Casal "devolve" criança que tinham adoptado!

Já reparaste que por bem menos foste bastante mais agressivo que a pessoa que criticas ?

... Já agora "pessoas grandes" é o quê ? mais um eufemismo para gordos ? [:D]

Não preciso de eufemismos.. já muitos foram usados neste tópico. [:D]

v7, eu ate curto os teus posts, mas neste caso, não vejo o que é que o pai adoptivo ser gordo, magro, baixo, preto, cigano, careca, côxo, etc tem a ver com o caso...

Talvez se alguem me explicar eu perceba... [;)]

Há imensas crianças para adopção, só que como não correspondem ao protótipo do bébé (só se pode adoptar com mais de 6 meses) lourinho, saudável e perfeitinho, que quase todos ambicionam, acabam por ir vivendo as suas vidas nas instituições. O que é triste [s)]

A minha irmã adoptou uma criança, porque queria um 3º filho e não conseguia tê-lo. O facto de ter aceitado qualquer raça facilitou bastante. Tenho há 3 anos e picos um sobrinho escurinho e com carapinha [:D]
Vou-me informar dos detalhes mas de uma coisa estou certo, pode-se receber uma criança diretamente da maternidade mas, depois de ler o que escreveste, fiquei sem saber qual o enquadramento legal antes dos 6 meses.

Mas qual insulto ? voçês sabem o que é um insulto ? implica falar directamente com o visado.

A autora do tópico, indignada referiu-se aos protagonistas utilizando termos reveladores dessa indignação, mas nada de especial.

Deixem de ser xoninhas.

O que sobressai neste caso, como noutros, é que quem se trama é o mexilhão, neste caso a adoptada/devolvida. É a parte fraca e verdadeiramente lesada do processo.

O Sr. fortezinho pode ter ficado desiludido, mas daqui a umas semnas já passou e com sorte ainda adopta outra criança, talvez uma de Leste com uns 16 ou 17 anos daquelas como o Sr. João Nuno Pinto da Costa tanto gosta de adoptar.

Agora a rapariga vai permanecer institucionalizada, sem crescer com a presença e apoio de uma familia que a mime e que goste dela, como todos deviamos ter.

Eu provavelmente faria a mesma coisa.
Quando alguém decide adoptar uma criança é para ter uma criança para cuidar, para dar e receber carinho e não para ser um poço de problemas.
Quando alguém faz um gesto altruísta como adoptar uma criança para ter amor e uma vida melhor não é obrigado a aceitar algo que lhes torne a vida num inferno.

Há imensas crianças para adopção, só que como não correspondem ao protótipo do bébé (só se pode adoptar com mais de 6 meses) lourinho, saudável e perfeitinho, que quase todos ambicionam, acabam por ir vivendo as suas vidas nas instituições. O que é triste [s)]

A minha irmã adoptou uma criança, porque queria um 3º filho e não conseguia tê-lo. O facto de ter aceitado qualquer raça facilitou bastante. Tenho há 3 anos e picos um sobrinho escurinho e com carapinha [:D]
E mais uma coisa, em relação ao haver imensas crianças à espera de serem adotadas é natural que assim seja, e não é apenas pelo que dizes.

O casal amigo que acabou por ficar anos mais tarde com uma criança foi inicialmente recusado por a casa ter poucas divisões para receber uma criança adotada. Curiosamente a mesma casa acabou por servir inicialmente para o filho que entretanto tinha nascido e para o bebe que os serviços entenderam entregar. Parece que algumas técnicas dos serviços exigem aos futuros pais adotivos condições pouco razoáveis.

Last edited:
Eu provavelmente faria a mesma coisa.
Quando alguém decide adoptar uma criança é para ter uma criança para cuidar, para dar e receber carinho e não para ser um poço de problemas.
Quando alguém faz um gesto altruísta como adoptar uma criança para ter amor e uma vida melhor não é obrigado a aceitar algo que lhes torne a vida num inferno.

Não sei bem se considero adoptar um gesto altruísta.

