Tudo isto é válido, mas infelizmente não passa (quase) de teoria.
Eu também, tive e tenho esses cuidados com os meus carros, mas INFELIZMENTE, eles quando vem parar as nossas mãos já vêm com a rodagem mais que feita.
Soube de fonte segura, que ainda continua a haver muito carro novo a fazer 200-300 e mais km, de conta km desligado, e ser entregue com 2 ou 3 km ao cliente.
Já para não falar no tratamento que levam nos portos!
Mas pronto, acho que deves ter todos os cuidados e mais alguns, se queremos preservar aquilo que tanto nos costou a pagar.
Se bem que eu acredito que hoje em dia, cada vez mais os carros são "protegidos"...a electronica comanda tudo e hoje uma boa ou má rodagem tem pouca influência comparativamente a uma boa ou má rodagem, por exemplo, no tempo do meu alfa giulietta, que faz em 2008 a bonita idade de 25 anos!
Evita puxar o carro a frio, hoje e daqui a 10 anos...Nos primeiros km tem uma condução suave, tanto em termos de motor, como em travaens, forma como curvas, etc.Ao fim de uns 1500km, começa a puxar gradualmente pelo motor, procurando usar de 4ª ara cima.Se tiveres estrada não tenhas problemas de puxar uma 4ª ou 5ª até 70-80% do regime máximo.
Antes de desligares, efectua uns km a ritmo baixo para os materiais contrairem gradualmente.
Eu costumo fazer a primeira muda de oleo entre os 5 e/ou 7500km! [

]