central nuclear em PT?

1º A central nuclear que se irá construir em Portugal não terá nada a ver com as centrais nucleares da geração da de Chernobyl (1ª geração).

2º O desastre de Chernobyl aconteceu, ao que parece, devido a um erro humano.

3º Existem ainda muitas centrais nucleares como a de Chernobyl, essas sim são perigosas e devia ser feita pressão para serem desmanteladas.

4º As emissões de uma central nuclear não alimentam o efeito de estufa como a queima de combustíveis fósseis.

5º Portugal já usa energia que provém de centrais nucleares.

6º A proxima geração de centrais ainda vai ser mais segura, esperemos por ela.

Vais de esperar sentado.A nova geração de centrais está a derrapar financeiramente exponencialmente,e com sucessivos atrasos.

Central Nuclear NÃO

Quando o petroleo estiver a 200€ por barril vai ser bonito se continuar.mos tao dependentes..
A maior parte do petróleo que importamos é para os transportes, não é para gerar electricidade.

Eu considero que é impossível construir uma central nuclear num País onde foi tão complicado instalar a inofensiva co-incineração...

AS centraiS nucleareS já cá deviam era estar a funcionar e á muito tempo!!

A autonomia energética de um pais, é a todos os níveis de vital importância estratégica, económica, e social....

Quanto mais energia fosse produzida cá menos teriamos que importar sob forma directa ou indirecta com TODAS as vantagens inerentes a este facto....

A energia nuclear é extremamente eficiente, segura e barata.

E não me importo mesmo nada que construam uma mesmo á minha porta, desde que não me estrague a vista principal, nem faça barulho.

E não me importo mesmo nada que construam uma mesmo á minha porta, desde que não me estrague a vista principal, nem faça barulho.
e os resíduos radiactivos? não têm mal nenhum? a central nem é a pior coisa :P ah espera, os resíduos atiram-se para o mar ou enterram-se, toda a gente sabe que a radiactividade não tem perigo nenhum e que se dissipa em poucos meses [:)]ou serão uns milhares de anos, depois de ir contaminando os solos, aguas, basicamente tudo, pois vai entrando na cadeia alimentar?

e os resíduos radiactivos? não têm mal nenhum? a central nem é a pior coisa :P ah espera, os resíduos atiram-se para o mar ou enterram-se, toda a gente sabe que a radiactividade não tem perigo nenhum e que se dissipa em poucos meses [:)]ou serão uns milhares de anos, depois de ir contaminando os solos, aguas, basicamente tudo, pois vai entrando na cadeia alimentar?

O tratamento de resíduos nucleares é feito da melhor maneira possível, de forma segura controlada e regulamentada. Não é como os outros resíduos normais em que se enterram, aterra, despeja, ou liberta sem cuidados....

Os resíduos nucleares apesar de por si só extremamente perigosos, são produzidos em reduzidas quantidades, e com baixíssima frequência, sendo pouquíssimas as vezes que há necessidade de renovar o material nuclear de uma central ao longo da sua vida útil....

Nenhum sistema de produção de energia é perfeito ou inofensivo, todos os outros métodos de produção tem desvantagens e perigos...

Eu gravei o documentário que passou na RTP à uns tempos e parece, que a negligência foi a nível, quase geral, desde os materiais usados na construção do reactor, até ao chefe querer dominar um reactor muito instavel, independentemente dos avisos e pontos emitidos pelo comité central

Hmmmmmmm....

homer_asleep_on_job.jpg

O tratamento de resíduos nucleares é feito da melhor maneira possível, de forma segura controlada e regulamentada. Não é como os outros resíduos normais em que se enterram, aterra, despeja, ou liberta sem cuidados....

Os resíduos nucleares apesar de por si só extremamente perigosos, são produzidos em reduzidas quantidades, e com baixíssima frequência, sendo pouquíssimas as vezes que há necessidade de renovar o material nuclear de uma central ao longo da sua vida útil....

Nenhum sistema de produção de energia é perfeito ou inofensivo, todos os outros métodos de produção tem desvantagens e perigos...

o "tratamento"? qual tratamento? meter nuns bidões e enterrar ou atirar ao mar? e os resíduos radiactivos não são só o material nuclear :P

Já existem métodos de aterro de residuos perfeitamente seguros.

quais? duram os milhares de anos necessários para que a radiação contida desapareça?

Eles não são enterrados ou despejados no mar...

São colocados em bunkers construídos de raiz para o efeito, a elevadas profundidades, em solo de rocha isolado com paredes de "betão de chumbo", em zonas geológicas estanques e o mais isoladas possível, de acesso dificil, controlado e vigiado.

Sim os residuos são perigosos durante muitos milhares de anos, por isso mesmo é que tem o tratamento que tem.

A maior parte do petróleo que importamos é para os transportes, não é para gerar electricidade.

não é para gerar electricidade? de onde julgas que vem cerca de 70% da electricidade que temos?

espanha tem a electricidade 30% mais barata que nos. E o preço da energia é o principal factor para o desenvolvimento de um pais, por isso é bom que tenhamos electricidade barata...

Se esta discussão fosse na Arábia Saudita, eu até compreendia o cepticismo...mas em Portugal? Onde não há uma gota de petroleo...

O governo já disse que esta questão não está na ordem do dia. Mas não vale a pena esperar, adiar, é inevitavel.

Para mim a dúvida é o local onde vai ser construída...aí é que vai haver borrasca...

construam em lisboa... como tudo o resto [:D]

Em Lisboa podem pôr as refinarias, centrais térmicas,
incineradoras, celuloses, fábricas de químicos, tudo coisas inofensivas... e podem
pôr uma central nuclear mesmo ao meu lado que não me importo.

espanha tem a electricidade 30% mais barata que nos. E o preço da energia é o principal factor para o desenvolvimento de um pais, por isso é bom que tenhamos electricidade barata...

