Dacia Duster

• Thread starter Thread starter pc
  • Start date Start date
Entrar num concessionário a pedir um Duster a gasolina deve ser a mesma coisa que num país árabe pedir uma cerveja. Ninguém está interessado em vender isso (e vão fazer por dizer que o tempo de espera são 50 anos).
Sinceramente acho boa opção mas....se fossem só 10 aos 100 era fantástico.

Entrar num concessionário a pedir um Duster a gasolina deve ser a mesma coisa que num país árabe pedir uma cerveja. Ninguém está interessado em vender isso (e vão fazer por dizer que o tempo de espera são 50 anos).

sim tb me parece, mas o contraditório é q a pub evoca sempre os preços do gasolina. mas q n querem vender.

tirando esse pormenor, por que raio só existe versão Duster 4x4 nas motorizações a diesel e nas gasolina apenas 4x2, então quem quiser um 4x4 a gasolina não tem direito, tem de ir obrigatoriamente comprar um a diesel...

tirando esse pormenor, por que raio só existe versão Duster 4x4 nas motorizações a diesel e nas gasolina apenas 4x2, então quem quiser um 4x4 a gasolina não tem direito, tem de ir obrigatoriamente comprar um a diesel...
Não sei se esse "problema" é só no nosso mercado, tenho quase a certeza que lá fora ainda se vende o 1.6 atmosférico (sem gpl) se é melhor ou pior que o 1.2 isso é outra coisa, que deverá ser mais gastador isso de certeza.

Um amigo tem um a gasóleo e mesmo na Madeira, é poupado. Acho o Duster um dos "últimos" reais TT...de aspecto e utilidade...não digo que um Evoque (por exemplo) não possa fazer TT mas parece demasiado elegante e fino para sujar...já o Duster tem um ar assim de "venha a terra".

Hoje em dia com os SUV bonitinhos mas apenas de brincar foi uma aposta arriscada do grupo Renault algo como o Duster mas acho que pagou dividendos.

Não sei se esse "problema" é só no nosso mercado, tenho quase a certeza que lá fora ainda se vende o 1.6 atmosférico (sem gpl) se é melhor ou pior que o 1.2 isso é outra coisa, que deverá ser mais gastador isso de certeza.

Um amigo tem um a gasóleo e mesmo na Madeira, é poupado. Acho o Duster um dos "últimos" reais TT...de aspecto e utilidade...não digo que um Evoque (por exemplo) não possa fazer TT mas parece demasiado elegante e fino para sujar...já o Duster tem um ar assim de "venha a terra".

Hoje em dia com os SUV bonitinhos mas apenas de brincar foi uma aposta arriscada do grupo Renault algo como o Duster mas acho que pagou dividendos.

Basta ver o panorama em Espanha
http://www.dacia.es/gama-dacia/nuevo-duster/configurador/?modelKey=79H&stepTo=2&userPriceType=

quer dizer aqui ao lado os nossos hermanos tem as opções todas, 4x2 e 4x4 seja a gasolina seja a gasóleo, nós por imposição queremos um 4x4 só a gasóleo, mas que raio de treta é esta, tou a ver que mais vale ir a Espanha e importar um a gasolina 4x4 para cá...
Por acaso em relação a isso aconteceu-me algo curioso num Shopping quando estava no Porto, estava um Kia (SW gasóleo) por lá e perguntei ao vendedor se tinham o Ceed GT mas 5 portas a gasolina e ele disse que sim, mas com uma cara de "mas estas louco? Como é possivel sequer perguntares algo sobre gasolina?"

Voltando ao tópico, não sei se isso é respondendo ao mercado, ou se querem amaestrar o mercado assim. O Mazda Cx-3 tb não existe a gasolina aqui em Espanha sim.

A Dacia tb não vende entre nós a Dokker versão de passageiros que é concorrente directo da Ford Tourneo Courier.

Há um facto que me deixa curioso acerca do Duster, a falta de desvalorização! Compra se mais barato um Nissan qasqai que um Duster de condições semelhantes!

Espero que tenhas razão, mas duvido que assim seja!

O meu já fez 5 anos e é natural que lá para daqui a 1 ano me comece a fazer comichão para trocar. Nessa altura vou apanhar uns "banhos de água fria! quando me disserem:

- Isso é carro de pobre e ninguém dá nada por ele! Ao menos que tivesse 8 anos para ser mandado para o abate!

Falamos daqui a 1 ano!

Espero que tenhas razão, mas duvido que assim seja!

O meu já fez 5 anos e é natural que lá para daqui a 1 ano me comece a fazer comichão para trocar. Nessa altura vou apanhar uns "banhos de água fria! quando me disserem:

- Isso é carro de pobre e ninguém dá nada por ele! Ao menos que tivesse 8 anos para ser mandado para o abate!