Depende ! Se for como uma amiga da minha mãe que adoptou 3 irmãos e de alguma idade, sim ! se for como a Margarida Martins que adoptou uma miúda saropositiva, também !

Se for encarado como ir a uma loja comprar um nenuco para brincar ..... não sei.

Não sei bem se considero adoptar um gesto altruísta.

Depende ! Se for como uma amiga da minha mãe que adoptou 3 irmãos e de alguma idade, sim ! se for como a Margarida Martins que adoptou uma miúda saropositiva, também !

Se for encarado como ir a uma loja comprar um nenuco para brincar ..... não sei.
Posso estar errado mas tu pareces relacionar sempre o altruísmo com a idade da criança adotada o que é uma visão demasiado simplista do problema. Mais uma vez socorrendo-me do caso que conheço, a bebe tinha nascido com uma anomalia física que obrigava a uma rápida e complexa intervenção cirúrgica. Tendo sido rapidamente entregue para adoção foram já os pais adotivos a lidar com a situação (embora ainda tenha sido necessária a autorização do tribunal).

Comparar a adoção de um bebe com o ir à loja comprar um nenuco é despropositado.

Edit: E também nada justifica dizer que devia crescer um repolho não sei onde.

Last edited:
Ora bem, gordo pode ser um nome "feio", e talvez utilizado um pouco num sentido pejorativo, o que pode não ficar bem. Daí a que se deva chamar de obeso. Agora pessoa grande?? Ou como muitos dizem: "Estás tão forte"... Mas por acaso gordura alguma vez é sinal de se ser forte? Por favor...

Agora, para não me acusarem de OT, vou abordar as coisas de dois prismas:

Como já disse, posso não concordar, mas respeito as pessoas que dizem que nunca adoptariam crianças deficientes. Ora se o homem não queria uma criança deficiente, dizia logo que não queria e ponto! Sim, já sei que nunca ninguém na instituição notou algum tipo de deficiência. Creio que a criança quando esteve na instituição tivesse acompanhamento médico. Acompanhamento esse onde nunca lhe foi diagnosticada qualquer patologia do foro psíquico, e depois vem para casa da família adotiva, e em meia dúzia de dias, já é "maluca".[8b]

Por isso, uma coisa é pôr tudo em pratos limpos, e dizer que não querem adotar uma criança deficiente, outra completamente diferente é "despejar" uma criança, como se fosse um objeto fora do prazo. Isto é uma clara atitude de especismo e preconceito, e para mim, este tipo de pessoas merecem o mesmo tipo de tratamento: Desprezo e preconceito! (claro, mantendo a linha de que a história é tal e qual como a conhecemos).Sempre defendi que para se receber respeito, é preciso dar-mo-nos ao respeito!

Posso estar errado mas tu pareces relacionar sempre o altruísmo com a idade da criança adotada o que é uma visão demasiado simplista do problema. Mais uma vez socorrendo-me do caso que conheço, a bebe tinha nascido com uma anomalia física que obrigava a uma rápida e complexa intervenção cirúrgica. Tendo sido rapidamente entregue para adoção foram já os pais adotivos a lidar com a situação (embora ainda tenha sido necessária a autorização do tribunal).

Comparar a adoção de um bebe com o ir à loja comprar um nenuco é despropositado.

Edit: E também nada justifica dizer que devia crescer um repolho não sei onde.

Eu não relaciono o altruísmo com a idade da criança. O que me parece é que altruísmo tem a ver com abdicarmos de algo em função de outros, pormos os outros à frente, etc.

O acto de adoptar normalmente ocorre por casais que não conseguem ter filhos, querem e não conseguem consideram adoptar. Não vejo altruismo nenhum aqui.

A idade, raça, ou saúde da criança são aspectos que todos, ou quase todos querem nas melhores condições. No fundo as pessoas querem a situação mais parecida com terem um filho em que corra tudo bem, eu compreendo isso, não me parece é que se possa dizer que é um acto de altruísmo.

Back