Dacia Duster

• Thread starter Thread starter pc
  • Start date Start date
Dusterianos que percebem um pouco de francês:

Leiam isto:
Dacia Duster - Le Forum Dacia Duster 4x4 :: Voir le sujet - [Rappel] Danger fermeture automatique

e ficam a saber porque é que o Duster não vem equipado com o trancamento automático de série.

Pelo que percebo, não é um problema de versões ou paises, em França também não o têm (estão todos danados) e segundo este forum e o que percebi, trata-se de uma questão de segurança, mas leiam e depois discutimos isto...

Tomei a liberdade de traduzir o 1º post.[;)]

Meu agente me ligou.
Ele me pediu para trazer a minha Duster para desativar o saco com a possibilidade de travamento automático das portas em estoque.
Na verdade, recebeu hoje uma nota da Renault / Dacia dizendo que esta função não cumprir as normas de segurança: se ativado, um acidente, não haverá desbloqueio automático das portas ou quebrando sistema de combustível (apesar de ambas as ações deve ser feito em caso de impacto para prevenir incêndios e permitir a evacuação do veículo).
Ele me diz que se você não ativar esta função, mas vamos fechar as portas manualmente com o botão no painel o problema não ocorre. Sou cético, porque isso seria diferente? E por que não podem fazer uma função de "bloqueio automático"que mantém as funções de segurança se o botão de ação manual pode?? Oooh

O que você acha?

Pois...mas as marcas em geral dizem algures na documentação dos carros (a Renault não deve ser diferente) que as manutenções têm de ser em locais autorizados. Os stands Bosch Car Service por exemplo fazem grande propaganda de que se pode fazer lá as revisões oficiais da marca sem perder a garantia...mas duvido que a revisão no mecanico da esquina tambem sirva.

E faz algum sentido...gosto do serviço do meu mecânico "de esquina", mas tenho a noção de que as revisões que faço lá não são a mesma coisa...vê tudo o que é comum a todos os carros (componentes, niveis, desgastes)...mas não há verificações ou actualizações de software, nem correcção de defeitos conhecidos da marca...

Eu para evitar problemas e só a complicação de ter de verificar se todos os procedimentos/materiais respeitam o plano de revisões sou da opinião de pelo menos durante a garantia fazer a revisão na marca, mas é mais por isto...

Tomei a liberdade de traduzir o 1º post.[;)]

Meu agente me ligou.
Ele me pediu para trazer a minha Duster para desativar o saco com a possibilidade de travamento automático das portas em estoque.
Na verdade, recebeu hoje uma nota da Renault / Dacia dizendo que esta função não cumprir as normas de segurança: se ativado, um acidente, não haverá desbloqueio automático das portas ou quebrando sistema de combustível (apesar de ambas as ações deve ser feito em caso de impacto para prevenir incêndios e permitir a evacuação do veículo).
Ele me diz que se você não ativar esta função, mas vamos fechar as portas manualmente com o botão no painel o problema não ocorre. Sou cético, porque isso seria diferente? E por que não podem fazer uma função de "bloqueio automático"que mantém as funções de segurança se o botão de ação manual pode?? Oooh

O que você acha?

Pois, se lerem o primeiro e os outros é mais ou menos isto:
Maior parte dos francius tb querem activar o trancamento automático e os que já o fizeram ligando ao pc, foram chamados para o desactivar. Isto porque a detecção de acidente (onde ligam os airbag) não está interligada com o trancamento automático e o corta combustivel, resumindo, em caso de acidente o carro não respeita a regra de segurança de se destrancar e de cortar o combustivel (pior nos a gasolina, digo eu)... A outra questão deste e dos restantes "posters" franceses é "se o trancamento for manual, no botão? não será o mesmo???"

Isto é o que julgo estar nos posts (se não for corrijam-me), e não sei se se aplica aos de cá... É provável que sim...
Leio que alguns francius pedem correcção desta "insegurança"...
Outros dizem que têm de circular com o carro trancado por ex em Marselha...
etc

Parece que a questão do trancamento está longe de terminar...

Por acaso nem sei como verificar isso, só se for pelo nº de série. Sempre parti do princípio que fosse 90cv, mas procurei na net e parece que as versões mais antigas têm 85cv.

As versões de 90cv já vêm com FAP, e em principio só vão ser fabricadas este Ano.

Sei lá!! pelo que dizem o FAP utilizado nos Dusters não têm o problema que outras marcas têm, e isso já pude constatar, é raro encontrar alguém com carros Renault/Dacia a queixarem-se do FAP.

Em todo o caso prefiro sem FAP, daí ter escolhido a versão de 85cv, deita fumo mas não dá chatices![:D]

..... e como é que estamos de consumos no dacia 4x2 1.5 110 cv????, se alguém quiser partilhar informação!!!!..... o meu anda nos 7 lt nas "voltinhas" pois ainda não tive oportunidade de fazer um percurso longo, mas está para breve.

o meu 1.5 dci 110 cv que conta agora com 1350 km tá me a fazer medias de 6 l aos 100. para terem uma ideia do meu percurso habitual é alvalade (lisboa) monte da caparica ida e volta. mas tb ja fui ao norte com ele a rolar smp nos 120 130 e o consumo foi identico

Concentração Fevereiro 2011

Concentração Fevereiro 2011

..... e como é que estamos de consumos no dacia 4x2 1.5 110 cv????, se alguém quiser partilhar informação!!!!..... o meu anda nos 7 lt nas "voltinhas" pois ainda não tive oportunidade de fazer um percurso longo, mas está para breve.

