Dacia Duster

• Thread starter Thread starter pc
  • Start date Start date
Eu sou um de muitos para quem os semi-novos sao algo de nebuloso e duvidoso ...

Achas? Bem um exemplo é vago mas tenho um familiar que é vendedor e costuma andar com os carros de serviço. Para começar, os carros são estimados o máximo possível para mostrar a qualquer cliente como o carro está impecável. E depois o gajo anda com o pé leve mas leve a sério. A ideia é mostrar consumos ridiculamente baixos no CB.

Nos test drives, não deixa ninguém puxar. Não está a vender um carro de corrida, deixa mostrar a desenvoltura do carro.

Estou convencido que os carros saem da mão dele melhores do que da grande generalidade de particulares. Com certeza haverá também maus exemplos, mas eu também sou satisfeito e confiante que há excelentes negócios a carros de serviço.

Achas? Bem um exemplo é vago mas tenho um familiar que é vendedor e costuma andar com os carros de serviço. Para começar, os carros são estimados o máximo possível para mostrar a qualquer cliente como o carro está impecável. E depois o gajo anda com o pé leve mas leve a sério. A ideia é mostrar consumos ridiculamente baixos no CB.

Nos test drives, não deixa ninguém puxar. Não está a vender um carro de corrida, deixa mostrar a desenvoltura do carro.

Estou convencido que os carros saem da mão dele melhores do que da grande generalidade de particulares. Com certeza haverá também maus exemplos, mas eu também sou satisfeito e confiante que há excelentes negócios a carros de serviço.

Essa atitude é realmente de louvar por parte do vendedor que citas, no entanto assisti como acompanhante a situaçoes bem caricatas onde o vendedor dizia frases do generoaté a:"Puxe por ele até o redline para sentir a força que tem" ou entao "meta uma abaixo para ver a resposta do motor"... apr:)

O problema é que esse carro que é ou nao de um vendedor, serve para TODAS as demonstraçoes e aparece passados 6 meses com a cara lavada e os pneus encerados como "Carro de serviço"... [;)]

Ponho a questão da seguinte forma:

Tens um budget de 22000€ para comprar um carro espaçoso/familiar NOVO, digam-me uma opção (a diesel) melhor que o Dacia Duster???

O megane 1.5 dci confort custa 23500€ segundo o simulador da renault.

Com descontos certamente se consegue por 22000€

Senta-te nos bancos traseiros de um Duster e nos bancos traseiros dum renault megane normal e diz me alguma coisa...

Não comparem alhos com bugalhos. Comparem o preço do Duster com outros SUV´s ou carrinhas familiares (breaks), não comparem o Duster com carros utilitários :)

Felizmente contento-me com pouco...não me faz o "equipamento" que vocês tanto falam (sensores para tudo e mais alguma coisa, luzinhas bonitas, plásticos molinhos, gps, cruise conrol)...isto faz-me lembrar os telemóveis: os primeiros telemóveis só permitiam fazer chamadas e enviar sms mas hoje já vem com GPS, internet, MMS, ecrã táctil, despertador, radio, câmara fotográfica, etc...com os carros é igual, as marcas colocam umas paneleirices e o carro fica "bonito" e dá cá mais 4/5k...

Acreditem que o meu Duster faz o que compete a um CARRO...mas o GPS é à parte, os sensores de estacionamento são os olhos e a perícia do condutor, o cruise control é o meu pé, etc...

Quanto ao telemóvel tenho um de 20€ e sabem porquê? porque só o uso para fazer chamadas e enviar sms...mas depois tenho um GPS garmin, uma máquina fotográfica cybershot da sony, internet wireless da ZON, etc...

Acabei de ver os preços dos Kia c'eed, Hyundai I 30, Fiat Bravo, Toyota Auris, e todos eles têm preços próximos dos 21/22 mil euros. A exceção é o Bravo, mas não nos deixemos iludir, a fiat é hiper-agressiva, se lá chegarem com um cheque para assinar trazem um Bravo pelos 22 mil. Todos são diesel e apesar do equipamento variar tem o essencial, ou seja mais que o Duster.

Até modelos como o Focus, Astra, Megane ou Golf, que são mais caros não têm uma diferença muito grande 2500-3000 euros.

Em relação às qualidades REAIS, é melhor nem comparar.

Senta-te nos bancos traseiros de um Duster e nos bancos traseiros dum renault megane normal e diz me alguma coisa...

