Conduzir sem carta

pois mais depressa mata quando conduzir sozinho já com a milagrosa carta, enfim...

Acho que não estão mesmo a perceber a ideia, estão só a ver o lado negro da coisa.

Então no dia em que tiver a carta passa a estar apto a matar toda a gente legalmente , é isso ?

Quando sair á sozinho sem ter a consciência do que é um aquaplaning , ou travar a fundo a 120 para não falar a 180 já está tudo bem-

Ok sou eu que estou ver só flores e um mundo cor de rosa, que não tenho respeito pelos outros etc.

É precisamente por ter respeito pelas vidas que se perdem na estrada que o quero preparar bem.

Até parece que estou a empurrar o miúdo para a IC 19 em hora de ponta sozinho, que é o que acontece aos recém encartados.

Como disse atrás, não tinha a noção de ter que ir ao juiz em caso de ser apanhado e não estou só preocupado com a multa , quero apenas estar consciente das consequências .

Não quero mudar atitudes nem tão pouco dizer que estou certo no que digo ,apenas quero salientar que na minha opinião igualar a pratica de condução devidamente acompanhado pelo pai e não um amigo qualquer a um roubo ou facada ou coisa do género é muito forte , crime ? nestas condições ? pode ser castigado, agora equipara-lo a um criminoso é muito forte.

Fiquem bem e obrigado a todos pela discussão , sim todos , termos opiniões diferentes não é crime , apesar de não ter pedido opiniões sabia que elas vinham aí.

Obrigado

1º Como referi anteriormente se as estradas em portugal são perigosas com certas pessoas que não teem consciência daquilo que estão a fazer nas estradas quanto mais com miúdos ??
2º Já mencionei á pouco que numa zona privada ou industrial sem movimento eu mesmo sou a favor de que se possa praticar e rever certos aspectos com os aprendizes.
3º Ninguém está habilitado a matar ninguém! Se conduzir acarreta responsabilidades e riscos de vida e ninguém está livre de tal para quê facilitar?!

"Quando sair á sozinho sem ter a consciência do que é um aquaplaning , ou travar a fundo a 120 para não falar a 180 já está tudo bem"
Estás me a querer dizer que vais ser tu a ensinar-lo a fazer uma travagem a fundo a 120km/h e a mostrar como reagir num aquaplaning?? NEM SEQUER TENS VEICULO ADEQUADO PARA A INSTRUÇÃO DA CONDUÇÃO (SABES QUE Á MUITAS DIFERENÇAS NESTES VEÍCULOS NÃO SABES??)

E por ultimo a partir do momento em que crias um tópico a expor um caso e a pedir informações qualquer pessoa tem o direito a opinar e a dar a sua participação, quer ela seja do teu agrado ou não [;)]

São muitos os pais e tios que ajudam os jovens a conduzir antes de tirarem a carta. Mais importante do que ensinar um filho a conduzir um carro é ensinar o filho a obedecer às leis como um cidadão exemplar. Todos sabemos que conduzir sem carta na via pública é errado, por isso não vamos incentivar um filho a desobedecer a uma lei dessas.

Para contornar a situação o ideal é conduzir dentro duma propriedade privada e acompanhado por um encartado. Arranjas um mecos e fitas brancas e podes treinar muitas situações (ex: estacionamento, contornar obstáculos, etc etc etc).

Espero ter ajudado.

(...) na minha opinião igualar a pratica de condução devidamente acompanhado pelo pai (...) a um roubo ou facada ou coisa do género é muito forte , crime ? nestas condições ? pode ser castigado, agora equipara-lo a um criminoso é muito forte.

Nestas condições? Se o miudo vai a 40/50 km/h e alguem aparece na passadeira de repente vais fazer o que? puxar o travão de mão? gritar? desviar pra cima de outro carro?

venha dai essa facada porque levar com um carro a 50kmh (que na maioria dos casos nem é nada por ai alem) pode muito bem matar uma pessoa.

Anexos

• info_velocidade_transito_0704treze.jpg
    info_velocidade_transito_0704treze.jpg
    67,8KB · Visualizações: 0
Olá a todos
Quais são as consequências de um jovem de 17 anos conduzir sem carta com o pai ao lado ?

Moralistas abstenham-se, não lhes estou a pedir opiniões.

Trata-se de uma utilização, responsável , se assim se pode chamar, tipo estradas muito pouco movimentadas e a horas de pouco transito, ele já conduz desde os 12 anos , mas sempre em propriedades privadas.

Agora estou aos poucos a fazer a transição.

Não ainda não está inscrito na escola de condução, falta 1 mês para o poder fazer.

Agradeço desde já aos que respondam.

ser moralista é achar que a lei deve ser cumprida?

então devo ser moralista...

não se pode conduzir em via pública sem carta. ponto.

