[Sociedade] Como é a vossa vida social?

Sempre me fez imensa confusão esse tipo de pessoas. Nem acho saudável, posso ter uma percepção errada por ser uma amostra curtas mas ao longo da vida os casais mais duradouros e felizes que vi tinham sempre 1 coisa em comum, quando em grupo eram facilmente confundidos por simples amigos.

E quando esse tipo de pessoas acabam as relações? Havia pessoas que era tiro e queda, quando voltavam a ficar activos nas redes sociais ou a perguntar por eventos, já se sabia o que a casa gasta. Mas cada 1 sabe de sí.

A minha vida social levou um grande corte, nunca foi com relações, porque (acho) que sempre soube dar espaço a todos e por vezes até dar prioridade a amigos, quando passei a pai é que foi mais complicado, e aí infelizmente tive que me afastar de muita gente, principalmente de quem não tem filhos, não é por mal, mas é simplesmente impossível para mim conseguir ter tempo para tudo. Se calhar é má gestão de tempo e espero melhorar.

Quando se é pai de crianças pequenas, muitas coisas "desaparecem". Uma coisa é sair do trabalho e ir para casa "quando se quer", outra é sair já a toque de caixa para chegar à escola, levá-las para casa, banhos, jantares, TPC, etc. Entre isso e outras tarefas domésticas, normalmente, o "tempo para mim" é tentar ver um episódio de uma série lá para as 22h30 e aguentá-lo até ao fim. :sh) Antes disso, era fácil acontecerem coisas como sair do trabalho e ir ao ginásio ou jogar futebol com o pessoal, ou, a caminho de casa, parar junto à loja de um grande amigo meu e beber lá uma imperial ao final da tarde onde, por vezes, até se juntava mais pessoal. Depois, ao fim de semana, entre as coisas dos miúdos, o tempo que passamos com eles, por vezes, o mais fácil até é combinar qualquer coisa com outros que também sejam pais, pois é possível juntarmo-nos numa qualquer coisa que envolva a criançada, tipo ir com eles a um parque, um teatro, etc.

A minha vida social, hoje em dia, é encontrar-me com uns poucos amigos mais para o de vez em quando, seja com miúdos, seja sem eles, mas esta última já exige mais logística. [:D]

Mas Rasec, então num tópico dizias que és introvertido, mas no entanto és muito social.

Não digo que seja raro, mas sempre associei malta mais social a ser mais extrovertida. Curioso.

Ser introvertido ou extrovertido não é binário [;)].

Deixa-me expandir um pouco o assunto porque sou apaixonado pelo tema!

Uma das coisas que mais gosto é entender a psicologia humana e das equipas e tentar encontrar uma linguagem comum para explicar coisas altamente complexas (como o que somos, porque nos comportamos de certa maneira, porque é que algumas equipas funcionam e outras não, etc) é um assunto fascinante!

Tive também a sorte de ter acesso a muitos testes de personalidade ao longo da vida e de os ter repetido com alguma regularidade e poder ver uma evolução (eg. Myers Briggs, Gallup Strengths, Insights Discovery, Leadership signature, etc), podes ler sobre todos na wikipedia e alguns até podes fazer gratuitamente online. Recomendo vivamente!

Isto tudo para explicar que não há uma pessoa 100% introvertida ou 100% extrovertida, há níveis de variação muito grandes, dependem do contexto e também mudam ao longo da vida (lá está, fixed mindset vs growth mindset), além de não ser binário também jogam em conjunto com muitos outros aspectos da personalidade humana.

Por exemplo, eu tenho tendência de Introvertido (cerca de 60% numa escala linear, por exemplo a minha visão do inferno é um casamento com 200 pessoas ou um evento de networking [:D]) mas ao mesmo tempo a minha 1ª Strength é "Relator" (não sei traduzir para Português) e onde tenho mais strengths é no desenvolvimento de relações, adoro trabalhar em equipa e lá está, adoro patuscadas com grupos de amigos, porque adoro estar com grupos de pessoas (pequenos!) onde há uma relação muito forte (às vezes só à volta de um tema).

Screen-Shot-2019-09-19-at-1.45.41-pm.png

É um assunto fascinante!

Então tens aí um problema mais grave. Se a minha mulher não me deixasse ter amigas eu trocava de mulher.

Tu tens sempre um problema muito grande em entender um bocadinho de ironia e uma piada, é constante [;)]

Relaxa [:D]

Gosto muito de ter amigos e família, mas gosto ainda mais dos momentos em que estou sozinho.