Não comparem alhos com bugalhos. Comparem o preço do Duster com outros SUV´s ou carrinhas familiares (breaks), não comparem o Duster com carros utilitários :)

Felizmente contento-me com pouco...não me faz o "equipamento" que vocês tanto falam (sensores para tudo e mais alguma coisa, luzinhas bonitas, plásticos molinhos, gps, cruise conrol)...isto faz-me lembrar os telemóveis: os primeiros telemóveis só permitiam fazer chamadas e enviar sms mas hoje já vem com GPS, internet, MMS, ecrã táctil, despertador, radio, câmara fotográfica, etc...com os carros é igual, as marcas colocam umas paneleirices e o carro fica "bonito" e dá cá mais 4/5k...

Acreditem que o meu Duster faz o que compete a um CARRO...mas o GPS é à parte, os sensores de estacionamento são os olhos e a perícia do condutor, o cruise control é o meu pé, etc...

Quanto ao telemóvel tenho um de 20€ e sabem porquê? porque só o uso para fazer chamadas e enviar sms...mas depois tenho um GPS garmin, uma máquina fotográfica cybershot da sony, internet wireless da ZON, etc...

Se gostas do teu Duster, tudo bem, mas a realidade em Portugal é esta que se está a referir. Consegue-se melhor pelo mesmo preço. E só se perde em polivalência e quiçá manutenção. Mas os ganhos face à polivalência são tantos que nem vale a pena teimar.

Uma das vantagens do Duster é usar equipamento já conhecido e com fama de fiável.

Mas é como já disseram, cada qual compra o que quer e o que pode, mas não façamos de uma coisa, outra.

Last edited:
Acabei de ver os preços dos Kia c'eed, Hyundai I 30, Fiat Bravo, Toyota Auris, e todos eles têm preços próximos dos 21/22 mil euros. A exceção é o Bravo, mas não nos deixemos iludir, a fiat é hiper-agressiva, se lá chegarem com um cheque para assinar trazem um Bravo pelos 22 mil. Todos são diesel e apesar do equipamento variar tem o essencial, ou seja mais que o Duster.

Até modelos como o Focus, Astra, Megane ou Golf, que são mais caros não têm uma diferença muito grande 2500-3000 euros.

Em relação às qualidades REAIS, é melhor nem comparar.

Eu não trocava o Duster por nenhum desses carros que referiste pelo mesmo preço quanto mais por mais 2500-3000 euros...lá está, contento-me com pouco :)

Por mais que tente nao consigo imaginar um megane ou um cee´d a fazerem isto:
View attachment 103106

[:D]

Bem, se fazes muito TT a coisa é diferente. Mas a verdade é que a maior parte dos SUV s que vemos não são comprados para isso. É o teu caso?

Ainda bem que falam no Telemóvel. Um duster é mais ou menos o equivalente àqueles telemóveis dos velhinhos com as teclas enormes que custam 80 euros e basicamente ligam e recebem chamadas e têm uma lanterna e um SOS. A questão é que por 80 euros, se compram aparelhos realmente modernos e mais completos.

E não me venhas com a cena "ah e tal são simples e fiáveis" porque eu ia comprar um ao meu pai e aquele menu além de não ter nada é uma tortura para usar. Acabei por lhe oferecer o belo do Nokia C1 por 50 euros e ele está todo contente com ele. [desculpem o Off topic]

Eu não trocava o Duster por nenhum desses carros que referiste pelo mesmo preço quanto mais por mais 2500-3000 euros...lá está, contento-me com pouco :)
Mas isso vai do gosto de cada um. Mas se medirmos as qualidades reais dos modelos, convenhamos, não tem nada a ver.

Por exemplo eu tenho um megane e gosto muito do carro, mas tenho a noção que por exemplo a construção do Golf é muito melhor.

Sim, é incrivel como é que um carro com tantos, mas tantos defeitos se vende tao bem... :sh)

Até se percebe, seguem a estratégia da marca. Vender algo barato, apenas isso. É o mesmo que perguntares porque vendem tanto as lojas dos chineses.

