Comercial ou GPL?

Comercial ou GPL?

• Comercial

Votes: 14 15.2%
  • GPL

Votes: 35 38.0%
  • As gajas do Preço Certo.

Votes: 43 46.7%

• Total voters
    92
consegues provar? se conseguires, serei o primeiro a dizer

"jorge, tens razão" ![;)]

E tu consegues afirmar categoricamente que os A4 e 320d têm os kms todos certinhos? Se afirmares e provares isso, eu digo: Paulo, tens razão.

A mim não me move nada contra o GPL, nada mesmo. Agora ver DIARIAMENTE um user a abrir tópicos anti-comerciais, em que passa atestados de estupidez a todos os que fizeram essa opção, isso de facto irrita, e admira-me que a moderação nada faça. O objectivo é claro e assumido! Chatear as pessoas que fizeram uma opção, que se afigurou como a mais vantajosa.

Quem não gosta, não compra, é simples. Agora que é sempre a mesma coisa por parte do Jarod, inequivocamente que é. Sempre a treta do meio carro, do usado com 1 ano vs comercial novo, agora o GPL...

Já chega. E com argumentos estúpidos daqueles é mesmo: Golf V van TDi 2.0 DSG Sportline vs MORRIS MARINA 1.3 de 1972, sem IPO, mas a GPL e de 5 lugares com os estofos rotos. O Jarod prefere o 2º, e insulta todos os que escolhem o 1º.

User amigo rca33... normalmente quem pensa assim é porque ainda não leu: http://www.gostomaisdecarrosdoquechocolates.com/as-10-desculpas-mais-esfarrapadas-para-nao-usar-gpl/

ou ainda: http://www.gostomaisdecarrosdoquechocolates.com/dieselgasolinagpl-vs-status/

vais ver que muitos preconceitos desaparecem ao dar uma vista de olhos nesse texto (aconteceu comigo).

Quanto ao autocolante GPL ser feio... e a grelha interior dos comerciais é o quê?... O autocolante GPL é estúpido, mas não estorva em nada a utilidade do carro, ao contrário da grelha interior dos comerciais. E se um dístico na traseira te incomoda tanto, não te esqueças que brevemente deverá sair regulamentação sobre o dístico dos Comerciais, previsto no Código da Estrada.

O depósito de GPL ocupa um pouco de mala? E a bagageira enooorme dos Comerciais que retirou o lugar a 3 pessoas? Se tantos abdicam de 3/5 do carro, qual é o mal de abdicar desse pequeno espaço na mala do carro?

Há que tentar olhar para estas questões "do lado de fora" para fazer uma análise completa. Ambos GPL e Comercial têm desvantagens de utilização... mas parece-me que as desvantagens do GPL não são tantas quantas às dos Comerciais, e no entanto Comerciais para uso particular não faltam nas nossas estradas... é a lei do menor esforço, só pode!

Vais-me dizer que te preocupas muito com a poluição ??

E andas com um carro com + de 10 anos a gastar mais de 15 litros ao 100 ??

O problema não é só a questão das mentalidades, tem alguns fundamentos:
-Mesmo considerando o exemplo do Subaru, tens de aceitar que as pessoas não gostem de andar com um autocolante garrafal azul na traseira do carro.
-Tens de aceitar também que a disponibilidade de bombas de abastecimento de GPL não é igual à da gasolina/gasoleo. Quando não há gas, lá vai a gasolina... ...a gastar muito e caro.
-Tens de aceitar que nem toda a gente gosta de andar sem pneu suplente. Uma coisa é um bmw com pneus run-flat, outra coisa é teres o azar de um pneu rebentar em AE (como já me aconteceu) e ires de casa de reboque porque tens um depósito no lugar dele. Ou então andas com o pneu, e perdes espaço de mala.
-Depois há a questão dos parques de estacionamento.
-e ainda tens de considerar que é mais agradável de conduzir um diesel actual com 90 cavalos do que um gasolina com 90 cavalos, em que tens de usar muito mais a caixa e não tens recuperações minimamente semelhantes. Os carros a gasolina começam a ter piada a partir de potencias e cilindradas mais elevadas.
-e ainda tens de concordar que os valores de retoma são completamente diferentes.

A meu ver não é por acaso que se vendem poucos carros a GPL.