À parte a atitude do Toze com algumas respostas, existem demasiados moralistas por aqui e essa sim é a mentalidade tuga. A de dar uma de moralista mas por trás fazer asneiradas atrás de asneiradas.

Eu sou da opinião de que o correcto é não receber lições excepto as legalmente dadas pela escola de condução. No entanto eu fui dos que as teve, em locais seguros, desertos e sem ninguém.
O Vanquish falou que andou ao colo com 10 anos.
Eu andei com pelo menos 6 ou 7 num Fiat 127, no mato. Nada se aprendia sobre como circular nas estradas, mas acredito que conduzir só com o volante me deverá ter dado algumas noções de distâncias e como lidar com as mudanças de direcção.

Com isto quero dizer que sim, sou contra dar-se lições por fora mas que, muito provavelmente nas mesmas circunstâncias, virei a dar aos meus filhos em locais isolados.
Não me vai cair uma velhota do céu à minha frente de certeza absoluta.

Ou seja, chamas-me moralista porque te sentiste afectado pelas minhas palavras...

Temos pena mas a minha opinião mantém-se. Neste fórum há a mania de que, quando alguém defende o respeito à lei portuguesa e à constituição, é automaticamente apelidado de moralista. Está na moda. Eu cometo infracções, muitas. Mas evito cometer crimes, e evito tomar decisões que possam, acima de tudo, afectar os outros.

Não vai cair uma velhota do céu...essa é uma frase interessante. Estás a supor que controlas tudo, que sabes mais que os outros. Mas não controlas. Pode mesmo aparecer uma velhota do céu.

Já agora, também aprendi a conduzir antes dos 18, em propriedade privada, onde não posso por em risco mais ninguém. E até digo mais, por um lado ajudou-me, mas por outro, deu-me alguns vícios de condução que foram difíceis de retirar nas aulas.

Ou seja, chamas-me moralista porque te sentiste afectado pelas minhas palavras...

Temos pena mas a minha opinião mantém-se. Neste fórum há a mania de que, quando alguém defende o respeito à lei portuguesa e à constituição, é automaticamente apelidado de moralista. Está na moda. Eu cometo infracções, muitas. Mas evito cometer crimes, e evito tomar decisões que possam, acima de tudo, afectar os outros.

Não vai cair uma velhota do céu...essa é uma frase interessante. Estás a supor que controlas tudo, que sabes mais que os outros. Mas não controlas. Pode mesmo aparecer uma velhota do céu.

Já agora, também aprendi a conduzir antes dos 18, em propriedade privada, onde não posso por em risco mais ninguém. E até digo mais, por um lado ajudou-me, mas por outro, deu-me alguns vícios de condução que foram difíceis de retirar nas aulas.

Deve haver algum equivoco.

Eu não chamei de moralista a ninguém a não ser que esse ninguém tivesse enfiado a carapuça, muito menos me senti afetado fosse por quem fosse.

Tal como tu, aquela é a minha opinião, a opinião de que sim, a lei deve ser cumprida mas que se não for e por bom senso a instrução for dada em locais onde a probabilidade de encontros com terceiros seja diminuta ou inexistente, não vejo porque não há-de ser dada, com o normal prejuizo para quem prevarica a lei se for apanhado.

E não meu caro, não sei mais do que os outros, mas convenhamos que uma velhota que cai do céu num parque de estacionamento em dias em que não há feira é como logo à noite ter jantar combinado com a Catherine Zeta Jones.

Quanto à forma como aprendeste, em propriedade privada também te podem surgir familiares ou amigos no caminho. Porque achas que controlas a visita dum primo à tua propriedade?
Ou dum amigo do irmão ou uma vizinha amiga da tua mãe?
Quanto aos vicios nunca tive nenhum. Fiquei sim com vicios depois de tirar a carta.

Última edição:
Será que li bem?
Realmente a vida surpreende-nos, um tópico em que perguntam qual as consequencias de conduzir sem carta e que já todos sabemos que é crime, e vem alguem dizer que...faz bem em deixar o moço conduzir. Já agora aconselhava também o moço a dar un tirinhos com uma arma ilegal e quem sabe fazer também uns pequenos assaltos, porque CRIME é so quando a coisa corre mal e somos apanhados, porque enquanto corre bem somos os maiores e sobertudo mais espertos que os outros...tristeza.

A andar a assaltar não, mas aprender a disparar também não há mal, leve-o à caça, e no dia que alguém lhe aparecer para roubar a casa, é atirar a mata-lo dentro do que é seu, é que se lhe lixa só uma perna, vai andar a sua vida toda a pagar o velho por novo, assim morto, uma indemnização e prisão e está o caso resolvido.. Pelo menos o animal que assalta não anda a gozar do dinheiro dos outros..

É preocupante partilhar as estradas públicas com gente assim.

