Conduzir sem carta

A diferença tem um só nome: maturidade.

;-)
Tem? A policia aí deve andar menos atenta!!! Pelos vistos aí há "montes" de jovens a conduzir sem carta como se nada fosse... aliás o meu amigo dizia que saia todos os domingos ao volante e nunca teve nenhum problema! :sh) Já um vizinho meu a tirar a carta saiu pela primeira vez antes de ter a carta, foi logo apanhado... :sh)

Mas é o que vos digo, há aí malta com o papelinho, vulgo carta de condução, com um tacto nas mãos que vai lá vai :sh) Se calhar existe malta com 16/17/18 anos a conduzir bem melhor que essa gente... [:D] Mas pronto, o papel é que faz a diferença, se tem papel e só faz é porcaria, é na boa, porque tem papel, agora quem tem algum juizo mas não tem papel, é um assassino, só porque não tem papel! [:)]apr:)

Não consideras um automóvel uma arma letal?

Para tua informação, uma pessoa atropelada a 50km/h tem 50% de probabilidade de morrer. Essa probabilidade aumenta para próximo dos 90% se o automóvel se deslocar a 70km/h.

Uma pessoa sem carta tem tendência a reagir muito mais devagar do que um condutor experiente. A probabilidade de cometer um erro grave é muito mais elevada.

Pensa um pouco no que disse. Se quiseres tirar dúvidas podes sempre atirar-te para a frente de um carro a 50 km/h. Duvido muito que gostes da experiência.

Já agora, a jeito de aparte, um jovem de 18 anos, com ou sem carta anda tudo menos devagar. Falo por experiência própria.

Eu já andei em excesso de velocidade, já cometi infracções, etc. Nunca neguei nem negarei isso. Isso não invalida que o que ele fez esteja errado e que deva ser penalizado por isso, tal como eu serei um dia caso me apanhem a cometer uma ilegalidade.

Cumps

É claro que um carro, em certas e determinadas condiçoes, pode ser letal. Mas acho que estás a exagerar. Agora cada vez que se pega num carro corres um risco assim tao grande de matar alguem? É claro que existe risco, mas sejam equilibrados, nao exagerem nem para um lado nem para o outro. Se ele pegou no carro e andou a acelerar, aí sim, houve um grande risco de matar alguem, se andou mais calmamente, principalmente para "treinar" o que aprendeu nas aulas de conduçao e nao tenha excedido os limites, acho que não houve um risco assim tao grande de "arma letal" como tu dizes. Se fores a pensar assim,uma pessoa acabadinha de sair do exame de condução tambem nao tem experiencia suficiente e pode matar alguem. Mas isso pode ate inclusivamente acontecer a alguem que va a cumprir os limites e que tem alguma experiencia. O que ele fez nao foi correcto e deve ser penalizado por isso, agora PRISÃO... Por favor...

Abraços

@GMigas
Epá, sempre na mesma tecla já chateia... e ela começa a ficar gasta... por acaso antes de escreveres leste o que, por exemplo, eu escrevi antes de ti?

Ok, saindo das estradas. A tua casa - gostas do facto de que ela tenha sido projectada por um engenheiro diplomado e credenciado pela Ordem dos Engenheiros, não gostas? Há por aí muita papaia a fazer projectos que depois dá a um engenheiro para assinar, junto com uns trocos e está tudo bem. E não são maus projectos, é pessoal que faz aquilo há uns poucos anos e que até sabe o que anda a fazer.
Mas continua a ser preciso haver uma credenciação para projectar uma casa. Porquê? Para que se possa garantir responsavelmente um grau mínimo de qualidade.

Da mesma forma, para que se possa garantir um grau mínimo de qualidade na condução nas estradas, é preciso haver uma credenciação.
Há quem "passe ao lado disso"? Há
Há quem conduza sem essa credenciação? Há
Qualquer das situações é correcta? Não.

Claro que vai haver sempre chicos-espertos a conduzir sem carta, e se calhar melhor que quem a tenha. Agora imaginem que quem não sabe tb conduz sem carta! Ah, nessa altura, caía toda a gente em cima da polícia por falta de fiscalização e de tudo isso.

A credenciação é necessária para se poder exigir ao cidadão comum que cumpra o código. E a lei não pode dizer "ah, quem souber, não precisa de tirar a carta, quem for completamente quadrado e não souber pegar no volante, tem de a ir tirar"...

Last edited:
Eu muito raramente concordo com os posts do user Luis Capelo, mas desta vez ele tem toda a razão. Não é porque outros fazem que nós podemos fazer.

QUOTE]

Na questão das rotundas, já não pensam bem assim, é por fora porque é mais seguro....como todos o fazem.....

Hipócrisia?!?

Eu muito raramente concordo com os posts do user Luis Capelo, mas desta vez ele tem toda a razão. Não é porque outros fazem que nós podemos fazer.
QUOTE]
Na questão das rotundas, já não pensam bem assim, é por fora porque é mais seguro....como todos o fazem.....
Hipócrisia?!?

Não - raciocínios diferentes.

Nas rotundas, fazem assim porque, como escreveste, é mais seguro. E não porque "é como todos fazem". E apenas não se está a seguir uma directiva da DGV.
Aqui, mesmo sendo "como os outros fazem", não fazemos porque não é mais seguro (antes pelo contrário). Além de que é crime.

Serve?

Last edited:
Não - raciocínios diferentes.

