FilipeBraga
New member
Eu normalmente quando paro o carro dou uma gazada a fundo e desligo... foi assim que o meu pai me ensinou ehehe diz que é para a bateria durar mais.
Estás a gozar, certo?
Eu normalmente quando paro o carro dou uma gazada a fundo e desligo... foi assim que o meu pai me ensinou ehehe diz que é para a bateria durar mais.
Estás a gozar, certo?
LOL de certeza que está. Isso rebenta com tudo...
A resposta é muito simples: o veio de um turbocompressor não roda "sobre rolamentos" ou mesmo "sobre casquilhos", devido às velocidades de rotação extremamente elevadas que atinge.
Assim, o veio do turbo roda sobre óleo, óleo esse que provém do motor e tem que ser "injectado" sob pressão nos "casquilhos" onde o veio repousa (basta olhar com atenção para um turbocompressor para se verem os respectivos tubos in/out de óleo).
Ao se desligar o motor, a pressão do óleo cai quase imediatamente para zero... se o turbo ainda estiver a rodar, é fácil compreender que o veio irá "pousar" nos casquilhos, com uma fricção nada desprezável.
Se isto acontecer de forma "regular", será fácil compreender que a vida útil do turbo será drásticamente reduzida.
O lógico será -em qualquer situação em que o motor tenha sido acelerado de forma a que o turbo rode com alguma velocidade, não necessáriamente ao fim de uma viagem de várias horas, basta uma deslocação de minutos - deixar o motor ao ralenti durante algum tempo de forma a manter a pressão de óleo e permitir que o turbo pare de girar (ou lá próximo).
P.S. - Aceleradelas antes de desligar o motor é particularmente mau num motor turbinado (ver explicação acima), mas mesmo num motor dito "normal" não é melhor (e num carburado ainda pior será). Se entrar gasolina para os cilindros e a mesma não for queimada, irá misturar-se (ou poderá) com o óleo do motor, diminuindo-lhe significativamente as propriedades detergentes/lubrificantes ... tirem as vossas conclusões ...
"V"
Estás a gozar, certo?
Claro![]()
Mas quem nao se lembra de ver os cotas a fazer isso ?
o meu irmao tem um HDI. aquilo é um 1.4, nao tem turbo. na PUG aconselharam a descansar o motor também, pois apesar de nao ter turbo tem uma peça semelhante e que um dia pode vir a dar problemas. deixar o carro a trabalhar mais uns segundos mal nao faz, isso é verdade.
em relaçao aos botoes START como o 177cv da BMW nao posso dizer nada. já experimentei um e aquilo até se desliga nos semáforos se tirarmos o pé da embraiagem. será benéfico um carro quente desligar-se assim e ligar-se 20 ou 30seg depois?
E esta hein?
http://www.bankspower.com/tech_TD-fact-Fiction.cfm
Mais abaixo em "Myth #7" temos:
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][SIZE=-1]You have to let a turbo-diesel idle for two minutes before you shut it off.[/SIZE][/FONT] [FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][SIZE=-1]FACT[/SIZE][/FONT]
[SIZE=-1][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]This is a current myth that has a basis of fact stemming from many years ago. It also has a kernel of truth regarding today’s turbocharged gasoline engines that operate at higher peak exhaust temperatures than turbo-diesels. In the early days of turbochargers, the turbo shaft was supported by a babbitt bearing that could seize, or even melt, if the engine was shut off immediately after sustained boost conditions where the turbocharger would “heat soak”. A two minute cool down at idle allowed the turbocharger to dissipate any remaining spinning inertia, and the oil circulation cooled the bearing and prevented oil “coking” in the bearing area. Turbochargers haven’t used babbitt bearings for over 30 years, and today’s oils resist coking. Synthetic oils won’t coke, period. With a turbocharged gas engine, it’s still good insurance to let the engine idle for 30 seconds to a minute to allow the turbo or turbos to dissipate any inertia and to cool the bearing area to prevent oil coking, especially if the engine has been worked hard just prior to shut-down. Of course, using quality synthetic oil eliminates this potential coking problem. [/FONT][/SIZE]
[FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][SIZE=-1]Today’s turbo-diesels are a different story. There is really no reason to “cool down” a turbo-diesel these days, but you won’t hurt anything by doing it either. You can still find people who swear you have to do it, but the myth is fading. Maybe they just like to sit and listen to the radio.[/SIZE][/FONT]
O carro do meu pai é um "today's turbo-diesel" e vem explicitamente escrito no manual que tem que deixar entre 20 a 120 segundos, conforme as condições de utilização.
Mete um scan disso aqui, para desmisitificar algumas ideias...
Isto é uma questao pertinente! Penso que o novo 120d de 177cv vem com esse sistema. Imaginemos que vams na autoestrada a 210 durante 200km's. Paramos de repente numa area de serviço, pomos o carro em ponto morto e este deliga... Como é que se pode fazer o turbo time rneste caso?!Aproveito para agradecer as excelentes explicações aqui postadas! Já agora gostaria também de saber se, com a introdução dos sistemas auto start-stop (como nos bmw mais recentes, por exemplo), estes veúclos já trazem algum sistema que lubrifique o turbo no caso de o veículo se imobilizar rapidamente após o motor vir em carga considerável.
Cumprimentos