[Antevisão] Citroën DS5

Com o preço avançado para o DS4 já podem bem oferecer pormenores construtivos e reforços para dar maior robustez nos componentes que com as gamas mais acessíveis não podem. Isso não me parece desajustado apesar de ter um preço base alto na realidade não é assim tão fora de serie porque vem bem recheado.

Se custasse mais melhor seria, mas depois aproximava-se demais dos produtos com raízes na gama premium. Mesmo assim ainda custa consideravelmente menos que um A3 1.6 Tdi com equipamento nivelado. Lembro-me de ver preços do A3 porque um amigo meu andava interessado em trocar o dele 1.9 Tdi mas ficou desiludido com a disponibilidade do 1.6 e assustado com o preço mesmo sem nada de especial.

cl201110.jpg

aj_ds517.jpg
aj_ds518.jpg
aj_ds519.jpg
aj_ds521.jpg
aj_ds522.jpg
aj_ds523.jpg

E aqueles cromados já não transpiram azeite?!? Depois de tanto que se discutiu no outro topico do Pug 107 com as listas... para mim tanto cromado não me assiste!

Já disse À algum tempo e confirma-se: gosto do DS3, o DS4 n me diz nada e não gosto mesmo deste DS5... Q grande desilusão, eu a pensar q iam apostar em algo arrojado como o C6 e vêm-me com barrocadas destas, cheias de cromados. 1000X mais o C5 ou o C6!!! Como mta malta gosta é de carros "árvores de natal" e carros "olha para mim", até é capaz de ter saída, mas n me cativa nem por um momento.

Deste a rsposta que eu esperava...

tal como o EDUNUNO disse, esses motores 1.6 foram desenvolvidos em parceria, entre PSA e BMW, o que é diferente do que ir a uma casa comprar um motor desenvolvido por outra marca...
(que foi o que a BMW fez para colocar o 1600hdi no Mini Cooper D)

Os Mini já não usam esse motor...

Preferiram criar um próprio...

De facto a Mini passou a usar o 2.0 redimensionado para 1.6, só entendo essa passagem pela liberdade técnica de fazer alterações futuras e por a longo curso ficar mais económico do que comprar fora.

Depois toda a logica de ter um 1.6 que podem mexer em casa e ser trabalhado como querem foi em parte por agua abaixo com a introdução de um SD com motor 2.0 (18D) que foi usado precisamente porque o motor já existe sem mudar nada enquanto o 1.6 teria que ser altamente trabalhado para ir aos mesmos níveis de potencia(palavras da Mini).

Só pode haver muito lucro por parte da Mini para suportar estratégias destas.

Para os clientes não sei se tem alguma vantagem, irá ser uma motor "raro" porque apenas se vende na Mini com as desvantagens que isso acarreta em termos de correcção de problemas e reparações. Não falando que é um motor desconhecido e sem historial.

Última edição:
De facto a Mini passou a usar o 2.0 redimensionado para 1.6, só entendo essa passagem pela liberdade técnica de fazer alterações futuras e por a longo curso ficar mais económico do que comprar fora.

Depois toda a logica de ter um 1.6 que podem mexer em casa e ser trabalhado como querem foi em parte por agua abaixo com a introdução de um SD com motor 2.0 (18D) que foi usado precisamente porque o motor já existe sem mudar nada enquanto o 1.6 teria que ser altamente trabalhado para ir aos mesmos níveis de potencia(palavras da Mini).

Só pode haver muito lucro por parte da Mini para suportar estratégias destas.

Para os clientes não sei se tem alguma vantagem, irá ser uma motor "raro" porque apenas se vende na Mini com as desvantagens que isso acarreta em termos de correcção de problemas e reparações. Não falando que é um motor desconhecido e sem historial.

Um problema que será resolvido com a próxima geração, quando o Mini e outros BMW vierem com os modulares 1,5 litros de 3 cilindros, que recorrem exactamente aos mesmos componentes dos 4 cilindros de 2.0 litros.

Acho interessante é a explicação que a BMW dá para usar esse esquema de modularidade, 3.0 6, 2.5 5, 2.0 4, 1.5 3 cilindros...

A base disto está em tornar menos dispendioso ter uma gama completa, mas a versão oficial é que 500cc por cilindro é o ideal...a polvura foi descoberta agora...andam estas décadas todas todos os construtores equivocados com motores com mais e menos CC unitários.

Um diesel 3cil é "sempre" melindroso em ruído e vibrações por mais voltas que dêem, é como querer meter um 4 cil. com a mesma sonoridade de um 5ci. ou 6cil.

Por essa razão "ninguém" está muito interessado em usar até porque em custos é apetecível já que um motor pequeno 3cil poupa dinheiro em relação ao 4cil e o cliente paga o mesmo porque paga o resultado em potencia basicamente.

Eu prefiro sempre um diesel com mais cilindros possível, basta experimentar verificar nos casos que se tem os 4cil e 3cil, e 5cil contra 4cil e por ai fora. Nos a gasolina não vejo o problema com tanto cepticismo.

Desde que andei de Ibiza 1.4 Tdi fiquei assustado com o resultado! Nunca existe um momento de silencio, nem em rotação baixa e estabilizada.

Voltar
Superior