Desculpem usar este cliché, mas infelizmente isto é típico da mentalidade tuga: sabem mais que os outros, o sistema é uma trampa, e depois acontecem umas desgraças.

Por exemplo, a grande preocupação do tozétuga é a multa. Se fosse uma pessoa sensata, a preocupação seria as consequências que as suas decisões teriam em outras pessoas.

Vejamos...em caso de acidente: menor/pessoa sem carta a conduzir, o seguro deixa de ser válido: grandes problemas.
em caso de atropelamento: menor/pessoa sem carta a conduzir, o seguro deixa de ser válido: idem aspas.

Mas sim, o que importa é a multa e que o sistema está errado e as escolas de condução não valem um pito. Chico-espertismo...

Não é chico-espertismo, é reparar na valente "m****" que sai das escolas de condução.. Quem tiver dinheiro paga e passa, é simples.. Alguém ouviu falar do caso do coentrão? Só falaram do coentrão por ser famoso, mas dos putos que eram, uns obrigados a pagar se queriam passar, e outros todos contentes porque nem de bicicleta sabiam andar, e umas notas e estava passado.. Imaginam quantos meses andaram assim? Pois é tudo muito bonito, por isso que andam muitos na estrada sem saberem o que andam a fazer, fazem da estrada pistas de rali, e querem lá saber dos outros.. Faz tudo parte do que se leva de casa, ao que eu chamo de EDUCAÇÃO e respeito pelo próximo..
É óbvio que se o pai do rapaz não confia nele, porque raio o haveria de deixar ir conduzir sozinho? Primeiro de tudo, testa-lo e saber como ele se comporta em situações de perigo, de embaraço, se se safar muito bem, uma coisa te digo, anda muito boa gente na estrada com carta à muitos anos e a saber menos que miúdos de 15 e 16.. Agora todo o mundo acha mal conduzir sem carta, mas antigamente não se ia para a escola aprender, aprendia-se sim em casa, tractor, carros da familia.. Agora é crime um miudo de 16 saber mais do que um artista de 30 ou 40 [:D]

...
"Quando sair á sozinho sem ter a consciência do que é um aquaplaning , ou travar a fundo a 120 para não falar a 180 já está tudo bem"
Estás me a querer dizer que vais ser tu a ensinar-lo a fazer uma travagem a fundo a 120km/h e a mostrar como reagir num aquaplaning?? NEM SEQUER TENS VEICULO ADEQUADO PARA A INSTRUÇÃO DA CONDUÇÃO (SABES QUE Á MUITAS DIFERENÇAS NESTES VEÍCULOS NÃO SABES??)
...
Também reparei nesse pormenor.
Só para dizer que, tive uma instrutora que diz, nas situações de aquaplanning, a solução é agarrar com força o volante, desacelerar e rezar.
Ou seja, os bons instrutores dão lições de como proceder no caso de...
Não ensinam, até porque ninguém prevê quando isso acontece. Era bom de prever."
ah e tal olha ali um aquaplinnig, já sei como fazer porque as aulas que tive foi dentro de água":sh)

A andar a assaltar não, mas aprender a disparar também não há mal, leve-o à caça, e no dia que alguém lhe aparecer para roubar a casa, é atirar a mata-lo dentro do que é seu, é que se lhe lixa só uma perna, vai andar a sua vida toda a pagar o velho por novo, assim morto, uma indemnização e prisão e está o caso resolvido.. Pelo menos o animal que assalta não anda a gozar do dinheiro dos outros..

Que argumento tão idiota. Desde quando é que matar alguém dentro de casa é um acto onde a única consequência é uma indemnização. E ainda ninguém me respondeu, se acham assim tão essencial que se dê lições porque a escola de condução não é suficiente, porque é que não as dão depois de se tirar a carta?

Que argumento tão idiota. Desde quando é que matar alguém dentro de casa é um acto onde a única consequência é uma indemnização. E ainda ninguém me respondeu, se acham assim tão essencial que se dê lições porque a escola de condução não é suficiente, porque é que não as dão depois de se tirar a carta?

E saber ler? Está lá por acaso só indemnização? Por isso que é só nabos na estrada, eles não vêem letras quanto mais carros [:)]

Então mas tu vens aqui com uma duvida, o pessoal responde - te e dizem - te o que te acontece, e vens dizer que tu é que sabes que a sorte protege de não sei quem ? Oh meu deus ...

E já agora, aquilo da escola não querer "estragar o carrinho" não é bem assim, eu quando andei a tirar a carta, eu sabia 0 de condução, ou melhor sabia algo porque quando andava à pendura com o meu pai via o que ele fazia etc, agora de eu próprio conduzir sabia zero eu bem que pedi ao meu pai esses esquemas como tu queres fazer e levei um "NÃO" bem redondo [:D]

Mas o que queria dizer é que, quando andei a tirar a carta foi o próprio instrutor que disse "não te preocupes com o carro, se bateres bateste acontece, todos nós batemos", e era um instrutor impecavél, ele só marcava o exame de condução se realmente vi - se que estava preparado para tal.

