Dacia Duster

O Juke teve 140 pontos.
O Yeti teve 139 pontos.
O Duster teve 125 pontos.

Preços:
Juke 1.5 dCi Tekna Sport - 23020€
Yeti 1.6 TDI Greenline Experience - 23634€
Duster 1.5 dCi Confort Cuir - 21290€

O Duster tem a mais que os outros dois os estofos em pele, de resto os outros dois cilindram o Duster no nível de equipamento.

O destaque do Duster vai para a relação espaço/preço, a melhor do teste, apesar de não ser o mais espaçoso. Queixam-se dos consumos em AE e da pobre insonorização. É também o pior a travar devido à escolha de pneus ficando a 5m do 2º classificado na travagem de 120-0Km/h.
O Yeti é o carro mais adulto do teste, mais completo, mais versátil e mais indicado para utilização familiar. É o mais caro.
O Juke é o mais divertido, gostaram muito do comportamento, do motor, da caixa, etc.

O Yeti é superior...

Mas se calhar nunca terias o Yeti com o motor de 1,6 se não fosse o Duster...
Já agora qual é a potência?
É que o Yeti 2.0 tem 110cv... será 90cv? Se for 90cv deveriam comparar com o Duster 90cv que é um pouco mais barato...

O motor do Juke é o mesmo do Duster... o que será gostar do motor de um e não gostar do motor do outro?
Mas também aqui, deveriam comparar o Duster era com o Qashqai, e não com o Juke, que tem metade da mala... e é bem mais curto!

[;)]

O Juke teve 140 pontos.
O Yeti teve 139 pontos.
O Duster teve 125 pontos.

Preços:
Juke 1.5 dCi Tekna Sport - 23020€
Yeti 1.6 TDI Greenline Experience - 23634€
Duster 1.5 dCi Confort Cuir - 21290€

O Duster tem a mais que os outros dois os estofos em pele, de resto os outros dois cilindram o Duster no nível de equipamento.

O destaque do Duster vai para a relação espaço/preço, a melhor do teste, apesar de não ser o mais espaçoso. Queixam-se dos consumos em AE e da pobre insonorização. É também o pior a travar devido à escolha de pneus ficando a 5m do 2º classificado na travagem de 120-0Km/h.
O Yeti é o carro mais adulto do teste, mais completo, mais versátil e mais indicado para utilização familiar. É o mais caro.
O Juke é o mais divertido, gostaram muito do comportamento, do motor, da caixa, etc.

Pois bem, por o Duster ser simples por dentro (mas funcional) é que eu gosto mesmo dele, se por um acaso tivesse o interior cheio de mariquices com ar condicionado digital cheio de botões, sensores luz, chuva etc tipo a nova consola do Opel Astra (só botões bom para ter acidentes por distração) volante cheio de funções, acredita que nem sequer o ia ver ao stand, essas tretas só servem para encarecer os carros e para amanhã terem constantes avarias dispendiosas.
Quanto à insonorização é do melhor pois eu gosto de ouvir o motor a funcionar e a desenvolver desde que não seja de mais como é o caso, pois se quisesse um carro silencioso ou para grandes velocidades comprava outro, assim como a altura ao solo e o posto de condução foram factores determinantes para a minha escolha.
Tem graça o Juke tem precisamente o mesmo motor e caixa do Duster... :sh)

Ainda bem que existe o Dacia Duster eu estou muito satisfeito!

O Yeti é superior...

Mas se calhar nunca terias o Yeti com o motor de 1,6 se não fosse o Duster...
Já agora qual é a potência?
É que o Yeti 2.0 tem 110cv... será 90cv? Se for 90cv deveriam comparar com o Duster 90cv que é um pouco mais barato...

O motor do Juke é o mesmo do Duster... o que será gostar do motor de um e não gostar do motor do outro?
Mas também aqui, deveriam comparar o Duster era com o Qashqai, e não com o Juke, que tem metade da mala... e é bem mais curto!

[;)]

Penso que os modelos escolhidos foi por serem os SUV diesel mais baratos:

ca_ah1106_GRA.jpg

Essa do motor também não percebi... Se o motor é mesmo nos dois... :sh)

O Yeti tem o 1.6 TDI de 105cv.

A do motor possivelmente estará relacionado com relações de caixa, não? Eu só transcrevi o que li.

Em relação ao preço do Yeti é a versão que vem no teste e eu tive o cuidado de por o preço da versão ensaiada nos 3. Que deve ter em conta o equipamento de cada um para atribuir a pontuação.

