Uma boa comparação com o Qashqai
Boas a todos
Estou em vias de me tornar proprietário de um Duster da versão anterior, ou eventualmente da versão nova mediante o que me proponham na retoma do meu carro.
A transição dá-se após longos e bons kms numa carrinha PUG 308 SW, mas deixei de ter necessidade de uma carrinha e então…o que pensei foi mudar-me para o Duster. Já há alguns anos desde que apareceu que o venho acompanhando, lendo, pesquisando, mas só agora me “caiu” esta questão da troca, e como tal quem melhor que os proprietários destas máquinas maravilha para tentar obter ajuda?
A utilização não será para TT, maioritariamente será de estrada mas aos fins de semana tenho uma quinta onde dará jeito passar nos areais e picadas mais agressivas para um carro mais baixo, e nas idas à praia também dará jeito, mas fora de estrada a utilização não será nada de especial.
Acima de tudo com alguns tweaks gosto das linhas honestas do Duster, e do aspeto mais bruto dele, sei das limitações da primeira versão mas não é nada que me baralhe muito. Falta-me saber os outros pontos nos quais tenho dúvida, daí agradecer desde já quem me possa ajudar a juntar-me ao vosso clube sabendo o que vou encontrar/contar e o que devo procurar de problemas quando for às compras e o testar.
Em relação a “situações” (há em todas as marcas, quem não assume é porque quer passar a impressão que a “sua” marca é perfeita, e nada é perfeito e eu já passei por várias marcas/modelos/segmentos), mesmo havendo uns que teriam sido ultrapassados (ou não), do que pesquisei haveriam alguns pontos a verificar:
Borracha no para-brisas;
Folga na direção;
Estalidos na direção quando totalmente virada;
Barulho do depósito de combustível;
Insonorização na cabine do som do motor;
Falta do automatismo água/limpa vidros;
Falta do trancamento das portas em andamento;
Problema da sofagem a mandar só ar quente
Barulho da caixa de velocidades a engrenar mudanças;
Facilidade na quebra de apoio do para-choques traseiro;
Suposta má colocação dos botões dos elevadores vidros;
Problema de compatibilidade de instalação de autorádio particular;
Problemas nos acabamentos (algum em especial?);
Outros barulhos parasitas.
Do que vi de consumos tanto se fala de 6 como de 8/9, deduzo que no trajeto Vasco da Gama em média de 110km/h fique pelo valor mais baixo ou ainda desce mais?
Quais os Pneumáticos homologados nos modelos 4x2? Há só um tipo ou vários?
FAP – A versão que compre já terá à partida FAP, o sistema da Renault será o único que em vez de Eolys usará um 5º injetor que “trata” do assunto…alguém já teve problemas de FAp e sabe da eventual altur de manutenção e custos?
Distribuição – Sabem a altura da manutenção da correia/corrente de distribuição da máquina, e custos associados?
Obrigado desde já a todos
Boas,
o meu é um Dacia 110cv dos primeiros.
Não ando muito com o carro, só de vez enquando, mas aqui vai:
A borracha/esponja tirei e não faz grande falta, a não ser que coloques lá alguma coisa eque caia lá para dentro.
Não tenho folga na direcção.
Estalidos na direcção não sinto.
O barulho do combustivel é normal, deve ter a haver com a insonorização.
A insonorização é fraca.
Não percebi essa do automatismo dos mija, mas as escovas funcionam e o mija tb funciona normal.
O trancamento das portas em andamento não funciona no meu, mas como nunca tive não me faz falta, só um aparte, quanto mais mariquices o carro tiver mais problemas no futuro vai dar.
A chauffage e o AC funcionam bem, nunca tive problemas.
As mudanças é normal.
Não tive problemas com o apoio do para-choques.
A abertura dos vidros, como já foi dito é para redução de custos de cablagem mas uma pessoa habitua-se, não estamos sempre a mecher nos botões.
Sobre o rádio não sei, mas acho que dá para instalar qualquer um, porque o que vem é um rádio normal.
O consumo nunca fiz menos de 6,5 mesmo a andar devagar (é o de 110cv), acho que o de 90cv consome menos(o meu computador de bordo marca mal o consumo), normalmente faço como se costumava fazer, encher até á boca e na próxima encher outra vez e fazer a média, não é fácil encher o depósito até á boca.
Em relação á correia, acho que deve ser o normal de um renault, 120.000 ou 6 anos como o preço ( o meu ainda só tem 25.000 e 2 anos e meio)
Costuma ter um barulho da bomba, mas no meu caso é só de vez enquando.
Já se sabe que pouparam em alguns promenores, mas o carro é muito confortavel, para o peso e altura consome dentro do esperado, para aquilo que pretendo, estrada, fora de estrada é o suficiente e estou muito satisfeito.
Se precisares mais de algum esclarecimento, apita
Abraço
Confirmo o que está assinalado a negrito. Consigo colocar mais uns 15 litros após o primeiro disparo da pistola! Leva é pelo menos 5 minutos!
Acho os teus consumos algo altos em comparação com o meu (mesmo motor) em que um depósito me faz quase sempre mais 1100 km's até à luz da reserva (desde que cheio até à boca). Duas sugestões para melhorar consumos:
Habitua-te a passar caixa logo por volta das 2.000 rpm;
Aumenta um pouco a pressão dos pneus (costumo usar 2.7 bar medidos a quente que equivalem a 2,4 bar reais sendo que a marca indica 2.2).
PS - também consigo fazer consumos obscenos! Falta por exemplo reiniciar os contadores e fazer 100 km de AE a 140 e os valores do consumo até assustam, tipo 8 ou 9 litros! Na prática raramente ando a essa velocidade e consumos são contabilizados com depósitos completos.
Boas pessoal
Ontem estava ao final de tarde num bar perto da praia quando vejo um grande amigo meu e começa-mos a conversar, tal foi o espanto que ele que sempre teve carros de 3 portas a gasolina desportivos a falar de SUV e mais espantado fiquei quando ele começou a falar do Duster, ele esta interessado no carro e dirigiu-se ao stand para saber de valores e possivelmente fechar negocio mas ele contou-me que o vendendor disse que o duster era um carro low-cost e a qualidade de construção nao prestava que lhe ia fazer bastante barulhos parasitas e que alguns plasticos ao longo do tempo lhe iam rachar e partir.
A minha duvida é a seguinte, a qualidade de construção é assim tao ruin? dizem tao bem desses carros pq o vendendor diz o contrario?
Muito Obrigado
CUmps
Luis