Pessoalmente, tanto não gosto deste tipo de bate-boca que já estive para responder aqui por diversas vezes e não o fiz pois já sabia que, quando o fizesse, este seria o resultado.
Quem diz neste tópico, diz noutros, mas por vezes há um ponto em que a minha consciência me manda intervir e explanar a minha opinião.
Neste caso foi quando te indignaste por alguém te estar a "fazer contas á vida". Admito, e respeito, que não gostes, mas estás num fórum publico e, desde que dito correctamente, não o podes impedir.
Mas na minha análise, que considero paralela e desinteressada, digo mais uma vez que este tipo de animosidade tem que nascer nalgum momento (acção > reacção) e esse momento é quando os donos dos carros (sejam eles quais forem), na ânsia de se defenderem, começam a ultrapassar os limites do razoável e aqui, tal como noutros tópicos, isso já aconteceu. A partir dai é uma espiral de discussão normalmente extremada de parte a parte que, muitas vezes, pouco contribui para a continuação saudável do tópico.
Veja-se por exemplo o caso do Octavia em que meia-dúzia de proprietários (e fans) já contribuiram para a (quase) brigada anti-Octavia.
Adiante. Gostas, compraste, desejo-te boa sorte com o automóvel e cá esperamos os teus relatos.
Vanquish: concordo com tudo o q disseste, mas na minha maneira de ver as coisas, neste caso até nem retiro razão ao user Snackmynitch, visto q da vida pessoal dele só ele saberá. E ele tem tanto direito a dizê-lo como o Avant a questioná-lo sobre a sua compra. E sinceramente, acho q ele nem respondeu com agressividade. [

]
Agora em termos racionais, e para quem está de fora não retiro uma palavra ao q o Avant disse. Afinal ando a dizer isto há muitas páginas, e modéstia à parte, sempre com a maior educação e cuidado possível, ao contrário de algumas respostas q tive em troca.
Depois há q ver uma coisa: acho q algumas (digamos q muitas) vezes as querelas entre um dono dum carro e um user q opina negativamente não se limitam ao real valor do carro ou ao gosto pessoal. Existem guerrinhas pessoais, querelas antigas, guerras entre marcas, e entre escolas (alemã vs francesa vs italiana, etc) q geralmente fazem com q uma análise nunca seja isenta. Isto para dizer-te o quê? Q entre um dono fanático q defende o seu com unhas e dentes e um fanático q ataca o modelo x ou y pela sua marca, embirração com o dono, etc, quem é q tem razão? Para mim, ninguém.
Queres um exemplo? Alguém daqui tem dúvidas q os maiores simpatizantes do Duster neste tópico (tirando os donos, claro) são fans da Renault? Mas tens alguma dúvida q se este carro aparecesse igualzinho igualzinho igualzinho mas com um motor Tdi já teria outros apoiantes, e q pelo contrário, aos olhos dos mesmos q agora tanto o idolatram já seria uma bosta? [

]
O mesmo se passa com
a brigada anti-Octavia. Eu tenho uma Octavia e acho ridículo q malta q nunca experimentou (ainda vou mais longe, q se calhar nunca esteve perto do carro) o modelo q aconselhe o Octavia a torto e a direito, e em qualquer situação. Haja bom senso. Aliás, se tu reparares quem diz q o Octavia é o melhor e bla bla bla nem são os donos, daí se ver q definitivamente é moda.
Toda a gente sabe q o Octavia é um excelente value for money com provas de qualidade dadas, mas não se pode por exemplo comparar um Octavia com um Passat, ou dizer-se à boca cheia q é o melhor carro do segmento, ou sequer aconselhar-se o carro a um "miúdo" de 20 anos q quer é um carro do segmento B para "curtir".
Agora há q ver é o outro lado da "barricada": o meu pai sempre me disse q um teimoso para ser teimoso é preciso q haja outro teimoso. [

] Fazer uma brigada anti-qualquer coisa já em si revela fanatismo e falta de poder de encaixe. Ou como mínimo, falta de controlo emocional. Se eu até percebo q um gajo q receba um carro novo ande com a "tesão do mijo" vários meses até perceber q o seu carro é "apenas" um monte de sucata com 4 rodas e um volante (não posso dizer isto no tópico da Alfa Romeo, senão sou lapidado), a noção de brigada anti-qualquer coisa já me parece mais irracional e mesquinha. Uma ou outra vez na vida já todos o fizemos, mas combater a
ignorância com a
estupidez não me parece o caminho certo para se chegar a um consenso.
Toda a gente sabe q o QQ está na moda, o Golf está na moda, o Octavia está na moda, etc, mas não é por estarem na moda q de repente deixam de ter qualidades concretas e o único argumento q passam a ter é mesmo "estar na moda"...
Mas como tu bem o dizes, o fórum é público, e há q sujeitar-se ao q se escreve. Tanto os defensores como as brigadas dos anti.
Um abraço