Se me falares em GPL para carros mais antigos, ou na possibilidade de comprar um bom carro a gasolina usado mais barato, a solução é interessante.
Agora em novo, tem de ser uma pessoa muito especial para comprar um carro a GPL... ...e resta saber se não se arrepende depois.

eu não me preocupo com a poluição, nem com a segurança activa ou passiva! a verdade é essa e não sou hipocrita para dizer que me preocupo!

quanto ao resto......, as desculpas que deste em relação ao GPL são muitas e pouco importantes!

-quando ao espaço na bagageira, digo-te que.....provavelmente apenas 5 ou 10% das vezes em que utilizas o carro é que precisas da bagageira toda...isto num familiar, num citadino, quando é que precisas da bagageira toda? na ida ao super?

-quanto ao tó! concordo! eu uso magnético! tiro quando quiser! tão ilegal quanto usar medidas de pneus diferentes da do livrete!

-estacionamentos?concordo!

-potência? concordo! mas podes comprar uma motorização acima.....,o mesmo dinheiro dá! tenho a certeza!

-retoma? concordo! e é assim devido á mentalidade tuga!

-postos de combustivel? concordo em parte! em certas zonas do país de facto é complicado....mas há pessoas a trabalhar no sentido de expandir a rede GPL!E há pessoas que dizem...ah e tal tenho que ir longe para encher o deposito e tal....., e cartões frota não é o mesmo? e alguém se queixa?e quantos de nós é que dão um passeio á toa ás vezes sem destino?como vês.....facilmente refutável!

quando a comprar gpl novo, penso que não precisas de ser especial,basta seres como eu!

e .....gostares do som de um otto........, quereres um carro que gaste imenso, e assim pagas menos por litro!

um grande problema de quem diz que não gosta de GPL, é nunca ter experimentado um![;)]

E tu consegues afirmar categoricamente que os A4 e 320d têm os kms todos certinhos? Se afirmares e provares isso, eu digo: Paulo, tens razão.

A mim não me move nada contra o GPL, nada mesmo. Agora ver DIARIAMENTE um user a abrir tópicos anti-comerciais, em que passa atestados de estupidez a todos os que fizeram essa opção, isso de facto irrita, e admira-me que a moderação nada faça. O objectivo é claro e assumido! Chatear as pessoas que fizeram uma opção, que se afigurou como a mais vantajosa.

Quem não gosta, não compra, é simples. Agora que é sempre a mesma coisa por parte do Jarod, inequivocamente que é. Sempre a treta do meio carro, do usado com 1 ano vs comercial novo, agora o GPL...

Já chega. E com argumentos estúpidos daqueles é mesmo: Golf V van TDi 2.0 DSG Sportline vs MORRIS MARINA 1.3 de 1972, sem IPO, mas a GPL e de 5 lugares com os estofos rotos. O Jarod prefere o 2º, e insulta todos os que escolhem o 1º.

mas não me viste a afirmar isso aqui![;)] embora eu desconfie tanto dos km do 607 como tu! [;)]

eu não me preocupo com a poluição, nem com a segurança activa ou passiva! a verdade é essa e não sou hipocrita para dizer que me preocupo!

quanto ao resto......, as desculpas que deste em relação ao GPL são muitas e pouco importantes!

-quando ao espaço na bagageira, digo-te que.....provavelmente apenas 5 ou 10% das vezes em que utilizas o carro é que precisas da bagageira toda...isto num familiar, num citadino, quando é que precisas da bagageira toda? na ida ao super?

-quanto ao tó! concordo! eu uso magnético! tiro quando quiser! tão ilegal quanto usar medidas de pneus diferentes da do livrete!

-estacionamentos?concordo!

-potência? concordo! mas podes comprar uma motorização acima.....,o mesmo dinheiro dá! tenho a certeza!

-retoma? concordo! e é assim devido á mentalidade tuga!

-postos de combustivel? concordo em parte! em certas zonas do país de facto é complicado....mas há pessoas a trabalhar no sentido de expandir a rede GPL!E há pessoas que dizem...ah e tal tenho que ir longe para encher o deposito e tal....., e cartões frota não é o mesmo? e alguém se queixa?e quantos de nós é que dão um passeio á toa ás vezes sem destino?como vês.....facilmente refutável!

quando a comprar gpl novo, penso que não precisas de ser especial,basta seres como eu!

e .....gostares do som de um otto........, quereres um carro que gaste imenso, e assim pagas menos por litro!

um grande problema de quem diz que não gosta de GPL, é nunca ter experimentado um![;)]

mas mai nada... ariops.