Faz sentido quando na gama dos familiares um carro equivalente custa mais 5 ou 7 mil euros;
Faz sentido, quando o dinheiro não abunda, e o carro serve perfeitamente para te deslocares;
Faz sentido, quando o carro tem consumos bons;
Faz sentido as pessoas poderem escolher entre um carro muito pouco equipado e poupar dinheiro face a um muito bem equipado (quando não usam a tecnologia ao dispor);
Faz sentido, muito embora só tenha três estrelas é mais seguro que muitos dos carros que andam por aí;
Faz sentido, pois ao comprar novo, é bem diferente que comprar usado;
etc
No fundo podem-se enumerar 1000 razões para não comprar um duster, mas acredita que encontras 1001 para o comprar.

Há vários veiculos melhores em tudo o que disseste. E muitos já foram aqui ditos. Mas é apenas a minha opinião, se estás contente porreiro, agora (isto é dito no geral, não para ti), não tentam fazer do duster algo que ele jamais será.

Last edited:
Bem, se fazes muito TT a coisa é diferente. Mas a verdade é que a maior parte dos SUV s que vemos não são comprados para isso. É o teu caso?

Ainda bem que falam no Telemóvel. Um duster é mais ou menos o equivalente àqueles telemóveis dos velhinhos com as teclas enormes que custam 80 euros e basicamente ligam e recebem chamadas e têm uma lanterna e um SOS. A questão é que por 80 euros, se compram aparelhos realmente modernos e mais completos.

E não me venhas com a cena "ah e tal são simples e fiáveis" porque eu ia comprar um ao meu pai e aquele menu além de não ter nada é uma tortura para usar. Acabei por lhe oferecer o belo do Nokia C1 por 50 euros e ele está todo contente com ele. [desculpem o Off topic]

Por acaso faço. Mas o que mais confusao me faz, é voces estarem a comparar o Duster com carros de segmentos e posicionamentos diferentes [;)]

O Duster doa a quem doer é um SUV... comparem preços-prestaçoes-fiabilidade com outros SUV, nao com um C3 um A1 ou uma Kia cee´d ...

Chega a ser ridiculo certas comparaçoes, dando para as motas como exemplo, é como compararem uma XR com uma GSX-R [:)]

Rídiculas? Nem por isso. Eu tenho um jipe em casa e é muito raro ir para o mato com ele. (pseudo-joke)

Aliás, SUV que se preze, nem se porta bem off-road... Vulgo SUV a la Q7, GL...

As comparações são mais que justas, na minha opinião, doa a quem doer, tem-se mais carro naqueles já referidos.

Ridículo é comparar um descapotável com um Camião, por exemplo.

Mas atenção, não invalida que o Duster seja bom produto, para o que foi criado.

Last edited:
Eu cá, carros é como mulheres. Gosto tanto que não renego nenhum modelo. O duster é um carro interessante, mas na minha opinião com prestações muito limitadas. Mal ele chegou ao stand fui logo lá vê-lo. Linhas bonitas e possibilidade de fazer Off road. Ainda pelo lado positivo o espaço interior. Mal entrei percebi logo que nunca poderia comprar um: Plásticos fracos. equipamento de outra geração, ergonomia muito má. Aliado a isto está uma travagem e testes euro-ncap medianos. Claro que é mais seguro que muitos dos que andam por aí com 5 ou 10 anos, mas já que a ideia é comprar novo então terei que ser mais exigente.

Brevemente quero trocar de carro e comprar novo é uma possibilidade. Um Suv, ainda que não me aventure muito fora de estrada é igualmente uma possibilidade. o meu preferido é o 3008 mas é caro [30 mil] por isso vou testar o yeti que deverá ficar por 25. Se não tiver dinheiro então não compro SUV e viro-me para um compacto como o C4 novo ou um semi-novo. Não vou é dar 22 mil euros por meio carro.

Por acaso faço. Mas o que mais confusao me faz, é voces estarem a comparar o Duster com carros de segmentos e posicionamentos diferentes [;)]

O Duster doa a quem doer é um SUV... comparem preços-prestaçoes-fiabilidade com outros SUV, nao com um C3 um A1 ou uma Kia cee´d ...

Chega a ser ridiculo certas comparaçoes, dando para as motas como exemplo, é como compararem uma XR com uma GSX-R [:)]

Ridículo? Mas afinal podes-me dizer quantas pessoas conheces ou quantas estão no fórum q compraram um Duster para "ir para a guerra"? Ou seja, quem compra um Duster é "pobre" e tal, e poupado e racional, e depois compra um carro de 22 000€ para andar a cortar mato?? [8b]

99% das pessoas q compram um Duster dão-lhe a mesma aplicação de quem compra um QQ ou um ASX, andam em cidade. O seja, o Duster, independentemente de ter umas rodas maiores e maior altura do solo é um carro com vocações familiares para 99% das pessoas.

