tiagomaia
Well-known member
acho que foi o fim de linha para o carlitos.
https://www.facebook.com/revistanitro/videos/531607504002754/
Esse "chasso", com o devido respeito! Não dá sequer para começar numa prova como o Dakar! Uma mota "semioficial", tipo a KTM 450, custa mais de 20.000 Euros! Esse valor (6500€) não chega para uma boa preparação de motor e suspensões! É triste, mas é o mundo real! Peças sobressalentes é outro tanto! Falo de rodas (não confundir com pneus), quadro, suspensões, eletrónica...
Dizem as "más línguas" que as Honda (motas mais avançadas tecnologicamente da prova) nem sequer se consegue avaliar o custo delas! Boa parte das peças, em especial motor e suspensões, vem diretamente do Japão, só para a prova e nem sequer se encontram à venda, tenhas muito ou pouco dinheiro! É competição pura e dura! Não se olha a custos quando é para vencer! Longe vai o Dakar de Sabine...
Nem quero imaginar o orçamento da Honda para a prova, mas certamente que passa alegremente 1 milhão de euros, isto só para as motas oficiais, sem contar custos de ID da marca no Japão e afins! É crucial por termo ao domínio laranja! Já o andam a tentar desde 2013 sem sucesso! Talvez seja este ano... ou não!
Esse "chasso", com o devido respeito! Não dá sequer para começar numa prova como o Dakar! Uma mota "semioficial", tipo a KTM 450, custa mais de 20.000 Euros! Esse valor (6500€) não chega para uma boa preparação de motor e suspensões! É triste, mas é o mundo real! Peças sobressalentes é outro tanto! Falo de rodas (não confundir com pneus), quadro, suspensões, eletrónica...
Dizem as "más línguas" que as Honda (motas mais avançadas tecnologicamente da prova) nem sequer se consegue avaliar o custo delas! Boa parte das peças, em especial motor e suspensões, vem diretamente do Japão, só para a prova e nem sequer se encontram à venda, tenhas muito ou pouco dinheiro! É competição pura e dura! Não se olha a custos quando é para vencer! Longe vai o Dakar de Sabine...
Nem quero imaginar o orçamento da Honda para a prova, mas certamente que passa alegremente 1 milhão de euros, isto só para as motas oficiais, sem contar custos de ID da marca no Japão e afins! É crucial por termo ao domínio laranja! Já o andam a tentar desde 2013 sem sucesso! Talvez seja este ano... ou não!
Não sabia.Este ano reparei na curiosidade do miúdo de 16 anos que lá anda e no primeiro atleta com síndrome de down, como co-piloto do pai.
Sim, o António Maio.Não sabia.
Muito fixe
E pelos vistos, um português nas motos é capitão da GNR![]()
Não sabia.
Muito fixe
E pelos vistos, um português nas motos é capitão da GNR![]()
O conde ganhou hoje nas motas, ao que parece. Para mim é o mais espectacular do pelotão juntamente com o Walkner.
Eu por acaso ao fim de um bocado começo a torcer pelos underdogs. Pelo que já não posso ver a malta da KTM à frente. []
O Quintanilla também conta para esse lote das KTM? []
O Barreda lá foi com os porcos... O gajo é rápido demais e ou acaba no chão ou desta vez pelo que entendi desviou-se do caminho e atascou de modo que não saiu mais.
Excelente etapa para o Paulo Gonçalves, que terminou em 6º. 1 mês depois de estar deitado na mesa de operações para retirar o baço.
Nos carros, Loeb com problemas, a perder mais de 40m.
Nasser em grande.
Sainz caiu num buraco e partiu o carro todo. Já ia com 3h de atraso no WP2, e não deve terminar o dia.
Os chaços que postei, são as entradas de gama. Isto para quem queira ir á "desportiva" e não tenha paitrocinios. O ultimo classificado das motas anda com uma Husqvarna FE 450. Ora um amador quando vai para estas andanças tem de ter ideia que não vai competir com as equipas de fábrica. Vai com o objectivo de chegar ao fim pelo menos com menos streses possiveis.
Claro que além do custo de aquisição de veiculo tem outro conjunto de peças de reserva
o que dizes não faz grande sentido numa prova como o Dakar, basta ver o preço absurdo que custa toda a inscrição e toda a logística da prova. Mais dezena menos dezena, não será por aí que os interessados a "solo" não levarão uma mota nova e bem artilhada. E pela projecção da prova também não será tão complicado como noutras arranjar patrocinadores.
Não têm que ser todas Rally Replica de fábrica.
