Conduzir sem carta

A questão é, se fores multado por excesso de velocidade, já tem justificação ?
vai já aparecer alguém a dizer que quem é apanhado em excesso de velocidade não deve pagar nada nem sofrer consequências porque há muita gente que suborna os polícias para não os multarem :sh)

Quando digo que dirijo sem carta é que não tenho habilitação ainda.

Alguém quer ligar para a Interpol e me denunciar?

Coloca aí o teu nome e morada e eu terei todo o prazer em ligar a uma esquadra perto de ti. [;)] Isto se eu tiver tempo, porque aposto que recebiam logo mais denúncias antes da minha.

É pena é não seres apanhado e devia ser das coisas que dava logo apreensão do carro (isso e sem seguro).

e isso torna em quê menos condenável andar sem carta?

"oh coitadinho, vamos deixa-lo andar sem carta porque há muita gente que obtém a carta através de subornos" - fantástico, nem se resolve um problema nem outro, deixa-se andar na bandalheira.

belo país, este.

É, uma coisa serve de desculpa para a outra. Incrível. Só falta a desculpa do "Ahhh muitos não cumprem com a lei X, porque é que eu tenho que cumprir com a lei Y?"

Não sou defensor de se andar a conduzir sem carta, principalmente pela questão da responsabilização e questões com companhias de seguro.

Objectivamente, posso dizer-te que acho 100 vezes pior o pessoal com carta que agarra no carro depois de ter bebido uns bons canecos (e disso não falta em portugal).
Por outro lado, ainda tens as pessoas que tiraram a carta porque o instrutor estava farto e bem-disposto naquele dia. Lembras-te daquele programa que dava na sic "o pior condutor do mundo ?". Conheço pessoas que ainda têm dúvidas ao fazer marcha-atrás para que lado é que as rodas viram... ...e têm carta !
Garanto-te que com 18 e sem carta não tinha dúvidas dessas.

Objectivamente, a diferença de experiência entre o dia que me entregaram a carta e o dia que fui apanhado não era nenhuma.

Eu fiquei com pena suspensa, se repetisse a graça ia ser a doer. O que é que queres mais ?

Mesmo em termos de responsabilização, vou-te dar um exemplo:
Há uns anos, a minha irmã (com carta) não viu uma mota e meteu-se na frente dela. O carro foi para a sucata e o condutor da mota foi para o hospital.

Posso dizer-te que o condutor da mota (com os seus 40 anos) não tinha carta e andava assim há anos.
Lógicamente a culpada legal do acidente (mesmo entre companhias) foi a minha irmã. O facto de ele não ter carta não alterou em nada a responsabilização.

Para cúmulo, as licenças para se conduzirem motas até 49cc eram atribuídas pela câmara municipal (não sei se ainda é) mediante uma volta de 50 metros (o avaliador ficava em pé parado a ver o aluno a subir e descer uma rua) e umas perguntas orais a que ninguém chumbava mesmo que não soubesse, mesmo nas situações mais caricatas.

Uma 49cc já dava 100 km/h...

Se é reprovável que se conduza sem carta ?
Sem dúvida !

Já me esclareceste melhor a tua posição.

Conclusão: o estado ridículo do ensino da condução em Portugal não pode servir de desculpa.

Last edited:
Coloca aí o teu nome e morada e eu terei todo o prazer em ligar a uma esquadra perto de ti. [;)] Isto se eu tiver tempo, porque aposto que recebiam logo mais denúncias antes da minha.

É pena é não seres apanhado e devia ser das coisas que dava logo apreensão do carro (isso e sem seguro).

É, uma coisa serve de desculpa para a outra. Incrível.
É no Brasil, pode ser?

Tem calma, nada de extraordinário se passará.

Se é a primeira vez, e estás a tirar a carta, basta que chegues a Tribunal admitas o teu erro, afirmes que estás a tirar a carta de condução (leva um documento comprovativo caso seja necessário), e nada de mais se passará.

