Conduzir sem carta

Se queres um conselho deixa primeiro o rapaz ter o papel com a aprovação, depois então prepara-o para a "selva". Podes estar a querer fazer o melhor por ele, mas arriscas a que o rapaz fique já com cadastro. Se ele não conduzir sozinho até ter carta, ensiná-lo agora ou na semana a seguir a ter a aprovação nada muda.

Se queres um conselho deixa primeiro o rapaz ter o papel com a aprovação, depois então prepara-o para a "selva". Podes estar a querer fazer o melhor por ele, mas arriscas a que o rapaz fique já com cadastro. Se ele não conduzir sozinho até ter carta, ensiná-lo agora ou na semana a seguir a ter a aprovação nada muda.

O post mais sensato deste tópico até agora! Muito bem! [:cool:]

Em Janeiro de 2011 fui buscar um colega de trabalho a 1km da minha casa às 4h:30m da manhã para apanharmos o autocarro da empresa onde trabalhávamos, e fui mandado parar.

Não tinha carta, portanto fui direitinho para o posto da GNR, apenas o carro tinha tudo legal. Só fiquei surpreendido com a atitude dos srs agentes, de arma em punho apontada aos dois a mandar sair do carro com as mãos no ar.

No próprio dia fui presente ao juíz. Paguei 630€ de multa e ele mandou-me ir logo tirar a carta pois se me apanhassem outra vez sem carta ele não seria tão "brando". O que é certo
é que nunca mais peguei num carro sem se na escola de condução e até pensei que ele me fosse proibir de a tirar pelo menos durante dois anos.

Se o user que criou este tópico quer continuar a arriscar, pense bem no que está a fazer. Que seja mesmo em estradas privadas porque em públicas sejam secundárias ou não, com ou muito
ou pouco movimento, é sempre um risco para ele, para o condutor e ainda mais para quem usufrui das mesmas estradas, porque se acontece algo menos bom, os outros não têm culpa nenhuma.

Com isto não pretendo condenar nem julgar as acções de ninguém, apenas queria deixar aqui o meu testemunho. Sei que errei, apesar de já "conduzir mais ou menos" (porque pra conduzir bem só depois de ter carta), mas com o clima que tava não quis deixar o meu colega vir a pé para apanhar o autocarro. Foi uma das noites mais frias do ano embora este argumento não justifique a minha acção.

É esta a minha opinião e eu também fui dos que começou ao volante aos 12 anos.

A tudo o que já foi dito, acrescento que é um perigo enorme pois a sorte por vezes nem os audazes protege e existe sempre a probabilidade de se matar alguem no ato da condução. É duro de dizer, mas é mesmo isto!

E se isso acontecer com alguém sem carta, para além dos danos corporais muito graves para terceiros, haverá danos psicológicos, criminais e financeiros muito graves não só para o condutor como para o tutor que o acompanha.

Por isso, e ainda para mais faltando tão pouco tempo para ter o "papel" na mão, evitem fazê-lo. Tal como já foi dito, comecem a fazê-lo no dia seguinte á aprovação em exame de condução, isso sim.

E para que não me chamem moralista, também eu comecei a conduzir ao colo com uns 10 anos, e com total controlo sobre o carro com uns 12 anos, sempre acompanhado pelo meu pai. Por volta dos 16/17, conduzi algumas vezes sozinho (autorizado, diga-se). Certo que foi sempre em estadas secundárias, de terra batida, mas eram estradas publicas e abertas a todos.

Hoje, 30 anos depois, e há 20 a lidar com acidentes, digo que dou graças a Deus por nunca ter acontecido nada e garanto que sabendo o que sei hoje não o faria.

PS: Ahh, e por essas alturas também fui caço pela GNR a conduzir uma DT LC sem carta - licença camarária, mas os gajos nem nem perguntaram por ela e só passaram a multa por não levar casco. :sh) [:D]

Última edição:
serralha muito obrigado pelo teu testemunho, mas não é de todo intenção minho deixa-lo conduzir sózinho, de todo.

Era isso que queria ouvir, apesar de ser em 2011, já há algum tempo, pelo menos não foste preso , 630 € são sempre 630€.

Mas a essa hora é de facto perigoso, são horas de operaçoes stops .

serralha muito obrigado pelo teu testemunho, mas não é de todo intenção minho deixa-lo conduzir sózinho, de todo.

