Não metas palavras na minha boca..
Eu não disse que a dinâmica do carro está toda "vidrada" num moose test. Mas, tal como explicitei no post anterior a esse, "apesar do "Moose test" (teste do alce) ser uma prova de facto rudimentar e não ser uma manobra tão necessária nas estradas do nosso país, a verdade é que é uma prova que põe "a nu" o comportamento dinâmico do carro, a sua segurança, as suas capacidades, e até a sua fiabilidade".*
Epá, eu sei que posso ter sido demasiado profundo na minha descrição desse teste, mas a verdade é que não há volta a dar: Um chassi em condições também faz este teste em condições, e à priori, terá uma boa condução. Entendo que em carros destes seja normal fazerem esta manobra mal ou razoavelmente. No entanto, o teste do alce vai para além disso! Apesar de não ser propriamente uma manobra banal e necessária num país como o nosso, e de não expor uma boa demonstração do verdadeiro comportamento do carro em condução normal, é uma prova importante para determinar a segurança. Mais uma vez, não só o chassi como a suspensão são testados e levam uma bela arreganhadela (não digo que são levados ao extremo porque para um carro em condições isto é uma brincadeira..). É possível observar a "performance" da direcção em movimentos mais apertados, e até mesmo a eficácia do ESP/ESC!*
Aliás, depois de ver vários testes, é possivel ter a noção que no mundo da segurança, nem tudo é um mar de rosas: Prinpalmente em marcas consideradas menos fiáveis, há sempre a possibilidade desses sistemas de ajuda eletrónica funcionarem mal, ou nem sequer funcionarem! O que quero dizer com isto é que, as unidades com avarias no ESP existem, não são casos assim tão raros, e "eles andem aí"!
Mas, voltanto ao tema inicial, sim, é um teste importante para determinar o comportamento de um carro (posso ser demasiado parvo em considerar que mostre o lado dinâmico, mas sim, é um teste importante.). Para alguém que nunca conduziu o carro visado, é mesmo uma boa base que mostra bem a sensação de condução, segurança... Porque ao volante, a sensação de segurança não surge só em caso de acidente. Segue-nos durante toda a condução, em cada curva precisamos de sentir o controle da viatura. E sim, é um teste muito importante do ponto de vista da segurança pois expõe o funcionamento do ESP. E por algum motivo testam o ESP na EuroNCAP.
No final de escrever e ler este texto, epá, a sério que gastei uma hora a escrever isto.. ********, eu só disse *****, nao percebo nada de carros.. Vou dormir, isto é álcool a mais e ainda não tenho idade para isso. :sh)[

]