Os amigos e a família dão-nos muitas maçadas e algumas alegrias... Mas não se pode viver sem eles. [;)]

Quando se é pai de crianças pequenas, muitas coisas "desaparecem". Uma coisa é sair do trabalho e ir para casa "quando se quer", outra é sair já a toque de caixa para chegar à escola, levá-las para casa, banhos, jantares, TPC, etc. Entre isso e outras tarefas domésticas, normalmente, o "tempo para mim" é tentar ver um episódio de uma série lá para as 22h30 e aguentá-lo até ao fim. :sh) Antes disso, era fácil acontecerem coisas como sair do trabalho e ir ao ginásio ou jogar futebol com o pessoal, ou, a caminho de casa, parar junto à loja de um grande amigo meu e beber lá uma imperial ao final da tarde onde, por vezes, até se juntava mais pessoal. Depois, ao fim de semana, entre as coisas dos miúdos, o tempo que passamos com eles, por vezes, o mais fácil até é combinar qualquer coisa com outros que também sejam pais, pois é possível juntarmo-nos numa qualquer coisa que envolva a criançada, tipo ir com eles a um parque, um teatro, etc.

A minha vida social, hoje em dia, é encontrar-me com uns poucos amigos mais para o de vez em quando, seja com miúdos, seja sem eles, mas esta última já exige mais logística. [:D]
É verdade também noto isso desde que nasceu o meu filho, ginásio ainda consigo ir 4/5 vezes por semana pois a minha mulher fica a tomar conta do miúdo mas de resto saídas e assim é mais complicado, a rotina diária em dias de trabalho é, ir ao ginásio ir com o miúdo ao parque ir trabalhar e voltar para casa[:D]

É verdade também noto isso desde que nasceu o meu filho, ginásio ainda consigo ir 4/5 vezes por semana pois a minha mulher fica a tomar conta do miúdo mas de resto saídas e assim é mais complicado, a rotina diária em dias de trabalho é, ir ao ginásio ir com o miúdo ao parque ir trabalhar e voltar para casa[:D]

Eu nem isso. A minha mulher costuma sair tarde do trabalho e faço muitas destas coisas sozinho em grande parte dos dias. Às vezes, até as horas extra do trabalho depois de jantar.

E volto a repetir, introvertidos, mau feitios, poucos amigos devem ser 90% dos que andam aqui com mais regularidade.

Debater ideias com desconhecidos é algo que as pessoas
normais e muito sociáveis não precisam de fazer. Simplesmente têm grupos de amigos e de convívio real ou virtual para isso.[:p]

Qd um user chega a este fórum e partilha uma notícia qq sobre um tema qualquer, a probabilidade dele não ter nenhum amigo interessado nessa notícia é grande.

Olha eu agora, estou a contratar pessoas fiz umas entrevistas está tarde mandei uns mails e a seguir bebi café, falei com a secretária por causa de um documento para enviar e regressei ao posto. E faço o quê? Venho aqui mandar um bitaite da treta num fórum anónimo.[:D]

Não seria mais fácil e interessante meter conversa com um colaborador que está relativamente perto? Não. Não tenho pachorra[:D]
Existe sempre alguma solidão nas posições de coordenação. Apesar de não parecer... Mas o convívio qd há hierárquias é muito artificial mesmo que me tratem por tu ( que acontece).

Além disso 50% das vezes só venho aqui dizer mrd que não tem interesse nenhum. É como se fosse um tasco.[:D] não posso interagir da mesma forma no mundo real.

E volto a repetir, introvertidos, mau feitios, poucos amigos devem ser 90% dos que andam aqui com mais regularidade.

normais e muito sociáveis não precisam de fazer. Simplesmente têm grupos de amigos e de convívio real ou virtual para isso.[:p]

Qd um user chega a este fórum e partilha uma notícia qq sobre um tema qualquer, a probabilidade dele não ter nenhum amigo interessado nessa notícia é grande.

Olha eu agora, estou a contratar pessoas fiz umas entrevistas está tarde mandei uns mails e a seguir bebi café, falei com a secretária por causa de um documento para enviar e regressei ao posto. E faço o quê? Venho aqui mandar um bitaite da treta num fórum anónimo.[:D]

Não seria mais fácil e interessante meter conversa com um colaborador que está relativamente perto? Não. Não tenho pachorra[:D]
Existe sempre alguma solidão nas posições de coordenação. Apesar de não parecer... Mas o convívio qd há hierárquias é muito artificial mesmo que me tratem por tu ( que acontece).

Além disso 50% das vezes só venho aqui dizer mrd que não tem interesse nenhum. É como se fosse um tasco.[:D] não posso interagir da mesma forma no mundo real.