O pior que te pode acontecer será: multa ou pena suspensa (a multa é de todo em todo a mais provável).

Acima de tudo, tens que dizer que estás a tirar a carta (isto vai implicar que as probabilidades de reincidires no futuro na prática deste crime quase que são eliminadas), e tens que admitir o erro e mostrar-te muito arrependido.

Quanto aos outros comentários, alguns demasiadamente moralistas, dir-lhes-ia que, este crime a curto/médio prazo vai deixar de estar tipificado como crime, mas apenas como contra-ordenação, já que, é posição maioritária da jurisprudência e doutrina que, este é um crime (ainda!) que não tem dignidade penal para tal. Deve sim, figurar no elenco das contra-ordenações, ainda que, com diferentes sanções acessórias, quais sejam, a obrigatoriedade de em X tempo o infractor tirar a carta...

Acho que não! [:D] Mas também é da maneira que não me sujeito - eu ou familiares meus - a levar contigo na estrada.
É melhor parar por aqui.

És sujeito porreiro, eu sou tranqüilo, e não é contigo que quero ter confusões, pelo contrário.

;-)

Dirijo às vezes sem carta, logo, sou um criminoso.

Nice!
No Brasil as coisas são diferentes... Um amigo meu brasileiro, conduzia sem carta, e até tinha carro (Chevrolet Chevette) [:D] E ele tem a mesma idade que eu - 15 anos! [;)] E nunca teve problemas! [:blush:]

É ilegal sim, agora virem dizer que o rapaz deve ser destinado à morte bla bla bla, porque não tem um papel? O que aí não falta deve ser gente sem carta a conduzir melhor que pessoas que tem carta... enfim... [:cool:]

No Brasil as coisas são diferentes... Um amigo meu brasileiro, conduzia sem carta, e até tinha carro (Chevrolet Chevette) [:D] E ele tem a mesma idade que eu - 15 anos! [;)] E nunca teve problemas! [:blush:]

É ilegal sim, agora virem dizer que o rapaz deve ser destinado à morte bla bla bla, porque não tem um papel? O que aí não falta deve ser gente sem carta a conduzir melhor que pessoas que tem carta... enfim... [:cool:]
A diferença tem um só nome: maturidade.

;-)

Obrigado a quem ajudou verdadeiramente.
a quem disse coisas do genero "ah devias ir preso... passares lá uns dias dentro não te fazia mal nenhum.. devias era tar preso" na internet é muito facil criticar quando não se conheçe as pessoas, mas tenho a certeza que não falta casos parecidos com familiares ou amigos, portanto pensem um pouco antes de falar.

Mais uma vez, muito obrigado a quem ajudou realmente e respondeu às minhas duvidas.

cumprimentos,

Zundapp

a quem disse coisas do genero "ah devias ir preso... passares lá uns dias dentro não te fazia mal nenhum.. devias era tar preso" na internet é muito facil criticar quando não se conheçe as pessoas, mas tenho a certeza que não falta casos parecidos com familiares ou amigos, portanto pensem um pouco antes de falar.

Mais uma vez, muito obrigado a quem ajudou realmente e respondeu às minhas duvidas.

cumprimentos,

Zundapp
Quem falou em ires preso só o fez pra te alertar q podes vir a mudar de quarto num futuro proximo [:)][:)][:)]

Eu não sei em que condições foste apanhado, mas se foi numa estrada normal acho que a pena devia ser bem severa.

Em andei diversas vezes sem carta, mas SEMPRE com alguém adulto (na altura[:p]) a meu lado e em zonas industriais onde não passavam carros, ou passava 1 de 30 em 30 minutos....sempre em segurança e sempre sem fazer mal às outras pessoas.

Agora condeno aqueles que andam na rua, como se já tivessem carta. Se algo acontece como um acidente é uma confusão do caraças não para o infractor(que não tem carta) mas para a pessoa que tem tudo em ordem e está legal...

Quanto ao pessoal que anda sem carta, só tenho a dizer para pedirem a Deus para não me baterem no carro....

