Conduzir sem carta

Mas o que queres que te digam? Que podes conduzir/dar aulas de condução? Não.
Legalmente o que acontece é que se um menor for apanhado a conduzir sem que esteja abilitado para tal, vai ser detido e consequentemente uma visita ao Dr. da bata preta, normalmente a pena é serviço comunitario e uma coima que costuma ser de cerca de 500€.
Zonas industriais, pouco movimentadas são sempre consideradas vias publicas, o unico local em que se pode conduzir sem carta é mesmo em terreno privado.
Olha que conheco muitos que foram detidos também por querer ter aulas privadas com familiares...

Qual é a pressa pá ? Ele tem todo o tempo do mundo para aprender a conduzir.
É por essas e por outras que alguns recem encartados nunca passam disso [;)]

Mas continuando , qual é de facto a coima para esta situação ?

Ou estão todos com medo de dizer que foram apanhados sem carta ?

Bem podem ser todos santos, mas por mim , quando a esmola é demais desconfio.

Já agora vou-vos confessar que tenho 49 anos , tenho carta de moto e C+E , comecei a conduzir com 18 recém feitos e com 8 aulas de condução, não sabia nada de condução mas tinha a mania que sabia, fui a exame com essas 8 aulas e guiar guiava bem , conduzir é que nem tanto, não tive um pai que me ensina-se , fui apanhado a 8 dias do exame ,disse que não tinha ali os documentos e fui apresentar, no dia do exame , ás 9 fiz o exame, á tarde e depois de sujar e desgastar um pouco a guia lá fui a tremer ao posto apresentar a guia , felizmente correu bem e o Sr. agente, não reparou ou não quis reparar na data, pois ele riu-se um pouco para mim.

Tive sorte, a sorte protege os audazes , não os irresponsáveis, mas os audazes , o meu conceito de responsabilidade nesta matéria é diferente da lei e o meu filho tem um pai que o tem vindo a ensinar, mas o mais certo é continuar a ensinar como até aqui e esperar, pois a ultima coisa que quero é sujeita-lo a um juiz e tudo o que isso implica.

Fiquem bem.

Tive sorte, a sorte protege os audazes , não os irresponsáveis, mas os audazes , o meu conceito de responsabilidade nesta matéria é diferente da lei e o meu filho tem um pai que o tem vindo a ensinar, mas o mais certo é continuar a ensinar como até aqui e esperar, pois a ultima coisa que quero é sujeita-lo a um juiz e tudo o que isso implica.

Mas queres equiparar-te a um piloto da 2ª Grande Guerra ? [:D]

E lá está, a audácia fica sempre bem...

... quando corre bem, pois quando dá para o torto, passas por idiota e irresponsável. [:p]

Olá a todos
Quais são as consequências de um jovem de 17 anos conduzir sem carta com o pai ao lado ?

Moralistas abstenham-se, não lhes estou a pedir opiniões.

Trata-se de uma utilização, responsável , se assim se pode chamar, tipo estradas muito pouco movimentadas e a horas de pouco transito, ele já conduz desde os 12 anos , mas sempre em propriedades privadas.

Agora estou aos poucos a fazer a transição.

Não ainda não está inscrito na escola de condução, falta 1 mês para o poder fazer.

Agradeço desde já aos que respondam.

O que é isto de transição?? Passaram para via publicas com muito trânsito? Faltando 1 mês para se inscrever na escola de condução acho que é boa altura de parar [;)]

Eu não sou moralista, sou pelos bons costumes [;)]

Este tópico é fantástico.

"Quero ensinar o meu filho a conduzir em estradas públicas e ele não tem carta, há possibilidade de dar problemas?"

Sim há.

"Não há nada, eu é que sei, a sorte protege os audazes e vocês estão armados em santos, porque devem todos ter ficado sem carta e agora não querem é dizer"

[:)][:)][:)]

rafsantos muito obrigado, até que enfim uma resposta pragmática.

E já agora tens ideia dessas variações.

Obrigado mais uma vez

Este tópico é fantástico.

"Quero ensinar o meu filho a conduzir em estradas públicas e ele não tem carta, há possibilidade de dar problemas?"

Sim há.

"Não há nada, eu é que sei, a sorte protege os audazes e vocês estão armados em santos, porque devem todos ter ficado sem carta e agora não querem é dizer"

[:)][:)][:)]
Para dizer que as escolas de condução são um negócio e não ensinam é porque é da zona do Porto[:D]

- See more at: http://forum.autohoje.com/forum-geral/130184-conduzir-sem-carta.html#sthash.R8oFqB58.dpuf

Olha, provavelmente e só provavelmente já sabe conduzir muito melhor agora do que quando tu tiraste a carta , se é que já a tens.

