Dacia Duster

Calma, estamos a comparar um carro de trabalho com um carro familiar....
As prioridades na concepção de cada um são bem diferentes. Além disso, a Hiace (e a maioria dos furgões) já não são como eram "há alguns anos atrás". Alguns deles até já têm ESP de origem...

Tens razão muita coisa mudou...!
Mas tambem é verdade que a Hiace era um carro em que muito boa gente tinha para carro de familia... (6 / 9 lugares) a minha opinião é que de facto um carro pode salvar uma vida... mas aquilo que eu acho correcto.. e que eu penso é que o que tem de ser tem muita força.... e para quê pensar em "..ses.." ... Obvio que se poder comprar um carro com Air-Bag não compro sem né... mas ir muito mais a frente que isto e crer ser "bruxo" e crer mudar demasiado aquilo que pode acontecer...!

O Duster no mesmo acidente que um BMW x1 na volta os ocupantes "sofrem" menos...... ah TANTAS TANTAS condicionantes!!! Vale a pena pensar em todas???? Acho que não... penso que as pessoas compram um carro porque gostam, porque podem, e a partir dai.... o destino a deus pertence!!!

Terei todo o gosto.

Os erros (poupanças) mais graves e mais óbvios são a nível da ergonomia e construção.

Assim de repente lembro-me de dois: o ajuste em altura dos faróis, a colocação dos comandos dos vidros eléctricos traseiros.

Eu não vejo problema na nesses 2 items que apontas.

Em primeiro lugar, a regulação da altura dos faróis não me parece um grande problema. Tenho um Peugeot 106 em que essa regulação é mais dificil porque o botão é pequeno e fica praticamente escondido pelo volante. O botão do Duster é certo que é mais em baixo mas é grande e facilmente o encontro sem tirar os olhos da estrada. Além disso, depois de os faróis estarem regulados não ando constantemente a mexer no botão... é uma coisa que se faz muito raramente...

Quanto aos comandos eléctricos dos vidros traseiros, estou habituado porque também tenho conduzido um Renault Mégane de 2002 e os comandos são exactamente iguais e estão colocados no mesmo local. Além disso, é muito raro abrir ou fechar os vidros traseiros e para quem for no banco de trás é-lhe muito fácil utilizá-los.

Relativamente a estes dois "problemas" que apontaste, tudo se resume a uma questão de hábito.

Sinto mais falta de uma luz atrás do que por exemplo o trancamento automático em andamento. Até agora todos os carros que tive não trancavam as portas em andamento e nunca abriram nem saltou nenhuma fora...

Tens razão muita coisa mudou...!
Mas tambem é verdade que a Hiace era um carro em que muito boa gente tinha para carro de familia... (6 / 9 lugares) a minha opinião é que de facto um carro pode salvar uma vida... mas aquilo que eu acho correcto.. e que eu penso é que o que tem de ser tem muita força.... e para quê pensar em "..ses.." ... Obvio que se poder comprar um carro com Air-Bag não compro sem né... mas ir muito mais a frente que isto e crer ser "bruxo" e crer mudar demasiado aquilo que pode acontecer...!

O Duster no mesmo acidente que um BMW x1 na volta os ocupantes "sofrem" menos...... ah TANTAS TANTAS condicionantes!!! Vale a pena pensar em todas???? Acho que não... penso que as pessoas compram um carro porque gostam, porque podem, e a partir dai.... o destino a deus pertence!!!

Da mesma forma que podes sair vivo de um acidente com um Sandero e morrer num Classe S, mas quais são as probabilidades de um e de outro acontecimento...?

Eu acho que preferia arriscar a vida no Classe S, mas cada um sabe de si.

Da mesma forma que podes sair vivo de um acidente com um Sandero e morrer num Classe S, mas quais são as probabilidades de um e de outro acontecimento...?

Eu acho que preferia arriscar a vida no Classe S, mas cada um sabe de si.

Ok mas em tudo na vida ah uma coisa que fala sempre mais alto... são os €€€€ e sem eles não se compra nenhum class S certo???

Aquilo que se tem que ver é que por 20 mil € o Duster é um excelente produto... concordas? alias existe algum concorrente do mesmo segmento melhor??? o que manda na vida são os €€€€ obvio que se podermos todos sonhar alto.... e se os €€€€ não forem problema.. acredito que todos nós preferimos o BMW X6..!

Em primeiro lugar, a regulação da altura dos faróis não me parece um grande problema. Tenho um Peugeot 106 em que essa regulação é mais dificil porque o botão é pequeno e fica praticamente escondido pelo volante. O botão do Duster é certo que é mais em baixo mas é grande e facilmente o encontro sem tirar os olhos da estrada. Além disso, depois de os faróis estarem regulados não ando constantemente a mexer no botão... é uma coisa que se faz muito raramente...