Falamos daqui a 1 ano!

Isso é conversa tua. Nunca tal ouvi alguém falar assim desse carro. Como o SPV diz até estão com valores mais altos que o expectável. Seja como for 20.000 € tanto servem para comprar marcas de maior renome como marcas menos conhecidas. 20.000 e são sempre 20.000€. A opção de gastar dinheiro numa coisa ou noutra é pessoal.
Hoje todos se preocupam com o purismo e com isto e com aquilo, mas por outro lado toda a gente evita AE ou consumos elevados porque meia dúzia de euros já fazem mossa ao final do mês. Conheço alguns donos de Duster 4x4 que têm como 2º ou 3º viatura.
Até pode ser uma minoria mas o facto de terem como primeiro carros, Bms ou Merc. ou o raio que parta não lhes afeta minimamente comprar este tipo de viatura, nem se quer lhes passa isso pela cabeça, pois não são doentinhos dos carros. Normalmente quem de fora opina muito é aquele que raramente tem a possibilidade de comprar um carro e anda décadas a fio com a mesma carripana. Eu particularmente gosto do Duster e das suas linhas e só não comprei na altura o 4x4 porque os interiores eram de facto mal acabados. Actualmente e depois de ver a evolução considero que está perfeitamente aceitável ainda mais tendo em conta o preço do mesmo. Não existe outro veículo no mercado assim.
Dificilmente se encontram Dacias em 2ª mão ao contrário de outros modelos que existem aos pontapés e preços abaixo dos 12.000 € mesmo para viaturas com 5 anos ou quase também não é comum como tal não sei de que se queixam.

Bom dia

Dando o meu contributo, em termos de consumo real andará à volta do que o user Rafsantos indicou com base no Sprintmotor “a media no modelo a diesel é de 6.40, a gasolina 8,16 e a GPL 10.26”, no meu caso realmente conseguem-se os 5l/100 ou até mas em condução propositada para o efeito, que implica limitar ao máximo as entradas de turbo, mas o que +e certo é que se calcularem mal o abastecimento ou quiserem gerir o gasto em combustível mensal podem contar com ele (mas não vão ter qualquer prazer de condução).

A condução que faço no meu 1.5 dci (110 cv) 4x2 é a chamada “normal”, não faço grandes arranques e faço cerca de 40 km em AE com média de 110 km/h e cerca de 20 em cidade, a média está neste momento nos 5.7 l/100. Se optar por passar a andar sempre a 120 na AE a média andará pelos 6 l/100 e se saltar para condução em AE sempre a 130/140 então passa a 6.4 ou acima. Mas desde que apanhei várias multas por excesso de velocidade nos anteriores carros, troquei para o carro que tivesse os sistemas de que efetivamente preciso, que tivesse uma média aceitável, me permitisse deixar de stressar com os acessos, e não prejudicasse o desempenho quando preciso dele.

Ah, e deixei de perguntar “mas esse caminho tem muitos buracos?” ou “dá para passar com o carro?” porque andava sempre com pneus de baixo perfil e jantes maravilha, e por vezes decidia fazer caminho fora de estrada ou então seguia para ruas em Lx que eram piores que trilhos no mato. Antes nos PUG’s ou BM’s andávamos sempre a trocar preocupações entre users porque começava fazer um barulho, e agora foi ali, e agora do outro lado, e leva à oficina, e verifica, e programa, e.. e.. e… acabou-se, quando há algum barulho que eventualmente faz acaba por ser o “ah isso? Sim, às vezes faz”. Simples e eficaz, como eu gosto.

Já em relação à compra da versão a gasolina, principalmente a nova versão, não me parece ser um mercado inexistente e à partida bem em breve adicionaremos mais um Duster desta vez a gasolina à frota. Alguém que anda muito pouco com o carro ou faz curtos trajetos, e só de vez em quando faz maiores viagens, trocar de carro para um modelo mais versátil (dito suv) sem filtro de partículas e com o um motor que responde muito bem…sim, é a escolha mais acertada. E ainda poderá ter a surpresa de se um dia precisar de mudar a utilização do carro de já ter saído o ultimo kit gpl mais adequado, e montá-lo neste motor.

A desvalorização nestes modelos (quer o antigo quer o novo) é bem diferente no mercado exatamente pela reduzida oferta de usados que há, mas acredito que muitos dos vendedores (não falo nos stands que os vendem em 2ª mão, óbvio que vão dizer tudo e mais alguma coisa de mal para baixar o preço na compra, mas quando os venderem só elogiarão) particulares que os têm bastaria baixarem 500 euros ou pouco mais e trocavam logo de dono particular.

Abraço e boa condução!

Back