quê? Duas categorias "A2"?

Eu tirei aos 19 e fiquei com estas categorias:

imagem0bp.jpg

Tenho andado com todo o tipo de motos e não tenho tido problemas com as autoridades, normalmente só olham para a frente da carta de condução e lá tenho as categorias "A1, A e B".

Agora com 26 acho que é uma questão de ir à DGV actualizar e preenchem-me a categoria que falta.

citação:Originalmente colocada por Zoltan Pluto

Pois eu tb ando a equacionar tirar a carta de mota e não queria voltar a ir ao codigo para a tirar!

Só é preciso código se nunca o tiveres feito. Aos 16 tirei carta de 125cc e aos 18 para de carro já nõ tirei o código.

citação:Originalmente colocada por Fernando Ac

citação:Originalmente colocada por bizarro

Pelo que percebi agora para fazer tirar a carta de mota tens que fazer um exame de 10perguntas (penso que nao podes falhar nenhuma) especificamente sobre motas.

Perguntas do genero:
qual a roupa mais indicada para andar de mota?
- gorotex
- algodao
-colete cor de rosinha
[}:)]
Pensas tu, vai la fazer o exame sem estudar nada e vais ver como chumbas.
É perguntas mais deste genero.
Para que serve o interruptor geral de uma moto:
- Para desligar todo o sistema da moto
- Para desligar o motor e o farol
- Para desligar o motor.

Pois bem, é apenas para desligar o motor, mas como o pessoal vê lá "interruptor geral" e como normalmente quem tá a tirar a carta nunca teve moto cai em perguntas deste genero.

Ah e podes falhar uma, como no codigo de 30 perguntas podes falhar 3.

Mas "geral" significa universal, logo a resposta de motor estaria errada. Um interruptor universal não se pode referir apenas ao motor visto que o motor não é toda a "universalidade" da mota, logo o que estaria errada é a formulação da pergunta, o que colocaria em causa a integridade técnica do mesmo.[8)]

carta de mota, duvida!

carta de mota, duvida!

Oh pessoal, eu quando tirei carta de mota tirei AL, e sabia que 2 anos depois ficava automaticamente com AP , só que não sei se fica válido passados 2 anos, ou se só fica válido depois de eu ir á DGV pedir a mudança da carta .........para aparecer na própria carta

é uma daquelas burocracias chatas

alguém sabe?

Mais um na mesma situação... Tirei a carta A2 há quase 10 anos, com limitação de potência a 34 cavalos. Ainda não a alterei para A3.... o que vale é que a minha Hornet está Homologada com 34 cv.... Tenho que tratar disso.

Tambem gostava de saber. Estou na mesma situação. Tirei à 8 anos a carta mas nunca fui tratar de mais nada.

Não sei se posso conduzir qualquer mota ou não... :S

Tens de alterar a carta para ser averbada a nova categoria ;).

Vai a uma escola de condução ou então à própria DGV.

Tirar Carta de Mota, ou não!?

Tirar Carta de Mota, ou não!?

Ando com ideia de tirar carta de mota... a questão que deixo aqui aos motards do forum é... é assim tão dificil aprender?
Eu sempre tive um medo pelado de motas... nunca sequer peguei numa! Andei uma vez à pendura... e nada mais!

Digam-me é assim tão dificil? Será que vou fazer figuras tristes?

Nota: já fui viciado em bicicleta, e sou altamente doido a andar e ando bastante bem.

Off Topic! O lugar apropriado para essa dúvida ser resolvida de forma totalmente imparcial é aqui e só aqui! (riso maléfico!)

Agora a sério: sabes andar de bicicleta? É a mesma coisa mas mais pesada - é uma questão de física, uma equação entre peso e força centrífuga. E claro, com muito mais responsabilidade e condução extra defensiva.

Ando com ideia de tirar carta de mota... a questão que deixo aqui aos motards do forum é... é assim tão dificil aprender?
Eu sempre tive um medo pelado de motas... nunca sequer peguei numa! Andei uma vez à pendura... e nada mais!

Digam-me é assim tão dificil? Será que vou fazer figuras tristes?

Nota: já fui viciado em bicicleta, e sou altamente doido a andar e ando bastante bem.

nada dificil taveirada, nada mesmo!

ainda por cima se andavas de bina , de mota é mais fácil, tens mais estabilidade etc!

Pá ao principio é uma beca engronhante se não tens bases, mas é tipo carta de carro, tar atento á caixa, embraiagem blá blá..........

é muito fácil........mesmo acredita em mim![;)]

num instante tás apto........em 1/4 das aulas que demoraste para aprender a conduzir carro [:D]

se precisares de dicas ou tiveres dúvidas podes perguntar [;)]

EDIT: ah e com a base do carro é mais de meio caminho andado.....já sabes o que fazer em relação á embraiagem em mudanças, sejam reduções ou não.......

Tente, rapaz!

É algo que se não ganhas, muito menos perdes!

Eu tirarei quase sem dúvidas aos 18.

;-)

eu não acho nada dificil , há tempos fui andar de moto e tava com receio, pois nnc tinha andado numa de duas rodas( a conduzir) mas dpx apanhas o geito :p
akilo e kuase como andar de bicicleta [:D]

tá bem k nao era uma motona , mas era fixe[:blush:]

Nada mais simples caro colega mod...1ª velocidade para baixo, ponto morto entre a 1ª e a segunda velocidades e restantes para cima. [:D]

[;)]

Eu tinha de experiência apenas as aulas. Depois demorei 9 anos a comprar mota. Olhei para ela, sentei-me, vi se estava ok, já tinha comprovado o registo de revisões... paguei a mota, recebi a papelada... e Brrroooooo brrrrooooo... parei na bomba de gasolina nem sei se com lágrimas do vento se da alegria de a ter. Ainda sabia andar e a sensação ainda era melhor do que me lembrava.

Nada mais simples caro colega mod...1ª velocidade para baixo, ponto morto entre a 1ª e a segunda velocidades e restantes para cima. [:D]

[;)]

Depende, há motas que não! [;)] Nas BSA até era do lado direito... [:D]

Não gosto de motas, nunca irei tirar carta por isso.

Um visita ao Hospital de Alcoitão ver umas vitimas que sobreviveram a desastres de mota devia mudar a opnião de muita gente.

Os motard são o para choques, estão sujeitos a levarem um toque de um outro e vão logo parar ao chão, a ficarem paraplegicos de um momento para o outro sem ter culpa.

Eu tinha de experiência apenas as aulas. Depois demorei 9 anos a comprar mota. Olhei para ela, sentei-me, vi se estava ok, já tinha comprovado o registo de revisões... paguei a mota, recebi a papelada... e Brrroooooo brrrrooooo... parei na bomba de gasolina nem sei se com lágrimas do vento se da alegria de a ter. Ainda sabia andar e a sensação ainda era melhor do que me lembrava.

Depende, há motas que não! [;)] Nas BSA até era do lado direito... [:D]

Aqui há uns anos tb andei numa 50 em que até a 1ª velocidade era para cima...[;)]
Não me recordo que mota era...tenho ideia de que era uma Suzuki...

Back