Dacia Duster

Ou seja, ficamos a saber o mesmo... Simplesmente não respondem se se dá o corte de combustível ou não.

Foi o que "reperguntei"... estou a aguardar pela resposta...
Mas pelos menos menos ficamos a saber que as portas se destrancam.

Mas já agora, fapoc, tu que tens formação na área, todos os carros têm esse corte de combustível em caso de acidente?
Isto é algo banal e básico?

.
Já vi posts em que relacionam o factor low-cost com a perda de segurança para os ocupantes. Isto sim é um assunto inquietante que gostaria de ver concretamente explicado por que saiba...:confused:

Na página anterior tens um vídeo onde se simula uma manobra de evasão com o duster. Nesse vídeo é mostrado como reage o carro a uma manobra brusca de direcção. Terás de fazer o exercício mental de imaginar que estás com a tua família e de repente se atravessa um animal na estrada e diz-me se achas que o carro reage de igual maneira do que um carro dito normal com o centro de gravidade mais baixo.

Uma coisa é ter um jipe, que anda pouco, é carro mais de trabalho do que de transporte ter um mau comportamento em estrada. Outra é um SUV cuja utilização será 99% em estrada.

Então mas as dos franceses não destrancam e as dos portugueses sim? Em que ficamos?

Já agora se alguém perceber francês que tente perceber como é que eles chegaram a essa conclusão.

Na página anterior tens um vídeo onde se simula uma manobra de evasão com o duster. Nesse vídeo é mostrado como reage o carro a uma manobra brusca de direcção. Terás de fazer o exercício mental de imaginar que estás com a tua família e de repente se atravessa um animal na estrada e diz-me se achas que o carro reage de igual maneira do que um carro dito normal com o centro de gravidade mais baixo.

Uma coisa é ter um jipe, que anda pouco, é carro mais de trabalho do que de transporte ter um mau comportamento em estrada. Outra é um SUV cuja utilização será 99% em estrada.

Se te acontecer o mesmo num segmento B a probabilidade de ele te entrar pela para brisas é maior porque o capot do Duster além de mais longo é mais alto. Logo o Duster acaba por ser mais seguro.

Foi o que "reperguntei"... estou a aguardar pela resposta...
Mas pelos menos menos ficamos a saber que as portas se destrancam.

Mas já agora, fapoc, tu que tens formação na área, todos os carros têm esse corte de combustível em caso de acidente?
Isto é algo banal e básico?

Básico é, há pelo menos 15 anos que os carros têm isso. O meu velhinho Civic (1998) já traz o Civic que o meu pai teve (1995) também já trazia, etc.

Além de básico pensava inclusivé que era obrigatório, mas com esta questão já estou na dúvida.

Última edição:

Já foi abordado algures neste mesmo tópico que, isso foi apenas nesse teste e não voltou a acontecer, dizem que o repetiram, mesmo sem o ESP, e a coisa não se repetiu!...

No entanto, comprei com ESP, nunca se sabe... mas penso que isto do "nunca se sabe", se aplica a todos carros...

O único despiste que tive (com um clio), o carro fugiu de traseira e andei aos "S", fez 180º e acabei por ir bater com a traseira num monte, disparando o airbag lateral e os cintos pirotécnicos (o carro ficou a fazer 4 pisca)... não sofri nada!!!
No entanto, não tinha ESP e prometi a mim mesmo que o próximo o teria!

Se te acontecer o mesmo num segmento B a probabilidade de ele te entrar pela para brisas é maior porque o capot do Duster além de mais longo é mais alto. Logo o Duster acaba por ser mais seguro.

Então o que estás a querer dizer é que quanto mais longo e mais alto for o veículo mais seguro é não é? Adorei apr:)

Como aprendeste na escola de condução há segurança activa e passiva e estás claramente a confundir os conceitos.

E o que me estás a querer dizer é que por exemplo uma carrinha de 9 lugares (maior e mais alta que o duster) é mais segura que este... e um autocarro?

Já foi abordado algures neste mesmo tópico que isso foi apenas nesse teste e não voltou a acontecer, dizem que repetiram mesmo sem o ESP e a coisa não se repetiu!...

No entanto, comprei com ESP, nunca se sabe... mas penso que isto do "nunca se sabe", se aplica a todos carros...

O único despiste que tive (com um clio), o carro fugiu de traseira e andei aos "S", fez 180º e acabei por ir bater com a traseira num monte, disparando o airbag lateral e os cintos pirotécnicos (o carro ficou a fazer 4 pisca)... não sofri nada!!!
No entanto, não tinha ESP e prometi a mim mesmo que o próximo o teria!