Por alguma razão os táxis ainda não foram todos convertidos para GPL... é muito Lobby junto: gasolineiras, Governo, Tugas...

Se a alternativa ao uso de exclusivo de petróleo nos automóveis fosse só o GPL e como se as outras alternativas não tivessem o mesmo problema de implantação em Portugal por n e diversificadas razões e não só as acima descritas.

Mas uma vez mais digo que o mercado oferece e coloca à disposição aquilo que o consumidor mais procura e anseia ter.

Se os meus argumentos te ofendem , azar o teu, não comprasses o carro que te insulta tanto.

Que rica lição de moral tu dás, ao insultar-me directamente dessa forma tão infantil... parabéns és o único a fazer isso em todo este tópico.

Mas deixa lá... nós que estamos aqui a responder "on-topic", não nos importamos.

E perdoamos-te. Agora tenta manter-te no Topic por favor...

uma boa questão colocada ontem no café do AHO...por um user, é esta...

porque é que o Gpl auto é 3 x mais caro que o Gás normal?se são idênticos?

Talvez fosse para o GPL, não fossem estes, infelizmente, tão discriminados.

Aquele auto-colante atrás era desnecessário, podia ser um auto-colante de dimensões iguais ao da inspecção, e colocado nessa zona.

Uma pergunta: È verdade que o consumo sobe cerca de 15% a GPL ?
A potência decresce?!

Supostamente o autocolante vai mudar para um mais discreto e que pode ser colocado no vidro da frente tipo "selo"... mas ainda não saiu a portaria que fala disso

O consumo pode subir de 10% a 20% - mas isso depende; o meu carro gastava 10L aos 100 a gasolina e agora gasta 10,5L aos 100 a GPL [;)] mas fiz-lhe umas alterações [:p]

Não perde potência - perde um bocado em 5as qd o depósito começa a ficar vazio (vai perdendo pressão e aí nota-se, mas não muito). Em baixas ganha - e tb depende do GPL. O da Repsol é muito bom (tem uma mistura excelente) e é comparável à GForce98 (que é a gasolina que uso).
Estares a GPL e mudares para gasolina não notas diferença nenhuma.

mas não me viste a afirmar isso aqui![;)] embora eu desconfie tanto dos km do 607 como tu! [;)]

Então sabes muito bem que acarreta certos riscos comprar um usado, seja ele qual for. E se fosse tudo assim tão linear como abrir um motor e o carro volta a novo, ia já buscar um 406HDi de 2001 com 450000kms que anda no Stand Virtual. Mas depois há sempre a caixa, embraiagem, transmissões, rolamentos, sistema de refrigeração, e o desgaste natural da utilização.

Paulo, só depois de ter um carro novo percebi a razão de se dar mais dinheiro. Também pensava como tu, até ter comprado o meu 1º carro novo. É outro descanso, uma garantia completa de 2 anos (ou mais) não é a mesma coisa que uma movigarantia, nem uma garantia da treta de um stand de usados que só cobre meia dúzia de coisas. Não é o carro em si que daqui a 2/3 anos está velho, porque com 2 anos é novo na mesma, é toda a garantia que tens na compra, e todo o serviço que podes accionar caso algo corra mal.

Então sabes muito bem que acarreta certos riscos comprar um usado, seja ele qual for. E se fosse tudo assim tão linear como abrir um motor e o carro volta a novo, ia já buscar um 406HDi de 2001 com 450000kms que anda no Stand Virtual. Mas depois há sempre a caixa, embraiagem, transmissões, rolamentos, sistema de refrigeração, e o desgaste natural da utilização.

Paulo, só depois de ter um carro novo percebi a razão de se dar mais dinheiro. Também pensava como tu, até ter comprado o meu 1º carro novo. É outro descanso, uma garantia completa de 2 anos (ou mais) não é a mesma coisa que uma movigarantia, nem uma garantia da treta de um stand de usados que só cobre meia dúzia de coisas. Não é o carro em si que daqui a 2/3 anos está velho, porque com 2 anos é novo na mesma, é toda a garantia que tens na compra, e todo o serviço que podes accionar caso algo corra mal.

pois, mas eu já tive 2 carros novos! um terrano e um 307! ..e já tive um semi novo (se é que isto existe) [:D] [:D] [:D]

e simplesmente não concordo![;)] ....aliás, após tê-los tido....até acho que um novo, acaba por ser um mau negocio, mas isto depende de caso para caso, e do carro que compramos, retoma, alguma sorte, e ....tempo que ficamos com o carro!