Faltas tu EJESUS!

- Snack - Dacia Duster dci 85cv - Azeitão
- pjneves - Dacia Duster dci 4x2 110cv - Rio de Mouro
- habanero - Dacia Duster dci 4x2 110cv - Fernão Ferro
- diferentes - Dacia Duster dci 4x4 110cv - Lisboa
- jayci - Dacia Duster dci 4x2 110cv - Carnaxide
- DanielDacia - Dacia Duster dci 4x2 110cv (ainda à espera) - Paredes (Porto)
- Carl63 - Dacia Duster dci 4x2 110cv -Rio de Mouro
- Pvi - Dacia Duster dci 4x2 110cv - Azeitão
- petrus - Duster Duster dci 4x2 110 cv - lisboa (mas só às vezes)
- Ricardosc- Dacia Duster dci 4x2 110cv - Amadora [vem 15 janeiro]
- airforce-Dacia Duster dci 4x2 110cv - Grândola(à espera)
- escapadelas - Dacia Duster 4x4 dci 110 cv - Centro Geodésico de Portugal

4x2 Dci 110 Cv 1650km hoje estava nos 6,7l/100km

Sempre que atesto faço um reset ao computador!
Assim, estes 6,7l/100km são 290km feitos apenas em cidade.
(cidade -> de manhã levo 30min para fazer 12,5km e à noite idem...)
Condução leve!

4x2 Dci 110 Cv 1650km hoje estava nos 6,7l/100km

Sempre que atesto faço um reset ao computador!
Assim, estes 6,7l/100km são 290km feitos apenas em cidade.
(cidade -> de manhã levo 30min para fazer 12,5km e à noite idem...)
Condução leve!

Parece que aquilo que diziam das versões a 85cv e 110cv não é bem verdade [:D]

Eu é raro chegar aos 6.0L com o meu de 85cv, nem sequer passo dos 5.7L, enquanto que o pessoal com o de 110cv and todo à volta dos 6.0L para cima...Loll

Last edited:
Parece que aquilo que diziam das versões a 85cv e 110cv não é bem verdade [:D]

Eu é raro chegar aos 6.0L com o meu de 85cv, nem sequer passo dos 5.7L, enquanto que o pessoal com o de 110cv and todo à volta dos 6.0L para cima...Loll

Sim, pelo que se vê o 110cv é bem mais bêbado e tem 6Vel.
Não tem a ver com o peso, pois a diferença é minima!
O pessoal que faz 6l/100km no de 110cv deve andar a 80km/h em 6ª...
E não tenho tirado partido dos 110cv...
Pensei que se não andasse a puxar por eles (110cv) que gastasse o mesmo do de 85cv...

1 litro de diferença aos 100km são:
10 litros ao fim de 1.000km
100 litros ao fim de 10.000km
1000 litros ao fim de 100.000km
2000 litros ao fim de 200.000km -> 2400 euros com gasoil a 1,2€ litro

Last edited:
O cá de casa continua para as curvas e médias sempre abaixo dos 6 (é o dci de 110, mas lembro que a maioria dos meus trajectos é em estrada aberta, pouco trânsito e com velocidades à volta dos 100). Um depósito costuma fazer 5,6 ou 5,7 no final. Por curiosidade, informo que com um pouco de calma a abastecer o carro leva uns 60 litros. O meu já levou 55 e fez 410 kms antes de perder um traço do combustível! Pena que os restantes desapareçam rapidamente!!!

Aproveito para perguntar se alguém já pagou o IUC.

Paguei há pouco e foi mais que o previsto: 151,69€, isto para um carro matriculado no fim de Outubro do ano passado! A minha simulação era para quase menos 10 Euros!

O cá de casa continua para as curvas e médias sempre abaixo dos 6 (é o dci de 110, mas lembro que a maioria dos meus trajectos é em estrada aberta, pouco trânsito e com velocidades à volta dos 100). Um depósito costuma fazer 5,6 ou 5,7 no final. Por curiosidade, informo que com um pouco de calma a abastecer o carro leva uns 60 litros. O meu já levou 55 e fez 410 kms antes de perder um traço do combustível! Pena que os restantes desapareçam rapidamente!!!

Paguei há pouco e foi mais que o previsto: 151,69€, isto para um carro matriculado no fim de Outubro do ano passado! A minha simulação era para quase menos 10 Euros!

Mas o IUC não tem que ser pago apenas no mês de matricula??

Em relação ao consumo, no site franciu chegaram à conclusão que o computador de bordo tem um erro de 4 a 5%... marca sempre um pouco mais do que é na realidade, vou confirmar na próxima atestadela...

Se não me engano, também chegaram à conclusão que o depósito deverá ser de 65lt

Paguei o mesmo Petrus em Novembro :(

Nota de Cobrança Paga 2010-11-25 151,69

Back