Ai está uma preocupação que nem todos têm, louvo a tua atitude. Já sentiste o ESP a funcionar, nem que seja forçar o carro um bocadito numa rotunda molhada?

Boa noite a todos,

Isto por aqui está animado, há um dia que não venho aqui e tenho logo 3 páginas de comentários novos para ler!

Em relação a algumas situações que têm colocado por aqui, apenas quero acrescentar o seguinte;

Eu na altura em que encomendei o Duster andei a ver todo o mercado Automóvel, e quando digo todo é mesmo todo! na altura não podia dar mais que 20.000€ como já mencionei anteriormente neste tópico, e para os mais críticos, eu vendi a minha Peugeot 307 break a gasóleo para comprar um novo carro, e como devem compreender, queria o mesmo espaço e o mesmo tipo de economia que tinha com a minha 307, que gastava à volta de 4.9/5.0L aos 100km.

A minha escolha recaiu no Duster, era o único que não passava os 20.000€ e tinha tudo aquilo que a minha Peugeot tinha, só a parte do consumo é que passou de 4.9/5.0 para 5.6/5.7, mas também tenho mais cilindrada e cavalos, que era a única falha na minha 307.

Tenho os mesmos Airbags, ABS, Sistema de travagem foi melhorado, Cintos segurança pirotécnicos e não tenho ESP, mas também a minha 307 não tinha, portanto andei de cavalo para unicórnio, isto a meu ver e ponto final.

Quanto ao atravessar-se um cão na estrada e sentirmos a necessidade de guinar o volante como alguns disseram, isso para mim parece uma piada, porque às vezes para o fazermos podemos estar a provocar um acidente grave na estrada, ou seja ir de encontro com carros que circulam na outra via, e acreditem que sei do que falo, já atropelei um cão à conta disso, felizmente não sofreu nada além de umas piruetas, mas evitei que me espetasse contra outro carro, porque não sou nenhum membro da Missão Impossível. E já avisei a minha Mulher que caso isso aconteça um dia com ela, que continue em frente, porque essas guinadas malucas podem pôr em perigo toda a minha família, e mais vale atropelar um gato ou um cão que matar várias Pessoas.

Será que custa muito dizer quais os problemas que os Dusters tenham que outros carros de outras marcas não tenham?? será que por existir a tão falada "Crise", que uma Pessoa já não possa mudar um pouco a sua rotina e comprar um Suv por gosto? mesmo não tendo quintas no alentejo?

Eu ao contrário da maioria dos Portugueses não compro telemóveis que ultrapassem os 70€, porque isto sim é o que nos consome os €€€€€ a cada ano que passa, ou quando saem iPhones novos para o mercado.

Façam criticas construtivas por favor, deixem de atacar o Duster por causa dos faróis ou pelos plásticos.

Obrigado

Agora a serio...
Eu tenho um Astra H e acreditas que ponderaria trocar por um Duster?!
Conceitos diferentes eu sei, materiais interiores muito diferentes, mas gosto do Duster... (Falo sem nunca sequer ter estado no interior de um)
Será que iria assim tanto de cavalo para burro?

Olha eu conduzo uma Astra de Setembro 2007 1.7 125cv 160.000kms e nunca tive e acho dificil vir a ter um carro com tantas avarias (luz de avaria já trocou o turbo, valvula EGR, tubos vácuo, sensores etc e acho que já se vão repetindo nas peças trocadas) e sempre visto na marca
(Carriço & Monteiro e Sorel com semanas de paragem da viatura na oficina) para além disso tem montes de defeitos (condução em cidade, espaço para pequenos objectos, bancos duros, consumo elevado, pouco espaço para os ocupantes correia distribuição aos 90.000 etc) antes tive um corsa durante 7 anos 320.000kms "0" avarias apenas dormiu uma noite na oficina para revisão(1.5TD) neste momento para carro de serviço preferia sem qualquer duvida um Duster em vez de uma nova Astra (podem chamar-me maluco eu sei o que estou a dizer ) pena é que as companhias de renting tenham as rendas altas devido ao suposto valor de retoma ser baixo.

Então o que estás a querer dizer é que quanto mais longo e mais alto for o veículo mais seguro é não é? Adorei apr:)

Como aprendeste na escola de condução há segurança activa e passiva e estás claramente a confundir os conceitos.