911d6547e20917421ad31bcd11b104d5.png

Além disso, o anonimato, não consigo entender quem tem estas discussões no Facebook ou no Linkedin como se nada fosse [:)].

Tens-te em muito boa conta [:D][:D][:D]

Começo por dizer que a frontalidade tem um preço, por isso fui deixando cair pelo caminho da vida todos aqueles que se diziam meus amigos, pela educação que levei fiquei com ela enraizada e nunca me livrei das regras e da coerência que devemos ter connosco e com os outros, ninguém é perfeito.
Mas com a idade a avançar deixei de ter paciência para aturar pessoas que se recusaram a crescer porque ser crescido dá trabalho e responsabilidade.
Eu era visto como um gajo porreiro sempre lá para todos, o que era a minha boa vontade passou a ser entendido como o otário que está sempre pronto a gramar com as *****s todas dos outros. Um dia disse para mim mesmo, acabou a brincadeira, eu sou a pessoa mais importante para mim.
Começei a cortar com tanta prontidão e tanta saída de copos e noitadas, passei a ser mais observador e por isso mesmo mais acutilante nas opiniões, ou seja deixei de ter rodeios nas conversas.
Verifiquei que as pessoas não querem nem aceitam as verdades dos seus erros, é em frente que seguem sem sequer repararem nas suas falhas e por isso não se emendam, vivem a vida como se fosse só um dia.
Não, eu não quero viver assim, nem me vejo a ser assim.
Vou passando pela vida e continuo a observar que o consumo imediato seja do que for é que está em altas, até nas relações interpessoais, estão sempre á procura de que o outro pode ser util e de que forma o podem usar, nas relações com sexo oposto é pouco amor e muito encosto, esgota o encosto é vira milho e venha outra companhia.
As crianças já não podem contar com bons exemplos de convivência e estão de certa forma abandonadas ao seu próprio crescimento de valores.
Por isso conto com a minha companheira, e fiquei realmente amigo da minha ex mulher que conta sempre comigo e eu com ela. (Sem segundas intenções)
De resto levo uma vida pacata e por vezes olho para as pessoas e penso, estou livre de impostores, gosmas e labregos.
Se existem ainda pessoas com conteudo interessante? Acredito que sim, mas até essas já se vão defendendo, e estão aqui neste tópico exemplos disso mesmo.
De salientar e agradecer neste nicho de fórum àqueles que ajudam desinteressadamente às várias questões que são colocadas por tantos outros.

Desculpem o testamento, mas sou assim, escrevo e vou por aí fora.

O corte foi muito mais do que passares a ser frontal, o que me parece muito bem.

Não entendo é porque é que tantas vezes é sobrevalorizado o ser-se frontal (e já não é directamente para ti) e dizer-se o que se pensa. Se ser frontal apenas servir para magoar o outro de que serve a frontalidade! Para perder um amigo.

Julgo que a maior qualidade na iteração com os amigos é ser empático e justo. Não serve de nada dizer uma verdade a um amigo que apenas serve para nós ou é a nossa verdade e que sabemos que não faz sentido para ele.
Aprendi isto da pior maneira, a perder 2 amigos, quando numa separação fui "frontal" com 1 amigo, com a minha verdade! No final das contas ele reatou com ela e ficou chateado comigo. E eu dizer-lhe que ela era uma p***a de quem eu nunca gramei (e era verdade) não servia de nada a não ser magoar.

Tenho alguns bons amigos, praticamente todos de infância, depois de adulto é difícil fazer-se amigos. Tenho um hobbie onde conheço dezenas ou centenas de pessoas com quem partilho interesses comuns, para lá da abrangência do hobby nunca fiz um amigo como os antigos. Talvez porque não haja paciência para nenhum de nós deixar cair a maior parte das mascaras sociais de cada um e permitir a verdadeira partilha. Por isso até entendo que quem não tem "aqueles" amigos de infância seja mais difícil fazê-los em adulto.

O corte foi muito mais do que passares a ser frontal, o que me parece muito bem.

Não entendo é porque é que tantas vezes é sobrevalorizado o ser-se frontal (e já não é directamente para ti) e dizer-se o que se pensa. Se ser frontal apenas servir para magoar o outro de que serve a frontalidade! Para perder um amigo.

