[Antevis?o] Citroën DS5

Como diriam os franceses...

Como diriam os franceses...

...super!

S0-Citroen-DS5-Caradisiac-l-a-decouverte-pour-vous-video-228376.jpg

S0-Citroen-DS5-Caradisiac-l-a-decouverte-pour-vous-video-228378.jpg

S0-Citroen-DS5-Caradisiac-l-a-decouverte-pour-vous-video-228379.jpg

S0-Citroen-DS5-Caradisiac-l-a-decouverte-pour-vous-video-228377.jpg

E continua a surgir na rua (uma boa campanha publicitária!). Agora surgiu com interior bege, para quem gosta.
viv10.jpg

beige10.jpg

beige210.jpg

beige310.jpg

Com interior vermelho e preto.
img0654n.jpg

img0651nu.jpg

img0652v.jpg

Last edited:
Lá atrás perguntaram-me onde estão os pormenores "xuning" deste carro.

Na altura disse os aros cromados que vão das ópticas ao pilar A e as jantes Norauto style.

Acrescento o volante pseudo-sport com base cortada (engraçado que tanto gozam com este tipo de volante nos Audis S3 e RS3 pois é pseudo-desportivo, mas neste DS5 já está muito bem) e os mega cromados foleiríssimos também no volante.

Aliás todo este carro é um exagero de cromados que até doí, mas ok, se calhar sou eu que sou muito conservador.

os botões do radio pouco tem em comum com o resto dos botões do interior do carro.

o carro esta bonito, o interior parece ter muita qualidade.

Preços e motores.[;)]
As fontes apontavam para preços muito próximos do C5, e pelo que investiguei, parece que é isso mesmo. Então em França:
C5 berlina HDi 163 a partir de 30.350€
DS5 HDi 163 a partir de 30.900€

Ora, contando que em Portugal:
C5 berlina HDi 110 a partir de 33.589€
DS5 HDi 110 deverá ser a partir de 34.000€

Citroen DS5 HDi 163
99231d1303584168-citroen-ds5-d.jpg

99233d1303584172-citroen-ds5-b.jpg

Citroen DS5 THP 155
99230d1303584166-citroen-ds5-c.jpg

Citroen DS5 Hybrid 200
99232d1303584170-citroen-ds5-.jpg

View attachment 99233View attachment 99232View attachment 99231
View attachment 99230

É natural que chovam críticas. Inovar não é fácil. Fácil é copiar fórmulas e padrões que até enojam. Consola de instrumentação central cromada, aros cromados nos manómetros, uns vincos exteriores na carroçaria, umas jantes deja vu tipo xpto e olhamos para um carro e parece que estamos a olhar para todos. A mesma fórmula e muda-se o logo.

Inovar é um risco, mas é isso que faz evoluir as soluções estilísticas, tecnológicas e de engenharia mecânica para patamares mais elevados.
É natural que nem tudo o que é inovador é bom. Mas com os erros também se aprende.
Esta pedrada no charco por parte da Citroën é um grande risco que poucos ousam experimentar.

As pessoas têm medo da mudança, pelo que é sempre mais seguro defenderem aquilo que conhecem ou é reconhecido.
Eu estou-me nas tintas se falam mal do volante achatado naquela ou na outra marca. O que interessa analisar é este volante.

Há aqui elementos que seriam dispensáveis, mas muitas mais são as soluções interessantes que surgiram, sobretudo no habitáculo. Não sei se é defeito meu, mas continuo a achar os interiores da maioria dos automóveis como demasiado pobres de imaginação. Neste surgem alguns detalhes extremamente interessantes como um corpo no túnel central com uma certa repetição no tejadilho, bancos com formas diferentes, portas e tabliê com jogos de formas muito orgânicas e interessantes com jogos de materiais e luz/cor, e (já agora) soluções de jantes que me agradam imenso.

