Depois do 1.2Cdti, temos o 1.1TCE

É bem visto, mcabral [;)]

Mas então um 1239 cc que é chamado pela marca de 1.2 é na verdade 1.3? :confused:

O que quis demonstrar é que não há uma regra definida.

Como tal, a sigla a usar dependerá da decisão da marca, e pode ou não ter a ver com um arredondamento matemático.

[;)]

Há aí muita gente que goza com o "1.2" e depois leva grandes "coças" nas estrada...e fica a pensar..."era um 1.7...de certeza!!!"ehehehehe!!!

Mas a vida é de facto curiosa...dá voltas e voltas....

Cumpts,
JC_STILO

Não podes fircar por aí, tens de quantificar o "muita gente".

Quando me apetece, até de 190D ferrugento levo. Mas é sempre bom saber que andam por aí pessoas a dar grandes "coças" sem os outros saberem.

Last edited:
Mas tu tens um GPunto nao é? No teu carro esse motor acenta bastante bem. Agora no Astra é um motor muito lento.

O comentário típico de quem não sabe do que está a falar... Mas fala.
Por preconceito, talvez...

O motor acenta bem no Corsa mas o Astra é muito mais pesado.

Se ainda nã repararam o peso está nas vossas cabeças (peso=preconceito, não me interpretem mal)... O Corsa pesa menos 70 kg... um Corsa com condutor e passageira tem quase o mesmo peso que um Astra so com Condutor!

70 kg é muita diferença? Um depósito são 50 kg... As pessoas depois de atestar o corsa devem achar, agora tou a conduzir um Astra!!!

Voltando à discussão das cilindradas, o que penso é o seguinte.

O século XX, por exemplo, corresponde ao período de 1901 a 2000.

Por analogia a designação 1.2, por exemplo, corresponderia ao intervalo de 1101 a 1200 cm3.

Quem disse que a sigla deriva de um arredondamento matemático?

A sigla não deriva de nada além de marketing, tanto quanto sabemos, até poderiam usar um número aleatório para designar um motor. Seria considerado o número do modelo do motor, e não a referência à sua cilindrada. Tenho impressão que o "interesse" pela cilindarda do motor se acentuou há uns anos atrás graças aos TDI, mas posso estar enganado. Muitas das vezes, as pessoas perguntam a cilindarda antes de perguntar a potência, isso é simptomático da "hierarquia" na mente das pessoas.

Tanto se gozou com o facto do 1.3cdti ser na realidade (e segundo as mais antigas regras de matemática) um 1.2

A renault lançou o seu 1.2 TCE que na realidade é um 1.1!

Deste já ninguém se lembra?
O teu post já vem 6 anos atrasado.. Na verdade o motor D4F já equipa Clios desde 2001...;)

A sigla não deriva de nada além de marketing, tanto quanto sabemos, até poderiam usar um número aleatório para designar um motor. Seria considerado o número do modelo do motor, e não a referência à sua cilindrada. Tenho impressão que o "interesse" pela cilindarda do motor se acentuou há uns anos atrás graças aos TDI, mas posso estar enganado. Muitas das vezes, as pessoas perguntam a cilindarda antes de perguntar a potência, isso é simptomático da "hierarquia" na mente das pessoas.

Golf III 1.9 TDi - 90 cavalos - 200 Nm - Uma máquina
Astra H 1.3 CDTI - 90 cavalos - 200 Nm - Uma arrastadeira

a mente das pessoas que não percebem nada de carros, relativamente à cilindrada:

GASOLINA - quanto mais cilindrada, mais gasta.
GASOLEO - quanto menos cilindrada, menos fiável

[:D]

a sério, conheço gente que escolhe os carros que vão fazer determinada viagem, não pelo que realmente gastam, mas pela cilindrada dos carros LOL

Não se o que entendes por arrastadeira mas gostava de conhecer os factos em que te baseias... Eu tenho um e anda muito bem! Se não acreditas temos pena...

Conheço alguns donos de 1.5 de uma conhecida marca que também pensaram o mesmo... Alguns conheço eu bem e até já mudaram o discurso! [:D] Mas custa a engolir que o 1.2 foi mais rápido! "pra próxima vais ver..." é a resposta do costume...

E o dono do 1.5 cai do pedestal... à minha custa já caíram alguns! [:)]

Com comentarios destes perdes toda a credibilidade:sh)

O 1.5 dci é um motor muuito melhor a todos os niveis que este 1.3 cdti.

O comentário típico de quem não sabe do que está a falar... Mas fala.
Por preconceito, talvez...

O motor acenta bem no Corsa mas o Astra é muito mais pesado.

Se ainda nã repararam o peso está nas vossas cabeças (peso=preconceito, não me interpretem mal)... O Corsa pesa menos 70 kg... um Corsa com condutor e passageira tem quase o mesmo peso que um Astra so com Condutor!

70 kg é muita diferença? Um depósito são 50 kg... As pessoas depois de atestar o corsa devem achar, agora tou a conduzir um Astra!!!

Eu apenas o conduzi no Astra.

Se o Corsa tambem faz mais de 14 segundos dos 0-100 com este motor, sim é uma arrastadeira:sh)

Na minha opinião é inaceitavel que carros que custem mais de 25000€ tenham performances deste tipo. So compra quem quer é verdade, mas as pessoas so compram estes carros se tiverem pouco informadas.

Golf III 1.9 TDi - 90 cavalos - 200 Nm - Uma máquina
Astra H 1.3 CDTI - 90 cavalos - 200 Nm - Uma arrastadeira

O 1.9 TDI de 90cv era de facto um maquinão quando foi lançado, compara-lo com uma máquina muito mais recente é um absurdo, tens de colocar as coisas na perspectiva correcta.

Parece que hoje em dia os carros a diesel com 90/100cv têm uma data de binário, cx de 6velocidades e montes de velocidade de ponta!!!
Não há duvida que a evolução diesel ajudou a esta nova realidade...

Já não é a 1ª vez que leio de Astras, Corsas, GPuntos, Clios, Meganes (nas respectivas potencias 1.3cc e 1.5cc) a passarem barreiras de velocidade que me fazem questionar a veracidade das mesmas...

As minhas pergunta são:

1 - Tão no gozo?!
2 - Não tão no gozo?!
3 - O carro marca mesmo isso no ponteiro?!
4 - Fazem mto a VDG para os dois lados?!
5 - Vel anunciada pela marca vs vel velocimetro que têm a dizer?!

Só a titulo de exemplo, cá em casa há um Punto 16v com 86cv que tem uma velocidade anunciada de 177km/h e em estrada vê-se grego para passar dos 180km/h... normalmente qnd ando com ele em AE e circulo a mais ou menos 160km/h (no velocimetro) denoto uma grande dificuldade para esses carros me conseguirem ultrapassar...

Muitas, se não todas as proezas que lês referem-se a longas descidas para poderem contar aos amigos "dei os 2xx"

Back