User amigo rca33... normalmente quem pensa assim é porque ainda não leu: http://www.gostomaisdecarrosdoquechocolates.com/as-10-desculpas-mais-esfarrapadas-para-nao-usar-gpl/

ou ainda: http://www.gostomaisdecarrosdoquechocolates.com/dieselgasolinagpl-vs-status/

vais ver que muitos preconceitos desaparecem ao dar uma vista de olhos nesse texto (aconteceu comigo).

Quanto ao autocolante GPL ser feio... e a grelha interior dos comerciais é o quê?... O autocolante GPL é estúpido, mas não estorva em nada a utilidade do carro, ao contrário da grelha interior dos comerciais. E se um dístico na traseira te incomoda tanto, não te esqueças que brevemente deverá sair regulamentação sobre o dístico dos Comerciais, previsto no Código da Estrada.

O depósito de GPL ocupa um pouco de mala? E a bagageira enooorme dos Comerciais que retirou o lugar a 3 pessoas? Se tantos abdicam de 3/5 do carro, qual é o mal de abdicar desse pequeno espaço na mala do carro?

Há que tentar olhar para estas questões "do lado de fora" para fazer uma análise completa. Ambos GPL e Comercial têm desvantagens de utilização... mas parece-me que as desvantagens do GPL não são tantas quantas às dos Comerciais, e no entanto Comerciais para uso particular não faltam nas nossas estradas... é a lei do menor esforço, só pode!

Eu apresentei motivos reais para que os GPL não se vejam mais. Estou careca de ouvir a malta do GPL e ler, mas mesmo assim acho que ficam intoxicados com o cheiro do gás [:D] e não vêm o filme todo.

E aqui nem estou a pensar nos comerciais. Eu até disse que preferia um GPL a um comercial, mas o comercial é daquelas coisas que também é uma invenção peregrina do nosso país, pois não faz sentido que um carro tenha um desconto maior por não ter bancos...
Poderia ser para trabalho e ter os bancos na mesma.

A questão é esta: Entre um carro novo colocado e GPL e um diesel de 5 lugares com a mesma potência e equipamento, será que vale a pena andar com as xaropadas do GPL ?

Exemplo:
C4 1.6HDi 92cv X = 23.042,00

C4 1.4i X = 19.070,00

Diferença = 3972 euros

Custo da conversão para GPL = 1600 euros.

3972-1600= 2372 euros.

Agora diz-me, tens alguma dúvida que ao fim de 4 anos a desvalorização do gasolina em relação ao diesel é muito superior a 2372 euros ?

Eu não !

...e o gasolina ainda tem de andar com autocolantes, à procura da bomba de GPL, sem pneu suplente, sem poder entrar em parques fechados, etc...

Era a estas contas que me estava a referir.

Eu apresentei motivos reais para que os GPL não se vejam mais. Estou careca de ouvir a malta do GPL e ler, mas mesmo assim acho que ficam intoxicados com o cheiro do gás [:D] e não vêm o filme todo.

E aqui nem estou a pensar nos comerciais. Eu até disse que preferia um GPL a um comercial, mas o comercial é daquelas coisas que também é uma invenção peregrina do nosso país, pois não faz sentido que um carro tenha um desconto maior por não ter bancos...

A questão é esta: Entre um carro novo colocado e GPL e um diesel de 5 lugares com a mesma potência e equipamento, será que vale a pena andar com as xaropadas do GPL ?

Exemplo:

C4 1.4i X = 19.070,00

Diferença = 3972 euros

3972-1600= 2372 euros.

Agora diz-me, tens alguma dúvida que ao fim de 4 anos a desvalorização do gasolina em relação ao diesel é muito superior a 2372 euros ?

Eu não !

...e o gasolina ainda tem de andar com autocolantes, à procura da bomba de GPL, sem pneu suplente, sem poder entrar em parques fechados, etc...

a resposta a essa pergunta é claramente e sucintamente uma !Não![;)]

Se os meus argumentos te ofendem , azar o teu, não comprasses o carro que te insulta tanto.

