DICAS para uma boa "RODAGEM"????

É essa a ideia deste tópico, chegarmos a uma conclusão mais ou menos generalistas e mais ou menos fiáveis.

Quanto ao texto que coloquei, como referi a fonte é do site AutoHoje, que eu tenho como um site fidedigno e respeitável...

Relativamente ao turbo é que ainda não percebi uma coisa:

Mas o problema de desligar rapidamente o carro não é o oleo não ter tempo de sair do turbo?

Se assim for, basta que nos ultimos km não se atinjam rotações elevadas e não é preciso esperar os 30seg. Ou estou a ver mal o filme?:sh)

Desligas o carro e a circulação do óleo termina. Logo o turbo vai continuar a rodar até para sem lubrificação!

Os motores levam a tal "pré-rodagem" de fábrica até para passarem nos testes mas a rodagem de um carro compõem-se de uma série de órgãos e líquidos que têm que passar a "aprender" a viver em conjunto. Posto isto, eu sou dos que segue o que as marcas recomendam e todas recomendam rodagem!!!

Eles fazem a "rodagem" apenas ao motor. E nem é bem rodagem porque o objectivo deles é ver se o motor tem alguns defeitos que tenham de ser corrigidos. Já li isso há algum tempo. O que o vendedor do último carro cá de casa disse foi que, actualmente não é preciso tanto cuidado e durante tanto tempo como dantes. Mas aconselhava a fazer durante pelo menos 700 kms. Outra coisa que ele disse foi, quando quisermos puxar pelo carro, termos o cuidado de o fazer em subidas. Assim o motor ganha força e não fica solto nem perde potência. Outra coisa que também aconselham é, em todos os carros que tenham turbo, ao ligar e desligar o carro, esperar pelo menos 5 segundos antes de iniciar a marcha ou desligar o motor respectivamente. Desta maneira os fluídos que circulam no motor e principalmente no turbo não ficam lá retidos, faz muito bem aomotor e ajuda a minimizar as dolorosas visitas às garagens.
Cumps

Última edição:
i-andrec disse:
o mecânico disse para não me preocupar com a rodagem

Mecânico que diz isso é porque não percebe o que anda a fazer no mundo dos carros, se calhar nunca percebeu...

eu penso que uma boa rodagem ainda é essencial, mas se o vendedor diz que nao é preciso

Outro...se o vendedor diz isso então não é de confiar. Também é melhor ir "pescar" para outras águas porque vendedor de carros não é o forte dele.
Não comprem carros a vendedores que digam isso pff...:sh)

Como te respondi no outro tópico, os vendedores muitas vezes metem os pés pelas mãos.

O manual do carro tem instruções precisas sobre a rodagem, certo ?
Não passar de x rotação até y kms, e depois ir aumentando.

Ninguém sabe melhor do motor do que quem o fez, e ignorar a rodagem é um erro a meu ver.

Por um lado essa de virem rodados de fábrica é absurda. Se atenderes a que as rodagens demoram uns milhares de kms, vê só o tempo (Custo) que isso não representaria para o fabricante.

O carro tem tempo para ser espreguiçado. Em novo é a pior coisa que se pode fazer.

Tudo dito period.
A rodagem de um carro é como as fundações de uma casa. Se forem bem feitas a casa vai durar muitos anos e dar poucos ou nenhuns problemas. Ao contrário...começam mais cedo.

Será que não conseguimos chegar a um mínimo de consenso quanto a este assunto?[kiss] [8b]

Ok, cada marca terá no manual (creio e espero eu) como deve ser feita a rodagem, mas haverá certamente questões genéricas para todos os carros, não?! A questão do arranque e do desligar por exemplo...

Ainda não percebi totalmente, mas eu sou parvo nisto de automóveis.

Afinal serve ou não começarmos a marcha ou fazer os últimos km antes de desligar a rotações que não façam disparar o turbo, para este problema deixar de ser... um probolema?!:sh)

E a questão da troca de óleo nos primeiros 2000km?