Espanha anda a subsidiar a electricidade há anos.

Tem um défice tarifário de vários milhares de milhões de €uros.

Tudo porque parou a construção de novas centrais nucleares e apostou em "renováveis". Para a dimensão industrial e populacional possui muito pouco nuclear e isso tem os seus custos.

Depois como a electricidade é muito mais cara que ao lado (França), e para a indústria conseguir ser competitiva, bora lá o Estado a financiar a diferença entre o preço de custo da electricidade espanhola e o da electricidade francesa.

Nós por cá, compramos ainda uma boa porção da energia a quem?

A quem tem para dar e vender: França.

E depois ainda pagamos o transporte...à Espanha, desde lá dos Pirenéus até cá...

Ou seja, cá em Portugal há muito que CONSUMIMOS electricidade de origem...nuclear.

E o argumento de sempre da segurança é estúpido quando boa parte das centrais nucleares espanholas está à beira da fronteira.

O que significa que temos o risco (mínimo, mas isso é outra conversa) e...zero benefícios.

Tudo para o povão ignorante se sentir placebamente mais...seguro.

E viva a electricidade cara.

Viva [:p]

Isto do nuclear é inevitável, para mais com a alteração do paradigma energético que vigora desde a revolução industrial...

Claro que há os países que pensam a longo prazo...género Finlândia, que já o perceberam e já começaram a construir até centrais de 3ª geração.

Já para não falar em alguns de Leste que estão também a apostar no nuclear.

Last edited:
Agora que falam nas centrais espanholas fiquei a pensar qual seria a percentagem de portugueses que sabem sequer da sua existência, mas cheira-me que é bastante baixa. [:D]

Mas voltando ao nosso rectângulo, nao iria ser fácil convencer as pessoas (foi o que foi com a co-inceneração, como já foi dito); o que eu acho que as pessoas se esquecem é que, se realmente querem a massificação dos carros eléctricos (e parece que desde há um meses para cá passaram a querer [:)]) temos que aumentar a oferta de electricidade.

Agora a pergunta é a seguinte: será que as renováveis são suficientes para alcançar esse objectivo? Eu acho que não, a menos que se alterem hábitos. :)

Também me parece que o nuclear é inevitável e se olharmos que este tópico foi aberto em 2006 e que já dizíamos o mesmo há 2 anos o que já se dizia há 4, 6, ....

Sobre o custo/segurança, os resíduos nucleares têm que ser armazenados em lugar seguro e é uma rubrica cara na folha A4 que tem de se fazer. Há saturação dos lugares de armazenamento, mas também novas técnicas estão a aparecer/evoluir para reduzir os resíduos a 1/10 do habitual. Vamos a ver...

Agora, construir uma Central, aí a coisa é um pouco complicada. Em quase todo o Mundo e na Europa em especial (os estudos que vi referem-se a ela...) o Nuclear sempre foi uma opção estratégica, o que cilindrou as outras preocupações ecológicas e afins.

Em Portugal teremos os mesmos a opor-se como a co-incineração, das gravuras que não sabem nadar do Foz-Côa e por ai fora.
Mas é uma inevitabilidade. Tenho a certeza.

Claro que não é matéria para se discutir a um ano das eleições. Ou até é....

E como já por aí disse há uns anos, podemos tentar ter juizo e trazer para a mesa os Espanhóis para discutirmos uma política conjunta de energia.

Porque isto de ser pobre e honrado, já chega. [;)]

não é para gerar electricidade? de onde julgas que vem cerca de 70% da electricidade que temos?
A electricidade é produzida a partir de três grandes origens:
  • Renovável (no ano passado representou 40%)
  • Carvão
  • Gás natural
Quanto à política energética do País, penso que a estratégia do governo (apostar nas renováveis) está a ser correcta.

A energia renovável é mais cara, mas a diferença não é tão grande como se pensa e está a diminuir.

Portugal felizmente tem boas condições para aproveitamento das energias renováveis e penso que devemos avançar em força para mais parques eólicos, mais barragens e acima de tudo para uma política séria de eficiência energética.

Não sei se se aperceberam, mas nos últimos anos foram instalados geradores eólicos com potência conjunta superior a um reactor nuclear. Se se continuar a este ritmo, na próxima década a maior parte da electricidade pode ser gerada a partir de fontes renováveis.

Last edited:
Não sei se se aperceberam, mas nos últimos anos foram instalados geradores eólicos com potência conjunta superior a um reactor nuclear. Se se continuar a este ritmo, na próxima década a maior parte da electricidade pode ser gerada a partir de fontes renováveis.
Eu não percebo destas coisas, de modo que deixo isso para os peritos.

E já agora, quanto se produz de electricidade em Portugal, nas renováveis qual é o peso das barragens (é que senão ficamos com a idéia que isto vai lá com ventoínhas...), e quanto produz uma central nuclear normal (usando a linguagem automóvel, um familiar.) e o seu custo, com todos os factores incluídos, numa folha A4.

Eu já andei nos sites dos Nucleares há tempos, mas aquilo é tudo violinos. [:cool:]

... e penso que devemos avançar em força para mais parques eólicos, mais barragens e acima de tudo para uma política séria de eficiência energética.

....

Os parque eólicos não são solução... pelo menos nos moldes actuais...

As ventoinhas são barulhentas, manutenção cara, impacto visual negativo e pesado e além disso intereferem com a fauna...

Ninguém quer um torre no seu quintal...

Back