Que rica lição de moral tu dás, ao insultar-me directamente dessa forma tão infantil... parabéns és o único a fazer isso em todo este tópico.

Mas deixa lá... nós que estamos aqui a responder "on-topic", não nos importamos.

E perdoamos-te. Agora tenta manter-te no Topic por favor...

O carro não me insulta nadinha, agora tu és um insulto a todos aqueles que fizeram uma opção com a qual não concordas.

Eu escolhi o meu carro e estou plenamente satisfeito com ele, e não é um individuo que não me conhece de lado nenhum que tem o direito de julgar ou de me enxovalhar públicamente pelas compras que faço.

És uma pessoa mal educada e mal formada, não respeitas as opções das outras pessoas, e não tenho nenhum problema em dizer-te isso na cara.

Portanto, mete-te no teu canto com as tuas opções de compra, que eu respeito, e se fazes favor, TEM RESPEITO pelas opções dos outros.

Ainda não percebeste que já está toda a gente farta de te aturar com a tua mania anti comercial?

AINDA NÃO PERCEBESTE QUE AS PESSOAS COMPRAM O QUE QUEREM, O QUE GOSTAM, E O QUE LHES FAZ FALTA, E TU NÃO ÉS NINGUÉM PARA OPINAR SOBRE AS NECESSIDADES DESSAS PESSOAS, NEM AS CONHECES?

Ganha mas é juízo, porque assim depois andas-te a chorar pelos cantos que há users que te perseguem, e o diabo a 7.

a resposta a essa pergunta é claramente e sucintamente uma !Não![;)]

Pronto, era isso que eu estava a tentar explicar.

Agora se me perguntarem se eu prefiro andar com um comercial com uma carradade kms, com a grelha a grilar-me aos ouvidos e sem poder andar com a minha filha nele, ou num carro melhor a GPL, venha de lá o GPL.

Vais-me dizer que te preocupas muito com a poluição ??

E andas com um carro com + de 10 anos a gastar mais de 15 litros ao 100 ??
Até podia gastar 20/100, está a queimar gas, não gasolina ou gasoleo...

(...)

-Tens de aceitar que nem toda a gente gosta de andar sem pneu suplente. Uma coisa é um bmw com pneus run-flat, outra coisa é teres o azar de um pneu rebentar em AE (como já me aconteceu) e ires de casa de reboque porque tens um depósito no lugar dele. Ou então andas com o pneu, e perdes espaço de mala.
Eu fui de 147 de 3 portas com mais duas pessoas e um cão de férias, todos bem acomodados, até o cão tem cinto, e o pneu lá foi conosco.

Tem é de haver um bocado de vontade e habilidade para organizar a mala.

E olha que além de outras coisas era uma mala enorme para cada um de nós.

(...)

-e ainda tens de considerar que é mais agradável de conduzir um diesel actual com 90 cavalos do que um gasolina com 90 cavalos, em que tens de usar muito mais a caixa e não tens recuperações minimamente semelhantes.
(...)
O melhor comentário que já ouvi sobre isto:

" Se quisésse acelerar sem mexer na caixa tinha comprado com caixa automática... " [:D] [:)]

Pah, é preciso distribuição de pontos? Há aqui sobra [;)]

Se não souberem comportar e terem abertura de mente para diversos pontos de vista... ja sabem o caminho :)

Exemplo:

C4 1.4i X = 19.070,00

Diferença = 3972 euros

3972-1600= 2372 euros.

Eu não !

Excelente argumentação.

De facto, uma compra a GPL deve ser feita para muitos bons anos por causa da desvalorização (em Portugal) dos carros a gasolina.

Tudo o que não for Diesel, alemão, e cinzento, desvaloriza rapidamente em Portugal... somos mesmo um país "especial"! [:cool:]

Pronto, era isso que eu estava a tentar explicar.

Agora se me perguntarem se eu prefiro andar com um comercial com uma carradade kms, com a grelha a grilar-me aos ouvidos e sem poder andar com a minha filha nele, ou num carro melhor a GPL, venha de lá o GPL.

mas eu sei![;)]

eu prefiro andar com o meu 940 a GPL Com um quarto de milhão de quilometros (para parecer mais)[:D] [:D] ......e 15 anos, do que com um clio dci de 2000 e pouco, ou um saxo, ou seja lá o que for desses segmentos!e tenho a plena consciencia do que perco e do que ganho![;)]

Back