[FONT=&quot]Há ainda um vasto mundo por explorar no trabalhar das jantes e a marca dos chevrons tem-se esforçado por abrir novos caminhos. Caminhos estes que muitas outras marcas irão em breve experimentar. Neste momento considero a marca gaulesa como uma das que tem apresentado propostas de produção e de concepts mais interessantes nos últimos anos. cpiar e jogar pelo seguro cabe aos fracos. Arriscar só cabe a uns quantos ousados que considero como verdadeiros criadores.
[/FONT]

A questão que eu deixo é:

O que é para vocês inovar ?

É que eu arranjo já aqui fotos de um FIAT Uno com um interior cheio de cromados e isso o pessoal diz logo que é xuning, mas aqui já não é...

Ao menos sejam coerentes.

É que bota cromados à parva para mim não é inovação, é simplesmente o contrário do bom design que é o mais simples possível, veja-se a Apple.

Quanto aos interiores de quase todos os carros serem aborrecidos:

Já ouviram falar em ergonomia ?

É que até agora ainda não se sabe até que ponto este interior é ergonómico, a mim não me parece nada, é tudo uma grande salganhada.

Acham aquele tipo de jante bonito ?

Tudo bem, mas ao menos assumam que gostam também de jantes iguais mas aftermarket, se não estão apenas a ser hipócritas.

Para terminar:

Só tiro o chapéu à Citroen num ponto, de facto é uma jogada ousada e arriscada, e isso pouco se tem visto pois até mesmo a Alfa está um pouco mais contida, veja-se o "Giuli".

É que eu arranjo já aqui fotos de um FIAT Uno com um interior cheio de cromados e isso o pessoal diz logo que é xuning, mas aqui já não é...

É que bota cromados à parva para mim não é inovação, é simplesmente o contrário do bom design que é o mais simples possível, veja-se a Apple.

É que até agora ainda não se sabe até que ponto este interior é ergonómico, a mim não me parece nada, é tudo uma grande salganhada.

Tudo bem, mas ao menos assumam que gostam também de jantes iguais mas aftermarket, se não estão apenas a ser hipócritas.

Para terminar:

Só tiro o chapéu à Citroen num ponto, de facto é uma jogada ousada e arriscada, e isso pouco se tem visto pois até mesmo a Alfa está um pouco mais contida, veja-se o "Giuli".

Isto é mais melhor bom, não é? Coisinha linda, sem um unico cromadinho.

Jctz3.jpg

Este interior segue, rigorosamente, os dogmas Audi que tanto aprecias.

A confusão, por exemplo, a nível do túnel central é tal e qual a confusão que a Audi costuma fazer em torno da caixa de velocidades das versões MMI.

Na minha opinião, encontro aí uma incoerência, porque adoras e depois criticas noutra marca a mesma filosofia [;)]

Quem goste da filosofia alemã recente de interiores, só pode gostar do interior deste DS5. Se não gosta, é porque o símbolo continua a ser o problema, vamos lá ser francos.

Diga-se que é muito curioso falar-se agora em ergonomia e simplicidade, quando a única premium que tem defendido esse caminho é a BMW e com, muita crítica de praticamente meio-mundo, já que o folclore é o que está a dar. Aliás nos recentes F já se nota uma clara subjugação aos dogmas do momento.

No que diz respeito a excesso de cromados no exterior, aí sim, já é uma crítica algo válida. Contudo, até na Audi encontrarmos alguns exemplos (Allroads ou mesmo o A1 e os seus mega "arcos" nas versões metalizadas) e não os vejo catalogados como xuning...

E apesar da clara inspiração germânica no interior deste DS5, ele tem bastante personalidade.

Já há muito tempo que não via contra-portas com desenho tão audaz.

Uma boa surpresa, a par da textura dos bancos.

O resultado final global é mesmo muito bom. É bastante consensual que se obteve um interior cativante ao olho.