Era isso que queria ouvir, apesar de ser em 2011, já há algum tempo, pelo menos não foste preso , 630 € são sempre 630€.

Mas a essa hora é de facto perigoso, são horas de operaçoes stops .

Agora fora de brincadeiras, até percebo o teu ponto de vista. Queres ensinar aquilo que achas que não se ensina na escola de condução, ok. Porque é que simplesmente não esperas que o miúdo tire a carta e dás as tuas lições depois? Assim não há risco.

@Toze1- De nada, fazes bem nunca o deixar conduzir sozinho. NUNCA mesmo. Já foi à algum tempo sim, mas na altura tremia que nem uma vara verde. E tava mesmo com muito medo de lá ir dentro. Disseram-me que ia pagar multa sem trabalho comunitário e perguntaram-me se queria pagar em prestações. Quis pagar logo a pronto para me ver livre daquele triste episodio. Ainda foi um ordenado à vida. Antes de isto acontecer o meu pai insistia pra eu conduzir, inclusive cheguei a ir a oficinas com ele, vinha eu com um carro e ele com outro quando punha o Merc dele no arranjo. Nunca me inspirou confiança mas ele é daquelas pessoas que acredita que este tipo de coisas só acontece aos outros. Como o Vanquish e certamente muito mais pessoal por aqui também comecei a conduzir cedo, com 11 anos aprendi a conduzir num Mini 1000 e adorava. No entanto subscrevo o que phirestarter acabou de dizer. Pensa muito bem, basta estarem os dois no sítio errado à hora errada para o pior acontecer.
Seja magoarem alguém ou serem apanhados pela autoridade. E quanto mais o miúdo conduzir assim, mais pedes para o pior acontecer.

Olá a todos
Quais são as consequências de um jovem de 17 anos conduzir sem carta com o pai ao lado ?

Moralistas abstenham-se, não lhes estou a pedir opiniões.

Trata-se de uma utilização, responsável , se assim se pode chamar, tipo estradas muito pouco movimentadas e a horas de pouco transito, ele já conduz desde os 12 anos , mas sempre em propriedades privadas.

Agora estou aos poucos a fazer a transição.

Não ainda não está inscrito na escola de condução, falta 1 mês para o poder fazer.

Agradeço desde já aos que respondam.

Deixando moralismos de parte, se morar fora da cidade, e não tiver acidentes, e caso confie nele, deixe andar o mosso.. Não se aprende a conduzir na escola de condução, de lá só se vê a sair nabos, por isso que há tanto acidente e maçaricos na estrada.. É vergonhoso este sistema português.. Eu aprendi a conduzir com 15 anos, aos 16 já levava as carrinhas do velhote, e até ao dia de hoje nunca tive acidentes.. O meu pai só me começou a deixar a andar sozinho assim que viu que me desenrascava e sabia o que andava a fazer.. Se não fosse o velhote a ensinar.me muitas coisas, muito provavelmente ainda seria muito maçarico em muitas coisas.. Não digo que não seja perigoso, claro que é, mas se acha que ele conduz bem e se já à vários anos que conduz, tenho a certeza que mete esta rapaziada que sai da escolas agora num canto.. Experiência ganha.se na estrada e a desenrascar.se sozinho não é um artista que se lhe der umas notas esse puto já e o senna..

Mas há regras a aprender que não se adquirem com experiência. A escola serve pra isso mesmo.

Normalmente o pessoal quer é passar logo para as aulas de conducao. Mas o código é igualmente importante.

Deixando moralismos de parte, se morar fora da cidade, e não tiver acidentes, e caso confie nele, deixe andar o mosso.. Não se aprende a conduzir na escola de condução, de lá só se vê a sair nabos, por isso que há tanto acidente e maçaricos na estrada.. É vergonhoso este sistema português.. Eu aprendi a conduzir com 15 anos, aos 16 já levava as carrinhas do velhote, e até ao dia de hoje nunca tive acidentes.. O meu pai só me começou a deixar a andar sozinho assim que viu que me desenrascava e sabia o que andava a fazer.. Se não fosse o velhote a ensinar.me muitas coisas, muito provavelmente ainda seria muito maçarico em muitas coisas.. Não digo que não seja perigoso, claro que é, mas se acha que ele conduz bem e se já à vários anos que conduz, tenho a certeza que mete esta rapaziada que sai da escolas agora num canto.. Experiência ganha.se na estrada e a desenrascar.se sozinho não é um artista que se lhe der umas notas esse puto já e o senna..

