Casal "devolve" criança que tinham adoptado!

Mas, e para que fique claro, não sei se neste caso em concreto os pais sabiam da existência desta doença, portanto, caso soubessem deviam ser proibidos de voltar a adoptar, caso não soubessem e se não estivessem predispostos a adoptar uma criança com esta doença devem apurar-se responsabilidades porque no meio disto tudo, a única pessoa que sai bastante prejudicada é a criança.

Em cheio. apr:)apr:)apr:)apr:)

Hoje passou uma reportagem em que deram voz «à outra parte interessada»...a instituição onde estava a criança a adoptar. Segundo a Técnica «que deu a cara», a menina de 12 anos, não tem qualquer problema psicológico ou psicótico e os «pais adoptivos» estariam a par de toda a situação desde o início do processo.

Mais uma vez, cada qual com a sua versão dos factos...e a criança no meio a sofrer...outra vez. :-(

Se o banhas empranhasse a mulher e nascesse uma criança esquizofrénica, o que é que lhe faziam, afogavam-na????

O que está em causa é o egoismo das pessoas, um filho é sempre um filho, com problemas maiores ou mais pequenos, e quando este casal se candidatou à adopção era, supostamente para poderem dar o amor e carinho de pais. Ou só as crianças bonitas e saudáveis é que têm direito a serem felizes?

Se tens um filho e não consegues cuidar dele entregas para adopção...
Neste caso é o mesmo. Não conseguem cuidar dele e deram para adopção...

Acho mais deplorável estar a tratar as pessoas por "banhas" e "gordalhufas que havia de crecer um repolho no c#" do que a noticia.

Cujo conteudo não está explanado o suficiente para se começar a disparar tiros de caçadeira desta maneira.

O que é que o homem ter excesso de peso tem alguma coisa a ver para o caso?

Às vezes não percebo as pessoas sinceramente.

Tanto lirismo por estas bandas.

Se vocês são assim tão tolerantes, porque não se candidatam a adoptar uma criança assim ?

O que eu acho engraçado é que muitos acusam o casal, mas ninguém ainda falou que só este ano foram "devolvidos" (detesto este termo) à instituição 4 crianças.

Ou seja este caso com aquela instituição não é único. Será mesmo que o casal tem toda a culpa?

Eu percebo a posição da Danone, que é mãe e a quem estas questões tocam mais. Eu imagino que não seja nada fácil lidar com o facto de se pensar no futuro de uma família com uma criança esquizofrénica mas também é certo que já não estamos no século XVIII e a esquizofrenia já não é o demo. Bem medicada e convenientemente acompanhado o doente pode levar uma vida completamente normal.
Se acarreta muito mais trabalho e dispendio financeiro? Sim, implica e é preciso ter isso em conta.

Mas e a criança de 12 anos que pela segunda vez voltou a ser abandonada ninguém pensa? É uma criança que está no meio desta história e acho que deveriam ser apuradas responsabilidades. Não sabemos se os pais sabiam efectivamente da doença e a criança teve uma crise e eles se assustaram ou se simplesmente foram omitidos factos.

Acima de tudo, o que eu retenho é que existe uma menina que achou que finalmente poderia ter uma familia e que ao fim de 15 dias isso se desvaneceu. E há ainda outra coisa, se este casal já nutrisse um carinho especial por esta criança não teria coragem para a devolver, fico com a ideia que eles desistiram mesmo antes de tentarem.

A história está mal contada. Então antes de haver adopção não houve um período de pré adopção em que a criança começa a visitar a casa dos futuros pais para começar a habituar-se à nova família? Passaram logo para a adopção definitiva? E a instituição não sabia, ou nunca tinha desconfiado da situação da criança? É que os relatos do casal sobre o comportamento da rapariga são tudo menos normais.

Last edited:
Eu percebo a posição da Danone, que é mãe e a quem estas questões tocam mais. Eu imagino que não seja nada fácil lidar com o facto de se pensar no futuro de uma família com uma criança esquizofrénica mas também é certo que já não estamos no século XVIII e a esquizofrenia já não é o demo. Bem medicada e convenientemente acompanhado o doente pode levar uma vida completamente normal.
Se acarreta muito mais trabalho e dispendio financeiro? Sim, implica e é preciso ter isso em conta.