EDIT: O Skoda não é o Experience é o Active, eu li mal. O que aqui está escrito é que eles dizem que a versão Experience compensa no equipamento face à Active. Por isso os 23634€ são da versão Active.

Última edição:
Pois bem, por o Duster ser simples por dentro (mas funcional) é que eu gosto mesmo dele, se por um acaso tivesse o interior cheio de mariquices com ar condicionado digital cheio de botões, sensores luz, chuva etc tipo a nova consola do Opel Astra (só botões bom para ter acidentes por distração) volante cheio de funções, acredita que nem sequer o ia ver ao stand, essas tretas só servem para encarecer os carros e para amanhã terem constantes avarias dispendiosas.
Quanto à insonorização é do melhor pois eu gosto de ouvir o motor a funcionar e a desenvolver desde que não seja de mais como é o caso, pois se quisesse um carro silencioso ou para grandes velocidades comprava outro, assim como a altura ao solo e o posto de condução foram factores determinantes para a minha escolha.
Tem graça o Juke tem precisamente o mesmo motor e caixa do Duster... :sh)

Ainda bem que existe o Dacia Duster eu estou muito satisfeito!

Segundo o jornalista a diferença entre o Juke e o Duster a nível de ruído é descrita assim: "(...) e também é aquele [Juke] em que a mecânica se faz notar menos presente. Por falar nisso, comparativamente, no Duster parece que vamos com o motor ao colo. Não só a insonorização é (muito) menos cuidada como a aerodinâmica menos fluída implica que para abrir um buraco no ar se faz mais esforço e... ruído."

Motor: "(...) o Juke é, por larga margem, o mais ágil deste trio com um "fun factor" que os outros dois não conseguem acompanhar: a combinação de uma caixa rápida de tacto justo com um motor Diesel anormalmente solícito em fazer regime acima das 4000rpm também contribuem para a qualidade de condução revelada pelo Juke."

boas,
tenho o comparativo cmg, e em relaçao a preços o duster é mais barato 2000€ que o juke e 3000€ que o yeti.

nota-se bem os €€€ nas prestaçoes

em relaçao a comparaçoes acho que o juke nao está neste baralho visto ser um suv compacto, se repararem só a mala é metade da do duster, e suv´s acabam por ser carros familiares(acho eu). pra comprar um carro com o espaço do juke tinha ficado com o meu IBIZA TDI SPORT 130CV que é bem MAIS BOMBASTICO E DIVERTIDO

gosto das linhas do duster o do juke, o yeti pode ser mt bom mas nao me diz absolutamente nada, era carro que nunca compraria

cumpts

Motor: "(...) o Juke é, por larga margem, o mais ágil deste trio com um "fun factor" que os outros dois não conseguem acompanhar: a combinação de uma caixa rápida de tacto justo com um motor Diesel anormalmente solícito em fazer regime acima das 4000rpm também contribuem para a qualidade de condução revelada pelo Juke."

fapoc, em relaçao de agilidade acredito que o juke seja superior, agora em relaçao a motor e caixa, sao iguais á do duster a unica coisa que poderá mudar é os mapas da centralina como acontece com os motores do grupo vag.

cumpts

fapoc, em relaçao de agilidade acredito que o juke seja superior, agora em relaçao a motor e caixa, sao iguais á do duster a unica coisa que poderá mudar é os mapas da centralina como acontece com os motores do grupo vag.

cumpts

Não fui eu que disse, foi o autor do texto. Eu nunca conduzi o Juke.

Cada um sabe de si, já o disse. Mas se por pouco mais de 2000€ de diferença se consegue ter um Skoda Yeti, com muito mais equipamento, que é muito mais carro, muito mais moderno, com base numa plataforma de segmento C (Golf, A3, etc)... Só o equipamento que traz a mais paga essa diferença. E muito provavelmente esses 2000€ serão compensados na retoma.

Boa tarde Fapoc,

Não quero que leves a mal o que vou dizer, nem tu nem ninguém, porque o intuito destes Fóruns é partilharmos as nossas ideias e ideais.

Se os Portugueses fossem, e acredita que muitos deles vão, a pensar que por mais 1.000€ ou por mais x ou y, podemos ter um carro melhor e com mais segurança, então este País cai em desgraça (ou já caiu), porque andam muitas famílias individadas à conta de decisões destas, são só mais 1.000€ e quando dão por elas têm uma dívida que não conseguem suportar.

Leva-me a crer que tu e alguns dos que criticam quem compra o Duster, pensem que compramos o Duster por capricho, mas não é bem assim, existe muito boa gente que compra o Duster por ser não só um carro económico (ou era em 2010), mas por ter aquilo que precisam para a sua Família, que é o meu caso.