Será que li bem?
Realmente a vida surpreende-nos, um tópico em que perguntam qual as consequencias de conduzir sem carta e que já todos sabemos que é crime, e vem alguem dizer que...faz bem em deixar o moço conduzir. Já agora aconselhava também o moço a dar un tirinhos com uma arma ilegal e quem sabe fazer também uns pequenos assaltos, porque CRIME é so quando a coisa corre mal e somos apanhados, porque enquanto corre bem somos os maiores e sobertudo mais espertos que os outros...tristeza.

paulo14 sem comentários, lê melhor o 1º posts

PROPRIEDADE PRIVADA

Li e reli, e diria o mesmo.
Há propriedade privada, e propriedade privada, quanto ao que disse, foquei-me na parte em que se fala em trânsito.
Os problemas(são mais que muitos mesmo sendo só chapa), em que se podem meter ambos em caso de acidente.
Se falamos numa propriedade privada com trânsito, ainda que seja pouco ou mesmo que estejam estacionados, acho que é irresponsável como já disse, ainda para mais falando nesse tipo de manobras.
Agora falando em zonas industriais, urbanizações desabitadas, e desertas(mesmo estas nem sempre são privadas) não terá grande problema, ainda que sempre com os devidos cuidados.
Para não pensares no contrário, eu ainda dei umas poucas voltas, mas numa zona industrial deserta ao domingo de manhã, no entanto na escola de condução aprendi bastante, felizmente tive professores muito bons e experimentei de quase tudo, até estacionar em fila(entre 2 carros) a subir, de frente e depois de traseira, e não era uma subida qualquer.
E sim, sou dos que acreditam que as escolas de condução não são negócios para chumbar e não ensinar(algumas sim, então aquelas com preços ridiculos de tão baixos) há muitas e boas escolas, preparam muito bem os alunos, e a carta não se resume ás aulas de condução, existe o código, e também não são "apenas" 25h de condução, se calhar se a malta se preocupasse menos em vez de dar 250€ na mais barata que encontrar, procurem as melhores, provavelmente a que tiver menos chumbos(em códigos e condução) ou também se se preocupassem menos com o que "os outros dizem".
E mais, já andava de moto4 bem antes de ter a B1, mas sempre no mato, estradas, era de um lado para o outro e...e... sempre com medo, também andei bastantes vezes de tractor(digo já, aquele não era fácil e com as alfaias ainda menos) e o meu avô sempre disse, nunca saias fora da quinta, não quero problemas para mim nem para ti nem aos teus pais.
E repito como disse no outro post(nem leram) assim que ele tiver a carta, esteja devidamente legal podem ir testar onde quiserem, está "á vontade", até lá o risco não compensa.

Última edição:
Mas continuando , qual é de facto a coima para esta situação ?

Ou estão todos com medo de dizer que foram apanhados sem carta ?

Bem podem ser todos santos, mas por mim , quando a esmola é demais desconfio.

Já agora vou-vos confessar que tenho 49 anos , tenho carta de moto e C+E , comecei a conduzir com 18 recém feitos e com 8 aulas de condução, não sabia nada de condução mas tinha a mania que sabia, fui a exame com essas 8 aulas e guiar guiava bem , conduzir é que nem tanto, não tive um pai que me ensina-se , fui apanhado a 8 dias do exame ,disse que não tinha ali os documentos e fui apresentar, no dia do exame , ás 9 fiz o exame, á tarde e depois de sujar e desgastar um pouco a guia lá fui a tremer ao posto apresentar a guia , felizmente correu bem e o Sr. agente, não reparou ou não quis reparar na data, pois ele riu-se um pouco para mim.

Tive sorte, a sorte protege os audazes , não os irresponsáveis, mas os audazes , o meu conceito de responsabilidade nesta matéria é diferente da lei e o meu filho tem um pai que o tem vindo a ensinar, mas o mais certo é continuar a ensinar como até aqui e esperar, pois a ultima coisa que quero é sujeita-lo a um juiz e tudo o que isso implica.

Fiquem bem.

Oh toze...tu és um granda Tozé.

Quase que te lixaste e agora, como não aprendes com os erros, queres lixar o teu filho.