Mas e a criança de 12 anos que pela segunda vez voltou a ser abandonada ninguém pensa? É uma criança que está no meio desta história e acho que deveriam ser apuradas responsabilidades. Não sabemos se os pais sabiam efectivamente da doença e a criança teve uma crise e eles se assustaram ou se simplesmente foram omitidos factos.

Acima de tudo, o que eu retenho é que existe uma menina que achou que finalmente poderia ter uma familia e que ao fim de 15 dias isso se desvaneceu. E há ainda outra coisa, se este casal já nutrisse um carinho especial por esta criança não teria coragem para a devolver, fico com a ideia que eles desistiram mesmo antes de tentarem.

Mau exemplo, porque a ponderação fica bem a todos, principalmente a que tem e está a educar filhos [;)]

O casal terá posto uma série de pressupostos para aceitar a adopção, curiosamente há quem ponha bem mais, pelos vistos não houve restrições de idade, e são bons da fita. Os pressupostos não foram cumpridos e quem sofreu foi a criança, logo, há que apurar responsabilidades, o que não será dificil, pois haverá documentos assinados por todos.

Espero adoptar dentro de alguns anos (no máximo 10), apesar de até hoje (felizmente) nada indicar a existência de infertilidade. Ponho-me no papel destes pais, assistindo de fora, provavelmente devolveria a criança mas não descansaria enquanto não fossem apuradas responsabilidades e dados beneficios à criança.

E não te esqueças que por cima disso tudo o pai era um banhas e um gordalhufas... como é que uma pessoa se consegue conter quando um dos pais é um banhas? é muito complicado...

Tenho pena da criança ter que viver diáriamente na presença dum gordalhufas...

As únicas pessoas que se podem criticar são as do serviço da Segurança Social.

Quanto ao casal que quis adoptar uma criança, nada a criticar. Tem toda a razão.

Já que estamos em maré de hipóteses e já sei que me vão cair todos "em cima"!!!

Se a esquizofrenia no período de pré adopção nunca foi detectada, se a própria instituição nega a esquizofrenia da criança, porque não equacionar que foi a própria criança a inventar que via e falava com a falecida irmã porque não lhe agrada "estes pais"? Com 12 anos sabem bem o que fazem, não são assim tão inocentes....

As únicas pessoas que se podem criticar são as do serviço da Segurança Social.

Quanto ao casal que quis adoptar uma criança, nada a criticar. Tem toda a razão.

E se eles sabiam de antemão que a criança sofria de esquizofrenia mas quando conviveram com a doença é que se aperceberam com o que estavam a lidar?

Atenção que estamos no campo dos "ses".

Já que estamos em maré de hipóteses e já sei que me vão cair todos "em cima"!!!

Se a esquizofrenia no período de pré adopção nunca foi detectada, se a própria instituição nega a esquizofrenia da criança, porque não equacionar que foi a própria criança a inventar que via e falava com a falecida irmã porque não lhe agrada "estes pais"? Com 12 anos sabem bem o que fazem, não são assim tão inocentes....

É outro "se". É muito simples, façam exames à criança e apurem a verdade. Se calhar a menina só precisa de um bocadinho de carinho e ajuda psicologica para poder ultrapassar os traumas que sofreu.

Eu não acho que lá por a criança dizer que vê a irmã seja "maluquinha" (desculpem o termo), nós não sabemos a relação que ambas tinham e uma perda nesta idade é algo perturbador.

É outro "se". É muito simples, façam exames à criança e apurem a verdade. Se calhar a menina só precisa de um bocadinho de carinho e ajuda psicologica para poder ultrapassar os traumas que sofreu.

Eu não acho que lá por a criança dizer que vê a irmã seja "maluquinha" (desculpem o termo), nós não sabemos a relação que ambas tinham e uma perda nesta idade é algo perturbador.

Se visses a reportagem, tinhas reparado que a outra tinha morrido à nascença.

E se eles sabiam de antemão que a criança sofria de esquizofrenia mas quando conviveram com a doença é que se aperceberam com o que estavam a lidar?

Atenção que estamos no campo dos "ses".

Eles "devolveram" a criança porque ninguém os informou que esta sofria de esquizofrenia.

Back