Poderias também dizer "podem sempre comprar um carro em 2ª mão", pois...também concordaria, mas como tu e como muitos de nós, também gostamos de ter coisas novas, e por vezes abdicamos de outras coisas e fazemos um certo esforço para comprar um carro novo, nem que andemos a pagá-lo durante 7 anos! pelo menos tenho garantia sobre ele 4 desses anos, e até lá não me chateio muito com problemas, que carros em 2ª mão me possam dar.

Se tivesse 2.000€ não seria cm certeza para comprar um carro melhor, seria para comprar coisas que realmente fazem falta no meu dia a dia, como a comodidade da minha Família em casa.

O carro é um meio de transporte, nada mais que isso, se para alguns é mais importante ter um carro com toda a tecnologia, também existem as pessoas que não ligam a essas tecnologias.

Um abraço.

Snack

Boa tarde Fapoc,

Não quero que leves a mal o que vou dizer, nem tu nem ninguém, porque o intuito destes Fóruns é partilharmos as nossas ideias e ideais.

Se os Portugueses fossem, e acredita que muitos deles vão, a pensar que por mais 1.000€ ou por mais x ou y, podemos ter um carro melhor e com mais segurança, então este País cai em desgraça (ou já caiu), porque andam muitas famílias individadas à conta de decisões destas, são só mais 1.000€ e quando dão por elas têm uma dívida que não conseguem suportar.

Leva-me a crer que tu e alguns dos que criticam quem compra o Duster, pensem que compramos o Duster por capricho, mas não é bem assim, existe muito boa gente que compra o Duster por ser não só um carro económico (ou era em 2010), mas por ter aquilo que precisam para a sua Família, que é o meu caso.

Poderias também dizer "podem sempre comprar um carro em 2ª mão", pois...também concordaria, mas como tu e como muitos de nós, também gostamos de ter coisas novas, e por vezes abdicamos de outras coisas e fazemos um certo esforço para comprar um carro novo, nem que andemos a pagá-lo durante 7 anos! pelo menos tenho garantia sobre ele 4 desses anos, e até lá não me chateio muito com problemas, que carros em 2ª mão me possam dar.

Se tivesse 2.000€ não seria cm certeza para comprar um carro melhor, seria para comprar coisas que realmente fazem falta no meu dia a dia, como a comodidade da minha Família em casa.

O carro é um meio de transporte, nada mais que isso, se para alguns é mais importante ter um carro com toda a tecnologia, também existem as pessoas que não ligam a essas tecnologias.

Um abraço.

Snack

Não teria dito melhor! [:D]

Boa tarde Fapoc,

Um abraço.

Snack

Claro que não levoa mal, como disseste e bem, isto é um fórum e estamos aqui todos a partilhar as nossas opiniões

Em relação aos 2000€ eu compreendo que pode haver muito boa gente que não os tem, e muito boa a gente os vai gastar sem ter. Nunca duvidei disso, vejo-o todos os dias.

Pra mim a questão é outra, no de caso de EU precisar de um SUV (não interessam as razões) e tendo EU (estou a falar de mim) hipótese de comprar um modelo que deriva de um segmento C actual pelos tais 2000€ tentaria fazer esse esforço (nem que tivesse de poupar numa outra coisa) para poder ter esse modelo ao invés de um que fica mais barato, é feito com base num carro velho (Clio II) e não me dá garantias de segurança a mim e à minha família quando viajamos lá dentro.

Cada um sabe de sim, eu sei de mim e esta é a minha opinião. [;)]

Cumprimentos.

Claro que não levoa mal, como disseste e bem, isto é um fórum e estamos aqui todos a partilhar as nossas opiniões

Em relação aos 2000€ eu compreendo que pode haver muito boa gente que não os tem, e muito boa a gente os vai gastar sem ter. Nunca duvidei disso, vejo-o todos os dias.

Pra mim a questão é outra, no de caso de EU precisar de um SUV (não interessam as razões) e tendo EU (estou a falar de mim) hipótese de comprar um modelo que deriva de um segmento C actual pelos tais 2000€ tentaria fazer esse esforço (nem que tivesse de poupar numa outra coisa) para poder ter esse modelo ao invés de um que fica mais barato, é feito com base num carro velho (Clio II) e não me dá garantias de segurança a mim e à minha família quando viajamos lá dentro.

Cada um sabe de sim, eu sei de mim e esta é a minha opinião. [;)]

Cumprimentos.

Mas Fapoc, já vi que te faz imensa confusão alguém comprar um Duster quando existem outros carros... sejam eles SUV ou mesmo outros... tudo serve de justificação para não se comprar um Duster.