Para quando o lançamento em Portugal?
Tou a ficar deveras impressionado com o carro, mas com o motor de 163cv já deve ficar um bocado fora do orçamento :confused:

Para terminar:

Estás a confundir ergonomia e antropometria com estilização e funcionalidade.[;)] Existe alguma profusão de botões, mas não um mau design e muito menos disfuncional ou não ergonómico.

Depois ficaste-te pelos cromados (principalmente das últimas fotografias, porque noutras versões surge em madeira e os cromados ficam-se por alguns apontamentos mais discretos). Se vires as formas sem diferenciação de materiais ou cores num todo monocolor, terás claramente de bater na boca porque proferiste muitas incongurências. Ficaste ofuscado com os cromados e isso cegou-te (eu também não sou fã dos cromados[:D]).
Olha para as formas, as texturas, o encontro entre os materiais e a continuidade/descontinuidade programada das superfícies e vincos e repara como tudo foi bem pensado. Os bancos transpiram ergonomia mas também o trabalhado bracelete é bastante curioso e inovador. Achas que as formas trapezoidais dos aros do painel de instrumentos que se reptem nos respiradores, nas pegas das portas no monitor, no painel da consola, nos cromados multifunções do volante, no botão Start/Stop, junto aos apoios de cabeça, foram desenhados ao acaso? Mas a combinação de materiais está sublime. Eu olho para o interior do novo BMW X3 e vejo ali um falhanço de design interior que é de bradar aos céus. Então a colocação forçada daquele friso insosso no tabliê é de fugir. Sabes, o demasiado folcrore atrapalha, mas a demaisada indistinção também confunde.

Os botões do tejadilho e do túnel central com um prático empurrar para diante, evocando a aeronáutica, não deixam de ter um funcionamento muito mais intuitivo do que o comum pequeno botão que se tem de encontrar e clicar.
Há que esperar pelo carro e ver da sua funcionalidade.

As jantes a serem confundidas com jantes aftermarket é um claro exagero. Estas não são a pimbalhada com que estás a comparar. Existe ali um claro trabalhado de materiais e formas alternativas que nada têm a ver com um certo xuning que se encontra nas jantes alternativas que representam uma caricatura daquelas que vêm de série. Estas jantes usam geometrizações elípticas e parabólicas que evocam o movimento dentro do movimento. Nota-se claramente o jogo polido e o mate num entrançar como quando um gelado dois sabores cai e escorre fuidamente sobre o cone.
O listel cromado exterior que vem do pilar B até à óptica falhou e espero que seja opcional, mas se eles estiverem atentos às críticas eliminá-lo-ão no facelift.

Eh pá, há ali muita coisa boa e má, mas também vai dos gostos de cada um e da impressão que iremos ter ao vê-lo ao vivo.
Compreendo que alguns pormenores não te agradem e certamente que alguns deles não foram conseguidos da melhor maneira, mas, segundo o meu ponto de vista, a tua análise foi radical. Nem tudo ao mar nem tudo à terra.[;)]

Last edited:
Eu também odeio Lamborghinis, são tão largos e baixinhos e não se consegue ver nada para trás, deve ser uma chatice estacioná-los. Mas também não tenho dinheiro para os comprar.

Isto é mais melhor bom, não é? Coisinha linda, sem um unico cromadinho.

[ IMG]http://i.imgur.com/Jctz3.jpg[/IMG]

Esse tipo de ataques é, no mínimo, infeliz.

O ClioIIIRS tem direito à sua opinião, assim como qualquer outro.

Não há de inovador neste interior. Vamos lá a utilizar os termos correctamente sff.

O que temos é algo totalmente virado para o eye candy, e que, apesar de alguns pormenores barrocos (típicos da Citroën diga-se...) menos conseguidos, tem um conjunto esteticamente interessante.

Já a nível de design, mais concretamente focando-me na ergonomia, parece-me pouco feliz. É daqueles aspectos em que, por exemplo, os Suecos costumam ser muito fortes (veja-se um interior de um C30 para se perceber o que eu estou a dizer).

Back