Julgo que a maior qualidade na iteração com os amigos é ser empático e justo. Não serve de nada dizer uma verdade a um amigo que apenas serve para nós ou é a nossa verdade e que sabemos que não faz sentido para ele.
Aprendi isto da pior maneira, a perder 2 amigos, quando numa separação fui "frontal" com 1 amigo, com a minha verdade! No final das contas ele reatou com ela e ficou chateado comigo. E eu dizer-lhe que ela era uma p***a de quem eu nunca gramei (e era verdade) não servia de nada a não ser magoar.

Tenho alguns bons amigos, praticamente todos de infância, depois de adulto é difícil fazer-se amigos. Tenho um hobbie onde conheço dezenas ou centenas de pessoas com quem partilho interesses comuns, para lá da abrangência do hobby nunca fiz um amigo como os antigos. Talvez porque não haja paciência para nenhum de nós deixar cair a maior parte das mascaras sociais de cada um e permitir a verdadeira partilha. Por isso até entendo que quem não tem "aqueles" amigos de infância seja mais difícil fazê-los em adulto.

Não sobrevalorizo o ser frontal, mas começei a perceber que ou digo exactamente o que penso (de forma correcta) ou fico zangado comigo mesmo por estar a fazer um favor e dizer que sim e mais que está bem, quando as pessoas estão a ser teimosas com factos à vista e arranjam milhentos argumentos para fazerem valer o seu ponto de vista, não percebo nem aceito gente que se põe em bicos de pés para se fazer notar nem que seja numa conversa banal sobre coisa nenhuma. Esgotei a paciência e não comprei mais, afinal apenas ajudava a alimentar egos de energúmenos.
Não sou anti social mas gosto de estar no meu canto, e é mais cómodo para mim, admito isso, não gastar latim com mentes brilhantes em néria.
Mas aqui há alguns users que sabem o que dizem e falam sobre o que sabem, acredito que seriam conversas ou debates interessantes sobre algumas matérias já aqui lançadas noutros tópicos.
Eu costumo dizer "não era assim, fizeram-me".
E lá estou eu a escrever sem travão, desculpem.

Last edited:

Uma coisa é dizeres que nunca a gramaste, outra é dizer que era uma p***. Uma coisa é ser frontal, outra coisa é partir para o insulto fácil...

Não de todo. O que eu deveria dizer no exemplo que contei seria, gostas dela, queres reatar a relação, é isso que tu queres? então podes contar com o meu apoio.

Que tal "Nunca gostei dela, mas se é com ela que te sentes bem, avança, tu é que sabes" ?

Não sobrevalorizo o ser frontal, mas começei a perceber que ou digo exactamente o que penso (de forma correcta) ou fico zangado comigo mesmo por estar a fazer um favor e dizer que sim e mais que está bem, quando as pessoas estão a ser teimosas com factos à vista e arranjam milhentos argumentos para fazerem valer o seu ponto de vista, não percebo nem aceito gente que se põe em bicos de pés para se fazer notar nem que seja numa conversa banal sobre coisa nenhuma. Esgotei a paciência e não comprei mais, afinal apenas ajudava a alimentar egos de energúmenos.
Não sou anti social mas gosto de estar no meu canto, e é mais cómodo para mim, admito isso, não gastar latim com mentes brilhantes em néria.
Mas aqui há alguns users que sabem o que dizem e falam sobre o que sabem, acredito que seriam conversas ou debates interessantes sobre algumas matérias já aqui lançadas noutros tópicos.
Eu costumo dizer "não era assim, fizeram-me".
E lá estou eu a escrever sem travão, desculpem.

Já eu sigo uma máxima ligeiramente diferente, digo o que penso, quando vale a pena. Quando não vale a pena, não digo. (nota, não é dizer o que não penso. É apenas não dizer)

exacto isto aqui è para “desanuviar”, è por isso que nao me sinto na obrigação de escrever bem e sem erros mas ha quem aqui no forum critique isso

Uma coisa é dizeres que nunca a gramaste, outra é dizer que era uma p***. Uma coisa é ser frontal, outra coisa é partir para o insulto fácil...

Que tal "Nunca gostei dela, mas se é com ela que te sentes bem, avança, tu é que sabes" ?

Obviamente que uma conversa desta envergadura não se fez com uma frase. E por acaso até nem usei a palavra p**a, mas foi à mesma desagradável ouvir que ela fez a, b e c para quem afinal a amava e queria reatar, mesmo que ela tivesse feito a, b e c.

Já cá tivemos a cafetaria.
Entretanto a cafetaria tornou-se um tasco manhoso, também por culpa minha, até que fechou mesmo portas.
Em vez de ter ido dar uma curva, estou aqui a navegar nas redes sociais que devem ocupar uns 95% de internet que uso.

Back