Provavelemente, se escreveres aqui qual é o teu carro, também te arranjamos uma série de alternativas e mostramos-te mil e um testes que te contrariam nos argumentos...
Queres arriscar?

Pegando no exemplo do Yeti que é superior em equipamento e também mais caro, há ali qq coisa que não me agrada, refiro-me ao exterior... isto no limite também conta e é totalmente relativo...

Ou podia dizer que me faz imensa confusão como é que alguém gasta 60000 euros num SUV Q5... E não ponho em causa que seja um grande carro...

Em relação à base ser um clio II, tive um e foi 5 estrelas... Tanto em motor como em tudo o resto!
Mas isto não acontece noutras marcas?

Última edição:
Com este nova versão 1.6 TDI do Yeti, a validade do Duster é algo posta em causa.

O diferencial de preço não é nada por aí além face ao upgrade de produto.

Hum...hum...

Com este nova versão 1.6 TDI do Yeti, a validade do Duster é algo posta em causa.

O diferencial de preço não é nada por aí além face ao upgrade de produto.

Hum...hum...

tu estás a querer insinuar que o duster afinal não tem o melhor value for money da industria automóvel desde o triciclo do Daimler?[:p][:p]

tu estás a querer insinuar que o duster afinal não tem o melhor value for money da industria automóvel desde o triciclo do Daimler?[:p][:p]

Por €2500 a diferença acho o Yeti melhor best value for money.

Dada a enorme diferença na segurança passiva e activa, insonorização, apresentação interior e qualidade geral...

Claro que o Duster continua sem rival nos 4x4.

Por €2500 a diferença acho o Yeti melhor best value for money.

Dada a enorme diferença na segurança passiva e activa, insonorização, apresentação interior e qualidade geral...

Claro que o Duster continua sem rival nos 4x4.

Para ti 2500€ podem ser pouco mas ainda é dinheiro e penso que se ambos os carros têm um desempenho semelhante motores semelhantes, consumos e o Duster tem mais espaço e tem uma altura superior logo é mais versátil o Duster continua a ser uma opção bastante válida. Têm ambos vantagens e cabe a cada um escolher consuante a suas necessidades. Tu não podes afirmar algo como uma verdade universal quando o que aqui se fala são gostos e necessidades pessoais que como é óbvio variam de pessoa para pessoa.

Em primeiro lugar eu dei a minha opinião como ficou patente no "acho".

Deixemos-nos de rodriguinhos: a maior parte dos compradores do Duster enquadram-se num perfil de:

- orçamento em torno dos €20.000-22.500
- vivem na cidade
- pretendem um carro familiar

Para comprarem um carro novo e, para escapar ao inevitável segmento B diesel europeu, têm no Duster o "jipe".

O "jipe" que passará a vida a subir passeios tal como os QQ e outros.

E não é porque acaso que estamos a ver a maioria das vendas na versão topo de equipamento e 4x2.

Essa conversa que são astecas e que vão utilizar muito o Duster fora do alcatrão não passa mesmo disso...uma conversa.

Não serão pessoas às quais a falta dos atributos modernos que faltam ao Duster sejam indiferentes, mas antes pessoas que abdicaram disso para terem um "jipe" que "parece um carrão".

Como tal, a única coisa que os separará de, pelo menos, porem o Yeti também em consideração é o diferencial de preço.

Ora, um orçamento à volta dos 20.000 não é nenhuma ninharia, antes pelo contrário.

Não será assim tão impensável um possível comprador colocar a questão de gastar mais 10% do valor e não ter que abdicar de ter um carro absolutamente moderno.

Sem esquecer que na utilização familiar destes carros a segurança é um factor muito preocupante no Duster e completamente resolvido no Yeti.

Com isto tudo estou a dizer que, pela primeira vez, o Duster tem um rival de peso.

Isto não o torna inútil, apenas desafia claramente a sua validade inquestionável como até aqui.

Última edição:
Sim mas esquece-te que o Duster tanto apanha eventuais compradores na faixa dos 20.000€-23.000€, mas também na faixa dos 17.000€-20.000€.

Há imensas famílias que fazem do Cilo ou do Corsa o seu carro familiar e nessa faixa de mercado o Duster é a melhor opção para esse tipo de pessoas.

Se para ti o Yeti se enquadra mais nos teus gostos tudo bem, mas não queiras fazer da tua opinião uma Verdade Universal. Infelizmente neste tópico alguns dos últimos posts têm sido disso mesmo, pessoas que querem fazer dos seus gostos e opções as únicas válidas e não respeitam as dos outros.

Voltar
Superior