É preocupante partilhar as estradas públicas com gente assim.

Desculpem usar este cliché, mas infelizmente isto é típico da mentalidade tuga: sabem mais que os outros, o sistema é uma trampa, e depois acontecem umas desgraças.

Por exemplo, a grande preocupação do tozétuga é a multa. Se fosse uma pessoa sensata, a preocupação seria as consequências que as suas decisões teriam em outras pessoas.

Vejamos...em caso de acidente: menor/pessoa sem carta a conduzir, o seguro deixa de ser válido: grandes problemas.
em caso de atropelamento: menor/pessoa sem carta a conduzir, o seguro deixa de ser válido: idem aspas.

Mas sim, o que importa é a multa e que o sistema está errado e as escolas de condução não valem um pito. Chico-espertismo...

A sério?? XD

Eu fico abismado com certas atitudes e mentalidades... e o pior é que não ouvindo a resposta que queriam ouvir ficam todos revoltados como se fossem donos de toda a razão....

Queres por o puto a conduzir mete-o numa zona industrial ou propriedade privada.
Por causa de indivíduos como tu é que as coisas mais tarde ou mais cedo dão para o torto.

A tua única preocupação é a multa, e as vidas que ficam em risco???

Se já com indivíduos encartados á anos e anos por vezes as estradas se tornam perigosas devido á sua falta de consciência quanto mais com putos a conduzir sem carta?? Calha dele matar alguém em um acidente e depois?...

Usa a cabeça ZéTuga... (Se for possível)

À parte a atitude do Toze com algumas respostas, existem demasiados moralistas por aqui e essa sim é a mentalidade tuga. A de dar uma de moralista mas por trás fazer asneiradas atrás de asneiradas.

Eu sou da opinião de que o correcto é não receber lições excepto as legalmente dadas pela escola de condução. No entanto eu fui dos que as teve, em locais seguros, desertos e sem ninguém.
O Vanquish falou que andou ao colo com 10 anos.
Eu andei com pelo menos 6 ou 7 num Fiat 127, no mato. Nada se aprendia sobre como circular nas estradas, mas acredito que conduzir só com o volante me deverá ter dado algumas noções de distâncias e como lidar com as mudanças de direcção.

Com isto quero dizer que sim, sou contra dar-se lições por fora mas que, muito provavelmente nas mesmas circunstâncias, virei a dar aos meus filhos em locais isolados.
Não me vai cair uma velhota do céu à minha frente de certeza absoluta.

Última edição:
Precisamente isto. Chegou a haver uma recomendação da PRP precisamente neste sentido, de um não encartado, desde que estivesse a tirar a carta, poder andar com um tutor ao lado.

Agora, andar sozinho, sem ter carta, aí acho que já é esticar MUITO a corda. Não me estou a ver a fazer isso com ninguém.

Qual a parte da via pública que não percebes-te?

90% do pessoal que não concorda com esta atitude do tal Tozé é por mencionar que quer dar o passo seguinte "levar-lo para a via pública", tens noção da gravidade de tal?

Ele que o leve para uma zona industrial ou privada como o disse anteriormente ....

Qual a parte da via pública que não percebes-te?

90% do pessoal que não concorda com esta atitude do tal Tozé é por mencionar que quer dar o passo seguinte "levar-lo para a via pública", tens noção da gravidade de tal?

Ele que o leve para uma zona industrial ou privada como o disse anteriormente ....

Lamento, mas vi quotes quando se falava de zonas isoladas.

Eu não sei qual o trajecto do user toze com o filho, mas existem nacionais onde passa um carro de manhã, outro à tarde e outro à noite.
É público, é asfalto do estado e de todos nós, mas deserto.
Tenho a certeza que não passa pela cabeça do tozé levar o filho para uma Rotunda AEP. .:sh)

Chama-se bom senso que é coisa que alguns moralistas não estão a ter e parece que lhes dá gozo fazerem-se de vitimas.

PS - e o bom senso deverá vir de parte a parte.

Cada um sabe de si, e cada um é responsável pelos seus actos. Ele que faça o que quiser, só espero que não prejudique a vida a ninguém....
Se ele vai para A ou B pouco me interessa. Mas um dia talvez aprenda da pior forma.

Este sr. Audaz faz me rir [:D]

Voltar
Superior