Há aqui muita gente que espero bem que tenham o mínimo de coerência, e não façam aquele comum comentário "este não devia ter a carta" quando vêm um "azelha"...já que mesmo que não tivesse a carta, ia podir conduzir, e se calhar ainda era um herói...

cumprimentos,

Zundapp

Realmente tenho casos na família...critico-os abertamente na mesma...

Espero que ao menos estejas arrependido, e tenhas aprendido a lição [;)]
Boa sorte na condução, quando tiveres a carta.

Olá,
eu tenho 18 anos, e fui apanhado a conduzir sem carta, alguém sabe o que me espera em julgamento? :/
gostava de saber se alguém sabe o que me pode acontecer, ou se ja aconteceu a alguém.
estou a tirar a carta, e o exame de condução é 3 dias depois do julgamento.

Obrigado,
Zundapp

Eu á 11 anos com um amigo meu (ele é q ia a conduzir)foi agarrado a conduzir sem carta por um radar.
Foi mandado parar pela policia, nao se identifiquou... bla bla... disse que tinha os docs em casa bla bla, lá me passaram a multa e mandaram nos seguir...

Depois passado 2 meses recebeu a visita de 2 policias em casa para se apresentar na esquadra...
Foi julgado (entretanto tirou a carta)e foi ilibidado pois não tinha cadastro...
Pagou uma multa e continuo com a carta.

Foi este caso, não sei se entretanto as coisas mudaram.

Aconselho te a arranjares um advogado para não ficares com cadastro CRIMINAL que irá prejudicar o resto da vida.

Last edited:
Eu não sei em que condições foste apanhado, mas se foi numa estrada normal acho que a pena devia ser bem severa.

Em andei diversas vezes sem carta, mas SEMPRE com alguém adulto (na altura[:p]) a meu lado e em zonas industriais onde não passavam carros, ou passava 1 de 30 em 30 minutos....sempre em segurança e sempre sem fazer mal às outras pessoas.

Agora condeno aqueles que andam na rua, como se já tivessem carta. Se algo acontece como um acidente é uma confusão do caraças não para o infractor(que não tem carta) mas para a pessoa que tem tudo em ordem e está legal...

Quanto ao pessoal que anda sem carta, só tenho a dizer para pedirem a Deus para não me baterem no carro....

Qual a diferença de conduzir numa zona industrial acompanhado por um adulto ou num "rua" como tu chamas, sendo ambas vias publicas?

Ainda bem que NAO bateste nesses carros que passavam de 30 em 30 minutos...

Quer dizer que um crime (sim conduzir sem carta é CRIME) é diferente consoante um sitio?

Enfim...

Quando digo que dirijo sem carta é que não tenho habilitação ainda.

Alguém quer ligar para a Interpol e me denunciar?

hehe que carro conduzes??

eu saco com cada pião no umm do meu pai que ele até arrota..

Mas tambem ando bastante no Audi...

BRUTAL

eu tenho 18 anos, e fui apanhado a conduzir sem carta, alguém sabe o que me espera em julgamento? :/
gostava de saber se alguém sabe o que me pode acontecer, ou se ja aconteceu a alguém.
estou a tirar a carta, e o exame de condução é 3 dias depois do julgamento.

Obrigado,
Zundapp

A condução sem habilitação legal é um crime p. e p. pelo artigo 3º/2 do DL 2/98 de 3 de Janeiro. É punido com pena de prisão até 2 anos ou pena de multa até 240 dias. Com as alterações ao Código Penal de 2007, cada um desses dias-multa é multiplicado por uma quantia entre 5 e 500 euros.

Se não tiver antecedentes criminais, pode requerer a suspensão provisória do processo.

Se for a julgamento, é muito provável a condenação em pena de multa não inferior a 500 euros mais custas.

O facto de estar a tirar a carta de condução servirá como atenuante, e eventualmente permitirá uma admoestação.

Alguma dúvida, não hesite[;)]

Back