Bom dia
Dando o meu contributo, em termos de consumo real andará à volta do que o user Rafsantos indicou com base no Sprintmotor “a media no modelo a diesel é de 6.40, a gasolina 8,16 e a GPL 10.26”, no meu caso realmente conseguem-se os 5l/100 ou até mas em condução propositada para o efeito, que implica limitar ao máximo as entradas de turbo, mas o que +e certo é que se calcularem mal o abastecimento ou quiserem gerir o gasto em combustível mensal podem contar com ele (mas não vão ter qualquer prazer de condução).
A condução que faço no meu 1.5 dci (110 cv) 4x2 é a chamada “normal”, não faço grandes arranques e faço cerca de 40 km em AE com média de 110 km/h e cerca de 20 em cidade, a média está neste momento nos 5.7 l/100. Se optar por passar a andar sempre a 120 na AE a média andará pelos 6 l/100 e se saltar para condução em AE sempre a 130/140 então passa a 6.4 ou acima. Mas desde que apanhei várias multas por excesso de velocidade nos anteriores carros, troquei para o carro que tivesse os sistemas de que efetivamente preciso, que tivesse uma média aceitável, me permitisse deixar de stressar com os acessos, e não prejudicasse o desempenho quando preciso dele.
Ah, e deixei de perguntar “mas esse caminho tem muitos buracos?” ou “dá para passar com o carro?” porque andava sempre com pneus de baixo perfil e jantes maravilha, e por vezes decidia fazer caminho fora de estrada ou então seguia para ruas em Lx que eram piores que trilhos no mato. Antes nos PUG’s ou BM’s andávamos sempre a trocar preocupações entre users porque começava fazer um barulho, e agora foi ali, e agora do outro lado, e leva à oficina, e verifica, e programa, e.. e.. e… acabou-se, quando há algum barulho que eventualmente faz acaba por ser o “ah isso? Sim, às vezes faz”. Simples e eficaz, como eu gosto.
Já em relação à compra da versão a gasolina, principalmente a nova versão, não me parece ser um mercado inexistente e à partida bem em breve adicionaremos mais um Duster desta vez a gasolina à frota. Alguém que anda muito pouco com o carro ou faz curtos trajetos, e só de vez em quando faz maiores viagens, trocar de carro para um modelo mais versátil (dito suv) sem filtro de partículas e com o um motor que responde muito bem…sim, é a escolha mais acertada. E ainda poderá ter a surpresa de se um dia precisar de mudar a utilização do carro de já ter saído o ultimo kit gpl mais adequado, e montá-lo neste motor.
A desvalorização nestes modelos (quer o antigo quer o novo) é bem diferente no mercado exatamente pela reduzida oferta de usados que há, mas acredito que muitos dos vendedores (não falo nos stands que os vendem em 2ª mão, óbvio que vão dizer tudo e mais alguma coisa de mal para baixar o preço na compra, mas quando os venderem só elogiarão) particulares que os têm bastaria baixarem 500 euros ou pouco mais e trocavam logo de dono particular.
Abraço e boa condução!