Só q quem compra um Duster abdica daquelas coisas básicas q um carro tinha há 10 anos para apostar no estilo, já q pelo preço poderia coisas MUITO melhores a todos os níveis.

O problema de quem anda com carros com 10 anos sem segurança nenhuma, é q na maioria dos casos (ou em todos os casos) as pessoas não têm dinheiro para mudarem de carro. No caso de quem compra o Duster há dinheiro, mas paga-se 22 000€ para ter um carro q regrediu 10 anos em quase tudo... menos no estilo. Isto é ser racional?!?

Duster 4x2 1.5 dCi 110cv Confort Cuir: 20.649,99 €

ABS
Airbag de condutor
Airbag de passageiro
Airbags laterais tórax (dianteiros)
Alavanca das mudanças em pele
Ar condicionado manual
Assistência à travagem de emergência
Avisador dos cintos de segurança do condutor e passageiro
Bagageira com luz
Banco do condutor com regulação em altura
Bancos traseiros rebatíveis assimetricamente
Barras no tejadilho cromadas
Caixa manual de 6 velocidades
Cintos de segurança dianteiros com regulação
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos
Controlo de estabilidade320,00 Direcção assistida
Espelhos retrovisores com regulação eléctrica
Espelhos retrovisores cromados
Estofos em pele
Faróis de nevoeiro dianteiro
Fecho centralizado
Imobilizador do motor
Jantes em liga leve 16'
Pintura metalizada - 320,00
Rádio com leitor de CDs - 320,00
Rádio com leitor de CDs e mp3 - 370,00
Repartidor electrónico de travagem
Vidros dianteiros eléctricos
Vidros traseiros eléctricos
Volante com regulação em altura
Volante em pele

Yeti 1.6I TDI CR 105cv Greenline Active: 22.907,91 €

ABS
Airbag de condutor
Airbag de joelhos (condutor)
Airbag de passageiro desligável
Airbags de cabeça dianteiros e traseiros (tipo cortina)
Airbags frontais adaptativos
Airbags laterais tórax (dianteiros)
Altifalantes (4)
Ar condicionado manual
Bancos dianteiros com regulação em altura
Barras no tejadilho
Computador de bordo
Controlo anti-patinagem
Controlo de estabilidade
Controlo de tracção
Direcção assistida
ECO Start/Stop
Faróis diurnos
Fecho centralizado com comando à distância
Filtro de Partículas Diesel
Imobilizador do motor
Indicador de temperatura exterior
Jantes em liga leve 16'
Pintura metalizada - 369,98
Porta-luvas arrefecido
Preparação telemóvel
Rádio com leitor de CDs e mp3
Vidros dianteiros eléctricos
Vidros traseiros escurecidos
Volante com regulação em altura e profundidade

Basta só ver-se q o Yeti tem 7 airbags, ESP, controlo de patinagem, controlo de tracção, start-stop, etc, enquanto o Duster nem rádio tem...

Basta ver q o Duster paga quase 5000€ de ISV enquanto o Yeti nem 3500€ paga, q o Yeti gasta menos e por causa do start stop e consequentes emissões paga 118€ de "selo" enquanto o Duster 148€, etc. Isto para nem falar nas margens de desconto q consegues numa e noutra marca. É q tudo somado, nem há comparação possível.

A mim não me "chateia" nada q as pessoas comprem Dusters às carradas e q sejam muito felizes assim. Agora não me venham é vender a treta da racionalidade e daquele discurso encomendado e mesquinho contra os modelos premium, porque tirando uma pequeníssima fatia da população a compra dum SUV é sempre uma compra economicamente irracional e não necessária como critério obrigatório quando se compra um carro novo.

As pessoas compram porque querem um carro cool e q esteja na moda, posição alta, q dê uma certa posição de "poder" e "domínio". Status.

Há vários exemplos, como o QQ ou o Yeti (há mais), q pelo preço dum segmento C normal conseguem ser carros familiares/off road razoáveis e conseguem a isso aliar uma alta dose de segurança. No caso do Duster, e pelos 22 000€ consegue ser pior q muitos segmentos A do mercado.

Back