Editado para retirar o termo " rapazola" pois parece ser ofensivo e não de forma alguma ofender alguém, peço aqui publicamente e de livre vontade desculpa ao user em questão, de referir que não fui obrigado pela moderação, apenas a minha educação.

Last edited:
rafsantos muito obrigado, até que enfim uma resposta pragmática.

E já agora tens ideia dessas variações.

Obrigado mais uma vez
Em princípio terá a haver com a gravidade do crime cometido.
Caso seja simplesmente apanhado imaginamos que o juiz aplica uma multa de 50€/dia, atendendo a que o valor fixado tem em conta os rendimentos (declarados).
No caso de haver um despiste, atropelamento (atendendo a que são situações mais gravosas que ser simplesmente apanhado)... imaginemos que será pena de prisão mais multa.

Multa e não coima. Porque a multa é fixada pelo juiz e a coima pela polícia.

Olha rapazola, provavelmente e só provavelmente já sabe conduzir muito melhor agora do que quando tu tiraste a carta , se é que já a tens.

E se eu não a tiver, dás-me lições? [:D][:D][:D]

Ainda acabas por abrir uma dessas escolas de condução que tanto abominas.

Sim, tens razão, não é preciso aborrecer-me, mas é difícil, quando aparece pessoal só para destabilizar.

A minha ideia era exatamente o que aconteceu contigo e que tanto deve ter enriquecido a tua condução.

sabemos que na escola não ensinam ninguém a conduzir ,apenas a tirar um papel, eu ensino tudo, desde, travagens a fundo em variadas situações , arrancar em inclinações brutais , transferências de massas, condução defensiva desvio de obstáculos a varias velocidades, linhas de aceleração e desaceleração, enfim preparar o melhor possível o meu filho para esta selva urbana em que vivemos.

Já o fiz com o meu sobrinho há dois anos e ele diz que aprendeu mais comigo em 2 horas que em todas as aulas.

Não esqueçam que nas escolas não querem estragar os carrinhos.

A minha intenção é a melhor, não o quero incentivar a nenhum tipo de ilegalidade, por isso é que aqui estou a pedir ajuda sobre as consequências.

Continuem e obrigado
Gostei.
Quanto levas por aulas e que carros tens disponíveis? Queria entrar em track days o mais rápido possível.

Tudo isso que queres ensinar, se não é em pista, terás de fazer em estrada pública, será que tens noção do que é por alguém sem prática e sem autorização legal e sem sequer estar protegido legalmente, a desviar-se de obstáculos na via pública a várias velocidades??
Estás a dizer que já o fizeste, vais voltar a fazer, e não queres incentivar a ilegalidade??

Aparece com cada um, se não estivesse a ler ainda pensava que era mentira:sh)

Aviso da Moderação

Vamos parar com conversa fiada, ok?

Obrigado

PS: Aviso dirigido ao tópico em geral, sem destinatário especifico.

É só nabos e acidentes , felizmente TOC TOC tenho milhares largos de km em motos ,jipes carros , já fiz circuito de moto N vezes e ainda não tive nenhum acidente apesar de já ter evitado alguns, estou consciente do ainda, com tantos nabos algum há de marrar comigo, sem ofensa aos nabos.

Sim, perfeitamente e é verdade que tirar a carta é apenas um negócio mas a culpa nem é muito das escolas de condução mas na corrupção que existe nos centros de exames.

Não é preciso dramatizar porque estavam a estudar uma medida que já se aplica nos EUA há muito tempo que é conduzir apartir dos 16 anos acompanhados por um encartado (varia um pouco de estado para a estado os pormenores). Claro que a reacção das escolas de condução portuguesas foi previsível [:D]. Enfim.

De qualquer forma isto não dá o direito de deixares o teu filho conduzir, mesmo contigo ao lado, sem qualquer habilitação legal. Só o turbilhão de processos que podes despoletar em caso de acidente, mesmo que ligeiro, mete meto. Eu compreendo-o mas ele que tenha calma que falta pouco para os 18 e que vá aprendendo dentro do possível contigo em sítios ermos.

Cumprimentos.

Sr. moderador eu apenas pedi esclarecimentos sobre as consequências, mas eles são teimosos.

As minhas sinceras desculpas.

Back