Quanto aos comandos eléctricos dos vidros traseiros, estou habituado porque também tenho conduzido um Renault Mégane de 2002 e os comandos são exactamente iguais e estão colocados no mesmo local. Além disso, é muito raro abrir ou fechar os vidros traseiros e para quem for no banco de trás é-lhe muito fácil utilizá-los.

Relativamente a estes dois "problemas" que apontaste, tudo se resume a uma questão de hábito.

Sinto mais falta de uma luz atrás do que por exemplo o trancamento automático em andamento. Até agora todos os carros que tive não trancavam as portas em andamento e nunca abriram nem saltou nenhuma fora...

A questão é exactamente essa, justifica-se os erros do Duster com carros que foram desenvolvidos há 15 anos ou mais! O Duster foi lançado em 2010, não se pode comparar com carros que foram lançados em 1995!

Mas pode-se chamar a "isto" erros???

Erro seria o Duster sair com um problema na bomba central dos travões e volta e meia não travar..! Isso seria um erro... agora montagem de botões!!!! Na volta ah pessoas que preferem os botões do comando dos vidros no sitio que o duster tem... ergonomicamente não acho aceitavel... mas é um "erro"??? não me parece....

EDIT: um exemplo a VW Caddy... é um projecto relativamente recente... (ok ok carro de trabalho... mas tb ah de 5 lugares..) e foi criticada porque tinha os comandos dos vidros algo recuados em relação a posição normal dos braços/mãos...! e poderia dizer que é o topo de gama do segmento a Caddy... Mas isto tira algum merito a robustez e solidez da Caddy??? nop!!!!!

Eu apenas como leitor deste tópico...

E com o conhecimento apenas visual do Duster digo..

È um grande carro para o preço que pedem sem duvida 20 000€ por um motor diesel com mais que provas dadas (Renault) com um aspecto bastante robusto, e sem duvida um carro que eu ponderaria comprar... pelo valor NUNCA se vai encontrar um produto assim!!!

Agora como em tudo na vida, quem pode comprar um BMW X1... vai passar aqui a vida toda a falar mal do Duster né... mas quem so consegue comprar um Panda 4x4 vai achar o Duster FANTASTICO!!! apr:)

Percepção não significa que seja a realidade.
Visualmente o Duster ficou bastante bem conseguido.
Mas o que isso interessa para a qualidade real do produto? Zero!

Low cost não tem de significar retrocessos no que toca à segurança.
Aqui fala-se de uma simples ficha desligada mas que pode fazer a diferença.
Porque é que ela já não vem ligada, tendo em conta que partilha componentes com outros modelos da Renault? Desculpa de que é necessário testes? SObre componentes já testados e usados em milhões de automóveis?
Soa a desculpa esfarrapada...

E não é por ser apenas low-cost, que esse argumento também é desculpa idiota para justificar eventuais falhas de projecto.
Até porque, no que toca a automóveis e seus defeitos, pouco interessa se é low-cost ou absurd-cost... Os defeitos estão em crescendo, pegando nas cada vez mais recorrentes campanhas de recall exercidas por todos os construtores.
Seja por ausência de testes adequados, falta de tempo de desenvolvimento, seja por negligência, seja por contenção de custos, ou por outra coisa qualquer, o que é certo é que usar o argumento low-cost é tão tótó como os argumentos usados por outros para justificar falhas projectuais.

Ok mas em tudo na vida ah uma coisa que fala sempre mais alto... são os €€€€ e sem eles não se compra nenhum class S certo???

Aquilo que se tem que ver é que por 20 mil € o Duster é um excelente produto... concordas? alias existe algum concorrente do mesmo segmento melhor??? o que manda na vida são os €€€€ obvio que se podermos todos sonhar alto.... e se os €€€€ não forem problema.. acredito que todos nós preferimos o BMW X6..!

Claro que o preço é determinante na escolha, ninguém duvida disso. Contudo continuo a defender que certas coisas não têm preço.

E pelo preço de um Duster eu preferia comprar um não jipe, que era mais económico e provavelmente mais seguro, sem ter as mesmas habilidades para subir passeios...
Se a tracção 4x4 fosse obrigatória (que em Portugal é mais capricho do que necessidade) há outras opções a considerar. Mais caras é certo, mas que oferecem muito mais.

Claro que o preço é determinante na escolha, ninguém duvida disso. Contudo continuo a defender que certas coisas não têm preço.

