Dacia Duster

Eu cá, carros é como mulheres. Gosto tanto que não renego nenhum modelo. O duster é um carro interessante, mas na minha opinião com prestações muito limitadas. Mal ele chegou ao stand fui logo lá vê-lo. Linhas bonitas e possibilidade de fazer Off road. Ainda pelo lado positivo o espaço interior. Mal entrei percebi logo que nunca poderia comprar um: Plásticos fracos. equipamento de outra geração, ergonomia muito má. Aliado a isto está uma travagem e testes euro-ncap medianos. Claro que é mais seguro que muitos dos que andam por aí com 5 ou 10 anos, mas já que a ideia é comprar novo então terei que ser mais exigente.

Brevemente quero trocar de carro e comprar novo é uma possibilidade. Um Suv, ainda que não me aventure muito fora de estrada é igualmente uma possibilidade. o meu preferido é o 3008 mas é caro [30 mil] por isso vou testar o yeti que deverá ficar por 25. Se não tiver dinheiro então não compro SUV e viro-me para um compacto como o C4 novo ou um semi-novo. Não vou é dar 22 mil euros por meio carro.

Aquilo é tudo menos um SUV :sh)

Nem capacidades para caminhos maus tem ...

Aquilo é tudo menos um SUV :sh)

Nem capacidades para caminhos maus tem ...

Eu sei. Mas eu se comprar um SUV não é para andar com ele por caminhos de terra ou muito acidentados. Confesso que gosto das linhas, do conceito SUV e da posição de condução alta e não ligo a monovolumes. É isso mesmo, se comprar um SUV é por motivos pouco racionais. :-)

Tu é que te julgas mais inteligente que os outros, porque deste 21000 por algo que não vale. So te posso desejar boa sorte, aparentemente já andas com ele na oficina.

Tu é que te julgas mais inteligente que os outros, porque deste 21000 por algo que não vale. So te posso desejar boa sorte, aparentemente já andas com ele na oficina.

Nao te preocupes com o facto de ele andar na oficina com o Duster que na Dacia as peças até sao baratas...

Isto porque com a parca qualidade de manutençao actual do parque automovel nos proximos anos muitos premiums da moda vao infelizemente encostar ao estaleiro...[s)]

Tenho o caso de um colega de trabalho que com uma carrinha Classe C de 2003 importada, obteve ontem um orçamento de 1050€ na Mercedes para trocar o canhao da igniçao...[8b]

E o problema é que ca fora nao se consegue safar para o reparar... e se calhar muita genta se orienta para a Dacia justamente por serem carros basicos e de reparaçao mais facil e barata.

Eu sei. Mas eu se comprar um SUV não é para andar com ele por caminhos de terra ou muito acidentados. Confesso que gosto das linhas, do conceito SUV e da posição de condução alta e não ligo a monovolumes. É isso mesmo, se comprar um SUV é por motivos pouco racionais. :-)

Nao gosto das linhas do 3008, mas tem uns interiores bem interessantes [:cool:]

Mas mesmo que não seja o caso... temos outros exemplos em como com poucas semanas o carro foi recambiado para a oficina e saiu de lá várias semanas depois... [:D]

É que é o carro é low cost, a qualidade low cost, o atendimento low cost, os camiões que os trazem low cost é tudo low cost menos o preço [:)][:D]

Nao te preocupes com o facto de ele andar na oficina com o Duster que na Dacia as peças até sao baratas...

Podem é demorar umas semanas valentes.... [:)]

Isto porque com a parca qualidade de manutençao actual do parque automovel nos proximos anos muitos premiums da moda vao infelizemente encostar ao estaleiro...[s)]

Ou pões a fonte em que esteja explícito que a manutenção dos carros germânicos é mais descurada que a dos outros ou o que escreveste não passa de uma mentira absurda.

Os comentários tornam-se contracensos.

Comprei à minha mulher uma depiladora de 130 euros com um enchente de extras, cheguei à conclusão que se lhe tivesse comprado a 70 euros chegava e sobrava, pois ao que usada não precisa dos extras. Usa exporadicamente um ou outro, mas se não os tivesse também não usava.
O dsuter em época de crise posiciona-se no sitio onde ao menos, se a pessoa não precisa de extras também não tem de os comprar, reduzindo o preço.

Gosto do argumento, que o duster nem radio tem. A versão topo e intermédias têm radio, pois há packs que obrigam ter autorado, vá-se lá saber porque.
Mas o autoadio 1 DIN, sinceramente eu prefiro comprar o que quero por 150 ou 200 euros do que me ser impingido um da sony por 150 euros que nem gosto...

Para muitas mulheres e homens, querem é um carro que ande... ke interessa se o AC é automatico ou manual.
Grave é mesmo a segurança, mas tal pode ser relativo.