E o que me estás a querer dizer é que por exemplo uma carrinha de 9 lugares (maior e mais alta que o duster) é mais segura que este... e um autocarro?

Um segmento B pode ter uma segurança activa superior pdevido ao facto de ter o centro de gravidade mais baixo, mas um carro mais alto e com uma área maior de contacto frontal irá teoricamente proteger melhor os ocupantes do que um carro pequeno com um capot curto. Por isso acaba por compensar.

Eu não tenho experiência automobilística como muitos de vocês que aparentemente já conviveram diariamente com centenas de carros.

Mas deixo o exemplo eu convivo com um chevrolet captiva e com um avensis. O chevrolet de 2010 e a avensis de 2005. Embora o preço em novo seja idêntico, (saltando o intervalo de tempo) a avensis (140cv vs 150cv) anda mais, é extremamente mais poupada, tem MUITO mais espaço e conforto sobretudo nos bancos de trás e ainda mais equipamento.

O factor SUV nesse caso específico não se traduz em mais espaço nem em reais vantagens e é a isto que me refiro. Agora pode haver quem goste mais dum ou mais doutro, mas tenho a ideia que em geral carros excessivamente pesados não são práticos e os valores familares que se apregoam são psicológicos já que não há razão concreta que seja apresentada que me convença.

Disseram que não tenho o direito de por em causa as escolhas dos outros é verdade, apenas quis demonstrar o meu ponto de vista. Apenas acho que justificar esta compra com racionalidade e economia é um falso argumento pelos motivos que apresentei em cima. É a minha opinião e também têm que a respeitar pela mesma razão que eu respeito as compras de cada um em consciência.

Quanto a espaço há versões sw, breaks, variants por todo o lado é acharem um compromisso razoável.

Este é o veículo que eu associo a alguém que o use num contexto trabalho/doméstico como por exemplo para um senhor duma quinta no alentejo. Não precisa dum todo terreno puro e bruto, pode-o carregar quando necessita, as 4x4 podem ser úteis esporadicamente e deve ser jeitosinho e fácil de conduzir e tal.

Desculpem-me o exercício, mas é onde eu vejo que as qualidades deste carro podem sobressair em relação a outros e onde vejo necessidade dele
.

Percebo o teu raciocínio, mas acho que peca nalguns aspectos.

Uma berlina tradicional ou uma carrinha habitualmente é melhor num conjunto de aspectos que um SUV e pior noutros. No binómio performances/economia habitualmente é melhor, mas em termos de espaço e versatilidade, normalmente não é.

Há genericamente neste fórum um sentimento de repulsa em relação a SUVs, a sobrevalorização das performances, comportamento dinâmico e consumos, fazem com que uma parte importante das pessoas que aqui participam regularmente não consigam perceber as motivações das pessoas que compram SUVs.

Neste caso concreto do Duster, o que acontece, é que se tem um SUV por um preço relativamente baixo o que lhe permite concorrer com muitas propostas mais convencionais. É claro que aplicando meramente racionalidade talvez haja outras propostas mais válidas, mas são SUVs ? é que apesar de isso não ser muito compreendido, há para alguns, um interesse especial em ter um SUV com o que isso representa.

Há genericamente neste fórum um sentimento de repulsa em relação a SUVs, a sobrevalorização das performances, comportamento dinâmico e consumos, fazem com que uma parte importante das pessoas que aqui participam regularmente não consigam perceber as motivações das pessoas que compram SUVs.

Realmente, as críticas apontadas ao Duster foram-se alargando aos SUV's em geral. Isto demonstra que o Duster é uma boa opção para quem deseja um veículo deste segmento, dada a diferença de preço face à concorrência.

Venham a leiria onde a lombas ridiculamente altas em que carros normais sao obrigados a passar muito devagar senao ja estao a raspar e elas sao em abundancia e digam me se um SUV nao dava jeito [:D]

Boa noite a todos,

Isto por aqui está animado, há um dia que não venho aqui e tenho logo 3 páginas de comentários novos para ler!

Em relação a algumas situações que têm colocado por aqui, apenas quero acrescentar o seguinte;

Eu na altura em que encomendei o Duster andei a ver todo o mercado Automóvel, e quando digo todo é mesmo todo! na altura não podia dar mais que 20.000€ como já mencionei anteriormente neste tópico, e para os mais críticos, eu vendi a minha Peugeot 307 break a gasóleo para comprar um novo carro, e como devem compreender, queria o mesmo espaço e o mesmo tipo de economia que tinha com a minha 307, que gastava à volta de 4.9/5.0L aos 100km.