E saber ler? Está lá por acaso só indemnização? Por isso que é só nabos na estrada, eles não vêem letras quanto mais carros [:)]

Disfarças mal que vieste entregar recados do toze1, porque ele já perdeu a lata de responder por aqui. Por mim a moderação pode mas é fechar isto, o tópico é ridículo.

Mas olha que as escolas dão aulas a malta que já tem carta[;)] E até há legislação para tal.

Mas olha que as escolas dão aulas a malta que já tem carta[;)] E até há legislação para tal.

E depois? O que está aqui em causa é que quem abriu o tópico diz que as escolas de condução não sabem ensinar. Respeito essa opinião. O que não respeito é "as escolas de condução não sabem ensinar, portanto ensino eu, vamos conduzir para a estrada mesmo sem carta". Se acha que a escola de condução não ensina tudo, então deixe o moço tirar a carta e ensine-lhe o que tiver para ensinar depois.

O mais estúpido disto tudo é mesmo pensar que se podia abrir um tópico com uma premissa dessas e não ser criticado. Só isso basta-me para pôr em causa que lições é que pessoas assim alguma vez poderão dar.

pois mais depressa mata quando conduzir sozinho já com a milagrosa carta, enfim...

Acho que não estão mesmo a perceber a ideia, estão só a ver o lado negro da coisa.

Então no dia em que tiver a carta passa a estar apto a matar toda a gente legalmente , é isso ?

Quando sair á sozinho sem ter a consciência do que é um aquaplaning , ou travar a fundo a 120 para não falar a 180 já está tudo bem-

Ok sou eu que estou ver só flores e um mundo cor de rosa, que não tenho respeito pelos outros etc.

É precisamente por ter respeito pelas vidas que se perdem na estrada que o quero preparar bem.

Até parece que estou a empurrar o miúdo para a IC 19 em hora de ponta sozinho, que é o que acontece aos recém encartados.

Como disse atrás, não tinha a noção de ter que ir ao juiz em caso de ser apanhado e não estou só preocupado com a multa , quero apenas estar consciente das consequências .

Não quero mudar atitudes nem tão pouco dizer que estou certo no que digo ,apenas quero salientar que na minha opinião igualar a pratica de condução devidamente acompanhado pelo pai e não um amigo qualquer a um roubo ou facada ou coisa do género é muito forte , crime ? nestas condições ? pode ser castigado, agora equipara-lo a um criminoso é muito forte.

Fiquem bem e obrigado a todos pela discussão , sim todos , termos opiniões diferentes não é crime , apesar de não ter pedido opiniões sabia que elas vinham aí.

Obrigado

O maior crime é teres vindo publicar aqui isto, no forum em que todo mundo tem brutos carros, todo o mundo opina sobre tudo e todos, e mais, só eles é que sabem.. Na verdade, meia duzia tem carta, outra meia duzia tem carro, e o resto a pé anda.. Antes assim que estarem aptos com carta, a tal de piloto [:D]

Deixa-te de coisas, se achas que o teu filho sabe conduzir, siga com ele, ensina-o, porque por vezes os 500€ que podes apanhar de multa, vão valer muito mais no resto da vida ao teu filho, e quem sabe, se não irá valer a vida dele.. O ser apanhado pode ter muita coisa pelo meio, desde a policia mandar chamar o pai e seguires tu viagem sem nada, a apanhares só multa e não ires a juiz, e apanhares multa e ir a juiz... Uma sábia conversa com os agentes pode mudar muita coisa.. Se devia? Não.. Mas se pode, porque não? O Mário Soares também apanha multas e diz à "boca cheia" que nós é que a vamos pagar.. Tanto que a pagamos como ainda mantemos esse chulo com reformas [8b]

Nestas condições? Se o miudo vai a 40/50 km/h e alguem aparece na passadeira de repente vais fazer o que? puxar o travão de mão? gritar? desviar pra cima de outro carro?

venha dai essa facada porque levar com um carro a 50kmh (que na maioria dos casos nem é nada por ai alem) pode muito bem matar uma pessoa.

Mas a facada não, é pouco mais que uma picadela de uma abelha, e no final de tudo, ainda ganhas o mel para fazer um bom "berbicacho" [:)]
Diz-me só uma coisa, tu como tão excelente condutor que és, imagino que há várias dúzias de anos, não podes atropelar ninguém numa passadeira? Não podes bater contra outro carro nem nada assim? Pois claro que não, esqueci-me que tu aprendeste na escola de condução [:D]

Voltar
Superior