Subscrevo na totalidade! Quem vai ao Dakar não vai a um Africa Race, que já não é barata, nem simples! Os valores em causa são demasiado elevados! Não se faz só por "por carolice", mais ainda quem vai da Europa em que os custos são agravados! A inscrição de uma mota custa à volta de 15.000 euros, dependo depois de uma série de aspetos! https://www.dakar.com/en/the-competitors/register/fees
Só em pneus e mousses gastam-se facilmente 4 ou 5 mil euros! Fazem ideia do custo de um escape devidamente trabalhado e alinhado com a eletrónica da mota? São mais milhares de euros! Achas que alguém vai "facilitar" numa mota para poupar meia dúzia de milhares de euros e ficar logo pela segunda etapa?! Com esse raciocínio nem um mísero patrocinador conseguias!
Além disso, não é só fazer a prova! Há preparação física (meses a fio), apoio na dieta alimentar, navegação (o ideal é fazer pelo menos 2 ou 3 estágios antes, nomeadamente no Norte de África) e isto não é para ganhar, é apenas para tentar chegar ao fim!
PS: tenho um amigo que vive em Espanha e conhece bem o Barreda. Segundo ele, é um tipo espetacular e muito boa onda e anda de mota como ninguém, mas é completamente "alucinado" e não pode ser assim no Dakar! Apesar de todo o acompanhamento que tem não consegue controlar a "fogosidade natural" que tem e é pena! Dava um bom vencedor para este ano! Não basta ser rápido, saber navegar e ter boa preparação física! Faltam outras coisas, nomeadamente atitude mental!
Barreda []...é sempre a mesma história. aposto que nunca vai ganhar isto, porque por mais que corra não aprende.
Está sempre a cair, perde-se e vai dar voltas infindáveis que o fazem arruinar a prova, parte guiadores em etapas maratona, enfim. Sorte dele que é rápido e ganha muitas etapas, de resto, muito mau para um candidato ao título e um dos que tem mais experiência, uma das melhores motas e ainda é jovem.
Nos carros também é sempre a mesma história. Basta vir uma etapa mais a sério para separar o trigo do joio. Neste caso o trigo são o Peterhansel e o Nasser, e o francês neste aspecto está acima de todos os outros. Já não vai para novo e pode estar o ano inteiro sem competir, e mesmo a ficar para trás nas etapas de "apresentação" quando a coisa complica chega-se à frente.
O Sainz, está provado que o ano passado foi vez sem exemplo, e mais uma vez cai num buraco e parte o carro todo. Seguir-se-á o Nani Roma e o Loeb, é a minha previsão []
Como disse atrás, gosto de underdogs. O meu tempo de torcer pelo Peterhansel já acabou... Agora tb já estou farto dele. Ainda para mais depois da polémica (do ano passado?) em que supostamente bateu num motard e nem parou...
O Sainz e o Loeb a mesma coisa, já ganharam tudo o que tinham a ganhar e acabam por ter melhor opções e melhore carros que outros que também mereciam.
Ontem ficaram os dois mal vistos, o Sainz a culpar o roadbook com o perigo não assinalado, e o Loeb a culpar o roadbook com más indicações para um WP...
Por isso este ano gostava de ver ganhar o Nasser nos carros e na motos o Van Beveren ou o Benavides por exemplo. Claro que gostava de ver o Paulo, mas este ano ele não está em condições... foi pena. Podia ser o ano dele.
Subscrevo na totalidade! Quem vai ao Dakar não vai a um Africa Race, que já não é barata, nem simples! Os valores em causa são demasiado elevados! Não se faz só por "por carolice", mais ainda quem vai da Europa em que os custos são agravados! A inscrição de uma mota custa à volta de 15.000 euros, dependo depois de uma série de aspetos! https://www.dakar.com/en/the-competitors/register/fees
Só em pneus e mousses gastam-se facilmente 4 ou 5 mil euros! Fazem ideia do custo de um escape devidamente trabalhado e alinhado com a eletrónica da mota? São mais milhares de euros! Achas que alguém vai "facilitar" numa mota para poupar meia dúzia de milhares de euros e ficar logo pela segunda etapa?! Com esse raciocínio nem um mísero patrocinador conseguias!
Além disso, não é só fazer a prova! Há preparação física (meses a fio), apoio na dieta alimentar, navegação (o ideal é fazer pelo menos 2 ou 3 estágios antes, nomeadamente no Norte de África) e isto não é para ganhar, é apenas para tentar chegar ao fim!
PS: tenho um amigo que vive em Espanha e conhece bem o Barreda. Segundo ele, é um tipo espetacular e muito boa onda e anda de mota como ninguém, mas é completamente "alucinado" e não pode ser assim no Dakar! Apesar de todo o acompanhamento que tem não consegue controlar a "fogosidade natural" que tem e é pena! Dava um bom vencedor para este ano! Não basta ser rápido, saber navegar e ter boa preparação física! Faltam outras coisas, nomeadamente atitude mental!