A minha escolha recaiu no Duster, era o único que não passava os 20.000€ e tinha tudo aquilo que a minha Peugeot tinha, só a parte do consumo é que passou de 4.9/5.0 para 5.6/5.7, mas também tenho mais cilindrada e cavalos, que era a única falha na minha 307.

Tenho os mesmos Airbags, ABS, Sistema de travagem foi melhorado, Cintos segurança pirotécnicos e não tenho ESP, mas também a minha 307 não tinha, portanto andei de cavalo para unicórnio, isto a meu ver e ponto final.

Quanto ao atravessar-se um cão na estrada e sentirmos a necessidade de guinar o volante como alguns disseram, isso para mim parece uma piada, porque às vezes para o fazermos podemos estar a provocar um acidente grave na estrada, ou seja ir de encontro com carros que circulam na outra via, e acreditem que sei do que falo, já atropelei um cão à conta disso, felizmente não sofreu nada além de umas piruetas, mas evitei que me espetasse contra outro carro, porque não sou nenhum membro da Missão Impossível. E já avisei a minha Mulher que caso isso aconteça um dia com ela, que continue em frente, porque essas guinadas malucas podem pôr em perigo toda a minha família, e mais vale atropelar um gato ou um cão que matar várias Pessoas.

Será que custa muito dizer quais os problemas que os Dusters tenham que outros carros de outras marcas não tenham?? será que por existir a tão falada "Crise", que uma Pessoa já não possa mudar um pouco a sua rotina e comprar um Suv por gosto? mesmo não tendo quintas no alentejo?

Eu ao contrário da maioria dos Portugueses não compro telemóveis que ultrapassem os 70€, porque isto sim é o que nos consome os €€€€€ a cada ano que passa, ou quando saem iPhones novos para o mercado.

Façam criticas construtivas por favor, deixem de atacar o Duster por causa dos faróis ou pelos plásticos.

Obrigado

Bold - Isso de pensar assim, acho que toda a gente pensa, agora na altura que isso acontece uma pessoa não têm tempo de pensar, apenas de agir, e a maioria das vezes a primeira reação é guinar o carro...

mas em termos de espaço e versatilidade, normalmente não é.

Os passageiros do banco de trás de um audi Q7, têm menos espaço e conforto que os passageiros da GRANDE maioria dos segmento E. Versatilidade é verdade.

Hmm no meu caso não é nada por aí. Eu consigo perceber perfeitamente o que leva alguém a optar por este veículo, é um sentimento generalizado de segurança e polivalência. Isso reflecte-se até na estrada, quando nos vamos a meter num cruzamento se vier um camião acalmamos mais do que se vier um carro pequeno, mesmo que em ambas as situações tenhamos tempo existe aquele respeito pelo tamanho, mesmo involuntário.

Mas onde mesmo é que o duster encaixa aqui? Já que segurança passiva é dos piores carros lançados hoje em dia e mesmo activa em bastantes versões também deixa imenso a desejar.

Mas agora vamos lá ver outra coisa não se pode justificar essa compra com falsos argumentos que a meu ver é o que se tem andado aqui a fazer neste tópico, que aparentemente é o carro inteligente e os que têm carros com equipamento são burros e só gostam de mariquices e bla bla bla.

Cada um é como cada qual, para mim quanto mais equipamento um carro tiver mais conforto dá aos ocupantes, melhor qualidade de vida a bordo. E agora até para a segurança têm o argumento de que toda a vida andaram em carros sem ESP pelo que é considerado apenas uma 'mariquice'.

Mas também antes uma família tinha um carro, bem mais pequeno e apertado e era considerado um luxo e andavam 6 lá dentro e nenhum pai de família punha em causa a falta de espaço.

Hoje alguém com um filho único já não serve uma ibiza st porque tem muito pouco espaço?? [:)][:)][:)]

Estes argumentos revivalistas sem coerência... :rolleyes::rolleyes:

É claro que aplicando meramente racionalidade talvez haja outras propostas mais válidas.

E pronto. É uma escolha com base em um gosto, capricho que não precisa ser explicado ou justificado. Mas também não é preciso inventar falsas desculpas e fazer de A, b e c

Como já foi dito, quem sabe ao que vai e ponderadamente compra um duster tem todos os argumentos para ficar feliz com a sua compra.

Voltar
Superior