Diário de viagem - camionista.

não esquecer que quem tirou a carta depois de Setembro de 2009 (ou vai tirar) tem que tirar o CAM até ao final deste ano, para que a partir de Jan 2011 possa conduzir legal sem multas.

Só são 140h de formação e uns valentes €

não esquecer que quem tirou a carta depois de Setembro de 2009 (ou vai tirar) tem que tirar o CAM até ao final deste ano, para que a partir de Jan 2011 possa conduzir legal sem multas.

Só são 140h de formação e uns valentes €

Pois.. a parte das horas de formaçao acho util para quem nunca pegou num pesado como eu. Os euros a mais é que ja nao estou de acordo

Boas parece que cheguei um bocado tarde a este topico mas adorei, acabei o secundario e ja desisti de uma licenciatura e agora estou sem trabalhar e sem estudar :S e esta é uma profissao que nao me importava nada de ter mas pronto nunca conduzi um pesado. Voces que estao dentro do assunto, como anda a vida de camionista? Arranja-se trabalho facilmente? A carta é dificil de tirar? E basta tirar a carta para poder concorrer a um emprego destes ou as empresas exigem experiencia a conduzir pesados?

pelo que tenho visto, vida de camionista é realmente muito complicada, especialmente aqueles que fazem internacional. muitas vezes de 2ª a 6ª andam na estrada, ao sábado limpam/reparam o camião, ao domingo à noite já o têm carregado para seguir na 2ª feira.
muitos motoristas por vezes seguem para outros países com carga destinada e sem carga de retorno e vêm-se obrigados a esperar por lá a ver se aparece uma carga para compensar o frete.
a concorrência de motoristas da europa do leste, brasil e muitos outros no desemprego tem ajudado também na redução dos salários praticados neste ramo.
para dificultar, a maioria das empresas evita que os motoristas circulem pelas auto estradas havendo alternativa. muitas viagens são feitas em estradas nacionais com melhores ou piores condições.

os motoristas de nacional têm na maioria menores salários, mas conseguem conciliar alguma vida em casa com o trabalho.

obviamente que isto não é igual em todo o lado, mas dá para ter uma ideia do lado negro da profissão.

a meu ver, a entrar esta é uma das piores fases no sector.

Vim puxar este tópico por más razões. Ontem roubaram-nos um semi-reboque junto à EN222 em Alheira (VN Gaia).
Se alguém topar alguma coisa semelhante que avise s.f.f. Matrícula C-49227.
Deixo aqui duas fotos:

A sorte é que estava vazio.
Cambada de fdp's!
Isto está cada vez pior...

Vim puxar este tópico por más razões. Ontem roubaram-nos um semi-reboque junto à EN222 em Alheira (VN Gaia).
Se alguém topar alguma coisa semelhante que avise s.f.f. Matrícula C-49227.
Deixo aqui duas fotos:

A sorte é que estava vazio.
Cambada de fdp's!
Isto está cada vez pior...
Nem tinha visto este post... já apareceu???

Vou aproveitar este tópico para colocar uma questão aqueles que já estão dentro da profissão.
Acabei de tirar a carta categoria C, o meu pai provavelmente irá me dar uma ajuda a tirar a C+E e o cam, o problema (ou não) é que já tenho 40 anos, não será um pouco tarde para me iniciar a conduzir um pesado fazendo disso profissão ??? Além disso a pratica de condução num pesado é quase nenhuma mas só a conduzir a poderei ganhar como é obvio.
Tenho vários amigos motoristas que me dizem que "sou novo ainda" e que ainda tenho mais de 20 anos para conduzir.... com a agravante do sector dos transportes estar arruinado em Portugal.
Estou desempregado e tenho mais de 21 anos de experiencia de trabalho admnistarativo e gabinetes, esta era uma forma de dar um rumo diferente ás coisas, pois na minha profissão não consigo arranjar nada ! Que acham ??

Vou aproveitar este tópico para colocar uma questão aqueles que já estão dentro da profissão.
Acabei de tirar a carta categoria C, o meu pai provavelmente irá me dar uma ajuda a tirar a C+E e o cam, o problema (ou não) é que já tenho 40 anos, não será um pouco tarde para me iniciar a conduzir um pesado fazendo disso profissão ??? Além disso a pratica de condução num pesado é quase nenhuma mas só a conduzir a poderei ganhar como é obvio.
Tenho vários amigos motoristas que me dizem que "sou novo ainda" e que ainda tenho mais de 20 anos para conduzir.... com a agravante do sector dos transportes estar arruinado em Portugal.
Estou desempregado e tenho mais de 21 anos de experiencia de trabalho admnistarativo e gabinetes, esta era uma forma de dar um rumo diferente ás coisas, pois na minha profissão não consigo arranjar nada ! Que acham ??
Aí pelo norte aindo podes ter sorte... mas eu estou desempregado desde Dezembro, andei durante uns 4 meses à procura e nada... já me telefonaram mas era só para fazer uns dias.

Quero tirar o CAM e fugir daqui...

Quanto à idade e experiência, 40 anos não é muito e sem experiência entrou à pouco tempo um membro de um fórum de motoristas na Pascoal como 2º motorista.[;)]

Última edição:
O CAM, propriamente dito e o que em concreto? Desculpem a ignorância mas ouço falar e não tenho a mínima ideia do que e. [8b]
É um curso/certificado que os motoristas ou quem quer ser motorista tem de tirar.

Eu por exemplo como tenho mais de 30 anos e já tirei a carta em 2005, só tenho que ter 35 horas de formação e pagar 207€, mas quem tiver menos idade e tempo de carta ou acabar de tirar a carta, tem que ter 175 horas de formação e pagar 750€ (+ ou -).

Se tirares a carta agora, não podes trabalhar sem CAM, eu tenho até Novembro de 2013 para tirar.

CAM = certificado de aptidão de motoristas

Ja percebi [:p] Obrigado pelo esclarecimento [;)]

Por outras palavras....... foi mais uma forma de ir a carteira de quem precisa de uma carta de conducao para ganhar a vida [;)]

Voltar
Superior