Pormenores!
Admiro o patriotismo mas quando ele é provinciano, faccioso e pouco racional, deixa de ser patriotismo para se tornar em doença patológica.
Ao longo deste ano em que Cristiano Ronaldo fez excelentes exibições, nunca me passou pela cabeça que ele pudesse ser o Nº1 do Mundo. Ok... é rápido, é forte, tem técnica apurada e em movimento, foi a referência do Manchester United deste ano. E depois? Em que jogo transcendente e crucial Cristiano foi decisivo?
Kaka é a antítese de Cristiano Ronaldo e o meu jogador modelo neste momento: Genial, abnegado, humilde, espírito colectivo e determinante. Destas características estes dois jogadores só partilham o primeiro adjectivo. Em dois jogos Kaka vs C.Ronaldo, a diferença de produção foi tão avassaladoramente diferente que não acredito que até ao final do Campeonato algum jornalista português tenha a coragem de dizer, como eu já ouvi: "Aí vai o melhor jogador do Mundo!"
E depois há aquela pequena diferença, mas que para mim é fundamental, na comemoração dos golos: Kaka agradece aos Deuses, abraça a equipa em comunhão; Ronaldo, mesmo quando "apenas" faz uma assistência, corre sozinho para a câmara mais próxima, espera os agradecimentos e bate no peito: "Eu sou o maior!"
Pormenores...