Como leigo faz-me algum sentido, na medida em que sei que os carros novos tem lubrificações de fábrica e partículas das peças que são soltas nos primeiros km e passam para o óleo, ora se não o trocamos estamos a "consporcar" o óleo, ou não?!:confused:

Para variar um pouco da corrente do discurso, deixo aqui um site interessante para visitarem.

Nunca mais me esqueço do antigo Clio 1.2 do Pratas, igual ao meu anterior carro, que soava e puxava de maneira diferente (para melhor). A diferença é que enquanto o meu tinha tido uma rodagem como o fabricante recomenda, o dele tinha sido conduzido sem compromissos desde o quilómetro zero.

E conheço mais exemplos similares.

Desse site gostei particularmente desta frase:

"There's a very small window of opportunity to get the rings to seal really well ... the first 20 miles !! "

Ora bem, a maioria dos carros novos antes de chegar às mãos so clientes já é capaz de ter levado este tipo de tratamento [:)] [:)]

isto é mesmo daquelas coisas que mais vale fazer e nao ser preciso do que nao fazer e afinal estraga.
O que custa andar alguns km com mais calma? sera assim tao dificil?
se ja vier com a rodagem nao é mais rodagem que vai fazer mal, e senao vier fica com ela feita e pronto.
Em algo que custa milhares de euros eu prefiro jogar pelo seguro.

o turbo nunca pára quando o motor está ligado, por isso qual é a diferença?

Não percebo grande coisa de mecânica mas pela ideia que tenho a diferença é que se não tens a mesma circulação de oleo (por o motor parar) então o turbo acaba por fazer o spindown quente e com maior atrito (logo, desgaste) por a lubrificação ser menor. Ao fim de vários anos talvez faça a diferença em termos de durabilidade... maybe.

mas se o turbo nunca pára quando está ligado, não é por ficarem 1 minuto ou 15 minutos parados que o turbo vai deixar de rodar "em seco" quando o desligarem.
a única coisa que interessa é aguardar um pouco (ou fazer condução mais suave antes de parar) para o turbo arrefecer um pouco, mas isto só é relevante quando estiveram a forçar muito o motor e o turbo aquece bastante.

O essencial em qualquer carro turbo é o cuidado ao ligar e desligar o motor. Isso, antes de tudo é o que mais pode influenciar a vida do turbo, em rodagem e fora dela.

Nos meus carros nunca fiz rodagem, apenas tive o cuidado de não fazer acelerações rapidas nos primeiros tempos.
Posso informar que nenhum deles teve algum problema e nenhum deles consome qualquer lubrificante ou liquido refrigerante.

As rodagens são excelentes para as marcas não terem problemas de garantias durante o periodo de duração desta. [;)]

Outra coisa, penso k nos Lótus se durante as 1ªs centenas de kilómetros se se passar de umas determinadas rotações se perde a garantia. Acho que têm sensores no carro. Já ouvi falar disto, mas se alguém por aí souber confirmar!

Outra coisa, penso k nos Lótus se durante as 1ªs centenas de kilómetros se se passar de umas determinadas rotações se perde a garantia. Acho que têm sensores no carro. Já ouvi falar disto, mas se alguém por aí souber confirmar!

Hoje em dia grande parte das novas gerações de centralinas regista varios limites maximos atingidos pelo motor, como rotação, velocidade e temperatura.
Podem conter imensos dados em memoria.

É por isso que não percebo esta questão do turbo e volto a perguntar:

fazer os primeiros ou útimos km de uma viagem em rotações baixas para o turbo não disparar não terá o mesmo efeito pretendido?[8b]

Não percebo nada de mecânica mas penso que durante a rodagem se for feita maioritáriamente com uma condução calma, mas com algumas aceleradelas valentes pelo meio, ou seja uma condução normal para a maioria, penso que não tem quaisquer consequências para o motor.
Agora fazer os primeiros kms sempre a fundo, que acho que ninguem anda sempre assim é que trará algumas consequências para a máquina.
Os cuidados que tenho com o motor do carro são os que tenho sempre ou seja deixar o motor aquecer sempre antes de arrancar.

Cmps

Voltar
Superior