Se quiserem, comparem um dacia duster com um mitsubishi ASX, e vamos ver carros distintos, sendo o ASX com muitos extras de serie, que se os não tivesse e fosse mais barato, era bem melhor

Primeiro que tudo, num país em que todos os carros novos têm preços absurdos, é um bocado complicado falar-se em racionalidade. Seja qual for o carro, nunca o negócio é bom.
Plenamente de acordo

De qualquer forma, para quem quer mesmo trocar de carro, seja qual for a razão, o Duster não pode ser considerado racional, apenas por ter uma das melhores relações preço/espaço. Plenamente de acordo

O Duster nem pode ser comparado aos outros SUV, pois são campeonatos distintos. Pode, sim, ser comparado a um utilitário, cujo preço é idêntico. Face a estes, apenas oferece mais espaço e versatilidade. Perde em refinamento, suavidade, equipamento, qualidade, segurança, ergonomia, etc. Discordo, face a um utilitário ganha também na posição de condução mais elevada e melhor visibilidade, tal como a bagageira que é comparável a muitas carrinhas e com um plano mais elevado.

A seguir ao preço, a estética é o factor mais importante na compra de um automóvel. Por aqui, é fácil de perceber o sucesso do Duster - não é caro e tem um aspecto muito cool e ainda vai onde um utilitário não consegue. Plenamente de acordo

O low-cost tem um efeito curioso e que não é exclusivo dos automóveis. Quem opta por esta via, tenta convencer-se que é mais esperto que os outros e faz um melhor negócio. Não conseguem entender que pagam menos.. porque têm menos. Discordo. Comprei o carro simplesmente porque gostei e ia ao encontro do que procurava. Não sou mais esperto que ninguém.

Eu, por exemplo, não tenho nada contra a Dacia, mas sou incapaz de comprar um Duster, pois não estou disposto a abdicar de uma série de coisas que o Duster obriga. Basta lembrar que o meu Clio II tem equipamento que o Duster não pode ter, nem sequer como opcional. Refiro-me, concretamente, aos sensores de luz e chuva, ao ac auto e até aos faróis de xénon. Isto para não dizer que não tranca as portas em andamento ou ao facto de ter uma ergonomia muito inferior à do ClioO teu clio II tem equipamento que muitos carros do segmento C e até D não têm ainda hoje de série, caso do xenon! Já agora, o meu tranca as portas em andamento e a ergonomia não é, regra geral inferior à do Clio II, por exemplo a posição de condução até é melhor no Duster e ambos têm apenas uma regulação do volante. Sei do que falo pois tenho um lá em casa! Já agora, os bancos também são superiores, isto tendo por base o meu exemplo.
.

Respostas a negrito. Apenas opinião pessoal.

Muito equilibrada a tua opinião, Petrus. Compramos um carro porque gostamos dele mas devemos ter o bom senso de lhe reconhecer qualidades e defeitos. O meu pai por exemplo irrita-me quando coloca as coisas deste modo: Comprei este produto portanto é melhor em tudo que os outros.

O Duster ou outros modelos "low cost", os trigémios C1 107/aygo, aparentemente o novo Up, O Lada Niva, o Tata Nano ou Indica, ou até os Renault Fluence/Latitude, têm qualidades e defeitos, mas partir do princípio que por serem mais baratos são mais racionais não é linear na minha opinião.

Muito equilibrada a tua opinião, Petrus. Compramos um carro porque gostamos dele mas devemos ter o bom senso de lhe reconhecer qualidades e defeitos. O meu pai por exemplo irrita-me quando coloca as coisas deste modo: Comprei este produto portanto é melhor em tudo que os outros.

O Duster ou outros modelos "low cost", os trigémios C1 107/aygo, aparentemente o novo Up, O Lada Niva, o Tata Nano ou Indica, ou até os Renault Fluence/Latitude, têm qualidades e defeitos, mas partir do princípio que por serem mais baratos são mais racionais não é linear na minha opinião.

A racional varia de individuo para individuo. O facto é que as vendas demonstram pela Europa fora que a dacia soube por "o dedo na ferida" e aplicar um tratamento adequado [;)]

A racional varia de individuo para individuo. O facto é que as vendas demonstram pela Europa fora que a dacia soube por "o dedo na ferida" e aplicar um tratamento adequado [;)]

Ya. Ainda ontem vi um branquinho e e realmente o carro é muito bonito. Continuo a pensar que é a linha que faz o sucesso. Se reparares as vendas dos outros Dacia desceram muito na europa ocidental porque depois do interesse inicial por essa "racionalidade" as pessoas chegaram à conclusão que o produto não é moderno. Talvez não aconteça de forma tão pronunciada com o Duster, mas acredito que as vendas vão descer a partir de 2012.

Mas em frança um duster custar 13mil € talvez seja bom negócio.

Cá não. A menos que te estejas a dirigir especificamente para quem quer comprar fora não entendo como é que as vendas na europa possam ser indicadores correctos do que quer que seja dadas as diferenças específicas de posicionamento face ao preço.

Não acho que que seja esse o ponto. Se um duster custa 13 mil em frança também os outros modelos são mais baratos mantendo a diferença. O duster tem uma linha muito bem conseguida. É isso que faz o sucesso. Aliado a um segmento que cresce esponencialmente, basta ver a aposta das marcas em modelos novos.

Voltar
Superior