E pelo preço de um Duster eu preferia comprar um não jipe, que era mais económico e provavelmente mais seguro, sem ter as mesmas habilidades para subir passeios...
Se a tracção 4x4 fosse obrigatória (que em Portugal é mais capricho do que necessidade) há outras opções a considerar. Mais caras é certo, mas que oferecem muito mais.

Ponto crucial........ muita gente não pode pagar........! o Duster tambem ah 4x2 ...! O gosto pessoal não tem a ver com o facto de ser 4x4..! Gosta-se e pronto...! mas diz la então um carro que por 19 mil 20 mil € ofereça por ex. aquele motor?? não me parece.... não falo de mais nada se não motor porque como ja disse, não conheço e nunca andei no Duster

Ponto crucial........ muita gente não pode pagar........! o Duster tambem ah 4x2 ...! O gosto pessoal não tem a ver com o facto de ser 4x4..! Gosta-se e pronto...! mas diz la então um carro que por 19 mil 20 mil € ofereça por ex. aquele motor?? não me parece.... não falo de mais nada se não motor porque como ja disse, não conheço e nunca andei no Duster
O que não falta aí são modelos com motor Diesel equivalente a custar mais ou menos o mesmo.

Eu fico feliz é com uma coisa que comprovo neste tópico. Felizmente aqui o pessoal do AHO ainda não está a sentir muito a crise já que se falam em 20000€ com uma grande leviandade como se fosse um valor baixíssimo por um carro.

Quando se vive um momento em que é necessário economizar que ao que parece é um dos factores que pesa mais pela compra do duster, deve-se economizar também no conceito! Se calhar economizar é comprar um carro com mais apetência estradista, mais baixo com maior aerodinâmica e mais pequeno, mais económico - mais eficiente e igualmente espaçoso. O duster não tem espaço nada de especial mesmo...

Só o próprio conceito de SUV é anti económico. E então abdicam de mecanismos de segurança actuais e mais desenvolvidos comprometendo a segurança dos ocupantes para terem um carro caro, mas ligeiramente mais barato que os outros quando poderiam ter menos 30L de bagageira e ter um carro (não suv) melhor e que servisse ainda melhor as reais necessidades de cada um.

Portanto na minha opinião nunca poderão considerar um duster uma escolha racional. É sim o capricho de ter um suv agora acessível abdicando da qualidade intrínseca do produto.

Eu fico feliz é com uma coisa que comprovo neste tópico. Felizmente aqui o pessoal do AHO ainda não está a sentir muito a crise já que se falam em 20000€ com uma grande leviandade como se fosse um valor baixíssimo por um carro.

Quando se vive um momento em que é necessário economizar que ao que parece é um dos factores que pesa mais pela compra do duster, deve-se economizar também no conceito! Se calhar economizar é comprar um carro com mais apetência estradista, mais baixo com maior aerodinâmica e mais pequeno, mais económico - mais eficiente e igualmente espaçoso. O duster não tem espaço nada de especial mesmo...

Só o próprio conceito de SUV é anti económico. E então abdicam de mecanismos de segurança actuais e mais desenvolvidos comprometendo a segurança dos ocupantes para terem um carro caro, mas ligeiramente mais barato que os outros quando poderiam ter menos 30L de bagageira e ter um carro (não suv) melhor e que servisse ainda melhor as reais necessidades de cada um.

Portanto na minha opinião nunca poderão considerar um duster uma escolha racional. É sim o capricho de ter um suv agora acessível abdicando da qualidade intrínseca do produto.

apr:)apr:)apr:)

Assim de repente é difícil não concordar com o teu post [;)]

Entrada a pés juntos[:D][;)]
Muito bom.

Não concordo.

Este carro é económico na versão diesel.

Não podes comparar o espaço por exemplo de um Renault Clio, que tem preço idêntico, com o espaço que o Dacia Duster tem. E acredita que isso foi uma das coisas que me fez escolher o Duster, pois para uma familia com um filho e com outro a caminho acredita que o espaço faz muita falta. Tenho um Peugeot 106 que vai fazer 9 anos nas minhas mãos e sei bem do que estou a falar.

Quando resolvi encomendar o Duster não tinha ideia nenhuma de querer um SUV e nem foi por causa disso que eu e a maioria dos compradores o quis comprar.

Além disso, para compra um carro identico teria que desembolsar muito mais. Por exemplo, num Fluence teria que pagar mais cerca de 6.000€/7.000€, e por exemplo num Captiva teria que pagar mais cerca de 11.000€. É dinheiro e dá para muito combustível.

Voltar
Superior