Cuidado com o Turbo!!!

o 160 tem um KKK
o Hdi não consegui ver

pedro_samuca, a Caddy tem disponivel o 2.0SDI
e la fora vende-se o Golf 2.0SDI
o Ibiza 6L chegou a ter o 1.9SDI (até ser substituido pelo 1.4TDI)

Epá, lá fora não garanto... [:D] falo de cá!

O HDI tem:
Peugeot / 107 1.4 HDi Urban 3p
Cilindrada (cm3) -> 1.398
Alimentación -> Diesel: Gasóleo
Inyección: Directa Raíl común
Control de inyección: Electrónico
Compresor: Turbo
Intercooler: NO

Pode ser comprovado em: http://motor.terra.es/motor/contactos/c_ficha.cfm?id=MOT29474

Cumps [;)]

O manual do meu carro (Astra H Caravan 1.3cdti) diz exactamente o contrário.
Ligar o carro e arrancar logo sem puxar muito enquanto o motor não aquecer.

Cumps,
Paulo

Eles dizem isso em nome do ambiente e não necessariamente por ser o mais correcto. Eu acho que depende dos dias (temperatura) e dos carros.
Eu no Astra é ligar e arrancar, no Subaru já espero mais um pouco.

calma, que eu ao menos sei que os motores SDI existiram no bloco 1.9. tinham 64cv e nunca avariavam.omiuto ainda anda aí. as empresas gostavam dele e tinham muitos ibizas com esse motor. principalmente ibizas.

eu sei também o que é uma centralina e pra que serve! lol

nao sabia era que o 2.0 também tinha esse motor (sdi).

Eu tinha QUASE a certeza absoluta que os SDI não tinham turbo... mas posso estar enganado... no entanto como isto me está a deixar intrigado vou tentar obter certezas.

Abraços

Pessoal, no carro do meu pai vêm duas advertências. Uma na pála anti-encadeamento do lado do condutor e outra no manual. As fotos foram tiradas com o telemóvel, daí a qualidade delas:

DSC00074.JPG

DSC00075.jpg

Já agora pergunto, ao ligar um carro (gasolina turbo) convem fazer alguma coisa antes de seguir viagem ? Ou é só mesmo acelarar devagar até atingir a temperatura ideal ?

Já agora pergunto, ao ligar um carro (gasolina turbo) convem fazer alguma coisa antes de seguir viagem ? Ou é só mesmo acelarar devagar até atingir a temperatura ideal ?

Nunca tive um carro turbo a gasolina, mas penso que os cuidados são os mesmos que com outros carros porque para aquecer tanto faz ser turbinado como não...
Eu faço assim: quando está muito frio, espero sempre um pouco antes de arrancar para que o óleo circule um pouco e lubrifique algumas peças que estão frias; depois de arrancar, acelero muito levemente!
Quando lá fora está mais quente, o motor trabalha só até por o cinto, ligar o rádio, por os óculos e depois arranco, sempre devagar...

Claro está, que, tomo estes cuidados sempre que o carro está frio [;)]

Para desligar, costumo ter o cuidado de ver o andamento que fiz, e obviamente, se o carro é turbo ou não!

Cumps

Disserma-me que devia subir um bocado as RPM's até a entrada do turbo, neste caso (2100rpm) para o turbo começar a funciona e a estar "preparado" desde cedo.

Disserma-me que devia subir um bocado as RPM's até a entrada do turbo, neste caso (2100rpm) para o turbo começar a funciona e a estar "preparado" desde cedo.

Isso não é verdade... [:D] Então se fosse, por exemplo no meu (corsa td) tinha de subir as rotações até às 2800 quando estivesse frio, e isso é muito mau para a mecânica!
E ainda digo mais: não sei se sabes, mas a turbina está sempre a funcionar desde que pões o motor a trabalhar, logo mais uma prova de que isso que te disseram está completamente errado [;)]

Cumps

O turbo está sempre a funcionar desde que se liga o carro, mas só costuma ter pressão suficiente para a sobrealimentação a partir das ~2000rpm.

Como disse antes, o turbo pode atingir 150.000rpm e cerca de 850ºC. Desligar o motor depois de uma viagem com o turbo ao rubro pode danificá-lo, já que fica sem lubrificação a uma temperatura enorme. Daí ser vivamente aconselhado só o desligar depois do carros estar 1 a 2 minutos ao ralenti para que arrefeça um pouco com óleo a circular.

Arrancar em frio, nunca passar das 2500rpm até ter a temperatura estabilizada.

Sempre ouvi dizer que se deva fazer isso, e se pensarmos um pouco...
Até no ax gt-i, depois de um aperto o deixo descançar antes de desligar.
no megane dti, ligo e sigo logo para a estrada, fazer uns 3km ate às 2000, depois até as 2500/2700 ate atingir temperatura de serviço.
No fim da viagem, tento fazer os ultimos 3/4km abaixo das 2000, por vezes os ultimos metros desengatado, 20/30 segs e pronto, antes vinha a andar bem até ao destino, depois ficava 1/2 minutos no carro com ele a trabalhar.

Oleo recomendado para o turbo

Oleo recomendado para o turbo

Boas,
Eu tenho uma Mitsubishi canter FE 3s13 3.0di-d turbo com 22mil km, a minha questão e a seguinte? Será que posso usar o oleo 5w40 100%sintetico visto que o turbo e de geometria variavel? Porque no manual do proprietário so descreve o 15w40 10w30 SAE30, e não descreve o 5w40. Na revisão dos 15mil ela foi a mitsubishi e eles meteram o galp formula d 2000 15w40, q eu acho que não e recomendado a veiculos com turbo compressor de geometria variavel, e para alem dos 2lts d oleo que eles meteram a mais nao e verdade!!

Agredecia resposta!

Cumps[:D]

Boas,
Eu tenho uma Mitsubishi canter FE 3s13 3.0di-d turbo com 22mil km, a minha questão e a seguinte? Será que posso usar o oleo 5w40 100%sintetico visto que o turbo e de geometria variavel? Porque no manual do proprietário so descreve o 15w40 10w30 SAE30, e não descreve o 5w40. Na revisão dos 15mil ela foi a mitsubishi e eles meteram o galp formula d 2000 15w40, q eu acho que não e recomendado a veiculos com turbo compressor de geometria variavel, e para alem dos 2lts d oleo que eles meteram a mais nao e verdade!!

Agredecia resposta!

Cumps[:D]

Pá, não ocupes mais topicos com este post.

Não te chega um topico teu já com isto? [8b]

Um amigo meu diz que após uma longa viagem, antes de desligar um carro que tenha turbo (como por exemplo os Diesel modernos), convém deixar o carro a trabalhar um pouco, para não causar danos ao Turbo que podem ocorrer se se desligar o carro "logo".

Isto é verdade?
nao é so nos diesel
é em todos os carros, camioes, etc que tenham turbo

Back