Nas rotundas, fazem assim porque, como escreveste, é mais seguro. E não porque "é como todos fazem". E apenas não se está a seguir uma directiva da DGV.
Aqui, mesmo sendo "como os outros fazem", não fazemos porque não é mais seguro (antes pelo contrário). Além de que é crime.

Serve?

Claro que sim, mas fazem-no mesmo sabendo que não será a maneira mais correcta, pq é "mais seguro", pq todos o fazem...
Era apenas uma analogia, para mostrar que algumas pessoas gostam mt de atirar pedras, mas depois fazem mer** como todos.

é um crime punível com prisão. é a lei que o diz. nós não estamos a exagerar :P

Punivel com prisao caso sejas reincidente ou tenhas um histórico grande de contra ordenaçoes entre outras coisas. Nao porque foste apanhado uma vez a conduzir sem carta. Ate porque ja houve testemunhos neste topico em que lhes aconteceu o mesmo e ninguem foi preso, como é evidente.

Abraço

Claro que sim, mas fazem-no mesmo sabendo que não será a maneira mais correcta, pq é "mais seguro", pq todos o fazem...
Era apenas uma analogia, para mostrar que algumas pessoas gostam mt de atirar pedras, mas depois fazem mer** como todos.

e a dar-lhe com o "pq todos o fazem"... então se essas pessoas até disseram isso em consternação contra os "todos" que fazem as rotundas por fora e por quem as faz bem ainda acabar por ser lesado...

Passando à frente... sim, se calhar, todos erram. Todos andam em excesso de velocidade, todos passam os amarelos, todos pisam este ou aquele traço contínuo. E isso não representa um perigo.
Agora imagina que todos conduziam sem carta? O que será mais perigoso?
Por alguma razão é um crime, mais grave que as outras.

Olá,
eu tenho 18 anos, e fui apanhado a conduzir sem carta, alguém sabe o que me espera em julgamento? :/
gostava de saber se alguém sabe o que me pode acontecer, ou se ja aconteceu a alguém.
estou a tirar a carta, e o exame de condução é 3 dias depois do julgamento.

Obrigado,
Zundapp

O resultado do julgamento vai depender do juiz que te julgar. Como é óbvio não vais preso.
Pagarás uma multa de x dias.
Tens 18 anos, presumo que estudes e não trabalhes. Se sim, vai à junta de freguesia e pede um atestado de insuficiência económica, afim de teres apoio judiciário.
Tens que arranjar um advogado (ou em alternativa, o tribunal vai nomear-te um)

De resto é o que te disseram... Estas arrependido, estas prestes a fazer exame de condução.... respeitinho na sala de audiencia..

No final, o advogado que meta um requerimento para que esta incidência não conste no cadastro.

O resultado do julgamento vai depender do juiz que te julgar. Como é óbvio não vais preso.
Pagarás uma multa de x dias.
Tens 18 anos, presumo que estudes e não trabalhes. Se sim, vai à junta de freguesia e pede um atestado de insuficiência económica, afim de teres apoio judiciário.
Tens que arranjar um advogado (ou em alternativa, o tribunal vai nomear-te um)

De resto é o que te disseram... Estas arrependido, estas prestes a fazer exame de condução.... respeitinho na sala de audiencia..

No final, o advogado que meta um requerimento para que esta incidência não conste no cadastro.

Até agora, a melhor resposta, diria eu.

Hipócrisia?!?

????? Não percebi nada, presumo que não seja para mim.

Quanto às rotundas eu faço-as seguindo a recomendação da DGV, aliás, foi assim que me ensinaram inicialmente nas aulas de condução (já lá vão uns anos valentes). Nunca concordei com o facto de fazer as rotundas todas por fora, não tem lógica nenhuma.

Quanto ao caso, já dei a minha opinião, que é tão válida como a dos outros, penso eu.

no meu caso, rotundas por fora so se for para sair na 1ª saída (passo a redundância). De resto encosto sempre (ou quase, quando nao há ng é spr a corta-las, tipo de noite) à faixa de dentro e depois proximo da cortada onde quero sair faço pisca e começo a passar para a faixa da direita e saio da rotunda. Isto sempre com um olho e meio nos outros condutores e meio olho na estrada, se nao 80% das vezes da asneira.

Abraço

ja agora, aproveito o topico para que me esclareçam.
tenho um colega que apanhou 2 multas muito graves (vel. e alcool) no espaço de uma semana! o que lhe ira acontecer?? se ele tivesse em regime provisorio seria pior?

abr

ja agora, aproveito o topico para que me esclareçam.
tenho um colega que apanhou 2 multas muito graves (vel. e alcool) no espaço de uma semana! o que lhe ira acontecer?? se ele tivesse em regime provisorio seria pior?

abr

As multas vão ser pesadas, a segunda mais pesada e bem que a primeira

Vai ficar sem carta

Se fosse provisória, ficava sem ela [;)]

É proibido conduzir sem carta? É.

E o que acontece se for apanhado? NADA.

Isso não é incoerente? Shhhhhh.

aa026c7320784a90cf83a2f585a7d3ff.jpeg

Last edited:
Olá a todos, sou eu, o que foi apanhado sem carta.

já fui a tribunal, e vou ser condenado a 8 anos de prisão, para além de não poder tirar a carta antes dos 21.

agora a serio, não vou pagar multa, não vou ficar impedido de conduzir, nada.
fiquei com um averbamento, nem os custos do processo vou pagar, pq sou estudante.

cumps

Back